• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia 1111 VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO

NO SITE DO COLÉGIO

Este Estudo Autônomo é sobre o continente africano. Utilize o seu livro didático, o Geoatlas, atividades e registros do caderno para fundamentar as suas respostas.

Assunto: África.

Suporte teórico: Capítulo 9, 10 e 11, atividades e registros do caderno. Suporte virtual: https://www.youtube.com/watch?v=aCx5xosJwxg

QUEST

1

ANALISE a imagem:

Imagem disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo- estranho/por-que-a-africa-nao-e-desenvolvida-economicamente/>. Acesso em: 17 out. 2018.

Com base na análise, DESCREVA os elementos ilustrados na imagem que caracterizam os processos vivenciados na África no passado e atualmente.

QUEST

2

(UFS Adaptada)

ANALISE as afirmações sobre o espaço geoeconômico do continente africano e CLASSIFIQUE como verdadeiro (V) ou falso (F), corrigindo as afirmativas erradas:

a) ( ) A África é um continente que apresenta extremos climatobotânicos, pois ali são encontrados desertos e paisagens equatoriais úmidas.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia

Ano: 8º – Ensino Fundamental

Professora: Joyce de Lima

Aluno(a): ________________________________________________Nº: _____Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia 2

2 2 2

b) ( ) Apesar de sua grande extensão, as terras africanas são de origem geológica recente; fato que impossibilitou o aparecimento de movimentos tectônicos.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) ( ) Com grande população que representa 40% da população mundial, praticamente todos os

países africanos já estão na fase final da transição demográfica.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) ( ) O subsolo africano é rico e dele se extraem grandes quantidades de minerais metálicos e não

metálicos, petróleo e diamantes.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

QUEST

3

(UFF)

Considerada a mais dura competição de automobilismo do mundo, o Rali Dacar (anteriormente Paris-Dacar) vem sendo realizado desde 1979. A prova geralmente tem seu ponto de partida em alguma cidade da Europa e termina nas praias de Dacar, capital do Senegal, após uma longa e difícil passagem pelo deserto do Saara. A edição de 2005 apresentou pilotos de 39 nacionalidades, sendo 75% europeus e quase todo o restante composto por norte-americanos, sulamericanos e japoneses. A participação africana tem sido extremamente reduzida, a não ser pelos exuberantes cenários desérticos e semiáridos do continente.

CONTEMPLAÇÃO - Um nativo observa o Nissan da dupla Thierry Lavergne e Jacky Dubois atravessar o deserto durante a sétima etapa do rali Granada-Dacar.

Folha de São Paulo, 09/01/1999.

Tendo em vista o contexto em que se realiza essa competição e com base na fotografia, pode-se afirmar que a posição da África no mundo contemporâneo, em relação a outros continentes, é mais claramente evidenciada pelo predomínio dos seguintes aspectos:

a) desequilíbrio ambiental e ascensão militar. b) marginalização econômica e atraso tecnológico. c) reestruturação produtiva e decadência cultural. d) instabilidade política e uniformidade étnica. e) dependência financeira e estagnação industrial.

(3)

Colégio Santa Dorotéia 3333

QUEST

4

Quanto à diversidade cultural do continente africano podemos afirmar que:

I) O continente africano abriga grande diversidade cultural, expressa, por exemplo, pela variedade linguística. A maioria dos Estados africanos é multiétnica, composta de tribos que falam diferentes línguas e possuem valores, crenças religiosas e instituições políticas e familiares distintas.

II) Entre as civilizações mais antigas da história da humanidade, algumas se desenvolveram no continente africano, como é o caso dos egípcios. Porém, por muito tempo se pensava que o Egito tinha sido povoado a partir da Ásia, antes considerada o berço da humanidade.

