• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE LMS MÓDULO DOCENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE LMS MÓDULO DOCENTE"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO

(2)

Gerência de Relacionamento com Docentes 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO _______________ 3 1 LOGIN...4 2 TELA INICIAL...5 3. MENU PRINCIPAL...6 3.1 FUNÇÕES DO MENU...6 4 CONTEÚDO...7 4.1 AVALIAÇÕES...7 4.1.1 Banco de Questões...7 4.1.2 Cadastro de Avaliações...7

4.1.2.1 Cadastro de avaliação on-line...7

4.2 BIBLIOTECA DA DISCIPLINA...9

4.3 GLOSSÁRIO...11

4.3.1 Como cadastrar expressões no Glossário...11

5 HELP DESK...12 5.1 ALUNOS ON-LINE...12 6 GESTOR ESTATÍSTICO...12 6.1 RELATÓRIO PADRÃO...12 7 GESTOR TUTORIA...13 7.1 ALUNOS...14 7.2 BIBLIOTECA COMPLEMENTAR...14

7.2.1 Inclusão de material (Aluno)...15

(3)

Gerência de Relacionamento com Docentes 2

7.3 AVALIAÇÕES...16

7.3.1 Questões abertas...16

7.3.1.1 Correção de questões...17

7.4 F.A.Q...18

7.4.1 Como cadastrar uma F.A.Q...18

7.4.2 Categorias de F.A.Q...19

7.4.2.1 Criar Categoria...19

7.5 FÓRUM...19

7.5.1 Abrindo os tópicos de discussão do fórum...19

7.5.2 Criando um novo tópico no fórum...19

7.5.3 Respondendo os tópicos de discussão do fórum...20

7.5.4 Editando mensagens postadas no fórum...21

7.5.5 Encerrando uma discussão no fórum...21

7.5.6 Reabrindo uma discussão no fórum...21

7.5.7 Excluindo um tópico do fórum...22

7.5.8 Excluindo uma mensagem do fórum...22

7.6 TRABALHOS...22

7.6.1 Cadastrando um trabalho...22

7.6.2 Associação de grupos...23

7.6.3 Corrigindo um trabalho...24

8 ATIVIDADES ESTRUTURADAS...26

8.1 CADASTRO DE ATIVIDADE ESTRUTURADA...26

8.2 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ESTRUTURADAS PELO ALUNO...27

(4)

Gerência de Relacionamento com Docentes 3 APRESENTAÇÃO

Este manual foi elaborado com a finalidade de treinar o usuário a utilizar as principais

funções do sistema LMS1, de forma a ajudar na execução da tutoria.

Esse manual foi desenvolvido da forma mais didática possível, partindo da idéia de que é importante que o usuário encontre com facilidade as informações que deseja e que essas estejam apresentadas de forma clara e fácil. Por isso, ao longo do manual, você irá encontrar uma série de símbolos, que irão lhe ajudar a utilizar o sistema LMS, aproveitando todos os seus recursos e potencialidades.

1

(5)

Gerência de Relacionamento com Docentes 4 1. LOGIN

O acesso ao ambiente WebAula das disciplinas do novo modelo de ensino será realizado exclusivamente através do SIA do professor.

Conforme a tela abaixo, deve-se clicar na opção Minhas Disciplinas Presenciais.

(6)

Gerência de Relacionamento com Docentes 5 2. TELA INICIAL

Essa é a tela inicial do Sistema LMS. Essa tela contém os Menus de Acesso, com todas as opções de navegação no sistema. A seguir, serão apresentadas informações gerais sobre as funções de cada um desses comandos.

(7)

Gerência de Relacionamento com Docentes 6 3. MENU PRINCIPAL

O menu principal tem como finalidade apresentar de forma simples e ordenada as opções de acesso do sistema.

3.1 FUNÇÕES DO MENU

(8)

Gerência de Relacionamento com Docentes 7 4 CONTEÚDO

Ao clicar no menu será apresentado o submenu com as opções: Avaliações, Biblioteca da Disciplina e Glossário.

