• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: Plano econômico. Risco país. Moeda brasileira.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: Plano econômico. Risco país. Moeda brasileira."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

______________

¹ Bacharel em Ciências Contábeis, pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (FUFT) e Pós-graduado em Administração Pública com ênfase em Gestão Universitária (FUFT). Email: witeclan@uft.edu.br

A estabilidade da moeda brasileira

Witeclan Neves da Silva ¹

Este trabalho apresenta os principais planos econômicos brasileiros, bem como, sua evolução até os tempos atuais, abordando temas como o risco país e o fortalecimento da moeda brasileira em relação ao dólar, sua estabilidade econômica, e as ações tomadas que fizeram com que o Brasil não sofresse tanto com a crise mundial, fazendo com que se tornasse confiável pelos investidores estrangeiros e proporcionasse crescimento econômico e a elevação dos níveis sociais.

(2)

2 O Brasil tem vivenciado nestes últimos anos fatos na sua história econômica que em outras épocas era considerado inconcebível, tais como moeda estável, melhor classificação do grau de risco e fortalecimento do real frente ao dólar.

A estabilidade da moeda brasileira passou por muitos planos econômicos, que por vez não foram eficazes contra o monstro da inflação, seus principais planos segundo Codas (2009) foram: Plano cruzado criado em fevereiro de 1986, idealizado por Dílson Funaro então ministro da fazenda, esse plano adotava entre algumas medidas o congelamento de preços de bens e serviços, congelamento de salários e reforma monetária, a qual mudou o nome da moeda para cruzado, não deu certo porque os preços relativos da economia estavam em desequilíbrio o que causou perda de rentabilidade nos negócios e desabastecimento de alguns bens, o plano chegou ao seu fim após o descongelamento de preços o que provocou o retorno de uma inflação muito forte. Em julho de 1987 após o fim do plano cruzado, Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda e implantou o Plano Bresser na tentativa de barrar uma inflação entorno dos 23% (vinte e três) por cento, neste período o grande problema era o déficit público, as novas medidas tomadas pelo plano Bresser dentre outros foram o congelamento dos preços, dos aluguéis e dos salários, desativação do gatilho salarial (reajuste dos salários pela inflação) e aumento dos impostos e também se passou a negociar com FMI (Fundo Monetário Internacional), no entanto esses esforços não puderam conter a inflação que alcançou os seus 366% (trezentos e sessenta e seis) por cento em dezembro do mesmo ano. O Plano Verão foi instituído em janeiro de 1989 pelo novo Ministro Maílson da Nóbrega, o qual dispunha de medidas como a modificação do índice de rendimento da caderneta, os preços e salários se mantiveram congelados, a moeda teve seu nome alterado para cruzado novo e atrelada de inicio em paridade com o dólar, mas esses esforços foram em vão e o plano causou perdas de rendimentos nas cadernetas de poupança. Plano Brasil Novo mais conhecido como Plano Collor, implantado em março de 1990, esse plano visou à equiparação da liberação fiscal com a financeira, adotando desta forma medidas radicais para controlar os preços, entre essas medidas está o PDN (Programa Nacional de Desestatização), substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro, congelamento de 80% (oitenta) por cento dos bens privados por 18 (dezoito) meses, elevação e indexação das taxas e utilização do cambio flutuante. Essas medidas fizeram com que o estado de

(3)

3 hiperinflação retrocedesse a níveis de até 9% (nove) por cento ao mês, porém tais ações criaram no Brasil um cenário de recessão, causando demissões e fechamento de empresas e ao fim daquele ano a inflação havia crescido a patamares astronômicos chegando a 1.198% (mil centro e noventa e oito) por cento. Na tentativa de retroceder esse quadro foi implantado o Plano Collor II o qual elevou as taxas de juros e congelou os preços e salários fazendo a inflação fechar o ano de 1991 a 481% (quatrocentos e oitenta e um) por cento. O Plano Real foi implantado em junho de 1993 com o objetivo de controlar a hiperinflação. No entendimento de Lanzana (2009) a sua criação foi acompanhada por um amplo programa de desindexação e reforma monetária, a qual substituiu o cruzeiro real pelo real. A sua implantação foi estruturada em três etapas nas quais houve o aumento da carga tributária e instituição da URV (unidade real de valor) que acompanhava a cotação do dólar. Desta forma, todos os preços deveriam ser convertidos em URV. Com isso procurou-se provocar o rompimento com os mecanismos de indexação e fazer com que a economia iniciasse uma fase de superindexação, alinhando os preços e deixando a inflação estável, no momento em que o cenário se mostrou apropriado iniciou-se a última etapa do plano real que desindexou a economia, substituiu a moeda e extinguiu o indexador, com isso os preços passaram a ser livres e não houve traumas do congelamento. Em resumo o real depois das etapas de implantação a inflação caiu de 46% (quarenta e seis) por cento em junho de 1994 para 1,5% (um vírgula cinco) por cento em setembro do mesmo ano e pela primeira vez a moeda brasileira teve sua estabilidade proporcionado desta forma o controle da inflação e o crescimento do país.

