• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE 7 DE SETEMBRO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE 7 DE SETEMBRO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

FACULDADE 7 DE SETEMBRO

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

(2)

2 Diretor Geral

Ednilton Gomes de Soárez

Diretor Acadêmico Ednilo Gomes de Soárez

Elaborador

Prof. Raimundo Sales Neto e Azevedo

Coordenação do Curso de Sistemas de Informação Prof. Marum Simão Filho

(3)

3 SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ... 4

2. OBJETIVO ... 4

3. FORMATAÇÃO ... 4

4. HABILITAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO TCC ... 5

5. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) ... 6

5.1. Elaboração do Projeto de Pesquisa ... 6

5.2. Qualificação ... 6

6. Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) ... 7

6.1. Elaboração e Acompanhamento ... 7

6.2. Defesa e Entrega ... 9

7. DISPOSIÇÕES FINAIS ... 9

ANEXOS ... 10

ANEXO 1 – Estrutura do Artigo Estendido ... 11

ANEXO 2 – Termo de Aceite para Orientação (TAO) ... 12

ANEXO 3 - Termo Compromisso de Orientação (TCO) ... 13

ANEXO 4 - Relatório de Atividades e Frequência (RAF) ... 14

(4)

4 1. INTRODUÇÃO

Este manual constitui-se como um documento interno do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade 7 de Setembro (FA7), e destina-se a reger as atividades relativas às disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em pesquisa e relato individual, orientado por docente da faculdade, abrangendo qualquer ramo afim à área da graduação

O TCC, na forma de monografia ou de artigo estendido, é uma condição acadêmica obrigatória para a obtenção do diploma de graduação em Sistemas de Informação e é de responsabilidade dos Coordenadores de Curso, sob a Supervisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O processo de elaboração do TCC se desenvolve em 02 etapas: na primeira, o aluno deverá confeccionar um projeto de pesquisa durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e, com base em tal projeto, na segunda etapa, durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, desenvolver uma monografia ou artigo estendido.

2. OBJETIVO

A elaboração do TCC tem como objetivo propiciar aos acadêmicos a oportunidade de demonstrar o grau de conhecimento adquirido, de aprofundamento temático, de estímulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e do aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica das diversas ciências e de sua aplicação.

3. FORMATAÇÃO

A Faculdade 7 de Setembro dispõe de regulamento disponível em seu site em forma de manual (Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7: http://www.fa7.edu.br/ypiranga/noticia/noticia.php?id=1614), que trata das normas oficiais a serem adotadas por alunos da FA7 no desenvolvimento dos seus trabalhos.

(5)

5

O manual apresenta informações básicas sobre como o aluno deve organizar sua monografia, dissertação, tese ou artigo científico/estendido, desde a elaboração do projeto de pesquisa até a apresentação do trabalho monográfico propriamente dito. Todas as recomendações normativas estão estritamente de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4. HABILITAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO TCC

Será considerado habilitado para realização do projeto de pesquisa o aluno que esteja matriculado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I e para a realização da monografia ou artigo estendido (Anexo I) o aluno que esteja matriculado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II.

O estudante inscrito no programa de TCC tem os seguintes deveres específicos: • elaborar o projeto de TCC sob orientação do professor-orientador;

• frequentar as reuniões convocadas pelo seu professor-orientador;

• manter contatos periódicos com o professor-orientador, de acordo com a normatização específica do seu curso;

• cumprir o calendário divulgado pela Supervisão do TCC e aprovado pelo Conselho de Curso, para entrega de projetos, relatórios parciais ou trabalho final;

• no caso de alteração do tema do TCC, entregar ao professor responsável pelo TCC o novo projeto, com a anuência do professor-orientador;

• elaborar a versão final do TCC, obedecendo às normas e instruções do regulamento e outras aprovadas pelos órgãos colegiados e executivos da Instituição;

• comparecer no dia, hora e local determinados pelo professor responsável pelo TCC para apresentar e defender a versão final do TCC, perante Banca Examinadora.

(6)

6

5. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)

O processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso tem início no 7º semestre por meio da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I. Nesta disciplina é obrigatório o desenvolvimento de um projeto de pesquisa para obter a aprovação, devendo ser observadas as regras previstas neste Manual e no Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos da FA7.

O projeto de pesquisa consiste em uma pesquisa individual orientada, tendo por objeto qualquer tema tratado nas disciplinas do Curso, de acordo com as linhas temáticas determinadas pela Coordenação do Curso de Sistemas da Informação.

5.1. Elaboração do Projeto de Pesquisa

Orientados por um docente em encontros presenciais e acompanhados pelos respectivos professores-orientadores, os estudantes definem o tema, a problemática, as justificativas, os objetivos e a metodologia a ser seguida, além de realizarem levantamento bibliográfico e elaborarem o texto referente à fundamentação teórica do trabalho.

