• Nenhum resultado encontrado

Série disponível: 1ª série Número de vagas: 01 (uma vaga)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Série disponível: 1ª série Número de vagas: 01 (uma vaga)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.º09/2012

PREENCHIMENTO VAGA REMANESCENTE CURSO DE MEDICINA POR PROCESSO SELETIVO PARA

TRANSFERÊNCIA EXTERNA E/OU REINGRESSO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE –

2º SEMESTRE – 2012

O Reitor do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo Discente para Transferência Externa de estudante regularmente matriculado em curso de graduação em Medicina ou Reingresso de portador de diploma conferido por curso de graduação na área da saúde, autorizado ou reconhecido de Instituição de Educação Superior credenciada pelo órgão competente do Sistema de Ensino ao qual se vincula, visando ao preenchimento de vaga no Curso de Graduação em Medicina oferecido pelo CESUMAR, para o 2° semestre do ano letivo de 2012, como especificado abaixo.

Série disponível: 1ª série

Número de vagas: 01 (uma vaga) 1. INSCRIÇÃO

1.1 Poderão inscrever-se no processo de transferência candidatos que tenham vinculação ou estejam com vínculo suspenso em Curso de Medicina em Instituição de Ensino Superior, oficialmente autorizado;

1.2 Aos postulantes à Reingresso são requisitos para a inscrição ter, obrigatoriamente, concluído curso de graduação na área da saúde (Bacharelado biologia, biomedicina, enfermagem; farmácia; fisioterapia, fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e ou Psicologia) em Instituição de Educação Superior credenciada pelo órgão federal ou estadual competente;

1.3 As inscrições serão realizadas de 01 de agosto até dia 08 de agosto de 2012, às 23h59 (horário de Brasília), apenas via Internet no seguinte endereço eletrônico:

www.cesumar.br/medicina

1.4 Para efetivar a inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 300,00 (Trezentos Reais), nas agências bancárias indicadas no momento da inscrição. Não serão devolvidos valores referentes às taxas de inscrição.

1.5 O candidato deverá preencher o formulário (doravante denominado de pré-análise) disponível no Anexo II deste edital com as disciplinas cursadas e concluídas, médias, frequências e carga horária. Este documento deverá ser entregue junto com a documentação elencada no subitem 2.1, sob pena de desclassificação.

1.6.1 Para vinculação entre a Estrutura Curricular do Curso de Medicina do CESUMAR e aquela cursada na IES de origem o candidato deve observar as estruturas constantes do Anexo III.

2.0 DA ESTRUTURA DO PROCESSO SELETIVO 2.1 O Processo Seletivo será composto por:

AVALIAÇÕES NATUREZA PONTUAÇÃO

MÁXIMA PONTUAÇÃO MÍNIMA PARA APROVAÇÃO Análise de Cumprimento dos Requisitos Eliminatória Análise do coeficiente de Rendimento Acumulado

(2)

(CRA)

Prova conteúdo específico

Classificatória 100 pontos 60 pontos

2.2 A Análise de Cumprimento dos Requisitos, de caráter eliminatório, considerará as exigências dispostas nos itens 1.1 e 1.3.

2.2.1 Aos postulantes à Transferência Externa, a Análise de Cumprimento dos Requisitos consiste:

I. na análise dos documentos entregues em data especificada no item 2.4. 1, para verificação do atendimento dos itens 1.1, 1.3 e 2.4.

III. na verificação da afinidade do curso de Medicina do CESUMAR com o curso de origem; IV. na verificação da equivalência dos módulos da matriz curricular do curso de medicina do CESUMAR com as disciplinas cursadas na IES origem com aprovação, especificadas no ANEXO III, exigindo-se um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de correspondência entre conteúdo e carga horária para que o aproveitamento de estudos seja validado;

2.2.2 Aos postulantes ao Reingresso, a Análise de Cumprimento de Requisitos consiste na análise dos documentos entregues em data especificada no item 2.4.1, para verificação do atendimento dos itens 1.1 e 1.3.

