Conceitue a Administração Em Função Da Ênfase Em Cada Uma Das Variáveis

Texto

(1)

PROVA 1 DE ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PROVA 1 DE ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NOME: Maurício Thomas

NOME: Maurício Thomas MATRÍCULA: 111151947 MATRÍCULA: 111151947

1-1- Conceitue a Administração em função da ênfase em cada uma dasConceitue a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.

ambiente. Tarefas:

Tarefas: Procurava padronizar a execução da tarefa, tornando o trabalhoProcurava padronizar a execução da tarefa, tornando o trabalho mais eficiente e permitindo

mais eficiente e permitindo a especialização do traba especialização do trabalhador. alhador. É a fase emÉ a fase em que administrar significa máxima eficiência possível. Também podemos que administrar significa máxima eficiência possível. Também podemos dizer que é a abordagem típica da escola da administração científica. A dizer que é a abordagem típica da escola da administração científica. A administração cientifica representa uma primeira aproximação teórica aos administração cientifica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível do trabalho individual de cada trabalhador. Simplificação e padronização do trabalho individual de cada trabalhador. Simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente. Daí a fragmentação das tarefas para tornaram o trabalho mais eficiente. Daí a fragmentação das tarefas para permitir a especialização do trabalhador.

permitir a especialização do trabalhador.

Estrutura:

Estrutura: A teoria estruturalista foi desenvolvida por causa dos estudosA teoria estruturalista foi desenvolvida por causa dos estudos realizados sobre as limitações e rigidez encontrada no modelo realizados sobre as limitações e rigidez encontrada no modelo burocrático. É a fase na qual administrar significa basicamente planejar e burocrático. É a fase na qual administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades. A empresa deve ser mais eficiente do que e controlar as suas atividades. A empresa deve ser mais eficiente do que os seus trabalhadores.

os seus trabalhadores.

Pessoas

Pessoas: é a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas.: é a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas. Também procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em Também procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. Esta abordagem da TGA (Teoria segundo plano a estrutura e as tarefas. Esta abordagem da TGA (Teoria Geral da Administração) foi uma reação à abordagem mecanicista e rígida Geral da Administração) foi uma reação à abordagem mecanicista e rígida da teoria clássica e da teoria da burocracia. Pode ser desdobrada em duas da teoria clássica e da teoria da burocracia. Pode ser desdobrada em duas

(2)

escolas ou teorias: Escola das Relações Humanas e Teoria escolas ou teorias: Escola das Relações Humanas e Teoria Comportamental.

Comportamental.

Tecnologia

Tecnologia: é a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia,: é a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível.

para extrair dela a máxima eficiência possível.

Ambiente:

Ambiente:  surgiu com o aparecimento da Teoria da Contingência,  surgiu com o aparecimento da Teoria da Contingência, segundo a qual não existe uma única melhor maneira de organizar as segundo a qual não existe uma única melhor maneira de organizar as empresas, pelo contrário, as características estruturais da empresa empresas, pelo contrário, as características estruturais da empresa dependem das características ambientais que a circundam, assim a ênfase dependem das características ambientais que a circundam, assim a ênfase no ambiente procura lidar com as demandas do ambiente e obter o no ambiente procura lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa.

máximo de eficácia da empresa.

2-Conceitue Administração em função das cinco variáveis anteriores, 2-Conceitue Administração em função das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.

tomadas em conjunto.

Podemos dizer que para se ter um bom entendimento de Podemos dizer que para se ter um bom entendimento de Administração, os itens citados na questão anterior são de suma Administração, os itens citados na questão anterior são de suma importância e precisam andar sempre juntos na composição da importância e precisam andar sempre juntos na composição da Administração. É necessário acima de tudo, um bom planejamento Administração. É necessário acima de tudo, um bom planejamento pessoal e empresarial, para tomada de decisões cabíveis a qualquer pessoal e empresarial, para tomada de decisões cabíveis a qualquer espaço operacional. É necessário também organizar, planejar, lidar com espaço operacional. É necessário também organizar, planejar, lidar com pessoas e ter conhecimentos nas tecnologias disponíveis para o melhor pessoas e ter conhecimentos nas tecnologias disponíveis para o melhor aproveitamento do tempo de trabalho.

aproveitamento do tempo de trabalho.

