• Nenhum resultado encontrado

ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA PARANAENSE DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS (PPCPO), NÚCLEO DE GUARAPUAVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA PARANAENSE DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS (PPCPO), NÚCLEO DE GUARAPUAVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA PARANAENSE DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS (PPCPO), NÚCLEO DE

GUARAPUAVA Área Temática: Meio ambiente.

Autores: Laís Nataly Bobato (PIBEX Fundação Araucária)1, Jackson Kawakami (Orientador)2, Larissa Dal Molin Kruger3 (Bióloga - UNICENTRO), Mateus Wilhelm4

(Engenheiro Agrônomo - UNICENTRO),Thryon Cristovão Korobinski5 (Economista - UNICENTRO).

RESUMO: O projeto de certificação de orgânicos (PPCPO) tem auxiliado pequenos

produtores de alimentos orgânicos na região de Guarapuava. O projeto presta assistência técnica aos produtores interessados a certificarem como orgânico a sua produção. Prestando também apoio ao agricultor, esclarecendo as suas dúvidas sobre a certificação. Até a execução de resoluções de problemas ocorridos em cada propriedade. Como é o caso de ataques de pragas entomológicas e doenças fúngicas em geral que danificam a produção. A política do projeto tem finalidade de selecionar os produtores que já produzem ou têm interesse em deixar o plantio convencional e se adaptar ao orgânico. Esses agricultores são selecionados por meios da realização de auditorias as quais são visitas técnicas que tem como finalidade fiscalizar de fato se o produtor apenas produz alimentos de forma orgânica sem o uso de qualquer meio químico em sua propriedade. Após esta vistoria o produtor recebe o selo de certificado de produtos orgânicos. O qual significa que este produtor pode vender seus produtos num preço mais elevado que o convencional pelo fato de ser certificadamente correto, seguindo todas as exigências do projeto. Para os agricultores que adquiriram o status de produtor orgânico houve um incremento em sua renda, pois a partir desse certificado o produtor tem uma melhor valorização do seu produto, além de que o produto orgânico no mercado atual está cada vez mais sendo procurado e valorizado, por ser um produto totalmente derivado de uma agricultura sem nenhuma adição de agrotóxicos.

PALAVRAS-CHAVE: Agroecologia; Natural; Produtores. 1. INTRODUÇÃO

Seguindo as tendências mundiais, o consumidor brasileiro está mais atento, cuidadoso e exigente com o que compra e come (CERVEIRA; CASTRO, 1999). Desta forma oportuniza o crescimento do mercado dos produtos orgânicos, resultando um aumento da demanda desses produtos no mercado. Em decorrência desse fato vem crescendo o número de

1 Lais Nataly Bobato acadêmica de Agronomia da UNICENTRO. laisnatalybobato@hotmail.com

2 Jackson Kawakami Professor do Departamento de Agronomia da UNICENTRO. jkawakami@unicentro.br 3 Larissa Dal Molin Kruger formada em Ciências Biológicas pela UNICENTRO. larissa.DKruger@hotmail.com 4 Mateus Wilhelm formado em Engenharia Agronômica pela UNICENTRO. mateuswilhelm@hotmail.com 5 Thryon Cristovão Korobinski formado em Economista pela UNICENTRO. thryonCK@hotmail.com

(2)

produtores que estão deixando o método convencional e aderindo ao método orgânico de produção.

Um dos reflexos na alteração do padrão de consumo é o item consumo consciente, que passou a existir na sociedade nos últimos tempos. Nas últimas duas décadas o padrão de consumo de alimento vem se alterando. Observa-se a busca de uma dieta mais saudável e a preocupação sobre o impacto que a atividade produtiva pode acarretar ao meio ambiente (MOORI; et al. 2003).

A questão que surge com elevado grau de pertinência visa responder como é formada a decisão de compra de um consumidor que opta pelo alimento orgânico e quais são os fatores influenciadores de sua atitude de compra (RODRIGUES, et al., 2009).

Em função dessa demanda estão surgindo vários projetos para auxiliar o pequeno e médio agricultor na produção de alimentos com certificados orgânicos. O produtor com esse certificado pode receber uma maior valorização do seu produto no mercado. Um desses projetos é a certificação de produtos orgânicos na região de Guarapuava.

O acompanhamento e certificação de produtos orgânicos é um projeto que tem como finalidade prestar assistência técnica aos agricultores familiares da região de Guarapuava. Se o produtor demonstrar interesse em participar do projeto, ele passa por uma série de avaliações e por fim, é submetido a auditoria. Essa auditoria tem a finalidade de certificar que a legislação orgânica está sendo cumprida e pode tornar o produtor apto a receber um certificado. Esse certificado tem duração de um ano e após o término desse período, o agricultor pode receber uma nova auditoria, a qual tem a finalidade de fiscalizar novamente a propriedade e certificar-se que a legislação de certificação orgânica está sendo cumprida. Quando não há ocorrência de descumprimento da legislação o agricultor recebe novamente o certificado de produtos orgânicos. Os agricultores certificados e que participam do projeto, recebem uma série de visitas de profissionais do projeto, que os auxiliam no manejo de sua propriedade.

2. DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

Foram realizadas visitas a produtores certificados pelo projeto na região de Guarapuava. Nestas visitas foi feito o acompanhamento da ocorrência de problemas que estavam causando danos às culturas, sendo recomendado também o uso de adubação verde, e de matéria orgânica para as plantas, evitando o uso de adubos sintéticos. Em todos os produtores foi verificada a causa dos problemas e em seguida foram selecionadas alternativas sem o uso de produtos químicos para o controle de pragas.

