• Nenhum resultado encontrado

Sorocaba Ano 10 Edição 16 Junho/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sorocaba Ano 10 Edição 16 Junho/2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sorocaba • Ano 10 • Edição 16 • Junho/2016

A Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” conquistou duas medalhas de ouro no São Paulo Skills 2016. A dupla Vinícius Moraes Ruberti e Rubens Gasparotto Filho garantiu o ouro na modalidade Robótica Móvel. E a aluna Bárbara Bourrol de Melo venceu seus concorrentes na modalidade Segurança do Trabalho. Participaram do evento 187 competidores de 55 escolas da instituição entre os dias 29 de fevereiro e 18 de março. Os estudantes colocaram à prova seus conhecimentos em 44 modalidades tecnológicas da indústria. E os melhores garantiram vagas para a competição nacional, que será realizada no final do ano. O último desafio será o torneio internacional WorldSkills 2017, com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O WorldSkills 2015 foi realizado em São Paulo, e o Brasil alcançou o primeiro lugar no ranking total de pontos da competição, com 11 ouros, 10 pratas, 7 bronzes e 18 certificados de excelência. Os jovens paulistas faturaram 6 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze.

Educadores e alunos comemoram resultados com o Diretor Jocilei Oliveira e o Diretor Regional do SENAI-SP Walter Vicioni

(2)

Jocilei Oliveira

Presidente AAPM Diretor SENAI Sorocaba

Expediente

JORNAL AAPM • SENAI SOROCABA • ANO 10 • EDIÇÃO 16 • JUNHO/2016

Publicação semestral da Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres da Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”

Coordenação: AAPM SENAI Sorocaba • Jornalista Responsável: Elnite Turkiewicz – MTb: 39721 Diagramação: Rafael Melaré Negrini • Impressão: Gráfica Paratodos

Tiragem: 1.500 exemplares • Distribuição interna gratuita

Agradecemos a todos que colaboraram com informações e imagens nesta edição.

AAPM

EDUCAR É ENSINAR A VER

A Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres é uma entidade com objetivos sociais e educacionais, sem finalidade lucrativa, que tem por objetivo apoiar a gestão da Escola e promover a integração entre a Escola e a Comunidade, através de atividades cívicas, culturais, esportivas e recreativas. E, assim, permitir aos seus associados o desenvolvimento de suas potencialidades de liderança, iniciativa, espírito crítico, responsabilidade e cooperação.

Através da AAPM, alunos, pais, professores e agentes do processo educativo, podem desenvolver projetos comunitários, atividades de integração e extracurriculares, estimulando o despertar dos valores éticos, morais, íntegros e essenciais para o convívio das pessoas e para um mundo melhor.

O momento atual do nosso país deve ser visto como uma grande oportunidade de qualificação. Os profissionais mais qualificados têm sempre maiores oportunidades no tão seletivo mercado de trabalho. As empresas costumam identificar e reter seus talentos, buscando nas pessoas mais competentes, os pilares de sustentação para sua sobrevivência e o seu crescimento.

Segundo a ONU, o SENAI é uma das três instituições educacionais mais importantes do hemisfério Sul. Acreditamos que o cenário econômico vai melhorar e as duas unidades do SENAI Sorocaba estão prontas para atender à atual e futura demanda da nossa indústria.

O SENAI oferece formação profissional básica na Aprendizagem Industrial, Curso Técnico de nível médio, Graduação e Pós-graduação. Dessa forma, o SENAI assegura educação profissional plena e de qualidade para quem quer alcançar o sucesso na sua carreira profissional.

Os resultados práticos do trabalho de qualidade desenvolvido no SENAI Sorocaba são reconhecidos pelas premiações de seus estudantes na São Paulo Skills 2016, onde conquistamos medalhas de ouro nas modalidades Robótica Móvel e Segurança do Trabalho, e ainda recebemos diplomas de excelência em Modelador de Protótipo e Metrologia.