III) A partir do século XVI, quando ocorreram as Grandes Navegações, os colonizadores europeus criaram uma imagem das sociedades africanas que não correspondia com a realidade. Na busca pela mão de obra africana, os colonizadores não mostravam a verdadeira África, mas sim povos sem culturas, inferiores aos europeus, que se consideravam civilizados.

IV) O primeiro dos grandes impérios africanos foi o de Gana, que controlava as rotas das caravanas que transportavam ouro e sal, além de outras mercadorias preciosas. O auge desse império ocorreu de 750 a 1240. Conhecido como o império do ouro, o império de Gana estendia-se nas regiões do Sahel, entre os rios Senegal e Níger, e não tem nenhuma correspondência com o atual país denominado Gana.

a) Alternativas I, II, III estão corretas. b) Alternativas II e III estão corretas. c) Alternativas I, II, III estão corretas. d) II, III e IV estão corretas.

e) Todas estão corretas.

QUEST

5

Quanto à extração mineral no continente africano, podemos afirmar que:

I) As relações comerciais entre a China e países do continente africano, principalmente Angola, África do Sul, Líbia, Congo, Nigéria, Guiné Equatorial vêm aumentando nos últimos anos. Do total importado pela China de toda a África em 2010, 61,9% representam combustíveis minerais, como carvão, petróleo e gás natural.

II) O continente africano é rico em recursos minerais e possui as maiores reservas do mundo de urânio e diamante e 10% das reservas de petróleo. Essas riquezas estão espalhadas por todo o território. Localizadas em regiões de planalto, como o de Matabele, no Zimbábue, de Katanga, na República Democrática do Congo, e de Transvaal, na África do Sul, diferentes jazidas minerais de ferro, cobre, ouro e diamante são exploradas.

III) A exploração dos recursos naturais aumentou com o processo de industrialização. A maioria das empresas que exploram os recursos naturais são estadunidenses, europeias e japonesas, com o aumento nos últimos anos de empresas chinesas.

IV) A economia na maioria dos países africanos ainda tem o mesmo papel que tinha na Divisão Internacional do Trabalho do século passado, isto é voltada para a produção de produtos primários destinados à exportação como os minérios e os produtos agrícolas.

a) As afirmativas, II, III e IV estão corretas. b) As afirmativas, I,II e III estão corretas. c) As afirmativas, II, III estão corretas. d) As afirmativas, I e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

(4)

Colégio Santa Dorotéia 4 4 4 4

QUEST

6

(FGV)

Analise a figura dos fluxos migratórios mundiais da atualidade e ASSINALE a alternativa correta.

a) A maior parte dos atuais imigrantes sul-americanos residentes na América do Norte é constituída, sobretudo, de refugiados políticos das ditaduras de seus respectivos países.

b) O fluxo migratório da África para a Europa Ocidental advém da precária situação socioeconômica que caracteriza a maior parte dos países africanos, decorrência, em grande medida, da própria história da colonização dessas nações.

c) As três regiões de forte atração migratória observadas na figura levam-nos a crer que, por serem regiões de língua inglesa, atraem muitos estudantes de diversas partes do mundo.

d) Os grandes fluxos migratórios da Europa Oriental e Oriente Médio para a Europa Ocidental são decorrentes da perseguição religiosa, principalmente do fundamentalismo islâmico.

e) Catástrofes naturais como tsunamis, terremotos e vulcanismo podem explicar o fato de a Ásia ser a região de maior dispersão populacional do mundo, como mostra a figura.

QUEST

7

(U esp)

Soweto viu a Copa do Mundo. Em um Mundial questionado por seu impacto social apenas limitado e por excluir grande parte da população africana dos benefícios, os 4 milhões de moradores da cidade nas proximidades de Johannesburgo só souberam um dia antes que a seleção brasileira faria seu único treino aberto em Soweto.

(O Estado de S. Paulo, 04.06.2010. Adaptado.)

Considere as afirmações seguintes.

I) Soweto está localizado na região metropolitana de Johanesburgo e foi a maior township da África do Sul.

