• Nenhum resultado encontrado

Programa Atleta Cidadão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Atleta Cidadão"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Programa

Atleta

(2)

Índice

I. Identificação... 3

II. Carta de apresentação... 3

III. Nome do Programa... 3

IV. Objetivo Geral... 3

V. Objetivos Específicos... 4

VI. Justificativa... 4

VII. Relevância Social e Educacional... 5

VIII. Publico Beneficiado... 6

IX. Área de Abrangência Geográfica do Projeto... 6

X. Metas Anuais... 6

XI. Metodologia... 7

XII. Estratégias Para Execução... 10

(3)

I - Identificação:

a. Nome do projeto: Atleta Cidadão - Programa de Esporte, Inclusão Social e Cidadania.

b. Realizadores do Projeto: IPM e UPM

c. Parcerias: Associações Atléticas; Liga Atlética Mackenzie; LECOM; AFA; E.N e

Chancelaria.

II - Carta de apresentação:

Tendo em vista que o Mackenzie vem ampliando suas atividades esportivas internas e externas, o programa apresentado neste documento propõe enquadrar às atividades do Setor de Esportes, ações que desenvolvam nos atletas a educação inclusiva e o engajamento em atividades que auxiliem a comunidade do entorno.

O Setor de Esportes existe há quatro anos está ligado a Gerencia de Responsabilidade Social e Filantropia e atualmente é responsável por acompanhar e desenvolver atividades desportivas e socioeducacionais, Universitárias e Institucionais. Nas ações desenvolvidas atualmente o Setor acompanha a desenvoltura educacional e física dos atletas associados às Associações Atléticas parceiras do Mackenzie e organiza eventos desportivos com diversos públicos. Neste contexto o Setor gerencia as bolsas de estudos integrais e parciais para mais de 600 alunos esportistas, que se enquadrem nos requisitos exigidos pela Instituição.

III - Nome do Programa:

ATLETA CIDADÃO

IV - Objetivo Geral:

Proporcionar ao público participante do projeto apoio educacional, atividades desportivas e ações socioeducativas, que contribuam com o desenvolvimento esportivo do atleta e possibilitem a educação inclusiva.

(4)

V - Objetivos Específicos:

− Acompanhar o desenvolvimento físico, emocional, espiritual e educacional, dos atletas envolvidos no programa;

− Organizar competições desportivas;

− Conceder bolsas de estudos a atletas que se enquadrem nos critérios específicos do Setor de Esportes;

− Proporcionar ações socioeducacionais que desenvolvam o caráter ético e a postura cidadã dos alunos envolvidos;

− Realização de parcerias para desenvolvimento de ações sociais e desportivas, com as organizações da sociedade civil e órgãos públicos.

VI – Justificativa

Conforme descrito na apresentação, o Instituto Presbiteriano Mackenzie vem ao longo dos anos incentivando uma série de ações com os seus públicos por meio do desenvolvimento de projetos sociodesportivos. Para tanto, o Setor de Esportes apresenta neste documento, as propostas de parcerias entre as Associações Atléticas, a Comunidade local e o Instituto, que juntos desenvolverão ações para superar problemas sociais, como por exemplo, drogas, criminalidade entre outros e proporcionar a educação inclusiva dos cidadãos envolvidos.

Atualmente o Setor de Esportes tem estabelecido parcerias para o desenvolvimento de atividades desportivas e educacionais, com Liga Atlética Mackenzie que é composta pelas seguintes Associações Atléticas Acadêmicas:

(5)

Tabela1.

Contribuindo com os objetivos do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que trabalha para a melhoria na qualidade da educação e da emancipação dos cidadãos, o Setor de Esportes pretende ampliar suas ações e agregar valor as atividades desportivas já desenvolvidas com as Associações Atléticas parceiras.

Pensando nisso, o Setor de Esportes se responsabilizará por auxiliar e subsidiar as Atléticas no desenvolvimento de ações sociodesportivas, que contribuam para a construção do caráter ético do aluno e, realizará campeonatos desportivos que estimulem a prática de atividades físicas e a integração dos atletas com o respeito mútuo, a tolerância e a solidariedade.

As ações sociodesportivas acontecerão com o trabalho voluntário dos alunos, que podem contribuir com as diversas áreas de atendimento por meio dos cursos específicos nos quais estejam matriculados, ou por meio do esporte cuja Atlética desenvolve.

VII - Relevância Social e Educacional

Para o público interessado e/ou inserido no programa, o projeto apresenta diversas vertentes de extrema importância que agrega ou agregará valor a sociedade.