Tudo isso acontece pela competência do nosso time, colaboradores, estudantes e

parceiros, que faz o SENAI Sorocaba acontecer. Para grandes conquistas o suporte da nossa AAPM, que contribui com parte dos recursos utilizados no trabalho realizado pelo SENAI, é essencial.

Seja integrante e parceiro ativo da AAPM.

EDITORIAL

O Projeto “Educar é Ensinar a Ver”, idealizado pelo Sr. José Felício Castellano, Assessor Especial da Superintendência do SESI-SP, conta com o apoio e participação do SENAI de Sorocaba e entidades locais que realizam trabalhos sociais e educativos. O objetivo do Projeto é resgatar valores familiares essenciais para uma convivência saudável dentro de uma sociedade mais pacífica e sustentável.

No dia 1º de junho o grupo Meio Ambiente reuniu-se na FACENS para definir o projeto piloto que reuniu-será realizado com pais e alunos do CEI 50 - Jardim Ipiranga - Sorocaba.

FEIRA DA MECÂNICA

VISITA EADI AURORA

SEMANA FACENS

VISITA NATURA

Alunos das turmas M2OPI-INA, M2MU, M4MU, T3MU, T1FCDR, M3MU-Iperó, T3MU-Iperó, Curso Superior, Pós-graduação e colaboradores visitaram a 31ª edição da Feira Internacional da Mecânica no dia 19 de maio, no Anhembi-SP.

No dia 6 de abril a turma T1AL-Iharabrás realizou visita técnica na empresa Estação Aduaneira do Interior Aurora. Os alunos conheceram na prática os conceitos desenvolvidos em aula no curso de Almoxarife.

O SENAI Sorocaba participou como expositor na 23ª Semana da Engenharia FACENS entre os dias 18 e 19 de abril. A Faculdade de Engenharia de Sorocaba apresentou o que há de mais novo em tecnologia, engenharia e inovações para alunos e comunidade. Os alunos do curso Assistente Administrativo M2AA e

T2AA, estiveram no dia 15 de fevereiro na empresa Natura, realizando uma visita técnica com objetivo de agregar conhecimentos aprendidos em aula interagindo com conhecimentos práticos.

VISITA FLEX

A turma M4EME realizou visita técnica no dia 8 de abril para conhecer o ramo de atuação da empresa Flex. Os alunos assistiram a uma palestra sobre empregabilidade e fizeram uma dinâmica de preenchimento de currículo.

PRÊMIO FREQUÊNCIA

A turma TSESI1, do Curso Técnico de Mecatrônica, ganhou o Prêmio Frequência com o índice de 99,85%. A premiação foi um coffee break realizado no dia 27 de abril.

(3)

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Assistente Administrativo M2AA-Toyota, Emphasis e Valid

SENAI SOROCABA

FORMANDOS

1º SEMESTRE 2016

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Assistente Administrativo T2AA- Toyota e Emphasis

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica M4EMEA

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica M4EMEB

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Mecânico de Usinagem M4MUA

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Mecânico de Usinagem M4MUB

CT – CURSO TÉCNICO Mecatrônica MSESI4A CT – CURSO TÉCNICO Mecatrônica MSESI4B CT – CURSO TÉCNICO Mecatrônica TSESI4A CT – CURSO TÉCNICO Mecatrônica TSESI4B

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Operador de Produção Industrial M2OPI-INA

CURSO SUPERIOR

Tecnologia em Fabricação Mecânica TFM6

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Almoxarife T1AL-Iharabrás

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Auxiliar Administrativo T2AUX-Correios

fORMANDOS DE AgOStO/2016

Anderson Marianno é Gerente Global Especialista em Processos na Metso. Começou sua carreira como aprendiz no SENAI em 1987. Graduado na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba FATEC, Pós-Graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas FGV e em Engenharia de Soldagem pela Universidade de Taubaté UNITAU, tendo cursos em Cleveland nos EUA e Minokamo no Japão. Na carreira acadêmica, foi professor da Faculdade do SENAI e é professor titular da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba FATEC.

(4)

ATIVIDADES ESPORTIVAS

INtEgRAÇÃO ASSIStENtE

ADMINISTRATIVO

INtEgRAÇÃO ENtRE tURMAS

COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Em 2016 iniciamos o projeto de atividade física para professores e funcionários do SENAI Sorocaba. Os objetivos são: perda de peso, redução da pressão arterial e melhora do diabetes e da autoestima, entre outros. A pessoa que deixa o sedentarismo diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%. Uma pequena mudança nos hábitos é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida, ressalta o Orientador de Atividade Esportiva Marcelo Lemos. Na Escola, também desenvolvemos a ginástica laboral, palestras, dinâmicas, jogos recreativos e torneios interclasses em várias modalidades esportivas.

No dia 29 de janeiro os alunos das turmas do curso Assistente Administrativo M2AA e T2AA-Toyota, Emphasis e Valid fizeram a integração das novas turmas M1AA e T1AA-Toyota. Apresentaram a Escola SENAI, os funcionários, o perfil profissional, a grade do curso e também realizaram dinâmicas de grupo para entrosamento dos novos alunos.

As turmas M2AA e T2AA-Toyota, Emphasis e Valid desenvolveram atividades de integração no dia 22 de março com os alunos das turmas M1AA e T1AA do projeto Meu Novo Mundo. Todos vivenciaram experiências profissionais e pessoais através de dinâmicas.

O projeto Desenvolvendo Competências Pessoais, planejado e preparado pelos alunos das turmas do curso Assistente Administrativo M2AA e T2AA-Toyota, Emphasis e Valid, foi aplicado nos dias 15, 16 e 17 de março para as turmas MSESI1, TSESI1, M4MU, T3MU, M2EME e T1EME. Todos praticaram competências como: trabalho em equipe, criatividade e liderança, entre outras.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

SIPAT 2016

DIA DO TRABALHO E DA INDÚSTRIA

BIBLIOTECA SENAI

INCONFIDÊNCIA MINEIRA

EXPO TRABALHO

MECATRÔNICA FAZ

IMPRESSORAS 3D

O Dia da Mulher foi comemorado em 8 de março. A AAPM homenageou todas as funcionárias e alunas com chocolate, mensagem e apresentação musical, tudo preparado com muito carinho pelos alunos da Escola.

Entre os dias 28 de março e 1º de abril, aconteceu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho SIPAT, envolvendo todos os alunos e funcionários do SENAI Sorocaba.

Assistimos palestras de ‘‘Prevenção DST/HIV’’ com a professora Joice de Souza Melo, de ‘‘Segurança no Trânsito’’ com o Agente de Trânsito da URBES Miguel dos Anjos e de ‘‘Sobriedade no Trabalho é uma Questão de Segurança’’ com o professor Ricardo Galhardo Blanco. Alunos do curso técnico em Enfermagem do Colégio Tableau Sorocaba fizeram medição de glicemia, pressão arterial e avaliação do Índice de Massa Corporal IMC. E fizemos exercícios de abandono de prédio em caso de emergência.

Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o Dia do Trabalho (01/05) e da Indústria (25/05) e da participação do SENAI na capacitação profissional de pessoas para este mercado, foi elaborado um vídeo com a colaboração de alunos e professores apresentando os Cursos de Aprendizagem Industrial (CAI) e Técnico. Coordenado pela Profª. Carolina Scudeler, com produção e edição do vídeo do aluno Leonardo Molina (aluno do T1AL-Iharabrás), o vídeo foi apresentado em sala de aula para todas as turmas dos Cursos de Aprendizagem Industrial e Técnico. Agradecemos a participação de todos os alunos e professores envolvidos nessa atividade.

Comemoramos a Inconfidência Mineira no dia 20 de abril. Muitos alunos participaram das atividades de leitura de texto e poema, execução do Hino Nacional e apresentações musicais.

No dia 20 de maio, o SENAI Sorocaba participou da 7ª EXPO TRABALHO, na UNITEN. O evento apresenta informações úteis a quem procura colocação no mercado de trabalho, e facilita às empresas encontrarem trabalhadores em busca de emprego.

Os alunos formandos do Curso Técnico em Mecatrônica desenvolveram projetos de impressoras 3D, orientados pelos professores Rodrigo Jacomini, Jackson Klarosk e Fausto Kobayashi. Ao todo foram desenvolvidas cinco impressoras, com diferentes tipos de impressão, como: chocolate, plástico, placas de circuito impresso e pirógrafo CNC.

Nossa Biblioteca recebeu sete novos computadores DELL. Também recebeu a DVDteca, projeto educativo, tecnológico, dinâmico e interativo, que conta com produções renomadas como da TV Cultura, The History Channel, BBC, National Channel, Discovery Channel, entre outras. Nosso acervo atual contém 8.230 volumes entre: livros técnicos, didáticos e literatura, revistas, jornais, CD’s, e DVD’s. Quer sugerir novos títulos? Envie e-mail para biblioteca402@sp.senai.br

ou venha pessoalmente à Biblioteca.

Funcionamento da Biblioteca:

2ª feira a 6ª feira: das 8h às 12h e das 13h às 22h Sábado: das 9h às 14h

(5)

BANCO DE CURRÍCULOS SENAI

EDUCAÇÃO A DIStÂNCIA - EAD

EDITORA SENAI-SP

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Otimização e Gerenciamento da Manufatura, iniciou a primeira turma na Faculdade de Tecnologia SENAI ‘‘Gaspar Ricardo Júnior’’. O programa proporciona aos alunos situações de aprendizagem, onde as teorias são colocadas em prática, aproximando os alunos das novas tendências de tecnologia, bem como dos desafios do mercado altamente competitivo. Na primeira turma temos diversos ex-alunos de outros cursos do SENAI. Segundo relato dos docentes os alunos são profissionais diferenciados e aplicados tornando o andamento do curso muito agradável e principalmente proveitoso. Ao final do curso deverão ser desenvolvidos projetos onde os futuros especialistas deverão aprimorar um processo de manufatura para atender os desafios de incremento de produtividade, qualidade e sustentabilidade nas indústrias.

Inscrições para novas turmas estão abertas, assim como o novo curso de especialização em Automação Industrial.

Se você é aluno ou ex-aluno SENAI e procura uma oportunidade profissional, faça o cadastro do seu currículo no site do SENAI de Sorocaba. Acesse www.sp.senai. br/sorocaba, clique em Estágio e acesse o Cadastro de

Currículos. As melhores empresas de Sorocaba e região confiam na qualidade de ensino do SENAI e procuram indicação de alunos formados ou em curso.

Para atendimento aos Correios no seu programa de Aprendizagem Industrial, o SENAI desenvolveu uma solução de educação a distância para ser implantada em todos os Departamentos Regionais. Como projeto piloto atualmente atende cinco departamentos.

O programa tem por objetivo capacitar jovens aprendizes para aprender os aspectos técnicos e profissionais do cargo de assistente administrativo.

Serão desenvolvidas competências e capacidades que habilitarão o jovem aprendiz para executar atividades de rotinas administrativas, organização de documentos e apoio logístico no ambiente de trabalho da empresa, seguindo legislação, normas internas e procedimentos técnicos, de qualidade, saúde, segurança e o meio ambiente.

O SENAI Sorocaba atende as cidades de: Angatuba, Apiaí, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Piedade, Pilar do Sul e Tatuí. Totalizando 23 aprendizes. As instrutoras Jaqueline Cruz e Talita da Silva atuam na fase escolar (apoio presencial) realizado em quatro momentos durante o curso.

Continua o desconto exclusivo de 40% para alunos e funcionários, na compra de qualquer livro da Editora SENAI-SP. Consulte o catálogo disponível na Biblioteca da Escola, escolha entre os mais de 170 títulos e faça seu pedido. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou débito.

PÓS gRADUAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

confecção do projeto geométrico das vias confecção de projeto de drenagem, dimensionamento e detalhamento de 20 lagos de retenção, projeto de pavimentação e

Severo (2008) acrescenta também, que os catadores de materiais recicláveis não possuem experiências anteriores de emprego formal, são oriundos da zona rural ou