O risco país é um indicador que visa medir o grau de instabilidade econômica de um país, ou seja, mede o grau de perigo que um país representa para o investidor estrangeiro. No entendimento de Albuquerque (entre 2002 e 2009), seu cálculo é realizado por agências de classificação de risco e bancos de investimentos, utilizando variáveis como o rendimento dos instrumentos da dívida de um determinado país, principalmente sua taxa de juros com a qual se pretende remunerar os investidores em bônus representativos da dívida pública. Esse risco também chamado de sobretaxa é determinado pelos aspectos como o tamanho do déficit fiscal, o cenário político, o desenvolvimento da economia e a relação entre a arrecadação e a dívida. Este indicador orienta o investidor para que o preço de se

(4)

4 realizar negócio em um país é mais ou menos elevado. No Brasil este indicador tem melhorado muito nos últimos anos, devido aos ajustes fiscais realizados proporcionando um cenário econômico mais estável, a política adotada pelo governo também contribuiu bastante, pois se mostrou determinado a reverter políticas expansionistas e a acolher uma postura mais conservadora e consistente para um crescimento sustentável.

Segundo matéria publicada no site Tribuna de Petrópolis (2010) sobre o fortalecimento do real em relação ao dólar, há o entendimento de que isso acontece por conseqüência das taxas de juros de o Brasil ser a mais alta do planeta, assim contribuindo para que a moeda brasileira alcançasse a maior valorização dos últimos anos ligada a uma forte liquidez internacional, dessa forma o país não pára de atrair capital, ou seja, a luz que se encontra no fim do túnel é o Brasil. Após diversos países terem entrado em crises econômicas inclusive os Estados Unidos e passados por grandes turbulências ocasionando enormes perdas para os investidores, o governo brasileiro aquela época adotou uma política econômica em que aqueceu a indústria e o consumo de bens e serviços, fazendo com que a crise não tivesse tanto impacto ao chegar ao país. Ocorreu que o Brasil foi o último a entrar na crise e o primeiro a sair dela, contribuindo desta forma, para que fosse considerado um porto seguro para os investidores estrangeiros.

Portanto, o cenário vivenciado pelos brasileiros nos dias atuais, é resultado de uma política econômica responsável e pautada em bases concretas que colocaram a economia do país em estabilidade, mesmo depois de tantos planos econômicos bizarros que se mostraram instáveis e fracassados. A grande estrela desse sucesso sua moeda tem aberto caminho e adentrado em lugares inconcebíveis em outras épocas, fazendo com que o país elevasse o nível de suas classes sociais e diminuísse a pobreza de seu povo.

(5)

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBUQUERQUE, Marcos Cintra Cavalcanti de. Entenda o que é o risco país (Risco Brasil). Portal Brasil, São Paulo, [entre 2002 e 2009]. Disponível em: <http://www.portalbrasil.net/economia_riscopais.htm> acesso em 27 jul. 2011.

CODAS, Gabriel. Conheça os planos econômicos do Brasil. [S.l]: 15 abr. 2009. Disponível em: <http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/economes/2009/04/15/200522-conheca-os-planos-economicos-do-brasil>. Acesso em: 27 jul. 2011.

GONZALEZ, M. Real entra em nova fase de fortalecimento e vai para R$ 1,61. [S.l]: 04 abr. 2011. Disponível em: <http://dolarcotacao.net/real-entra-em-nova-fase-de-fortalecimento-e-vai-para-r-161/>. Acesso em 27 jul. 2011.

MOODY’S melhora classificação de risco do Brasil. G1economia. São Paulo, 20 jun. 2011. Disponível em:

<http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/06/moodys-melhora-classificacao-de-risco-do-brasil.html>. Acesso em 27 jul. 2011.

LANZANA, Antonio Evaristo Teixeira, Economia brasileira: fundamentos e atualidades/Antonio Evaristo Teixeira Lanzana. – 3 ed. – 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.

REAL: moeda brasileira valoriza 108% durante oito anos do governo Lula. Tribuna de Petrópolis. Rio de Janeiro, 23 Dez. 2010. Disponível em:

<http://www.e- tribuna.com.br/2011/index.php?option=com_content&view=article&id=6265%3Areal-moeda-brasileira-valoriza-108-durante-oito-anos-do-governo-lula&Itemid=142>. Acesso em 27 jul. 2011.

Referências

Documentos relacionados

Para mais informações relacionadas com as medidas de manutenção e reparação, inerentes à lubrificação e conservação do redutor e que não sejam descritas neste capítulo,

Pregão Eletrônico nº 0074/2016 – Aquisição de material de consumo para laboratório do Hospital Universitário Professor Edgar Santos- HUPES da Universidade Federal da Bahia -

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de

Para solicitar a identificação funcional, os aposentados devem se dirigir ao setor de gestão de pesso- as da unidade mais próxima da sua casa para preencher a FIA (Ficha

O escore CHADS2 também diferiu entre os grupos, havendo maior prevalência de escore igual a zero entre os pacientes com FApa e flutter em relação aos pacientes com FApe (27,8%

durante o prazo de validade do Concurso Público, conforme a legislação vigente, desde que a deficiência não seja incompatível ao exercício do cargo, conforme consta no

As seguintes variáveis foram investigadas: baixo peso ao nascer e parto pré-termo, registro periodontal simplificado (PSR), índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD)

Ảo hóa hệ thống máy chủ cho phép ta có thể chạy nhiều máy ảo trên một máy chủ vật lý, đem lại nhiều lợi ích như tăng tính di động, dễ dàng thiết lập với các máy