• Nenhum resultado encontrado

3ª Tarefa NTD 4ª Etapa Biologia 2 (Prof. Alexsandra Ribeiro)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª Tarefa NTD 4ª Etapa Biologia 2 (Prof. Alexsandra Ribeiro)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 7 1. (Unesp 2006) Segundo crenças populares, é "muito perigoso se aproximar ou tocar em sapos comuns, devido ao veneno que produzem".

Esse medo

a) não tem fundamento, porque o veneno precisa ser lançado diretamente nos olhos da pessoa para fazer efeito.

b) tem fundamento, uma vez que os sapos conseguem injetar o veneno quando mordem a pessoa.

c) não tem fundamento, pois é preciso que a pele do sapo entre em contato com a mucosa da pessoa para que o veneno seja transferido.

d) tem fundamento, pois, quando ameaçados, os sapos podem utilizar seus esporões para injetar veneno em quem os tocar.

e) não tem fundamento, pois apenas espécies de sapos com cores muito vivas produzem veneno.

2. (Pucmg 2006) A figura representa a provável origem dos anfíbios, a partir de um peixe ósseo ancestral que apresentava nadadeiras lobadas.

Representam aquisições evolutivas encontradas em anfíbios atuais em relação aos peixes ósseos atuais, EXCETO:

a) Respiração cutânea. b) Circulação sanguínea dupla. c) Desenvolvimento indireto.

d) Quatro patas articuladas com endoesqueleto.

3. (Puc-rio 2007) O princípio da capacidade de submersão dos submarinos é o mesmo presente na bexiga natatória de alguns peixes. Indique qual a alternativa que explica corretamente este funcionamento.

a) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a água e sobe à superfície.

b) Quando a bexiga natatória se enche de água, o peixe fica menos denso que o meio e sobe à superfície.

c) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica mais denso do que a água e sobe à superfície.

d) Quando a bexiga natatória se enche de água, o peixe fica menos denso que a água e submerge.

e) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a água e submerge.

4. (Fgv 2007) Grupo pede US$ 400 mil para salvar os anfíbios. Extinção é risco para quase 2.000 espécies na Terra. (...) os perigos que rondam o grupo vão além do binômio familiar

(2)

Página 2 de 7 "destruição do habitat/caça". O grande assassino hoje parece ser um fungo, causador da doença conhecida como quitridiomicose. (...) Para piorar, o avanço do fungo parece estar ligado ao aquecimento global, quase impossível de se combater hoje.

("Folha de S.Paulo", 11.07.2006)

Suponha que, para justificar o pedido de verbas, o grupo de pesquisadores tenha, dentre outros motivos, alegado que:

I. Os anfíbios fazem parte de inúmeras cadeias alimentares que mantêm o equilíbrio do ecossistema. A extinção de muitas de suas espécies traria descontrole às populações dos organismos que lhes servem de presa ou que lhes são predadores.

II. Muitas espécies de anfíbios, ainda não totalmente conhecidas, poderiam ser de grande interesse farmacológico. As secreções de algumas dessas espécies poderiam apresentar propriedades terapêuticas.

III. As pesquisas sobre o fungo causador da quitridiomicose poderiam resultar em medicamentos que, administrados aos anfíbios, poderiam salvá-los da extinção. IV. As pesquisas sobre a quitridiomicose poderiam ajudar a esclarecer as causas do aquecimento global.

Justificam-se as afirmações a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

5. (Ufpel 2007) Os ofídios formam uma subordem da ordem Squamata, Classe Reptilia,

reproduzindo de duas maneiras diferentes: uns põem ovos e outros desenvolvem os embriões no interior do aparelho reprodutor. O processo reprodutivo ocorre normalmente na primavera, e a fêmea tem, geralmente, um depósito de espermatozoides para fazer a fertilização

posteriormente, podendo armazenar o esperma até dois anos.