II) As townships nasceram durante o período do apartheid, devido à separação espacial entre negros e brancos.

III) Dentre os Prêmios Nobel da Paz, estão Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu, que viveram em Soweto.

IV) Berço da luta contra o apartheid, durante o regime racista, Soweto conseguiu resolver seus problemas sociais, integrando-se totalmente ao restante da capital.

Estão CORRETAS apenas as afirmações a) I, III e IV.

b) III e IV. c) I, II e III. d) I e II. e) II, III e IV.

(5)

Colégio Santa Dorotéia 5555

GABARIT

QUEST

1

Entre as várias características, a imagem ilustra as principais atividades econômicas da África que são a mineração e agricultura (estas são as principais atividades econômicas desde o neocolonialismo). Destaca-se também na imagem os conflitos civis, ilustrados por meninos segurando armas. Outras características apresentadas é o regime do Apartheid, que vigorou na África do Sul de 1948 a 1994 (a famosa placa branca, a direita da imagem, informando que a área era restrita para os brancos), e o tráfico negreiro, representado na imagem pelas mãos acorrentadas. Soma-se ainda a característica da diversidade cultural, representada por indumentárias diversificadas, no sul da ilustração, e a situação de vulnerabilidade (fome, pobreza extrema, doenças e conflitos) das crianças do continente, representada nos seus rostos tristes, no centro da imagem.

QUEST

2

(UFS Adaptada)

a) ( V )

b) ( F ) A maior parte do continente é de origem geológica antiga, pois a maior parte é constituída por planaltos. A própria frase é contraditória, afirmando que por ser de origem geológica recente impossibilitou movimentos tectônicos. A formação recente favorece esses movimentos, que há sim na África, principalmente na região de próxima ao limite da placa e das falhas geológicas.

c) ( F ) A África não apresenta um percentual tão grande da população mundial. Outro erro é que a frase é contraditória: exalta a grande população do continente afirmando que está na fase final da transição demográfica, sendo que na fase final do processo é marcado por baixo crescimento vegetativo.

d) ( V )

QUEST

3

(UFF)

b) marginalização econômica e atraso tecnológico.

QUEST

4

e) Todas estão corretas.

QUEST

5

e) Todas as afirmativas estão corretas.

QUEST

6

(FGV)

b) O fluxo migratório da África para a Europa Ocidental advém da precária situação socioeconômica que caracteriza a maior parte dos países africanos, decorrência, em grande medida, da própria história da colonização dessas nações.

QUEST

7

(U esp)

Referências

Documentos relacionados

Constitui objeto deste contrato a prestação, pela CONTRATADA à CONTRATANTE, de serviços de publicação de publicidade legal com diagramação do texto a ser

Neste caso, o aluno deverá solicitar declaração de Carga Horária perante a comissão organizadora do evento, requerendo à Coordenação de Cursos a inclusão das

Angola, Benim, Burquina Faso, Burundi, Camarões, Congo, Côte d’Ivoire, Chade, Gana, Guiné, Guiné- Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Maláui, Mali, Nigéria, República

c ) em casos de resistência ao tratamento com a oxamniquine (2 casos). A maioria dos pacientes do Grupo 2, após o término do tratamento com o cloranfenicol recebeu tratamento

O local de armazenamento deve conter bacia de contenção para reter o produto, em caso de vazamento.. Mantenha os recipientes bem fechados e

O gênero Oesophagostomum foi o principal contribuidor para o au- mento do número de ovos de nematódeos eliminados nas fezes no período de lactação.. Termos para indexação:

Os cinco pacientes tratados apenas por cervicotomia foram submetidos a: ressutura em um caso, que evoluiu com nova fistulização; reanastomose em um caso, que evo- luiu bem e plastia

A partir de agosto de 2006, a equipe de AVC passou a contar também com os re- sidentes do serviço de neurologia, que começaram o treinamento no início de 2006