Como item obrigatório, o aluno e seu professor-orientador têm de preencher e entregar o Termo de Aceite para Orientação (TAO – Anexo 2) na coordenação. O termo é um compromisso entre os dois envolvidos e funciona como uma prévia da orientação da disciplina TCC II.

5.2. Qualificação

Ao final da disciplina, os estudantes são submetidos a um processo de qualificação, quando apresentam o trabalho desenvolvido para uma banca examinadora composta pelo professor-orientador, o professor da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I e um ou mais professores convidados. Tal processo tem como objetivo avaliar o trabalho realizado pelo discente, bem como orientá-lo quanto à condução do mesmo no semestre seguinte. A banca examinadora elabora um parecer a respeito da apresentação oral e do trabalho escrito de acordo com os seguintes critérios:

(7)

7

1. atendimento aos objetivos propostos pela disciplina, quais sejam: definição do tema, problemática, justificativas, objetivos e metodologia a ser seguida, além de realização do levantamento bibliográfico e elaboração do texto referente à fundamentação teórica do trabalho;

2. aderência do tema com áreas de Sistemas de Informação; e

3. viabilidade de desenvolvimento do projeto proposto no semestre seguinte.

É considerado aprovado o estudante que obtiver nota não menor do que 7,0 (sete vírgula zero) no parecer elaborado pela sua banca examinadora.

6. Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II)

O Trabalho de Conclusão de Curso iniciado no 7º semestre é concluído no 8º semestre por meioda disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II. Tendo iniciado seu trabalho na disciplina anterior, o objetivo desta disciplina é permitir ao estudante concluí-lo, mediante o desenvolvimento da sua contribuição, prosseguindo o planejamento proposto na metodologia.

6.1. Elaboração e Acompanhamento

O estudante será acompanhado exclusivamente pelo professor-orientador, o qual, necessariamente, é professor da FA7 e, preferencialmente – mas não obrigatoriamente –, acompanha o estudante desde o início do trabalho, no semestre anterior.

Para que esse fluxo ocorra a contento, existem documentos de vínculo entre professores e estudantes, acompanhamento das reuniões e entrega de produção científica prevista para cada fase de avaliação do semestre (VP1, VP2, VF), com suas devidas notas e observações de melhorias.

São fixados prazos para que o estudante realize cada etapa restante do Trabalho de Conclusão de Curso, de modo que a primeira versão do mesmo esteja

(8)

8

finalizada até o final do terceiro mês do semestre. O tempo restante é destinado a revisões e eventuais correções que venham a ser recomendadas pelo professor-orientador. O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser entregue até o final do penúltimo mês do semestre letivo, sendo encaminhado à Coordenação do curso pelo estudante, com autorização do professor-orientador. Com isso, o professor-orientador torna-se corresponsável pela qualidade e pela legitimidade do trabalho.

O acompanhamento e avaliação do TCC são de responsabilidade do professor-coordenador do TCC e dos professores orientadores, todos sob a supervisão do Coordenador do curso de Sistemas de Informação, que, por sua vez, é acompanhado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os mecanismos oficiais de acompanhamento e controle das atividades do TCC II são:

• Termo Compromisso de Orientação (TCO – Anexo ) - A necessidade do compromisso das partes envolvidas: Orientando e Orientador devem preencher juntos o “Termo de Compromisso de Orientação - TCO”. Esse documento deve ser entregue à coordenação pelo oreintando, devidamente assinado por ambos, para que fiquem devidamente registrados o tema e as formas dos encontros de acompanhamento e avaliação;

• Relatório de Atividades e Frequência (RAF – Anexo 4) - A cada mês de atividades e encontros, há uma evolução do trabalho. Essa evolução e a presença aos encontros são registrados no “Relatório de Atividades e Freqüência - RAF”. O orientando preenche suas atividades e o Orientador avalia a qualidade dos encontros e das atividades. O orientando entrega o RAF (avaliado e devidamente assinado) na coordenação até as datas indicadas pela coordenação. Esse documento vai servir para endossar as presenças na disciplina de TCC II. A avaliação da qualidade das atividades se reflete nas notas dos períodos. A defesa dos trabalhos, como monografias ou artigos, estará diretamente ligada ao êxito dessa etapa, podendo existir casos de reprovação antes mesmo do final do semestre para os que não cumprirem seus compromissos;

• Termo de Aceite para Defesa (TAD – Anexo 5) - Com o êxito dos encontros e das atividades, o orientandor recebe a versão final do trabalho de

(9)

9

conclusão e faz suas considerações. Após os ajustes sugeridos, o orientador preenche o “Termo de Aceite para Defesa” e o entrega à coordenação. Esse momento caracteriza que o trabalho está no nível desejado para a defesa. São sugeridos os professores que comporão a Banca. O orientando entrega as cópias do trabalho (com os ajustes) à coordenação.