De acordo com seus conhecimentos e com as informações dos textos, é correto afirmar que os répteis representados nas figuras 1 e 2 apresentam, respectivamente,

a) oviparidade - fecundação interna - desenvolvimento interno e viviparidade - fecundação interna - desenvolvimento externo.

b) oviparidade - fecundação externa - desenvolvimento interno e viviparidade - fecundação interna - desenvolvimento interno.

c) oviparidade - fecundação interna - desenvolvimento externo e viviparidade - fecundação externa - desenvolvimento externo.

d) oviparidade, fecundação externa - desenvolvimento interno e viviparidade - fecundação externa - desenvolvimento interno.

e) oviparidade - fecundação interna - desenvolvimento externo e viviparidade - fecundação interna e desenvolvimento interno.

(3)

Página 3 de 7 6. (Unesp 2007) A Falsa Tartaruga suspirou profundamente e enxugou os olhos com o dorso de uma patinha. Ela olhou para Alice e tentou falar, mas, durante um ou dois minutos, soluços impediram-na de dizer qualquer coisa.

("Alice no País das Maravilhas", Lewis Carroll.)

Suspeita-se que o autor criou tal personagem observando tartarugas marinhas que derramam "lágrimas" ao desovar nas praias. A que correspondem as "lágrimas" das tartarugas marinhas e por que essas tartarugas "choram"?

7. (Ufrs 2007) Em peixes ósseos, o órgão responsável pela manutenção do equilíbrio hidrostático é a) o fígado. b) o estômago. c) a bexiga natatória. d) o esqueleto. e) a nadadeira caudal.

8. (Fatec 2007) Certas lagoas temporárias da caatinga são formadas nos períodos das chuvas. Nelas há os "peixes das nuvens", nome dado porque seus ovos, resistentes à seca, eclodem no período das chuvas. Esses peixes anuais são pequenos e estão ajustados às alterações ambientais entre os períodos seco, quando morrem, e chuvoso.

A hipótese científica plausível para explicar a presença dos peixes nas lagoas é: eles têm a) a aquisição dos pulmões como adaptação para vencer o período da seca.

b) um ciclo vital curto e adquiriram características para viver nas lagoas. c) o lodo como alimento e um ciclo vital longo.

d) as aves como meio de transporte, pois se escondem em suas penas, onde podem fazer respiração branquial.

e) um ciclo vital muito curto e foram selecionados nestas lagoas.

9. (Ufu 2007) Nos vertebrados aquáticos, a concentração de sais no corpo mantém-se

constante independente do meio, água doce ou salgada. Na figura a seguir são apresentados dois exemplos de regulação osmótica em duas espécies de peixes ósseos (a e b).

Sobre a osmoregulação nas espécies em questão, analise as afirmativas a seguir:

I - A pressão osmótica do ambiente em que vive a espécie (a) é menor que a do sangue do animal

(4)

Página 4 de 7 animal

III - A espécie (a) vive no ambiente marinho e a espécie (b) é de água doce.

IV - Os processos de excreção em (a) e absorção em (b) de sais, por células especiais das brânquias, são feitos por osmose.

Marque a alternativa correta.

a) Somente as afirmações I e III são corretas. b) Somente a afirmação III é correta.

c) Somente as afirmações III e IV são corretas. d) Todas as afirmações são corretas.

10. (Pucpr 2008) A presença de sistema circulatório com coração de quatro cavidades, com ventrículos parcialmente separados, ocorre em:

a) répteis. b) anfíbios. c) peixes. d) aves. e) mamíferos.

11. (G1 - uftpr 2008) Os anfíbios são animais vertebrados, que apresentam uma grande diversidade de formas e tamanhos. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I - Apresentam esqueleto interno.

II - Apresentam brânquias durante uma fase da vida. III - São heterotérmicos.

IV - Apresentam linha lateral.

V - Apresentam fase de larva denominada de alevino. Os itens corretos sobre este grupo são, somente: a) I, II e III.

b) I, III, IV e V. c) II, III e V. d) III, IV e V. e) I, II e IV.