4.1 AVALIAÇÕES

Permite o cadastro de questões e avaliações, podendo ser Provas, Exercícios ou Testes.

4.1.1 Banco de Questões

Permite o cadastro ou a modificação de questões.

4.1.2 Cadastro de Avaliações

Por meio do menu Gestor Conteúdo » Avaliações » Cadastro de avaliações é possível

cadastrar provas presenciais e on-line, bem como exercícios e pré-testes, utilizados para medir o aproveitamento dos alunos.

4.1.2.1 Cadastro de avaliação on-line

Para cadastrar avaliações on-line, vá ao Gestor Conteúdo » Avaliações » Cadastro de

avaliações:

1) Na área "Tipo", escolha se deseja exibir estrutura de curso ou estrutura de programa. Ao optar pela exibição da estrutura de curso, você deverá selecionar, através das combos, o curso e a turma; e programa, módulo de programa e turma de programa se marcar a opção de exibir a estrutura de programa.

(9)

Gerência de Relacionamento com Docentes 8 2) Clique em Nova Prova.

3) Preencha o campo "Título" com o nome da avaliação.

4) Em "Ordem no curso", clique no link indicado para modificar a localização da prova no curso. Em seguida, clique em Salvar. Caso você não preencha esta opção, a avaliação será colocada como último tópico do curso.

5) Em "Valor" e "Nota de aprovação" especifique a quantidade de pontos que a avaliação valerá e a nota mínima para aprovação, respectivamente.

6) No campo "Solicitar senha para a execução da prova?", marque "Sim" para ativar esse recurso. Será exibido um novo campo, no qual você deverá digitar a "Senha para execução".

7) Defina se haverá sorteio das questões. Caso sim: escolha o número de questões por sorteio. Mas atenção, caso o número de questões ultrapasse o número de questões associadas, o cadastro não será realizado. Escolha se deseja "Incluir todas as questões associadas a esta avaliação no sorteio", "Incluir apenas as questões não realizadas pelo aluno no sorteio" ou "Sorteio de questões por tópico" e "Sortear novamente no caso de interrupções".

8) Em "Número de tentativas permitidas", digite quantas chances você concederá ao aluno para obter a pontuação necessária na prova. Caso marque o campo "Não limitar", o aluno terá inúmeras chances.

9) No campo "Tempo limite para término" defina, em minutos, o tempo que você deseja disponibilizar aos alunos para a realização da prova.

10) Defina se essa avaliação fará parte do aproveitamento final e se a reprovação do aluno bloqueará o seu acesso ao curso.

11) Defina se o aluno terá disponível os recursos de interação da sala de aula quando da realização da prova, tais como envio e recebimento de mensagens, fóruns, chats, entre outros.

(10)

Gerência de Relacionamento com Docentes 9 12) Nos recursos "Permitir ao aluno revisão e ver as provas anteriores" e "Disponibilizar gabarito após entrega da avaliação", defina se o aluno terá acesso ao gabarito dessa avaliação bem como das anteriores.

13) Defina, também, se você deseja que o aluno visualize a porcentagem referente ao seu aproveitamento em cada questão.

14) Digite os textos introdutório e final da avaliação.

15) Visualize as questões referentes à prova, anteriormente cadastradas no Gestor Conteúdo » Avaliações » Banco de questões, selecionando um tópico por meio da lista de opções.

16) Selecione as questões através da área "Marcar" e clique em Salvar Informações.

4.2 BIBLIOTECA DA DISCIPLINA

Através dela você poderá cadastrar textos e outros arquivos e disponibilizá-los aos usuários no Ambiente do aluno. Esses arquivos ajudarão os alunos com materiais que complementarão o conteúdo passado nos cursos. Para tanto, vá ao menu Gestor Conteúdo » Biblioteca da Disciplina.