6.2. Defesa e Entrega

Todos os Trabalhos de Conclusão de Curso devem ser defendidos perante uma banca examinadora formada por, pelo menos, três professores, sendo um deles o próprio professor-orientador. É considerado aprovado o estudante que obtiver nota não menor do que 7,0 (sete vírgula zero) no parecer elaborado pela sua banca examinadora.

A versão definitiva do TCC deve ser entregue à coordenação, após o aval do professor-orientador, e devem estar de acordo com as especificações do “Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos”. Além da versão escrita, deve ser entregue uma cópia eletrônica em CD-ROM.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos referentes a elaboração do TCC omissos neste manual serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Sistemas de Informação.

Sugestões ou questionamentos deverão ser endereçados à Coordenação de do Curso de Sistemas de Informação.

(10)

10 ANEXOS

(11)

11

ANEXO 1 – Estrutura do Artigo Estendido

C O O R D E N A Ç Ã O D E

S I S T E M A S D E I N F O R M A Ç Ã O

T C C I I - 2 0 1 4 . 2

Estrutura do Artigo Estendido

Estrutura do Artigo Estendido Elementos

Pré-texto

Capa com título e autor (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório)

Folha de Aprovação (obrigatório) Resumo em Português (obrigatório)

Palavras-chave em Português (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório)

Palavras-chave em língua estrangeira (obrigatório)

Texto

Introdução (obrigatório)

Desenvolvimento do corpo do artigo (obrigatório) • Referencial teórico (sugestão) • Trabalhos relacionados (sugestão) • Metodologia (sugestão)

• Resultados (sugestão)

• Conclusões ou considerações finais (sugestão)

Considerações finais (obrigatório) Referências (obrigatório)

Pós-texto Anexos

Apêndices

1) Os itens relacionados como sugestão não necessariamente devem vir apresentados desta forma ou com esta terminologia, cabe ao orientador decidir a terminologia mais adequada de acordo com o contexto do trabalho que está sendo desenvolvido.

2) O Artigo deve ter entre 20 e 25 páginas para a estrutura do TEXTO. 3) A apresentação final será nos mesmos moldes das Monografias.

(12)

12

ANEXO 2 – Termo de Aceite para Orientação (TAO)

C O O R D E N A Ç Ã O D E S I S T E M A S D E I N F O R M A Ç Ã O

T C C I - 2 0 1 4 . 2

TERMO DE ACEITE PARA ORIENTAÇÃO DO PROJETO TCC1

Aluno(a): Título Provisório da Monografia: Possível Orientador(a): TERMO DE ACEITE

Aceito orientar previamente o aluno na construção do Projeto de Pesquisa no que diz respeito à pertinência do trabalho; sugestão de referencial teórico atual; viabilidade da pesquisa e sugestões de caminhos metodológicos apropriados ao objeto de estudo.

Data:

/

/

(13)

13

ANEXO 3 - Termo Compromisso de Orientação (TCO)

C O O R D E N A Ç Ã O D E

S I S T E M A S D E I N F O R M A Ç Ã O

T C C I I - 2 0 1 4 . 2

TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO

Orientador(a):

Aluno(a):

COMPROMISSO Tema:

Dia e Local:

Formas complementares de acompanhamento: Emails do aluno: Telefones do Aluno: Emails do Orientador: Observações: Data:

/

/

(14)

14

ANEXO 4 - Relatório de Atividades e Frequência (RAF)

C O O R D E N A Ç Ã O D E S I S T E M A S D E I N F O R M A Ç Ã O

T C C I I - 2 0 1 4 . 2

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E FREQUÊNCIA

Orientador(a):

Aluno(a):

Período de referência:

¨

VP1(Jan/Fev)

¨

VP2 (Mar/Abr)

¨

VF (Mai/Jun) ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: (preenchido pelo aluno):

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR: (preenchido pelo professor):

Nota do Período (0,0 a 10,0)

Observações sobre as atividades desenvolvidas:

Frequência no período (0,0 a 100%):

Observações:

Data:

/

/

(15)

15

ANEXO 5 - Termo de Aceite para Defesa (TAD)

C O O R D E N A Ç Ã O D E

S I S T E M A S D E I N F O R M A Ç Ã O

T C C I I - 2 0 1 4 . 2

TERMO DE ACEITE PARA DEFESA

ARTIGO ( ) MONOGRAFIA ( )

Orientador(a): Aluno(a): Título do Trabalho TERMO DE ACEITE

Atesto para fins de comprovação junto ao Curso de Sistemas de Informação, que o aluno acima teve seu trabalho de conclusão de curso aprovado para participação da banca examinadora, a ser reunida em data e local apropriados pela Coordenação.

COMPOSIÇÃO SUGERIDA

Professores Disponibilidades

1) 2) 3)

Sendo assim, autorizo a marcação da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso II.

Data:

/

/

Referências

Documentos relacionados

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Embora a teoria da evolução represente um tema que explica a biodiversidade e o parentesco entre os seres vivos, há alguns temas que os jovens brasileiros apresentam dificuldades