• Nenhum resultado encontrado

AGILE FOR BUSINESS. *A ESPM reserva-se o direito de alterar ou modificar esse programa sem aviso prévio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGILE FOR BUSINESS. *A ESPM reserva-se o direito de alterar ou modificar esse programa sem aviso prévio"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AGILE FOR BUSINESS

Objetivos

O mundo está em plena transição. Abordagens tradicionais nem sempre funcionam. Empresas tradicionalmente dominantes num produto ou serviço são fragilizadas por startups com suas inovações disruptivas. Algo mudou. A sobrevivência de empresas, bem como a de seus profissionais, depende de ter fluência numa linguagem que será dominante neste novo mundo. Essa linguagem, a “linguagem ágil”, permite transmitir novos princípios, novos valores, possui um conjunto de elementos que descrevem problemas, soluções e que produzem resultados que agregam valor aos clientes de forma ágil. Fundamentalmente, Agile for Business foi projetado para fornecer aos alunos a fluência necessária nessa “linguagem ágil”, essencial para garantir a sua sobrevivência profissional.

*A ESPM reserva-se o direito de alterar ou modificar esse programa sem aviso prévio

Público Alvo

Profissionais de tecnologia da informação, profissionais com experiência em ágil, scrum masters, coordenadores ou gerentes de produtos digitais, analistas de negócio, gerentes de projeto e pessoas que queiram ser capazes de melhorar suas competências interpessoais e gerenciais.

Por que participar

O mundo ágil exige mais do que conhecimento e domínio de métodos e frameworks; exige que membros de uma equipe tenham comportamentos focados na ação consciente, no pragmatismo, na intensa comunicação e na necessária colaboração. O conjunto de disciplinas deste Agile for Business irá, gradualmente, transformar a

(2)

mentalidade e as atitudes dos profissionais, motivando-os a alcançar este comportamento tão almejado.

Resultados esperados

Capacidade de entender e resolver problemas de forma ágil é apenas um dos resultados. O fundamental é a transformação promovida no aluno e que se torna evidente em seu modus operandi, em que o bom senso, bem como a necessária agilidade, prevalece de forma natural, em detrimento de ações by-the-book, acéfalas e inconscientes, comumente prevalentes na maioria dos processos tradicionais.

Programa

Módulo 1: AGILE MINDSET – 16/03/2018

Contextualização: O mundo cada vez mais plano. Disrupção e ambientes VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) como o novo “normal”. Como influenciar a mudança cultural nas empresas, com o suporte do mindset ágil? Movimento ágil: Os signatários. Fator motivador. O manifesto e seus valores.

Principais práticas/Frameworks ágeis: Scrum. XP. Lean. Ágil em escala. Design thinking.

Influências do movimento ágil: Mercado atual. Futuro dos métodos ágeis. Introdução aos módulos: Pessoas e interação. Gestão e processos ágeis. Produtos e requisitos ágeis. Desenvolvimento ágil.

Módulo 2: SCRUM - 13/04/2018

(3)

Time scrum: Product owner, development team, scrum master.

Eventos scrum: Sprint planning, daily scrum, sprint review, sprint retrospective.

Artefatos: Sprint e incremento, definition of ready, definition of done, product backlog, sprint backlog.

Módulo 3: AGILE COACH – 11/05/2018

O que é agile coach?: coaching, mentoring, facilitação e ensino. Agile coaching. Competency framework – que competências devo possuir? Onde desenvolver minhas competências? Em que áreas posso atuar?

Lean e agile: Principais conceitos de Lean e de métodos ágeis. Métricas ágeis: Como medir e gerar melhores resultados em seus projetos. Que métodos e frameworks um bom agile coach deve conhecer? Sabendo usar de forma eficaz seu cinto de utilidades.

Desenvolvendo equipes ágeis: Pensamento sistêmico. Entendendo os problemas. Análise de causa raiz. Ferramentas para análise de ambiente.

Facilitação: Cinco disfunções de um time. Modelo de Tuckman e de Hackman. Como facilitar reuniões. Como facilitar conversas difíceis. Como ajudar em conflitos.

Técnicas de coaching para mudança de mindset e resolução de problemas: Ferramentas e técnicas de coaching para aumentar a produtividade das equipes. Coaching a nível executivo. Quando um agile coach deve usar coach para potencializar os resultados dos times e executivos.

(4)

Introdução: Os elementos da experiência do usuário (UX). A interação homem-computador. A psicologia das coisas do dia a dia. Design de interação. Usabilidade.

Princípios de projeto de interfaces: Prototipação de interfaces. Arquitetura da informação. Princípios e métodos universais de design.

Projeto e avaliação de interfaces: Avaliação de interfaces. Projetando produtos prazerosos. Design emocional. Playful experiences (PLEX). Microinterações.

Metodologia

Expositiva, reflexiva e prática – atividades, dinâmicas e soluções de problemas (podem ser individuais, em duplas ou em grupos, de acordo com o número de alunos). Maior interação entre pessoas do que foco em processos e ferramentas.