(11)

Gerência de Relacionamento com Docentes 10 1) Selecione a disciplina e a turma. Clique em Todos os registros para exibir todos os cursos e turmas cadastrados ou faça uma busca específica digitando a palavra-chave da opção desejada no campo "Filtrar". Em seguida, clique em Filtrar. 2) Após a seleção, clique no botão Exibir Informações.

3) A janela "Biblioteca da Disciplina" será exibida constando os materiais que você poderá postar e disponibilizar aos alunos. São eles:

MATERIAL DE APOIO: Downloads: são arquivos importantes para facilitar o entendimento

ou desenvolvimento do aluno no curso. Clique em Adicionar novos arquivos para carregá-los. Uma nova janela será exibida. Nela, clique em Procurar..., selecione o item desejado na área "Escolher arquivo" e, logo após, clique em Abrir. Salve as informações.

PUBLICAÇÕES: Matérias relacionadas ao curso, publicadas em livros, revistas, jornais, CDs ou vídeos. Clique em Adicionar nova publicação para carregá-las. Uma nova janela será exibida. Nela, selecione o ícone que representa a publicação, digite o título e o texto. No campo "URL", digite o endereço eletrônico no qual se encontra a publicação. Logo após, clique em Salvar Informações.

LINKS: páginas da Internet contendo informações úteis à compreensão do conteúdo do curso. Clique em Adicionar novo link para indicá-los. Uma nova janela será exibida. Nela, digite o título, o texto e a URL. Para adicionar um ícone, clique em Adicionar ícone. Em "Upload de Imagem - ícone", clique em Procurar..., selecione a imagem desejada e clique em Abrir. Salve as informações.

DICA: através dessa área você cadastra dicas para facilitar o desenvolvimento do aluno no curso. Para tanto, clique em Adicionar nova dica. Uma nova janela será exibida. Nela, digite o texto da dica e, logo após, clique em Salvar Informações.

(12)

Gerência de Relacionamento com Docentes 11 4.3 GLOSSÁRIO

O "Glossário" é um recurso através do qual você poderá cadastrar expressões e seus respectivos significados, bem como disponibilizá-los de acordo com cada curso. Para

tanto, vá ao Gestor Conteúdo » Glossário.

4.3.1 Como cadastrar expressões no Glossário

1) Selecione o curso. Clique em Todos os registros para exibir todos os cursos cadastrados ou faça uma busca específica digitando a palavra-chave do item desejado no campo "Filtrar" e, logo após, clique em Filtrar.

2) Clique em Exibir Informações.

3) Na área "Cadastrar Glossário", cadastre a expressão, bem como seu respectivo significado.

(13)

Gerência de Relacionamento com Docentes 12 5 HELP DESK

Ao clicar no menu será apresentado o submenu: Alunos On-Line.

5.1 ALUNOS ON-LINE

Por meio desse recurso, o gestor poderá visualizar quais alunos estão on-line na

plataforma. Para tanto, vá ao menu Gestor Help Desk » Alunos On-line:

1) Na área "Filtros Disponíveis", faça uma busca preenchendo um ou mais campos. 2) Em seguida, clique no botão Exibir Informações. Uma nova janela será exibida com

os dados (relatório) da sua pesquisa.

(14)

Gerência de Relacionamento com Docentes 13 6 GESTOR ESTATÍSTICO

Ao clicar no menu será apresentado o submenu: Relatório padrão.

6.1 RELATÓRIO PADRÃO

A ferramenta Gestor Estatístico » Relatórios Padrão é um módulo de relatórios já prontos,

(15)

Gerência de Relacionamento com Docentes 14 7 GESTOR TUTORIA

Ao clicar no menu será apresentado o submenu: Alunos, Biblioteca Complementar, Corrigir Avaliações, F.A.Q, Fórum e Trabalhos.

7.1 ALUNOS

Por meio dessa área, o gestor poderá realizar uma filtragem de todas as informações dos

alunos nas turmas. Para tanto, vá ao menu Gestor Tutoria » Alunos:

1) Escolha, dentre as opções, se deseja exibir "Alunos no curso", "Alunos ausentes" ou "Alunos on-line".