2.2.3 Em caso de aprovação do candidato postulante à transferência externa ou ao reingresso, as disciplinas consideradas equivalentes no processo de Análise de Cumprimento dos Requisitos serão aproveitadas para integralização do curso.

2.3 A Análise do Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) consiste no cômputo da média aritmética dos coeficientes de rendimento dos períodos já cursados pelo candidato na Instituição de origem ou da média aritmética das notas obtidas em todas as disciplinas cursadas na origem, com e sem aproveitamento.

2.3.1 O Coeficiente de Rendimento Acumulado, considerando-se uma nota entre 0 e 100 (cem) pontos, será considerado para o cálculo da nota final do candidato, conforme o critério estabelecido no item 3.3.

2.4 Documentação Necessária Para Análise De Cumprimento Dos Requisitos E Análise Do Coeficiente De Rendimento Acumulado (CRA)

a. Declaração da situação acadêmica atual do aluno (matriculado, trancado, período de validade do trancamento, etc.) devidamente assinados e carimbados pela IES;

b. Formulário padrão de Pré-análise realizada pelo candidato no disponível no Anexo II. c. Descrição do Sistema de Aprovação da Instituição de origem.

d. Declaração de Reconhecimento ou Autorização de funcionamento do Curso.

e. Histórico Escolar da Graduação – original e atualizado (incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação e frequência).

f. Os documentos deverão ter sido emitidos no máximo de 30 dias antes de sua apresentação. g. Fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio ou, no caso de curso profissionalizante de Ensino Médio, fotocópia do diploma devidamente registrado na

Secretaria de Estado de Educação. h. RG (frente e verso na mesma folha). i. CPF (frente e verso na mesma folha).

2.4.1 Os candidatos deverão apresentar a documentação especificada no subitem 2.4, no dia da prova (11/08/2012), das 16h às 18h.

2.4.2 Não serão aceitos documentos emitidos por via eletrônica.

2.4. 3 Para fins de apurar a veracidade das informações prestadas pelo candidato, o CESUMAR se resguarda o direito de, a qualquer momento, solicitar informações ou documentos adicionais que julgar necessários.

(3)

2.4.4 Não serão aceitas documentações via fax, correio ou ilegíveis, bem como fora do prazo estabelecido.

2.4.5 Em se tratando de candidato com origem de estudos realizados no exterior, os documentos citados no subitem 2.4, expedidos pela instituição de Ensino Superior situada fora do território brasileiro devem ser autenticados na Embaixada da República Federativa do Brasil no país de origem e acompanhados das respectivas traduções elaboradas por tradutor juramentado.

2.4.6 Caso o candidato tenha cursado o ensino médio no exterior, também deverá apresentar comprovante de equivalência ao ensino médio brasileiro, devidamente fornecido pelo órgão competente.

2.4.7 Não será permitida a entrega da documentação especificada neste item em dia e horários diversos do estabelecido no subitem 2.4.1.

2.5. A Prova de conteúdo específico terá nota máxima de 100 (cem) pontos, sendo eliminado do processo seletivo o candidato que:

a) obtiver nota inferior a 60 pontos. b) faltar à prova.

2.5.1 A nota obtida na Prova de conteúdo específico será considerada para o cálculo da nota final do candidato, conforme equação apresentada no item 3.3.

2.5.2 DA PROVA

i. Os temas que serão abordados na Prova de Conteúdo Específico estão indicados no Anexo I deste edital.

ii. A prova será composta por 50 questões objetivas. Cada resposta correta equivalerá a 2(dois) pontos. A prova de múltipla escolha será constituída de questões com 05 (cinco) alternativas, devendo o candidato assinalar apenas uma delas.

iii. A prova será realizada no dia 11 de agosto de 2012 (sábado), com início às 14:00 (catorze) horas e término às 17:40 ( dezessete horas e quarenta minutos) horas, na sede do CESUMAR em Maringá , na Rua Guedner nº 1610 , Jardim Aclimação.