Analisando o público beneficiário, o aluno (a) será beneficiado (a) com a bolsa atleta e, por meio das parcerias o condicionamento físico (dentro de sua modalidade esportiva) e o possibilitarão o trabalho voluntário, contribuindo assim com o desenvolvimento do caráter

Nome das Atléticas Fantasia Cursos Acadêmicos

Aurora Albanese TEC Sistemas de Informação e Ciência da Computação.

Eugênio Gudin ECONOMIA Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Comex.

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura Arquitetura.

Comunicação e Artes Comunicação Jornalismo, Desenho Industrial, Publicidade e Propaganda.

Horácio Lane Engenharia Engenharias.

Ricardo Hernandes

Garcia BIO- Exatas Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, Farmácia e Nutrição.

João Mendes Junior Direito Direito.

Mary A. Chamberlain LEP

Letras, Filosofia, Pedagogia, Teologia, Psicologia, Educação Física e Fisioterapia.

(6)

Analisando a participação do Instituto Presbiteriano Mackenzie, por meio do Setor de Esportes, este terá no programa a oportunidade de desenvolver ações de Responsabilidade Social e Filantropia enquanto uma organização da sociedade civil que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

Outra relevância social facilmente percebida no programa, esta na realização das parcerias entre o Instituto, as Associações Atléticas e as Organizações Civis do entorno; nos dias de hoje torna-se fato que as grandes ações de responsabilidade social se dão por meio da formação de redes sociais. O programa apresentado neste documento viabilizará este processo e poderá contribuir com os espaços de inclusão social no município de São Paulo.

VIII - Público Beneficiado

- Número de aluno atleta (aproximadamente): 1.034 - Número de aluno atleta bolsista: 505

- Número de beneficiários das organizações parceiras: 900 - Colaboradores Mackenzie: 100

IX - Área de abrangência geográfica do projeto

O Setor de Esportes e as Atléticas estão situados no Campus Mackenzie de São Paulo e Tamboré devido à proximidade com a estrutura dos cursos, porém por meio das parcerias com outras organizações, as ações poderão estender-se a qualquer Estado brasileiro e, portanto poderá abranger todo o território Nacional.

X – Metas anuais

− Aprimorar o processo, adequando o quantitativo à oferta da IES;

− Aumentar número das modalidades individuais chanceladas pelo COB em5%; − Informatizar os processos do Setor de Esportes;

− Aumentar a Estrutura Esportiva com os parceiros (praças esportivas e competições); − Aumentar as parcerias com Clubes e Associações Desportivas.

(7)

XI - Metodologia

Conforme descrito nos itens anteriores, o Setor de Esportes é responsável por viabilizar projetos e parcerias sociodesportivas entre a Instituição, as Atléticas e Organizações Civis, além de conceder e acompanhar as bolsas de estudos esportivas. Pensando nestas ações, o Setor trabalha com base em processos e procedimentos que possibilitam a otimização das atividades desportivas com os públicos envolvidos.

A - Processos de concessão de bolsas:

Todo inicio de semestre o Instituto por meio da Gerência de Responsabilidade Social, concede um determinado número de bolsas, que poderão beneficiar alunos atletas que se enquadrem no perfil esportivo pré - estabelecido pelo departamento. O Setor de Esportes por meio das Atléticas utiliza métodos de seleção esportiva para a concessão de bolsas a alunos atletas, desde que este seja aluno regularmente matriculado na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Para que um aluno seja beneficiado com a bolsa atleta, o mesmo deverá procurar diretamente o Setor de Esportes ou procurar a Liga Atlética Mackenzie (Atléticas).

O atleta deve atender os requisitos: − Excelência no currículo esportivo; − Filiação a Atlética e/ou Liga Atlética;

− Apresentar DVD com as principais competições e/ou resultados; − Qualidade técnica diferenciada (verificada pelo especialista); − Obediência tática apurada (verificada pelo especialista).

• A bolsa obedecerá as normas estabelecidas no MNB do IPM.

Caso seja concedida a bolsa, o aluno será acompanhado pelo Setor em seu desenvolvimento desportivo e educacional.

Atendendo os requisitos e sendo beneficiado com a bolsa atleta, o Setor de Esportes acompanhará, semestralmente, o desenvolvimento físico, técnico e educacional do bolsista

(8)

seguindo os seguintes critérios contidos na ficha de avaliação conforme o anexo 2 deste documento:

− Frequência em treinos e competições; − Disciplina em treinos e competições; − Performance em treinos e competições;

− Evolução do Desempenho em treinos e competições; − Desempenho curricular acadêmico.