2) Escolha se deseja exibir estrutura de curso ou estrutura de programa no campo "Tipo". Ao optar pela exibição da estrutura de curso, você deverá selecionar, através das combos, o curso e a turma; e programa, turma de programa, curso e turma se marcar a opção de exibir a estrutura de programa. Para fazer a seleção, clique em Todos os registros ou faça uma busca digitando a palavra-chave do item desejado na área "Filtrar" e, em seguida, clique no botão Filtrar.

3) Logo após, clique em Exibir Informações. Uma nova tela será exibida, constando o resultado da pesquisa, bem como a área de "Filtros".

4) Se você selecionou "Alunos no curso" ou "Alunos on-line" e deseja limitar a pesquisa, utilize os filtros "Primeiro acesso a partir de", "Último acesso a partir de" e "Conclusão a partir de". Caso a opção selecionada tenha sido "Alunos ausentes", faça uma filtragem preenchendo o campo "Período de ausência a partir de".

7.2 BIBLIOTECA COMPLEMENTAR

Através do menu Gestor Tutoria » Biblioteca Complementar, o tutor irá visualizar e

analisar os arquivos anexados pelos alunos na “Biblioteca Virtual” da plataforma. Caso ele aprove esses arquivos, os mesmos ficarão disponíveis para todos os usuários em “Material de Apoio Complementar”, no Ambiente do aluno.

(16)

Gerência de Relacionamento com Docentes 15

Através do menu Biblioteca da Disciplina » Contribua, o aluno poderá divulgar materiais

de aula.

(17)

Gerência de Relacionamento com Docentes 16

Em Gestor Tutoria » Biblioteca Complementar:

1) Escolha se deseja exibir estrutura de curso ou estrutura de programa no campo "Tipo". Ao optar pela exibição da estrutura de curso, você deverá selecionar, através das combos, o curso e a turma; e programa, turma de programa, curso e turma se marcar a opção de exibir a estrutura de programa.

2) Para fazer a seleção, clique em Todos os registros para exibir todas as opções cadastradas ou faça uma busca específica digitando a palavra-chave do item desejado na área "Filtrar por" e, logo após, clique no botão Filtrar.

3) Em seguida, clique em Exibir Informações. Uma nova tela será exibida, como mostra a figura abaixo

7.3 AVALIAÇÕES

Permite a visualização de avaliações.

7.3.1 Questões abertas

Na área "Questões Abertas", você corrige aquelas questões que foram cadastradas em Gestor Conteúdo » Avaliações » Cadastro de avaliações, já devidamente respondidas

pelos alunos. Para tanto, vá ao Gestor Tutoria » Corrigir avaliações » Questões Abertas.

(18)

Gerência de Relacionamento com Docentes 17 No campo "Exibir nos filtros", na área "Correção Questões Abertas", marque a opção correspondente aos itens que deseja visualizar: se "Apenas itens com questões a corrigir", "Apenas itens com questões cadastradas" ou "Todos os itens".

Em seguida, clique em Exibir Informações. Você será direcionado para uma nova tela, como mostra o exemplo da figura abaixo:

Clique sobre a questão que deseja corrigir. Será exibida uma lista com o nome de cada aluno que respondeu àquela questão e sua respectiva resposta. Lance a pontuação obtida pelo aluno preenchendo o campo "Nota (em %).

(19)

Gerência de Relacionamento com Docentes 18

7.4 F.A.Q

Por meio desse recurso, você cadastra as perguntas mais freqüentes feitas pelos alunos, bem como suas respectivas respostas, para que os outros usuários também tenham acesso

a elas. Para tanto, vá ao Gestor Tutoria » F.A.Q.

7.4.1 Como cadastrar uma F.A.Q.

Selecione um curso. Clique em Todos os registros para exibir todos os cursos cadastrados ou faça uma busca específica digitando a palavra-chave do item desejado no campo "Filtrar" e, logo após, clique em Filtrar.

1) Clique em Exibir Informações.