iv. O candidato deverá chegar ao local de realização da Prova com antecedência mínima de 01 (uma) hora do seu início O portão do local será aberto 01 (uma) hora antes do início de realização da Prova, e será fechado exatamente após 45 (quarenta e cinco) minutos de sua abertura. Após este horário, o candidato não terá mais acesso à sala de realização da prova.

v. No dia da prova, o candidato deverá estar munido de caneta esferográfica, de corpo transparente, de tinta azul ou preta e de documento original de identidade com foto. vi. Durante a realização da Prova não será permitida qualquer forma de consulta.

vii. Só será permitido ao candidato retirar-se da sala de prova depois de decorridos 30 (trinta) minutos do seu início. Ao final da prova, deverão permanecer juntos os três últimos candidatos, que somente serão liberados quando os três concluírem a prova. viii. Na hipótese de o candidato precisar ausentar-se da sala de prova temporariamente, ele

deverá ser acompanhado por um fiscal.

ix. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá comunicar o fato, através do correio eletrônico medicina@cesumar.br , com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas, e levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. Sem a presença do acompanhante, a candidata não poderá amamentar durante a realização da prova.

x. O candidato que, nos dias que antecederem a realização das provas, apresentar qualquer doença infectocontagiosa e necessitar de tratamento diferenciado para a sua realização deverá comunicar à Diretoria de Concursos e Processos Seletivos essa necessidade, através do correio eletrônico, medicina@cesumar.br, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, ou, em casos extraordinários, com a maior antecedência possível.

xi. O candidato deverá cumprir as instruções constantes no Caderno de Prova e acatar as orientações do fiscal de sala, sob pena de eliminação do processo seletivo.

(4)

xii. Ao final da prova, o candidato entregará ao fiscal de sala o Caderno de Prova. xiii. Será excluído do Concurso o candidato que, durante a realização da prova:

a) For surpreendido em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizar livros, códigos, manuais, apostilas, impressos, anotações, telefone celular, aparelhos eletrônicos ou outros aparelhos de telecomunicações e qualquer outro recurso não previsto neste Edital;

b) Efetuar qualquer registro que possa identificá-lo no Caderno de Prova;

c) Afastar-se da sala de provas durante a sua realização, sem autorização e desacompanhado de um fiscal;

d) Deixar de assinar a lista de presença.

3. DOS RESULTADOS E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

3.1 Os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, a partir da nota final (NF) . 3.3A nota final (NF) do candidato será extraída pelo cálculo da média aritmética simples das notas obtidas na Prova de Conteúdo específico e na Análise do Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA).

3.4 Em caso de empate serão aplicados os seguintes critérios, privilegiando-se, nesta ordem, o candidato que:

a) obtiver maior nota na prova de conteúdo específico;

b) maior afinidade entre o curso de Medicina do CESUMAR com o curso de origem; c) maior idade cronológica do candidato.

3.5 Resultado Final: dia 17 de agosto 2012, na página da Instituição, www.cesumar.br/medicina à partir das 16 horas

3.6 Matrícula: 20 de agosto de 2012 , início das atividades: 21 de agosto de 2012, início das atividades: 21 de agosto de 2012.

6.4 Não caberá recurso acerca do resultado final deste processo seletivo. 4.DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1 Os documentos entregues no CESUMAR e não procurados no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do resultado do processo, serão inutilizados.

4.2 O candidato, exceto o desclassificado, poderá obter a sua pontuação via Internet, a partir de 5 (cinco) dias após divulgação do resultado final.

4.3 Na eventualidade do surgimento de novas vagas nos períodos já citados poderão ser preenchidas de acordo com o subitem 3.1.

4.4 A Reitoria do CESUMAR, ou a quem esta delegar, resolverá os casos omissos deste Edital podendo, inclusive, modificar suas disposições para melhor adequá-lo ao fim a que se destina e também decidirá sobre casos excepcionais que venham a ocorrer durante o Processo Seletivo. 4.5 As provas e os cartões respostas serão destruídos 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado do processo.