3-3- Explique as características da Administração Científica de Taylor.Explique as características da Administração Científica de Taylor. Provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e Provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época. Sua preocupação inicial foi tentar eliminar no mundo industrial da época. Sua preocupação inicial foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

(3)

trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Tirou do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de produção. Tirou do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar as tarefas para impor-lhe um método planejado e estudado por executar as tarefas para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado. Também subdividia as atividades mais um profissional especializado. Também subdividia as atividades mais complexas em atividades mais simples. O tempo padrão passou a ser uma complexas em atividades mais simples. O tempo padrão passou a ser uma das formas de controle do desempenho do operário.

das formas de controle do desempenho do operário.

4-4- Explique as características da Teoria Clássica de Fayol.Explique as características da Teoria Clássica de Fayol.

Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal. Para Fayol, toda empresa desempenha seis funções organização formal. Para Fayol, toda empresa desempenha seis funções básicas: funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, básicas: funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções contábeis, funções administrativas e funções

funções contábeis, funções administrativas e funções de segurança. Tendode segurança. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto

responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.como obcecado pelo comando.

5-5- Explique as características do modelo burocrático de Explique as características do modelo burocrático de Weber.Weber.

Para Weber, o termo burocracia não tem o significado pejorativo de Para Weber, o termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e a eficiência. O tipo ideal de burocracia de acordo com racionalidade e a eficiência. O tipo ideal de burocracia de acordo com Weber apresenta sete dimensões principais:

Weber apresenta sete dimensões principais: Formalização

Formalização: todas as atividades de organização são escritas (rotinas e: todas as atividades de organização são escritas (rotinas e procedimentos) e a organização opera de acordo com as regras ou leis que procedimentos) e a organização opera de acordo com as regras ou leis que são aplicáveis a todos os casos individuais.

são aplicáveis a todos os casos individuais. Divisão de trabalho

Divisão de trabalho: cada participante tem cargo ou posição definido em: cada participante tem cargo ou posição definido em uma esfera específica de competência, com deveres oficiais, atribuições uma esfera específica de competência, com deveres oficiais, atribuições estritamente especificadas e delimitadas.

estritamente especificadas e delimitadas. Princípios da hierarquia

Princípios da hierarquia: a burocracia se assenta em uma hierarquia bem: a burocracia se assenta em uma hierarquia bem definida de autoridade. Cada funcionário é submetido a ordens, sobre definida de autoridade. Cada funcionário é submetido a ordens, sobre controle e supervisão da mais alta, com um único chefe. Daí a forma de controle e supervisão da mais alta, com um único chefe. Daí a forma de estrutura piramidal da burocracia.

(4)

Impessoalidade

Impessoalidade: o funcionário ideal é impessoal no relacionamento com: o funcionário ideal é impessoal no relacionamento com os outros ocupantes de cargos. A burocracia enfatiza os cargos e não as os outros ocupantes de cargos. A burocracia enfatiza os cargos e não as pessoas, pois, ao passo que as pessoas entram e saem da organização, os pessoas, pois, ao passo que as pessoas entram e saem da organização, os cargos permanecem.

cargos permanecem. Competência técnica

Competência técnica: quando se usa os testes e concursos são para: quando se usa os testes e concursos são para selecionar e escolher os participantes que tem a competência técnica e selecionar e escolher os participantes que tem a competência técnica e qualificação profissional para tais cargos ou até promoções.

qualificação profissional para tais cargos ou até promoções. Separação entre propriedade e administração

Separação entre propriedade e administração: a parte de execução de: a parte de execução de tarefas a organização que faz. A administração esta separada da tarefas a organização que faz. A administração esta separada da propriedade dos meios de produção, uma vez que o dirigente ou o propriedade dos meios de produção, uma vez que o dirigente ou o burocrata não é necessariamente o dono da organização ou dos seus burocrata não é necessariamente o dono da organização ou dos seus meios de produção, só é profissional especializado na gestão. Daí o meios de produção, só é profissional especializado na gestão. Daí o gradativo afastamento do capitalista da gestão do próprio negocio e a gradativo afastamento do capitalista da gestão do próprio negocio e a pulverização do capital por meio das sociedades anônimas.

pulverização do capital por meio das sociedades anônimas. Profissionalização do funcionário

Profissionalização do funcionário: os funcionários da burocracia são: os funcionários da burocracia são profissionais, pois são especialistas em face da divisão do trabalho; são profissionais, pois são especialistas em face da divisão do trabalho; são assalariados de acordo com suas funções ou posição hierárquica; seus assalariados de acordo com suas funções ou posição hierárquica; seus cargos constituem sua principal atividade dentro da organização; são cargos constituem sua principal atividade dentro da organização; são nomeados pelo superior imediato; seus mandatos são por tempo nomeados pelo superior imediato; seus mandatos são por tempo indeterminado; seguem uma carreira dentro da organização e não indeterminado; seguem uma carreira dentro da organização e não possuem a propriedade dos meios de produção da organização. A possuem a propriedade dos meios de produção da organização. A burocracia permitiu o surgimento dos funcionários como profissionais. burocracia permitiu o surgimento dos funcionários como profissionais.

6-6- Explique as disfunções da Explique as disfunções da burocracia.burocracia.

Dentre as principais disfunções da burocracia podemos citar: Dentre as principais disfunções da burocracia podemos citar:

Despersonalização do relacionamento entre os participantes: Despersonalização do relacionamento entre os participantes: osos ocupantes de cargos se tratam como tal

ocupantes de cargos se tratam como tal e não como e não como pessoas.pessoas. Internalização das diretrizes:

Internalização das diretrizes: as normas e os regulamentos adquiremas normas e os regulamentos adquirem valor próprio, transformando-se de meios em objetivos e passando a ser valor próprio, transformando-se de meios em objetivos e passando a ser absurdos. O funcionário passa a se preocupar mais com as regras e os absurdos. O funcionário passa a se preocupar mais com as regras e os regulamentos do que seu próprio trabalho dentro

(5)

Uso da categoria como técnica do processo decisório:

Uso da categoria como técnica do processo decisório:  a tomada de  a tomada de decisão passa a ser prerrogativa do funcionário cuja categoria hierárquica decisão passa a ser prerrogativa do funcionário cuja categoria hierárquica é mais elevada, independentemente do seu conhecimento sobre o é mais elevada, independentemente do seu conhecimento sobre o assunto que está sendo decidido.

assunto que está sendo decidido.

Excesso de formalismo e de papelório:

Excesso de formalismo e de papelório:  a tendência de documentar e  a tendência de documentar e formalizar todas as comunicações chega a um ponto que pode prejudicar formalizar todas as comunicações chega a um ponto que pode prejudicar o funcionamento da organização.

o funcionamento da organização.

Exibição de sinais de autoridade:

Exibição de sinais de autoridade:  como a burocracia enfatiza  como a burocracia enfatiza enormemente a hierarquia como meio de controle do desempenho dos enormemente a hierarquia como meio de controle do desempenho dos participantes, surge à necessidade de indicadores, símbolos que destacam participantes, surge à necessidade de indicadores, símbolos que destacam o poder (ex. uniformes, tipos de salas, locais reservados carros, entre o poder (ex. uniformes, tipos de salas, locais reservados carros, entre outros).

outros).

Superconformidade em relação às regras e aos regulamentos da Superconformidade em relação às regras e aos regulamentos da organização:

organização: o funcionário passa a ter devoção e obsessão pelas regras e o funcionário passa a ter devoção e obsessão pelas regras e regulamentos, tendo desempenho a eles. Deixando de lado os deveres regulamentos, tendo desempenho a eles. Deixando de lado os deveres inerentes ao cargo.

inerentes ao cargo.

Propensão dos participantes a se defenderem de pressões externas: Propensão dos participantes a se defenderem de pressões externas: como a organização burocrática recebe pressões externas para realizar como a organização burocrática recebe pressões externas para realizar mudanças, o funcionário passa a ver como ameaças á posição que tem da mudanças, o funcionário passa a ver como ameaças á posição que tem da organização e um perigo para a sua segurança pessoal. Levando a má organização e um perigo para a sua segurança pessoal. Levando a má eficiência em seu trabalho. Devido a tais ameaças e pressões.

eficiência em seu trabalho. Devido a tais ameaças e pressões. Resistências a mudanças:

Resistências a mudanças: o funcionário ver como ameaças as mudanças o funcionário ver como ameaças as mudanças na empresa. Prefere as rotinas que domina, pois a

na empresa. Prefere as rotinas que domina, pois a conhece bem e isso nãoconhece bem e isso não lhe trás ameaças. Passa a resistir a qualquer forma de mudança ou lhe trás ameaças. Passa a resistir a qualquer forma de mudança ou modificação da situação para preservar

modificação da situação para preservar e garantir seu esquema atual.e garantir seu esquema atual.

7-7- Explique a Teoria Estruturalista.Explique a Teoria Estruturalista.

Foi desenvolvida a partir dos estudos sobre limitações e rigidez do Foi desenvolvida a partir dos estudos sobre limitações e rigidez do modelo burocrático. Esse modelo é típico de sistema fechado, altamente modelo burocrático. Esse modelo é típico de sistema fechado, altamente

mecanístico e fundamentado em uma “teoria da máquina”, na qual a mecanístico e fundamentado em uma “teoria da máquina”, na qual a

organização é concebida como um arranjo estático de peças cujo organização é concebida como um arranjo estático de peças cujo funcionamento é deterministicamente previsto. Muito além do modelo funcionamento é deterministicamente previsto. Muito além do modelo burocrático, os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto burocrático, os estruturalistas introduziram o conceito de sistema aberto

(6)

no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássica e humanística da TGA. Foi uma abordagem múltipla e clássica e humanística da TGA. Foi uma abordagem múltipla e compreensiva na análise das organizações, focalizando-as como compreensiva na análise das organizações, focalizando-as como complexos de estruturas formais e infor

complexos de estruturas formais e informais.mais.

8-8- Explique a Teoria CExplique a Teoria Comportamental.omportamental.

A teoria comportamental ou escola do comportamento organizacional A teoria comportamental ou escola do comportamento organizacional

 –

 –  surgiu com o livro de Herbert A. Simon publicado em 1947, no qual o  surgiu com o livro de Herbert A. Simon publicado em 1947, no qual o

autor desenvolve uma teoria das decisões. Para ele, a decisão é muito autor desenvolve uma teoria das decisões. Para ele, a decisão é muito mais importante do que a ação subsequente. A partir daí, decidem e mais importante do que a ação subsequente. A partir daí, decidem e agem, definindo seus comportamentos diante de situações com que se agem, definindo seus comportamentos diante de situações com que se deparam. A administração não pode deixar de lado esses aspectos deparam. A administração não pode deixar de lado esses aspectos comportamentais. A abordagem comportamental descende diretamente comportamentais. A abordagem comportamental descende diretamente da escola das relações humanas e mantém a tradição de deixar os da escola das relações humanas e mantém a tradição de deixar os aspectos estruturais em segundo planos, para focalizar os as aspectos aspectos estruturais em segundo planos, para focalizar os as aspectos comportamentais.

comportamentais.

9-9- Explique a Teoria de Sistemas.Explique a Teoria de Sistemas.

É voltado para estratégias de mudança organizacional planejada por É voltado para estratégias de mudança organizacional planejada por meio de modelos de diagnóstico, intervenção e mudança, que envolvem meio de modelos de diagnóstico, intervenção e mudança, que envolvem modificações estruturais ao lado de modificações comportamentais a fim modificações estruturais ao lado de modificações comportamentais a fim de melhorar a eficiência e a eficácia das empresas. A teoria de sistemas de melhorar a eficiência e a eficácia das empresas. A teoria de sistemas são técnicas de sensibilização herdadas dos laboratórios de treinamento são técnicas de sensibilização herdadas dos laboratórios de treinamento de sensitividade iniciados por Lewin. A ideia era renovar e revitalizar as de sensitividade iniciados por Lewin. A ideia era renovar e revitalizar as organizações para adequá-las a um mundo em

organizações para adequá-las a um mundo em mudança.mudança.

10-10- Explique a Teoria da Contingência.Explique a Teoria da Contingência.

A teoria de contingência incumbiu-se de absorver rapidamente a A teoria de contingência incumbiu-se de absorver rapidamente a preocupação com a tecnologia além da preocupação com o ambiente, preocupação com a tecnologia além da preocupação com o ambiente, para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional

organizacional  – –  um meio mais recente de visualizar o formato e a  um meio mais recente de visualizar o formato e a

estrutura organizacional e seu funcionamento. estrutura organizacional e seu funcionamento.

(7)

11-11- Explique as características da “era da globalização” e suasExplique as características da “era da globalização” e suas

consequências sobre a Administração. consequências sobre a Administração.

Podemos dizer que hoje, o desenvolvimento da administração é reflexo Podemos dizer que hoje, o desenvolvimento da administração é reflexo da globalização, pois com as novas informatizações e tecnologias o da globalização, pois com as novas informatizações e tecnologias o administrador tem em mãos as ferramentas necessárias para obter administrador tem em mãos as ferramentas necessárias para obter informações rápidas, precisas e atualizadas para agir de maneira correta informações rápidas, precisas e atualizadas para agir de maneira correta em suas decisões. A administração foi obrigada a se tornar cada vez mais em suas decisões. A administração foi obrigada a se tornar cada vez mais flexível e se adaptar a cada dia mais com as mudanças constantes do flexível e se adaptar a cada dia mais com as mudanças constantes do mercado. Por isso, é imprescindível a este novo administrador se ajustar e mercado. Por isso, é imprescindível a este novo administrador se ajustar e se preparar para enfrentar este momento.

se preparar para enfrentar este momento.

12-12- Faça um comparativo entre a Administração do passado e aFaça um comparativo entre a Administração do passado e a Administração do futuro.

Administração do futuro.

Como pudemos ver e perceber durante a elaboração das questões Como pudemos ver e perceber durante a elaboração das questões anteriores, a Administração do passado caracterizava-se basicamente por anteriores, a Administração do passado caracterizava-se basicamente por ser um tomador de conta de uma unidade organizacional. Sua função era ser um tomador de conta de uma unidade organizacional. Sua função era somente supervisionar o trabalho das pessoas, impondo ordens e somente supervisionar o trabalho das pessoas, impondo ordens e comandos, aplicando e utilizando recursos organizacionais, onde o capital comandos, aplicando e utilizando recursos organizacionais, onde o capital financeiro predominava. Sua competência era medida pelo grau de financeiro predominava. Sua competência era medida pelo grau de obediência cega dos comandados às regras e regulamentos. O mercado obediência cega dos comandados às regras e regulamentos. O mercado tinha um aspecto mais estável, o que determinava uma conduta mais tinha um aspecto mais estável, o que determinava uma conduta mais conservadora.

conservadora.

Já com a Administração do futuro, podemos caracterizar a mesma Já com a Administração do futuro, podemos caracterizar a mesma como um mercado em constante mudança, onde o capital intelectual como um mercado em constante mudança, onde o capital intelectual predomina, os avanços dos meios de comunicação e de transporte geram predomina, os avanços dos meios de comunicação e de transporte geram constantemente a necessidade de inovar, buscar alternativas para constantemente a necessidade de inovar, buscar alternativas para conduzir o negócio em um mercado cheio de oportunidades e ameaças. conduzir o negócio em um mercado cheio de oportunidades e ameaças. Comandar, dar espaço à liderança, onde o trabalho em equipe e a Comandar, dar espaço à liderança, onde o trabalho em equipe e a competência para a conquista de sua colaboração aparece como competência para a conquista de sua colaboração aparece como habilidade fundamental para o sucesso da organização. É preciso também habilidade fundamental para o sucesso da organização. É preciso também que o administrador evolua juntamente com as novas tecnologias para se que o administrador evolua juntamente com as novas tecnologias para se obter resultados cada vez melhores.

(8)

13-13- Administração é apenas um processo ou algo mais?Administração é apenas um processo ou algo mais? Explique.

Explique.

Com certeza a Administração não pode ser considerada como apenas Com certeza a Administração não pode ser considerada como apenas um processo. Também não é apenas desempenho nem somente um processo. Também não é apenas desempenho nem somente conduções dos n

conduções dos negócios. egócios. Ela abrange um Ela abrange um leque de opções leque de opções variadas paravariadas para solução de problemas encontrados e melhoramento de vários pontos no solução de problemas encontrados e melhoramento de vários pontos no desenvolvimento de um projeto, por exemplo. A Administração atual desenvolvimento de um projeto, por exemplo. A Administração atual precisa, em grosso modo, fazer acontecer e alcançar resultados incríveis precisa, em grosso modo, fazer acontecer e alcançar resultados incríveis para se obter êxito no que se deseja.

Imagem

Referências