2) Na área "Cadastrar F.A.Q.", selecione a "Categoria" da F.A.Q. a ser cadastrada. 3) Digite a pergunta e sua respectiva resposta.

4) Clique no botão Salvar Informações.

(20)

Gerência de Relacionamento com Docentes 19 Por meio deste recurso o administrador poderá criar, editar e/ou excluir "Categorias" de F.A.Q. Para tanto, basta acessar o menu Gestor Tutoria » F.A.Q. » Categoria.

7.4.2.1 Criar Categoria

1) Para criar uma categoria de F.A.Q, digite o nome da mesma no campo "Nome". 2) Em seguida, clique no botão Salvar Informações.

ATALHO PARA O F.A.Q ( AMBIENTE DO ALUNO)

7.5 FÓRUM

O menu Gestor Tutoria » Fórum é um local reservado para o tutor postar tópicos de

discussão e/ou ler aqueles postados pelos alunos.

7.5.1 Abrindo os tópicos de discussão do fórum

1) Acesse o menu Gestor Tutoria » Fórum.

2) Clique sobre o botão Abrir Fórum. Uma nova janela será exibida. Nela, você irá visualizar a relação de tópicos já cadastrados.

3) Clique sobre o nome do tópico no qual deseja entrar.

7.5.2 Criando um novo tópico no fórum

1) Acesse o menu Gestor Tutoria » Fórum.

2) Clique sobre o botão Abrir Fórum.

(21)

Gerência de Relacionamento com Docentes 20 4) Na tela que será exibida, preencha os campos "Assunto" e "Mensagem".

5) Para ser avisado por e-mail quando o novo tópico for respondido, marque a caixa de seleção indicada.

6) Na área "Emoticons - Ícones de Expressão", selecione a opção que melhor definir o seu estado emocional, para a conotação da sua frase ser mais precisa.

7.5.3 Respondendo os tópicos de discussão do fórum

1) Acesse o menu Gestor Tutoria » Fórum.

2) Clique sobre o botão Abrir Fórum.

3) Ao acionar um dos tópicos do Fórum, você poderá encontrar duas alternativas de participação: responder ao tópico ou responder a um comentário específico. Na primeira situação, basta clicar no link Responder ao tópico, enquanto que no segundo caso, você deve clicar em Responder ao comentário.

4) Na área que será exibida, digite o seu texto no campo "Mensagem".

5) Na área "Emoticons - Ícones de Expressão", selecione a opção que melhor definir o seu estado emocional, para a conotação da sua frase ser mais precisa.

6) No campo "Mensagem de voz", grave uma mensagem sonora para os alunos através do Voice Note (ver passo 7 do item b).

7) Em seguida, clique em Responder ao tópico ou Responder ao comentário, de acordo com o tipo de participação que você realizou no tópico. Uma nova janela será exibida, contendo a seguinte mensagem: "Mensagem postada com sucesso". Clique em OK para confirmar.

(22)

Gerência de Relacionamento com Docentes 21

1) Acesse o menu Gestor Tutoria » Fórum.

2) Clique sobre o botão Abrir Fórum.

3) Acione o tópico cujo (s) comentário (s) deseja editar.

4) Clique no ícone "Edite sua resposta" ( ), correspondente ao comentário a ser

editado e, em seguida, modifique o texto e clique no botão Salvar Alterações. Uma nova janela será exibida, contendo a seguinte mensagem: "Mensagem postada com sucesso". Clique em OK para confirmar.

7.5.5 Encerrando uma discussão no fórum

1) Acesse o menu Gestor Tutoria » Fórum.

2) Clique sobre o botão Abrir Fórum.

3) Na lista de tópicos cadastrados, acione aquele cuja discussão deseja encerrar. 4) Acione o link Encerrar discussão. Uma nova janela será exibida, contendo a

seguinte mensagem: "Encerrrar Tópico?". Clique em Sim para confirmar. Pronto! Agora, você e os demais participantes do Fórum poderão apenas ler o tópico em questão, sem a possibilidade de fazerem novas postagens.

7.5.6 Reabrindo uma discussão no fórum

1) Acesse o menu Gestor Tutoria » Fórum. 2) Clique sobre o botão Abrir Fórum.

3) Na lista de tópicos cadastrados, acione aquele cuja discussão deseja reabrir.

4) Acione o link Reabrir discussão. Uma nova janela será exibida, contendo a seguinte mensagem: "Reabrir Tópico?". Clique em Sim para confirmar. Pronto! Agora, você e os demais participantes já poderão fazer novas postagens no tópico.

7.5.7 Excluindo um tópico do fórum

(23)

Gerência de Relacionamento com Docentes 22 2) Clique sobre o botão Abrir Fórum.

3) Na lista de tópicos cadastrados, clique sobre o ícone da lixeira correspondente àquele que deseja excluir. Uma nova janela será exibida, contendo a seguinte mensagem: "Confirma Exclusão?". Clique em Sim para confirmar.

7.5.8 Excluindo uma mensagem do fórum

1) Acesse o menu Gestor Tutoria » Fórum.

2) Clique sobre o botão Abrir Fórum.

3) Acione o tópico cujo (s) comentário (s) deseja excluir.

4) Clique no ícone "Excluir a resposta" ( ), correspondente ao comentário a ser

excluído. Uma nova janela será exibida, contendo a seguinte mensagem: "Confirma Exclusão?". Clique em Sim para confirmar.

7.6 TRABALHOS

Permite a inclusão e correção de trabalhos

7.6.1 Cadastrando um trabalho

1) Selecione, através das listas de opções, o "Curso" e a "Turma" para os quais deseja cadastrar um trabalho. Clique em Todos os registros para exibir todos os cursos e turmas cadastrados ou faça uma busca digitando a palavra-chave no campo "Filtrar" e, em seguida, clique no botão Filtrar.

2) Clique em Exibir Informações. A área "Trabalhos" será exibida.

3) Defina se o trabalho é "Individual" ou "Em grupo". Se você marcar a opção "Em Grupo" e a turma escolhida não possuir grupo (s) de trabalho (s) definido (s) para

(24)

Gerência de Relacionamento com Docentes 23 ela, uma caixa será aberta informando-o que, por esse motivo, não será possível concluir o cadastro. Caso deseje criar um grupo, clique em OK.

4) Digite o "Título" e o "Enunciado" do trabalho.

5) Informe quantos "Pontos" serão distribuídos para este trabalho. 6) Informe a data limite para entrega deste trabalho.

7) Clique no botão Procurar..., selecione o arquivo que contenha o trabalho na janela "Escolher arquivo" e, em seguida, clique em Abrir.

8) Defina se o trabalho poderá ser recebido após a data.

9) Defina se o trabalho ficará "Ativo" ou não para que os alunos tenham acesso a ele.

7.6.2 Associação de grupos

1) Selecione, através das listas de opções, o "Curso" e a "Turma" para os quais deseja cadastrar grupos de trabalho. Clique em Todos os registros para exibir todos os cursos e turmas cadastrados ou faça uma busca digitando a palavra-chave no campo "Filtrar" e, em seguida, clique no botão Filtrar.

2) Clique em Exibir Informações. A área "Trabalhos" será exibida. 3) Defina o limite de componentes por grupo.

4) Associe os componentes dos grupos.

5) Selecione o aluno que fará parte do grupo, através da caixa Alunos sem Grupos, em seguida clique em ( ).

(25)

Gerência de Relacionamento com Docentes 24 6) Clique no botão Salvar Informações.

7.6.3 Corrigindo um trabalho

1) Selecione, através das listas de opções, o "Curso" e a "Turma" cujos trabalhos deseja corrigir. Clique em Todos os registros para exibir todos os cursos e turma cadastrados ou faça uma busca digitando a palavra-chave no campo "Filtrar" e, em seguida, clique no botão Filtrar.

2) Na área localizada abaixo do "Navegador", clique sobre o número referente ao campo "A Corrigir".

3) Clique sobre o nome do "Arquivo" referente ao trabalho que deseja corrigir e escolha se deseja somente abri-lo ou salvá-lo em disco.

4) Para avaliar o trabalho enviado pelo aluno, clique em "Não corrigido", na área "Status". Uma nova tela será exibida.

5) Em "Detalhes do Trabalho", digite, no campo "Nota", a pontuação que o aluno merece pela realização do mesmo. Se desejar, escreva as suas "Considerações" sobre o trabalho e, em seguida, carregue o arquivo já corrigido clicando em Procurar... Selecione-o na janela "Escolher arquivo" e clique em Abrir.

6) Clique no botão Corrigir trabalho.

7) Para rejeitar o trabalho do aluno, marque a caixa de seleção na área "Rejeitar o trabalho e solicitar nova entrega" e clique no botão Rejeitar Trabalho.

(26)

Gerência de Relacionamento com Docentes 25

8 ATIVIDADES ESTRUTURADAS

As atividades estruturadas são embasadas no Art. 2º, item II da Resolução CNE/CES nº 3, de

2 de julho de 2007, implicam a construção de conhecimento, com autonomia, a partir do trabalho discente. A concepção destas atividades deve privilegiar a articulação entre a

(27)

Gerência de Relacionamento com Docentes 26 teoria e a prática, a reflexão crítica e o processo de auto-aprendizagem. Para atender a este propósito, o ensino deve ser centrado na aprendizagem, tendo o professor como mediador entre o conhecimento acumulado e os interesses e necessidades do aluno.

8.1 CADASTRO DE ATIVIDADE ESTRUTURADA

A atividade estruturada da disciplina virá sempre cadastrada para as disciplinas.

8.2 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ESTRUTURADAS PELO ALUNO

A visualização das atividades estruturadas será feita pelo ícone localizado na área de

(28)

Gerência de Relacionamento com Docentes 27 1) Após o aluno clicar no ícone da atividade estrutura será aberta uma nova tela onde

o mesmo poderá respondê-la.

(29)

Gerência de Relacionamento com Docentes 28 3) O aluno deverá realizar a formulação e inserção da resposta da atividade proposta no campo específico.

4) Após a elaboração da resposta realizar o envio desta através do acesso ENTREGAR PROVA localizado no canto inferior da tela.

(30)

Gerência de Relacionamento com Docentes 29

5) após a entrega do trabalho aparecerá para o a seguinte mensagem: “aluno Prova

entregue. Você obteve aproveitamento de 0%, totalizando 0 pontos em 100,00 possíveis.”

8.3 CORREÇÃO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA

1) No campo "Exibir nos filtros", na área "Correção Questões Abertas", marque a opção correspondente aos itens que deseja visualizar: se "Apenas itens com questões a corrigir", "Apenas itens com questões cadastradas" ou "Todos os itens".

2) Em seguida, clique em Exibir Informações. Você será direcionado para uma nova tela, como mostra o exemplo da figura abaixo:

(31)

Gerência de Relacionamento com Docentes 30 3) Clique sobre a questão que deseja corrigir. Será exibida uma lista com o nome de cada aluno que respondeu àquela questão e sua respectiva resposta. Lance a pontuação obtida pelo aluno preenchendo o campo "Nota (em %).

Referências

Documentos relacionados

© Alysson Fábio Ferrari sites.google.com/site/alyssonferrari BIK0102 – Estrutura da Matéria.. LISTA DAS FORÇAS

evento, contudo, as meninas tendem a aumentar a quantidade de gordura corporal de forma mais acentuada que os meninos. Estes, por outro lado, aumentam de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

O universo da problemática tratada pela computação de alto desempenho e alta disponibilidade com a utilização dos clusters Beowulf já é uma realidade há algum tempo, grupos

O presente relatório de projeto tem como principal objetivo abordar a banda desenhada autobiográfica como um modo expressivo de contar histórias aos quadradinhos em que