12. (Ufmg 2008) Analise estas características de um animal na fase adulta:

- Hábitat: brejos

- Trocas gasosas: pele e/ou pulmões - Nutrição: carnívoros

- Anatomia da boca: ausência de dentes e presença de língua protátil

Considerando-se tais características, é INCORRETO afirmar que esse animal a) apresenta variação de temperatura corporal.

b) se alimenta de insetos capturados com a língua.

c) se reproduz por fecundação interna e possui ovo com casca. d) utiliza o oxigênio presente no ar ou dissolvido na água. 13. (Uece 2008) Sobre a evolução dos anfíbios, assinale o correto.

a) Estes animais foram os primeiros vertebrados a sobreviver em ambiente terrestre e, para tanto, desenvolveram uma pele áspera e rígida, capaz de suportar a dessecação imposta pelo meio terrestre.

b) A presença de uma língua musculosa, rápida, pegajosa e protrátil, possibilitou a captura de presas, facilitando a sobrevivência desses animais no ambiente terrestre.

(5)

Página 5 de 7 c) Os anfíbios são animais bem adaptados ao ambiente terrestre, uma vez que produzem ovos

com casca, resistentes à dessecação.

d) Embora sejam animais adaptados ao ambiente terrestre, os anfíbios não possuem pálpebras, essenciais à proteção ocular, e, somente por isso, precisam estar sempre próximos de ambientes aquáticos para realizar a lubrificação dos olhos.

14. (Unifesp 2008) Pela primeira vez na história evolutiva, o embrião é protegido por um

envoltório que o protege e impede que desidrate. Ali, há também substâncias de reserva que o nutrirão até que saia do envoltório e passe a ter vida livre.

a) Se essa frase for relacionada a um grupo animal, a que grupo ela se aplica com

propriedade? Cite outra característica, reprodutiva ou do desenvolvimento do embrião, que também aparece nesse grupo pela primeira vez.

b) Se essa frase for relacionada a um grupo vegetal, a que grupo ela se aplica com

propriedade? Cite outra característica, reprodutiva ou do desenvolvimento do embrião, que também aparece nesse grupo pela primeira vez.

15. (G1 - cftmg 2008) Os peixes apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. NÃO constitui característica exclusiva desse grupo a(o)

a) brânquia. b) linha lateral. c) bexiga natatória. d) coração bicavitário.

16. (Uepg 2008) Sobre répteis, assinale o que for correto.

01) Foram animais dominantes na era mesozoica, a chamada "era dos répteis", que durou cerca de 180 milhões de anos.

02) A respiração é pulmonar nas espécies terrestres e branquial nas espécies aquáticas. 04) Os répteis têm fecundação interna e, na grande maioria, são ovovivíparos, produzindo ovos

terrestres, pois sua reprodução não depende do meio aquático, como em peixes e anfíbios. 08) Representam o primeiro grupo de vertebrados bem-sucedidos na conquista efetiva do meio

terrestre, devido a várias importantes adaptações, como pele seca, sem glândulas,

completamente impermeabilizada por queratina disposta em escamas ou placas córneas. 16) Um importante indício da adaptação bioquímica dos répteis à vida terrestre é a eliminação

de ácido úrico (uricotelismo) como principal excreta nitrogenado, sob a forma de uma pasta branco-amarelada. O ácido úrico, insolúvel na água, requer uma quantidade mínima de água para ser eliminado, o que representa economia de água para os animais terrestres sujeitos à desidratação.

17. (Ufscar 2007) Os répteis possivelmente surgiram no final do período Carbonífero, a partir de um grupo de anfíbios, e tiveram grande diversificação na era Mesozoica. Com o surgimento da fecundação interna e do ovo adaptado ao ambiente terrestre, os répteis superaram a

dependência da água para a reprodução.

a) Por que a fecundação interna e o ovo adaptado ao ambiente terrestre tornaram a reprodução dos répteis independente da água?

b) Quais adaptações ocorreram nos embriões dos répteis com relação à alimentação e excreção?

18. (Ufsm 2008) Espécies invasoras estão entre as causas que determinam a perda da biodiversidade. A rã-touro, espécie invasora originária da América do Norte, compete com anfíbios nativos brasileiros, além de predá-los. Sapos, rãs e pererecas são considerados espécies indicadoras de qualidade ambiental.

Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as características de anfíbios listadas a seguir. ( ) Todos os anfíbios apresentam dois pares de patas.

( ) Os anfíbios apresentam a pele lisa e úmida, com diversas glândulas. ( ) A respiração nos anfíbios adultos é exclusivamente pulmonar.

(6)

Página 6 de 7 coração.