O projeto também auxilia a entrada de pequenos produtores interessados no projeto, que foi o caso do Sr Urubatam Silva dos Santos Bufrem, que recebeu em sua propriedade a visita do projeto e as suas recomendação de como seriam feitas praticas, abordando todo o contexto de agroecologia, para que ele pudesse receber a certificação de seus produtos.

Outro caso que era muito relatado pelos produtores atendidos pelo projeto era a ocorrências de ataque de formigas às suas propriedades. Neste caso foi levado este problema ao laboratório de entomologia agrícola na Universidade Estadual do Centro-Oeste, para se procurar uma alternativa para solucionar o problema.

Durante a realização do projeto foi realizado experimentos com diferentes fontes de adubação orgânica na cultura da batata. Futuramente, os resultados serão levados aos

(3)

produtores orgânicos que tendo em mãos os resultados dos experimentos teriam melhores embasamento para realizar a adubação orgânica em suas propriedades.

A partir do momento em que o agricultor sente-se apto a participar do projeto de certificação de orgânicos, ele entra em contato com o órgão responsável pela certificação em sua região, enviando primeiramente a documentação necessária, juntamente com o pagamento da taxa de inscrição. Em seguida são coletados os dados do produtor, tais como documentos de compra de insumos, venda de produtos, operações de campo e o sistema de condução orgânica. Também são realizadas vistorias nas instalações, sacarias e embalagens. Esta etapa tem por objetivo verificar o sistema de controle adotado pelo agricultor, de modo a dar garantias da inexistência de riscos de mistura e contaminação com produtos não certificados. Após a vistoria de inspeção, o inspetor elabora relatório e o envia à certificadora, que por sua vez a submete ao seu conselho de Marcas, para avaliação da decisão final.

O selo é então concedido ao produtor, que passa a fazer uso do mesmo por um período revalidável de um ano.

3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, ANÁLISE E DISCUSSÃO

As visitas do projeto ocorreram semanalmente abordando as dúvidas e problemas ocorridos na propriedade. Em seguida os produtores recebiam a recomendação do Engenheiro Agrônomo do projeto. Todas as recomendações recebidas pelos produtores eram totalmente livres de produtos químicos, ou seja, era somente recomendado o tratamento das pragas com produtos naturais. Na propriedade do Sr Altino Niezer, relatou-se a ocorrência de pulgões em suas hortaliças. De acordo com esse relato o Engenheiro Agrônomo do projeto recomendou o uso de água de pimenta com sabão e alho no controle da praga. Esta solução era preparada com 100 g de pimenta, 2 L de álcool, 100 g de alho e 100 mL de sabão neutro líquido, após feito o extrato era pulverizado nas plantas de sete em sete dias. Podemos observar na figura 1a e 2b hortaliças orgânicas na propriedade de um produtor participante do projeto.

A) B)

Figura 1-Hortaliças na propriedade do Sr Altino.(A) e tomates orgânicos (B). (Fonte: Bobato, 2016)

(4)

Em outra visita do projeto, foi marcada a entrega de mudas de morangos a produtores da região de Guarapuava. Essas mudas foram cedidas por projeto parceiro aos agricultores familiares interessados na produção de morangos orgânicos certificados.

Cada agricultor recebeu mudas e materiais necessários à confecção dos canteiros de morangos.

Um dos produtores contemplados pelo projeto foi o Sr. Urubatam Silva dos Santos Bufrem, que recebeu em sua propriedade as mudas e a recomendação técnica do projeto, como o uso de cinzas e material orgânico na adubação do canteiro em que seriam plantadas as respectivas mudas.

O produtor recebeu também uma cópia da análise do solo da propriedade, a qual determinou uso de calcário dolomítico para equilibrar a acidez do solo. Podemos ver na figura 2a e 2b, a confecção dos canteiros e as mudas cedidas pelo projeto parceiro, respectivamente.

A) B)

Figura 2 – Confecção dos canteiros na propriedade do Sr Urubatam(A), mudas de morangos fornecida por projeto parceiro (B).

(Fonte: Bobato,2016)

Atualmente o projeto visita 167 produtores em trabalho ATER sendo que 26 já foram certificados. E presta assistência a 60 produtores já certificados pelo projeto.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto de certificação de produtores orgânicos auxiliando agricultores familiares credenciados e certificados pelo projeto. O auxílio técnico prestado pelo projeto tem melhorado e ajudado os agricultores a terem uma melhor valorização dos seus produtos. Além disso, estes agricultores podem aumentar sua renda, sendo estimulado para cada vez mais se dedicarem na produção de alimentos orgânicos.

O acompanhamento desse projeto demonstrou que os agricultores atendidos pelo projeto estão substituindo o uso de agrotóxicos e estão adquirindo informações de como funciona esta agricultura.

(5)

AGRADECIMENTOS

À Fundação Araucária pela bolsa de extensão à primeira autora.

REFERÊNCIAS

CERVEIRA, R.; CASTRO, M. C. Consumidores de produtos orgânicos da cidade de

São Paulo: características de um padrão de consumo. Informações Econômicas, São

Paulo, v. 29, p. 7-19, 1999.

MOORI, R. G.; SATO, G. S.; LOMBARDI, M. F. S. Um estudo comparativo da percepção

dos consumidores sobre produtos orgânicos e transgênicos. In: International Conference

of Iberoamerican Academy of Management, 3., 2003, São Paulo. Proceedings… São Paulo: FGV, 2003. p. 7-10.

RODRIGUES, R., CARLOS, C., MENDONÇA, P., CORREA, S. Atitudes e fatores

que influenciam o consumo de produtos orgânicos no varejo. Revista Brasileira de Marketing. v. 8, p.165 -186, 2009.

Referências

Documentos relacionados

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

[r]

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às