Professores

Anderson Diniz Hummel

Agile coach com missão de facilitar a transição de profissionais com mentalidade tradicional para o mundo da agilidade. Experiência em ajudar pessoas e empresas a desenvolverem software usando métodos ágeis e modelos tradicionais. Co-criator de agilidade.org. Mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação, sendo que, cinco desses anos, foram focados em métodos ágeis e scrum. Professor de graduação e pós-graduação na área de tecnologia (mais de 8 anos). Instrutor de projeto de arquitetura, desenvolvimento Java e metodologias ágeis. Experiência nas áreas de recrutamento e seleção de sistemas, comércio exterior, saúde, seguro de saúde e provedor de benefícios.

(5)

Ari do Amaral Torres

Agile coach, evangelizador, motivador, energizador de pessoas. Atua há mais de 15 anos na área de desenvolvimento de software; sendo que, nos últimos nove anos, teve foco a gestão de projetos e pessoas. Atualmente, como agile manager, apoia empresas a terem resultados mais eficazes. Eclético e pragmático, não se prende a selos ou metodologias. O foco está em entender e resolver os problemas com eficácia (seja analisando os ambientes das empresas ou mapeando o seu contexto, seus propósitos e motivações). A palavra “paixão” traduz a sua principal motivação para liderar pessoas e atuar na criação de ambientes em que as pessoas possam se sentir ativas, criativas e motivadas. Principais ferramentas de domínio: Management 3.0, Scrum, Kanban, Lean, System Thinking, XP (eXtreme Programming), Design Thinking. Ministra treinamentos em Scrum, Kanban, Positive Management, Requisitos Ágeis, Management 3.0 e Certified Scrum Development. Professor há mais de 12 anos em graduação e pós-graduação.

Danilo Santos Rodrigues Cruz

Sócio-fundador da Kaipler e da K12 Educação, foi diretor executivo na EY (antiga Ernst & Young) e trabalhou em diversas consultorias por mais de 10 anos. Especialista e professor de user experience design em cursos de pós-graduação. É bacharel em Ciência da Computação, possui MBA em Engenharia de Software pela Poli-USP, especialização em Matemática Aplicada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e em Inteligência Artificial pela Columbia University. Tem grande experiência na área de inovação, criatividade, design, desenvolvimento de software, otimização matemática, análise preditiva e modelos de tomada de decisão.

Fernando Ruano

Agile coach na IBM, profissional de TI com mais de 15 anos de experiência em consultoria de TI, desenvolvimento e teste de software, gerenciamento de projetos e transformação agile empresarial. Experiência em trabalhar com equipes distribuídas

(6)

globais. Adepto da mentalidade de ser agile e realmente ajudar organizações, equipes e indivíduos a ter sucesso em trazer real valor aos seus clientes. Pós-graduado em Engenharia de Sistemas, certificado como agile coach pela IBM Agile Academy, Scrum Alliance – certified scrum master (CSM), Scrum Institute – Scrum product owner (SPO), ISTQB / ISEB – certified tester (CTFL) e IBM Certified Specialist – Software Quality. Além disso, é instrutor e especialista em Scrum e em Design Thinking.

Duração

Carga Horária: 72h

Unidade

ESPM | São Paulo Joaquim Távora

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana São Paulo - São Paulo

(11) 5081-8200

Inscrições:

Exclusivamente pelo site da ESPM: http://www2.espm.br/cursos/extensao/cic-centro-de-inovacao-e-criatividade

Investimento

1x (CARTÃO DE CRÉDITO) 3.999,00

1x (BOLETO) 3.999,00

(7)

3x (CARTÃO DE CRÉDITO) 1.333,00 4x (CARTÃO DE CRÉDITO) 999,75 5x (CARTÃO DE CRÉDITO) 799,80 6x (CARTÃO DE CRÉDITO) 666,50 7x (CARTÃO DE CRÉDITO) 571,28 8x (CARTÃO DE CRÉDITO) 499,87

Cancelamento

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso

atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada! A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO: Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do

crédito do valor em sua fatura. Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima. A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Referências

Documentos relacionados

Este Position Paper teve como objetivo fazer a descrição sobre o estudo da Cinesiologia. O foco principal foi retratar o movimento humano em termos cinemáticos,

Este cliente possui alta restrição de tancagem em dois de seus cinco tanques e, este aumento a partir do mês de Outubro, está dire- tamente associado a falhas sobre a

Escândalos de corrupção na Saúde, redução das transferências de recursos para estados e municípios e a ameaça da PEC 55 (veja mais na página 8), são os fatores que explicam

O objetivo deste trabalho foi avaliar in vitro a resistência flexural e a microdureza de dois sistemas de cerâmica aluminizada infiltrada por vidro: o sistema In-Ceram

O pessoal qualificado no sentido deste manual ou das indicações de avi- so são pessoas que estão familiarizadas com a instalação, montagem, colocação em funcionamento e

Atividades de suporte são aquelas que existem para apoiar na realização das atividades primárias, essas atividades são de suma importância sendo indispensáveis

Os princípios fundamentais de design aparecem em destaque para que o leitor possa ver como eles são aplicados na prática.

Total de prémios e modo de divisão: Troféu para os 3 primeiros classificados e rosetas para 25% dos participantes em cada prova. Georges Aberta a: Cavalos com idade mínima de 7 anos