( ) A maioria dos anfíbios apresentam sexos separados, fecundação externa e são predominantemente ovíparos. A sequência correta é a) V - V - F - V - F. b) V - F - V - F - V. c) F - F - V - V - F. d) V - F - F - F - V. e) F - V - F - V - V.

19. (Ufc 2010) A ocupação do ambiente terrestre por parte dos vertebrados levou ao surgimento evolutivo, a partir inicialmente de ancestrais peixes, de vários táxons de tetrápodes como anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Estes táxons precisaram desenvolver adaptações para enfrentar os desafios representados pela vida fora da água. Entre esses desafios,

podemos citar: locomover-se fora da água, sustentar o corpo em um meio de menor densidade e sobreviver em um ambiente sujeito a grandes variações de temperatura.

a) Cite adaptações surgidas entre os tetrápodes terrestres, para cada um dos desafios a seguir.

I. Adaptação morfológica para locomoção fora da água, sobre o solo.

II. Adaptação morfológica para sustentar o corpo em um meio de menor densidade. III. Adaptação fisiológica para enfrentar um ambiente sujeito a grandes variações de temperatura.

b) Os anfíbios representam um estágio de transição no processo de ocupação do ambiente terrestre por parte dos vertebrados. Cite uma das características presentes entre os anfíbios que os tornam menos adaptados ao ambiente terrestre, em comparação com os outros grupos de tetrápodes.

20. (Unemat 2010) Em uma loja de animais estava exposta uma placa com as seguintes informações:

Vende-se animais vertebrados, de pele úmida, intensamente vascularizada e pobre em queratina.

São pecilotérmicos e dependem da água para sua reprodução. Têm fecundação externa e desenvolvimento indireto. As larvas respiram por meio de brânquias e os adultos realizam trocas

gasosas por meio de pulmões rudimentares dotados de pequena superfície, e através da pele. O coração apresenta 3 câmaras, sendo 2 átrios e 1 ventrículo. A circulação sanguínea é fechada, dupla e incompleta. – PREÇOS PROMOCIONAIS -

O texto acima refere-se a que animal? a) Peixe. b) Rã. c) Papagaio. d) Cachorro. e) Iguana.

(7)

Página 7 de 7

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 20/10/2010 às 18:01 Nome do arquivo: alunos do 1ª série

Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Matéria Fonte Tipo

1...63156...BIOLOGIA...Unesp/2006...Múltipla escolha

2...63818...BIOLOGIA...Pucmg/2006...Múltipla escolha

3...71942...BIOLOGIA...Puc-rio/2007...Múltipla escolha

4...72218...BIOLOGIA...Fgv/2007...Múltipla escolha

5...73208...BIOLOGIA...Ufpel/2007...Múltipla escolha

6...73691...BIOLOGIA...Unesp/2007...Analítica

7...74058...BIOLOGIA...Ufrs/2007...Múltipla escolha

8...74467...BIOLOGIA...Fatec/2007...Múltipla escolha

9...75405...BIOLOGIA...Ufu/2007...Múltipla escolha

10...77145...BIOLOGIA...Pucpr/2008...Múltipla escolha

11...77923...BIOLOGIA...G1 - uftpr/2008...Múltipla escolha

12...78188...BIOLOGIA...Ufmg/2008...Múltipla escolha

13...79072...BIOLOGIA...Uece/2008...Múltipla escolha

14...79422...BIOLOGIA...Unifesp/2008...Analítica

15...79644...BIOLOGIA...G1 - cftmg/2008...Múltipla escolha

16...79688...BIOLOGIA...Uepg/2008...Somatória

17...81786...BIOLOGIA...Ufscar/2007...Analítica

18...83984...BIOLOGIA...Ufsm/2008...Múltipla escolha

19...92483...BIOLOGIA...Ufc/2010...Analítica

20...96719...BIOLOGIA...Unemat/2010...Múltipla escolha

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Primeiramente, uma contextualização: Walter Feldman, ex-deputado, como dito no texto, foi coordenador da campanha de Marina Silva em 2014. Um mês após o fim das

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais

• visualizar a malha antes do cálculo com o programa drawmesh, fornecendo como ficheiro de dados jobname_me.. • gravar os ficheiros de resultados com o