• Nenhum resultado encontrado

Prova Bimestral de Ciências 3º Bimestre de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova Bimestral de Ciências 3º Bimestre de 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

Prova Bimestral de Ciências

3º Bimestre de 2016

Professores: 1º Sgt. Michel Aquino e Rogério Junio.

Aluno: _______________________________________________________

Ano 6º Turma_________Data: 20/09/2016

Leia atentamente os seguintes comandos para a realização da prova: 1) Esta prova é um documento oficial do CMDPII.

2) Preencha imediatamente o cabeçalho(s) da prova e da folha de respostas (caso exista). 3) Confira a prova juntamente com o fiscal.

4) Observe atentamente o enunciado das questões.

5) Provas e folhas de respostas deverão ser respondidas a caneta azul ou preta.

6) Durante o horário de prova os únicos materiais que o aluno pode ter em sua carteira são:

lápis, caneta e borracha. Não é permitido o empréstimo de tais materiais e é vedado o uso

de corretores, estojos e similares.

7) O fardamento deve estar de acordo com as normas vigentes da escola. Não é permitido manter japona ou agasalho sobre mesa, carteira, cadeira ou sobre as pernas.

8) Questões rasuradas serão anuladas.

9) A prova será recolhida e receberá nota zero no caso de:

o aluno usar cadernos, livros ou anotações em qualquer meio para auxiliá-lo a responder a prova ou ter consigo quaisquer desses materiais (essas situações podem ser confirmadas pelo fiscal no momento ou posteriormente pelo sistema de monitoramento);  o aluno portar qualquer aparelho eletrônico durante o horário de prova (esse aparelho

deve ficar desligado dentro da mochila escolar do aluno);

 o aluno danificar, adulterar ou rasgar a prova, antes, durante ou depois de sua aplicação;  o aluno usar termos ofensivos, palavras de baixo calão, desenhos, escritas e marcações

não solicitadas;

 o aluno for flagrado trocando informações de qualquer tipo com outro aluno durante a aplicação da prova (essa situação pode ser confirmada pelo fiscal ou posteriormente pelo sistema de monitoramento);

10) São permitidas garrafas de água de uso individual. 11) Não é permitido o consumo de lanches durante a prova. 12) Não é permitida a circulação dos alunos dentro da sala.

13) Todos esses itens se aplicam durante o horário da prova, inclusive nas saídas dos alunos para beber água ou para utilizar o banheiro.

14) Atenção redobrada e tranquilidade são fortes aliadas para realização de uma boa prova.

15)

O interessado terá 48 horas após a divulgação do resultado para entrar com recurso junto

a Coordenação Pedagógica.

16) As questões desta avaliação deverão ser respondidas com base nos enunciados e nos conteúdos ministrados em aula ao longo do bimestre.

NOTA

(2)

1) (1,0 ponto).

Assinale as alternativas abaixo marcando os itens em C para os Corretos ou E para os Errados. a. (C)(E) Uma consequência indesejada da falta de planejamento no uso de defensivos agrícolas é a contaminação do solo que traz riscos à saúde dos seres humanos, ao consumir água poluída. C b. (C)(E) A eletricidade produzida numa usina hidrelétrica provém do movimento da água de um grande reservatório. C

c. (C)(E) O volume da água no estado sólido é menor que o volume da mesma massa de água no estado líquido. E

d. (C)(E) As moléculas da água no estado sólido apresentam um estado organizado, resultando em um volume maior que a mesma quantidade em massa de água no estado líquido. C

e. (C)(E) A massa de um material pode ser medida usando uma balança que expressa o resultado em litros ou mililitros. E

f. (C)(E) A pressão exercida pelas moléculas de água sobre o corpo submerso de um mergulhador depende do tamanho da coluna de água que exerce uma força em todos os sentidos. C

g. (C)(E) A água do mar é composta apenas por moléculas de H2O. E

h. (C)(E) A fusão é a mudança do estado físico de sólido para líquido, o que pode ocorrer com a água ou outras substâncias. C

i. (C)(E) A composição da água mineral inclui sais minerais oriundos das rochas por onde essa água passou até chegar ao consumidor. C

j. (C)(E) Água, de fórmula química H2O, é uma substância pura, já a “água do mar” encontrada na natureza é considerada como mistura. C

2) (0,2 ponto)

De acordo com seus estudos sobre as propriedades da água e da matéria, observe a imagem abaixo:

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-rUTiJt20MuY/Tr_xaxVS1iI/AAAAAAAAABA/4iDPvfAGRxA/s1600/leis-de-newton3.gif Assinale a alternativa correta:

a. ( ) A massa de um corpo é a força que resulta do produto entre a gravidade exercida sobre o corpo e seu peso.

b. ( ) A força da massa de um corpo é o resultado do produto entre a gravidade exercida sobre o corpo, e sua massa é a elasticidade.

c. ( ) O peso de um corpo é a força que resulta do produto entre a gravidade exercida sobre o corpo e sua massa. X

d. ( ) A massa de um corpo é o produto entre o volume e a gravidade exercida sobre o corpo. 3) (0,1 ponto)

A madeira, sendo leve, resistente, existindo em abundância, com comprimentos e diâmetros variáveis, deu ao Homem a possibilidade de abandonar a caverna, construindo outras habitações. Assinale a opção que expressa corretamente as propriedades da matéria madeira:

a. ( ) A madeira por ter existência física real apresenta massa e não possui volume.

(3)

c. ( ) O volume só poderá ser determinado em litros, em razão do objeto de madeira ser provido de massa. X

d. ( ) Uma cadeira feita de madeira é uma porção de matéria sem massa. 4) (0,2 ponto)

A água é uma substância que possui inúmeras propriedades interessantes que beneficiam muito a vida. Alguns insetos conseguem ficar na superfície da água sem afundar. Observe a imagem.

Fonte: http://photos1.blogger.com/blogger/3876/1136/400/images.jpg, com adaptações.

Considerando a imagem acima e os conhecimentos sobre as propriedades da água, assinale a alternativa correta:

a. ( ) A água é uma substância que tem a capacidade de formar uma película em sua superfície, chamada de tensão superficial. Deste modo, os insetos ou certos objetos conseguem ficar em sua parte superior sem afundar. X

b. ( ) A tensão superficial é uma camada feita de gases que se comportam como uma membrana elástica. Essa propriedade é causada quando adicionamos óleo na água.

c. ( ) As forças que unem as moléculas de água são diferentes na superfície e não criam uma membrana ou película elástica.

d. ( ) Os insetos ou certos objetos não conseguem ficar na superfície da água devido as forças entre as moléculas de H2O serem fracas.

5) (0,1 ponto)

A água na Terra está distribuída nos ambientes e nos seres vivos. Considerando que os seres vivos se adaptam aos ambientes constituindo seus habitats (locais onde os organismos estão adaptados a viver), marque a alternativa incorreta:

a. ( ) Os seres vivos contêm água na sua constituição. Animais adaptados a ambientes secos precisam criar estratégias para economizar água.

b. ( ) Organismos que habitam ambientes aquáticos têm que se adaptar as características do local como temperatura, salinidade e luminosidade da água.

c. ( ) Animais anfíbios estão adaptados a viver em ambientes permanentemente secos, pois respiram apenas pelos pulmões. X

d. ( ) O ser humano possui cerca de 70% de água em sua massa corporal. Para tratar a desidratação, uma pessoa pode ingerir o soro caseiro.

(4)

6) (0,1 ponto)

A figura abaixo representa o ciclo da água num ambiente.

Tendo a figura como referência e os conhecimentos adquiridos em sala, marque a alternativa correta: a. ( ) O processo de evaporação da água ocorre quando a árvore forma vapor de água como

representado na figura. X

b. ( ) O processo de precipitação ocorre, na imagem, quando a água passa do estado sólido para o líquido.

c. ( ) A evaporação da água do oceano é semelhante a formação da chuva na imagem.

d. ( ) O processo de precipitação ocorre com a irrigação, na imagem, na qual a água passa do estado líquido para o gasoso.

7) (0,1 ponto)

Algumas atividades humanas geram resíduos que podem poluir a água. A atividade industrial, por exemplo, pode gerar resíduos contaminados com metais pesados. Atividades agrícolas podem gerar resíduos contaminados com agrotóxicos. Até nas residências pode-se gerar resíduos poluidores da água. Considerando os processos de poluição da água e sua relação com a saúde humana, marque a alternativa correta:

a. ( ) Quando ocorre um derramamento de petróleo, apenas os peixes morrem. Isso não afeta a saúde humana.

b. ( ) O ambiente pode ser contaminado por metais pesados oriundos de processos industriais. Como os seres vivos não são capazes de eliminá-los, eles se acumulam no organismo e pode causar a morte. X

c. ( ) Quando se evita o acúmulo de água parada nas residências, aumenta-se o risco de transmissão de Dengue e Malária na vizinhança.

d. ( ) O uso indiscriminado de agrotóxicos nunca leva a poluição à águas distantes do local de aplicação.

8) (0,1 ponto)

Os estados físicos da água refletem o grau de agregação de suas moléculas (H2O). Dessa forma, no estado sólidos as moléculas estão arranjadas em estrutura cristalina. No estado líquido, elas estão

(5)

em relativa mobilidade; já no vapor, elas estão espalhadas. Considerando os estados físicos da água, marque a alternativa incorreta:

a. ( ) No estado sólido, a água apresenta formato e volume que podem ser definidos pelo recipiente. b. ( ) No estado líquido, a água apresenta formato e volume definidos pelo recipiente.

c. ( ) No estado de vapor, o formato e o volume não são definidos pelo recipiente. X

d. ( ) Ao passar de um estado para outro, a água não apresenta mudança de temperatura. 9) (0,1 ponto)

Os ambientes são classificados em grandes camadas. Elas representam os principais fatores que compõe o planeta Terra. Marque a alternativa correta que descreve essas camadas:

a. ( ) A litosfera é a camada composta pela crosta terrestre, rochas e solos. Sobre ela nenhuma forma de vida pode se desenvolver.

b. ( ) A hidrosfera é composta por toda água do planeta, independentemente do estado físico. Nela vivem apenas plantas.

c. ( ) A hidrosfera recobre 70% da superfície do planeta. Existem seres vivos adaptados a viver nessa camada da Terra, como os peixes, baleias e tubarões. X

d. ( ) A biodiversidade do planeta Terra é medida pela soma de todas as espécies de seres vivos e também pelos tipos de rochas e composição da água.

10) (0,4 ponto)

Os aquíferos são reservatórios subterrâneos de água. Faça um esquema (desenho com legendas) demonstrando como a água chega, permanece e sai desses reservatórios:

Chega:

A água da chuva infiltra no solo

As raízes das árvores favorecem a infiltração Permanece:

A água infiltrada fica entre os espaços deixados pelos fragmentos de rochas A rocha matriz é impermeável

Sai:

A água sai em poços escavados ou nascentes de rios e lagos

Desenho Representativo

11) (0,4 ponto) Qual é a importância de adicionar cloro na água que bebemos e flúor na estação de

tratamento de água?

Apesar da Filtração remover grande parte das impurezas da água, a fase de adição de Cloro

constitui-se como uma garantia da morte de micro-organismos possivelmente patogênicos. Já

o objetivo da adição de Fluor é a prevenção contra cáries na população.

12)

(0,4 ponto)

Leia o texto a seguir para responder o que se pede. Escassez de água

Um dos limites ambientais mais relevantes é o uso global da água doce. As dificuldades referem-se ao consumo excessivo de água e à ineficiência no uso desreferem-se recurso – principalmente na agricultura. Isso ameaça o abastecimento para os seres humanos e causa danos ao ciclo hidrológico global, com a

(6)

diminuição dos níveis de umidade do solo, que provoca secas e degradação da terra, e a redução dos níveis de umidade do ar, que afeta os padrões de precipitação.

Quase novecentos milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Ao depender de mananciais contaminados, estão sujeitas a doenças como a diarreia, que resultam na morte por desidratação de mais ou menos dois milhões de crianças por ano. Além disso, 40% da população mundial vivem em zonas que sofrem com o estresse hídrico. Estima-se que, por volta de 2050, algo entre 350 milhões e seiscentos milhões de africanos viverão sob condições de severa falta de água. A projeção é que, em 2025, mais da metade da população mundial viverá em lugares que sofrem com a escassez de água e por volta de 2040 a demanda de água deverá exceder a capacidade de fornecimento.

A princípio, a água parece um recurso abundante – um bem comum por excelência – mas a sua maior parte está nos oceanos. A água doce representa apenas 2,5% da água do planeta, sendo que 1,75% dessa água doce estão na forma de geleiras e neve permanente. Do que sobra, 70% da água doce disponível são utilizados para irrigação, 20% são usados pela indústria e 10% para fins residenciais. Infelizmente, metade da água destinada à irrigação se perde por vazamentos ou evaporação, nunca chegando às plantações.

O uso excessivo ou ineficiente da água se deve, em grande parte, aos subsídios que a tornam barata. Aumentar o preço da água levaria a um uso mais eficiente. A água não tem substituto. Apesar disso, a utilização da água tem crescido sem levar isso em conta, de forma quase insensata. A demanda global por água triplicou entre 1950 e 1990 e projeta-se que dobre novamente até 2025.

Com isso, no mundo inteiro, os aquíferos subterrâneos estão sendo sugados a uma proporção muito mais rápida do que são capazes de se recompor naturalmente, de modo que terminarão se esgotando. Procura-se, com isso, atender à demanda crescente por alimentos – produzir um quilo de carne pode demandar vinte mil litros de água. Essa drenagem da água subterrânea é, na verdade, insustentável. Por isso, deve haver um esforço para aumentar a produtividade no uso da água e estabilizar o nível dos aquíferos.

O uso excessivo da água prejudica também os rios. Alguns deles, como o Colorado, nos Estados

Unidos, e o Amarelo, na China, têm sido drenados até secar ou se reduzir a fios d’água antes de

desaguar nos oceanos. Muitos rios menores desapareceram completamente. Lagos também estão encolhendo ou mesmo desaparecendo – é o caso do lago Chade, na África Central, do Mar de Aral, na Ásia Central, e do Mar da Galileia – e milhares deles hoje só existem nos mapas antigos.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/a-humanidade-contra-as-cordas/2014/04/28/escassez-de-agua/, acessado 09/09/2016, com adaptações.

Considerando as informações do texto acima e utilizando pelo menos 3 conceitos trabalhados em sala ao longo do bimestre, escreva uma mensagem (de 7 a 10 linhas) para uma criança de 9 anos que vive no ano 2050, explicando porque ela sofre com a escassez de água.

O aluno poderá explorar os conceitos como a quantidade disponível de água potável, sua

poluição por processos industriais, o desperdício de água por gerações passadas tendo como

exemplo o consumo de água de um banho diário, além da distribuição diferencial de recursos

hídricos nas diversas regiões. A mensagem deve ter linguagem acessível, a fim de explicar as

causas da escassez a partir de exemplos do cotidiano.

13)

(0,4 ponto)

Explique qual é a importância da água para os seres vivos e como as suas propriedades (densidade, forma de congelamento e tensão superficial) ajudam na manutenção da vida na Terra.

(7)

A água é imprescindível à vida. Ela é o constituinte fundamental da unidade da vida, a Célula.

Todos os seres vivos dependem de água para viver e criam estratégias para garantir o acesso

a essa substância.

Seu poder de solvência garante o transporte de diversas substâncias na célula e entre as

diversas partes do organismo.

A densidade da água favorece a flutuabilidade de diversos organismos, permitindo o

deslocamento com gasto energético favorável.

Ao congelar, a água aumenta seu volume. Nos processos de congelamento e degelo, a água

vai formando e aumentando fissuras nas rochas o que favorece a formação de novos solos que

abrigarão outras comunidades.

A tensão superficial da água favorece o transporte em vasos de pequeno calibre como os das

plantas. Dessa forma, a água pode nutrir até as partes mais altas das plantas.

14) (0,4 ponto)

Na natureza dificilmente as substâncias se apresentam na sua forma pura. Quase sempre elas se apresentam com mais de um componente. Sabendo disso, considere a situação mostrada na figura abaixo para responder o que se pede.

Associe a primeira coluna de números (os termos) com a segunda coluna (os conceitos corretos) de acordo com a imagem acima.

Primeira coluna Segunda coluna

1 - Solvente ( 4 ) Apresenta quantidades indeterminadas de substâncias, como o açúcar dissolvido na água.

2 - Soluto ( 3 ) Ocorre quando o açúcar está dissolvido na água. 3 - Solução ( 1 ) Na imagem, é a água que está em maior quantidade. 4 - Mistura ( 2 ) Na imagem, é o açúcar que está em menor quantidade.

Referências

Documentos relacionados

- A Muiracatiara obteve o melhor resultado no teste de furação para cavilha, não apresentando defeito algum, enquanto o Cedro apresentou grau de intensidade médio –

Este trabalho se aproxima da proposta genealógica no que tange à tentativa de dar enunciabilidade aos discursos (Foucault, 1992) que aparecem em maior

Risco de encefalopatia hipertensiva Risco de isquemia 50 150 250 Perda da Autorregulação Perda da Autorregulação.. Adapted with permission from Varon J,

Para efectuar a selecção do produto fitofarmacêutico abrangido pelo presente critério tomar-se-á em consideração a menor toxicidade em relação ao Homem, o menor risco para

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se