O acompanhamento por meio dos critérios estabelecidos acontece para que o aluno mantenha e possa renovar a sua bolsa atleta.

B - Projetos e Parcerias Desportivas e Sociais:

O Setor atende ao público de alunos e colaboradores do Instituto Presbiteriano Mackenzie por meio de diversas ações desportivas.

O Setor viabilizará projetos sociodesportivos por meio de parcerias firmadas entre as Atléticas, o Instituto e outras Organizações, podendo contemplar a aprovação de recursos financeiros e/ou humanos entre as partes. As parcerias se dão por meio da formalização de projetos com modelos e metodologias previamente estabelecidas e contemplarão atividades desportivas ligadas a uma Atlética especifica, ou poderão contar também com o trabalho voluntário das técnicas relacionadas ao curso no qual o aluno associado da Atlética esteja matriculado. Neste processo o Setor será responsável pela fiscalização financeira e técnica das ações. As ações esportivas de maior expressão desenvolvidas pelas Atléticas e, acompanhadas pelo Setor de Esportes e Capelania Esportiva são denominados Intercursos, conforme se observa na tabela 2:

(9)

Intercursos Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Psico X JUCA X Intercomp X Economíadas X Engenharíadas X X Jurídicos X UNISINOS X Intermack X Tabela 2.

Os jogos (tabela 2) são realizados no Estado de São Paulo e outras cidades do país como, por exemplo em São Leopoldo no Rio Grande do Sul, com participação de diversas Instituições Educacionais em âmbito Nacional. Os maiores Intercursos (Jurídicos, Economíadas e o Jogos de Comunicação e Artes “JUCA”) movimentam aproximadamente 10.000 estudantes, entre atletas e torcedores. O Setor e a Capelania orientam previamente os atletas e a Diretoria os princípios éticos e cristãos do Mackenzie (anexo 3). Nos jogos os Setores acompanham as atividades esportivas e os resultados gerais das modalidades, sendo: futebol, futsal, voleibol, basquetebol, handebol, natação, judô, pólo aquático, tênis de mesa, tênis de campo e etc. O acompanhamento auxilia o Setor na verificação do nível técnico dos atletas em todas as modalidades nos 2 naipes (masculino e feminino), justificando futuros benefícios.

Para a execução dos campeonatos esportivos, o Setor de Esportes contata outras Universidades e/ou Organizações esportivas, que utilizem os critérios estabelecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, formaliza parcerias que viabilizam as competições entre os atletas universitários. Para isso são nomeadas comissões desportivas cuja finalidade é a discussão do regulamento e dos grupos que realizarão os confrontos esportivos de campeonatos. Desta feita passa-se a etapa de sorteio das equipes conforme as modalidades e naipes enquadrados no regulamento.

Os campeonatos e amistosos poderão acontecer durante todo o ano nas dependências internas e/ou externas das Universidades ou Federações. O Setor de Esportes efetua a viabilização da arbitragem profissional para as Competições e para os amistosos os alun os de Educação Física.

(10)

Vale salientar que o Setor tem como objetivo principal o desenvolvimento do aluno atleta em seu aspecto físico e complementarmente trabalha com ações que desenvolvem o aspecto educacional. As competições são organizadas para que o atleta seja estimulado esportivamente, e desta forma o setor consegue condicionar os atletas a maior performance incentivando técnicas e táticas esportivas.

XII - Estratégias para Execução

Para a execução das atividades propostas acima contamos com um planejamento e organização de processos por meio de parcerias. Em 2011 foram implementadas parcerias com as seguintes instituições e, com o Setor de Esportes e a Liga Atlética Mackenzie:

- Instituto Vanderlei Luxemburgo (desconto em cursos desportivos); - Instituto Servilho Soccer (Intercâmbio com os Atletas);

- Clube Atlético Paulistano (Pólo Aquático); - Clube Atlético Paineiras.

XIII - Divulgação

Os resultados do projeto, a princípio serão divulgados em periódicos científicos, além dos espaços de mídia pertencentes a U. P. Mackenzie (site e TV Mackenzie) e outros, através da participação e realização de eventos.

Referências

Documentos relacionados

Porta Dourada.. Segundo as tradições locais, um século depois, fora instalado estrategicamente aos pés da porta do caminho oriente um cemitério para o enterro dos

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Deste modo, deverão todos os novos pedidos de operações urbanísticas ser apresentados nesta Câmara Municipal não só em formato papel mas também em suporte digital, com

Embora os métodos de amostragem sejam distintos e conseqüentemente o número de entrevistados homens e mulheres também o sejam, houve diferenças estatisticamente significativas entre

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse