• Nenhum resultado encontrado

ED (1 a 5)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ED (1 a 5)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ao ligar o computador o usuário misterioso da figura observa que a tela do computador apresenta uma serie de Ao ligar o computador o usuário misterioso da figura observa que a tela do computador apresenta uma serie de mensagens que, são geradas pela BIOS (Basic Input/Output System – Sistema Básico de Entrada/Saída). A BIOS é um mensagens que, são geradas pela BIOS (Basic Input/Output System – Sistema Básico de Entrada/Saída). A BIOS é um programa pré-gravado na memória ROM (Read-Only Memory – Memória Somente de Leitura) cuja função é realizar uma programa pré-gravado na memória ROM (Read-Only Memory – Memória Somente de Leitura) cuja função é realizar uma sserierie de verifie de verificações cações no hardwno hardware are ddo compo computadutador.or.

Operações realizadas pela BIOS

Operações realizadas pela BIOS

I.

I. Verificar a configuração da CMOS que armazena as configurações do hardware.Verificar a configuração da CMOS que armazena as configurações do hardware.   II.

  II. Carregar os manipuladores de interrupção.Carregar os manipuladores de interrupção.   III.

  III. Verificar sVerificar s e a placa gráfica ese a placa gráfica es ta opta operacional.eracional.   IV.

  IV. Verificar se o computador esta sendo ligado ou reiniciado.Verificar se o computador esta sendo ligado ou reiniciado. V.

V. Verificar as portas, onde podem estar conectados mouse e tecladoVerificar as portas, onde podem estar conectados mouse e teclado   VI.

  VI. Verificar os Verificar os bbarramarramentos e entos e as placas quas placas que se s e encontram coe encontram conectadnectadas a elas a el eses..   VII.

  VII. EEm caso de errm caso de erro apo apresres entar uma notentar uma notifiificação.cação.   VIII.

  VIII. Após a checagem geral serão exibidos detalhes sobre o Processador, Unidades de disco, Memória e finalmente aApós a checagem geral serão exibidos detalhes sobre o Processador, Unidades de disco, Memória e finalmente a

versão e data da BIOS. versão e data da BIOS.

Após a realização de todos os procedimentos descritos o computador estará apto ou não para a próxima etapa de Após a realização de todos os procedimentos descritos o computador estará apto ou não para a próxima etapa de sua inicialização, ou seja, executar um programa denominado bootstrap que, será o responsável pela escolha do sistema sua inicialização, ou seja, executar um programa denominado bootstrap que, será o responsável pela escolha do sistema operacional que será carregado na memória.

(2)

A:

O GRUB carrega o sistema operacional que se encontra na primeira partição do disco rígido e após o carregamento do sistema operacional. O usuário pod erá então es colher o sistema operacional que es tará ativo.

B:

O GRUB é um programa que pode substituir o conteúdo da MBR, o que permite a inicialização de alguns valores iniciais, tais como, registradores da CPU e cont roladores de dispos itivos . O dual-boot será implementado através do carregamento de todas as partições disponíveis no HD, na memória RAM. O usuário poderá então escolher o sistema operacional que estará ativo.

C:

O GRUB além da inicialização de alguns valores iniciais, tais como, registradores da CPU, controladores de dispositivos exibe ao u suário um menu com as d iversas opções de kernel disponíveis para c arregamento na memória.

D:

O GRUB é um programa denominado escalonador de Sistema Operacional, onde a CPU será a responsável pela escolha do sistema operacional que deverá ser carregado.

E:

O GRUB é um programa de gerenciamento de Sistemas Operacionais que apresenta ao usuário um menu com todas as opções de s istemas operacionais dispon íveis. O carregamento do Sistema Operacional na memória s omente o correrá após a fila de process os prontos , através d o es calonador de CPU liberar o process o para carregamento n a memória.

Resposta do aluno: C

Justificativa(s) do aluno:

1: Com isso, permitindo o usuário a ter um acesso total à programação do mesmo.

2: A GRUB obrigatoriamente precisa de um SO "pai"

(3)

Durante o proces so de des envolvimento dos computadores uma serie de dispositivos foram desenvolvidos com a finalidade de reduzir a ocios idade da CPU. O calcanhar de Aquiles sempre esteve nos dis positivos de entrada e s aída mais lentos que a CPU. Do lado do software os sistemas operacionais também tiveram que evoluir para suportar a evolução do hardware e as necessidades dos usuários que anseiam pela possibilidade de utilizar um número crescente de programas. Neste cenário a multiprogramação teve um papel de destaque.

Considere as asserções a seguir:

A multiprogramação aumenta a utilização de CPU, organizando as tarefas(código e dados) de modo que a CPU sempre tenha uma tarefa para executar e principalmente sem perda de tempo entre a troca de um processo que esta sendo executado pela CPU e um processo que se encontra na fila de processos prontos.

PORQUE

Em sistemas de tempo compartilhado, a CPU executa várias tarefas alternando entre elas, mas as trocas ocorrem com tanta freqüência que os usuários podem interagir com cada programa enquanto ele está sendo executado.

Alternativas:

A:

As duas ass erções s ão propos ições verdadeiras, e a segund a é uma justificativa da primeira.

B:

A primeira asserção é uma propos ição verdadeira e a s egunda, uma propos ição falsa.

C:

As duas ass erções s ão propos ições verdadeiras, mas a s egunda não é uma justificativa da primeira

D:

 A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.

E:

As duas as serções são proposições falsas .

Resposta do aluno: E

Justificativa(s) do aluno:

1: Em sistemas de tempo compartilhado, com o ganho de tempo utilizando a multiprogramação, faz

com que o sistema fique bem mais agil.

2: Em sistemas de tempo compartilhado, com o ganho de tempo utilizando a multiprogramação, faz

com que o sistema fique bem mais agil.

3: Em sistemas de tempo compartilhado, com o ganho de tempo utilizando a multiprogramação, faz

com que o sistema fique bem mais agil.

4: Com os sistemas de tempo compartilhado, a CPU não consegue alternar entre as tarefas.

5: Com os sistemas de tempo compartilhado, a CPU não consegue alternar entre as tarefas.

6: A multiprogramação aumenta o uso da CPU, fazendo com que a maquina fique com o

 processamento mais lento. Com os sistemas de tempo compartilhado, a CPU não consegue alternar 

entre as tarefas.

(4)

Dentre as varias atividades do sistema operacional encontra-se o gerenciamento de processos, onde um processo é uma entidade ativa que sofre uma serie de mudanças de e stágio, tais como, novo, pronto, em execução, em es pera e terminado. O que deve ser garantido pelo sistema operacional para que os diversos processos que se encontram em execução ou es perando pela oportunidade de s erem executados prossigam com suas atividades .

Alternativas:

A:

Manter informações sobre quais partes da memória estão sendo usadas no instante atual e por quem. Decidir qual  processo deve ser execut ado pela memória.

B:

Manter informações sobre quais partes da memória estão sendo u sadas no instante atual e por quem. Criação e remoção de  processos dos registradores , tanto do sistema quanto do s usu ários. Suspensão e reativação de proc essos .

C:

Sincronização de processos. Comunicação entre processos. Tratamento de impasses entre processos. Decidir quais  processos devem ser execut ados pelos usuários.

D:

Criação e remoção de processos, tanto do sistema quanto dos usuários. Suspensão e reativação de processos. Sincroniza de processos. Comunicação entre processos. Tratamento de impasses entre processos.

E:

Tratamento de impasses entre processos. Sincronização de processos. Comunicação entre processos. Alocar espaço e remover programas e dados da memória.

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno:

1: Com isso, ela faz o controle de tempo para cada processo, a fim de evitar o travamento do sistema.

2: Com isso, ela faz o controle de tempo para cada processo, a fim de evitar o travamento do sistema.

3: Com isso, a CPU faz o controle de tempo necessário para cada processo, a fim de evitar o

(5)

O compartilhamento de dados e dispositivos se tornou uma constante nas sociedades modernas . As redes de computadores garantem a interconexão entre os diversos dispositivos.

Se qualquer um dos nossos usuários (vide figura) enviar um documento para impressão e a impressora se encontrar des ligada o que deverá acontecer?

Ass inale a alternativa incorreta:

Alternativas:

A:

A CPU para o que está fazendo e transfere imediatamente o controle para o Sistema Operacional.

B:

Como ocorreu uma interrupção cau sada por hardware, uma rotina de tratamento de interrupção deverá se r executada, cas o contrário o computado r irá travar.

C:

Após a resolução do problema o processo deixará o estado de em espera, passando para o estado de pronto.

(6)

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno:

1: O processo ficará na fila, para assim que o dispositivo for ligado, executar o mesmo, a fim de não

 perder o comando.

2: O processo ficará na fila, para assim que o dispositivo for ligado, executar o mesmo, a fim de não

 perder o comando.

3: O processo ficará na fila, para assim que o dispositivo for ligado, executar o mesmo, a fim de não

 perder o comando.

4: O processo ficará na fila, para assim que o dispositivo for ligado, executar o mesmo, a fim de não

 perder o comando.

5: O processo ficará na fila, para assim que o dispositivo for ligado, executar o mesmo, a fim de não

 perder o comando.

(7)

 A figura 1 apresenta a mudança de contexto entre dois processos. O processo P0 encontra-se em execução pela CPU e por algum motivo deve ser substituído pelo processo P1 que se encontra na fila de processos prontos. Para que a troca de processos possa acontecer a CPU deve interromper o processamento do processo P0 transferir o controle para o sistema operacional, que deverá chamar o despachante para realizar os procedimentos necessários a troca dos processos. Qual o papel do Escalonador de CPU durante a mudança de contexto dos processos.

Figura 1 – Mudança de contexto e ntre dois processos

Alternativas:

A:

(8)

Resposta do aluno: B

Justificativa(s) do aluno:

1: Com isso, faz com que o processo P0 não perca o que já foi executado, continuando de onde parou após

a execução do processo P1

2: Fazendo com que o processo P0 não perca o que já foi executado, continuando de onde parou após a

execução do processo P1

Referências

Documentos relacionados

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Como objetivos específicos o estudo pretende: destacar as principais etapas na produção de mapas derivados dos dados SRTM; avaliar a eficiência/qualidade dos

No que se refere ao diagnóstico de coagulação intravas- cular disseminada, assinale a alternativa que apresenta os três critérios diagnósticos mais importantes para esse

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu

As soluções de Azeus (aztreonam) preparadas para uso intramuscular e soluções para infusão intravenosa em concentrações que não excedam a 2% p/v (1g de aztreonam por 50mL), ou