Reitoria do Centro Universitário de Maringá e Diretoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do CESUMAR, Paraná, em Maringá, aos 30 dias do mês de julho de dois mil e doze.

Prof. Wilson Matos Profa. Solange Munhoz Arroyo Lopes Reitor Diretora CBS

(5)

ANEXO 1 CONTEÚDO QUE PODERÁ SER ABORDADO NA PROVA DE CONTEÚDO

ESPECÍFICO ANATOMIA

Introdução ao Estudo da Anatomia: história, planos e terminologia anatômica.

Sistema circulatório: Coração: mediastino, pericárdio, vasos da base, aorta e cavas, cavidades, valvas, vascularização.

Sistema nervoso: central, periférico, simpático e parassimpático.

Sistema respiratório: Nariz, Seios paranasais / Faringe / Laringe / Traqueia e Brônquios, Pulmões Cavidade Pleural / Mediastino.

Sistema Urinário: Rins, ureteres, bexiga e uretra masculina e feminina.

Sistema reprodutor masculino: pelve masculina, bolsa escrotal, cordão espermático, glândulas, pênis e períneo.

Sistema reprodutor feminino: pelve feminina, ovários, tubas uterinas, útero e vagina.

HISTOLOGIA

Tecidos Epiteliais: Características Gerais; Classificação e Histofisiologia dos Epitélios de Revestimento.

Tecidos Conjuntivos: Características Gerais; Matriz Extracelular (Fibras e Substância Fundamental Amorfa); Morfologia e Função das Células Constituintes, Histofisiologia do Tecido Conjuntivo, classificação tecido conjuntivo propriamente dito.

Tecido Cartilaginoso: Características Gerais; Histofisiologia da Cartilagem Hialina; Histofisiologia das Cartilagens Elástica; Histofisiologia da Fibrocartilagem.

Tecido Ósseo: Morfologia e Função das Células; Estrutura e Composição da Matriz Óssea; Estrutura e Função do Periósteo e Endósteo; Variedades do Tecido Ósseo: Tecido Ósseo Primário e Secundário;

Tecido Nervoso: Biologia Celular, Histologia e Classificação dos Neurônios; Sinapses: Biologia Celular e Classificação; Histologia e Classificação da Neuróglia; Histofisiologia das Fibras Nervosas, Nervos e Gânglios Nervosos;

Tecidos Musculares: Tecido Muscular Estriado Esquelético: Organização Histológica; Biologia Celular da Fibra Muscular; Mecanismo de Contração; Tecido Muscular Estriado Cardíaco: Biologia Celular e Histofisiologia da Fibra Muscular Cardíaca; Tecido Muscular Liso: Biologia Celular e Histofisiologia da Fibra Muscular Lisa e Mecanismo de Contração.

Sistema Circulatório: Arquitetura da parede das artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias. Sistema Respiratório: Organização histológica do epitélio respiratório (fossas nasais,

nasofaringe, laringe e traquéia); Histofisiologia de brônquios, bronquíolos e alvéolos. Sistema urinário: histofisiologia dos rins e vias urinárias

Sistema reprodutor masculino: testículos, vias intratesticulares, epidídimo, vias extratesticulares, próstata e pênis.

Sistema reprodutor feminino: ovários, tubas uterinas, útero. BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Membrana plasmática.

Especializaçao de membrana: adesão. Especialização de membrana: absorção. Transporte celular através de membrana. Mitocôndria (estrutura e função). Retículos (RER/REL e funções). Complexo de golgi.

Lisossomos. .

(6)

FISIOLOGIA

Princípios da homeostasia. Membranas biológicas.

Transporte através de membrana: - ativo e passivo. Bioeletrogênese: potenciais de membrana.

Eletrofisiologia; - Potencial de Repouso - Potencial de Ação

- Sinapses químicas e elétricas

Sistema muscular esquelético, liso e cardíaco: acoplamento excitação-contração.

Sistema circulatório: coração como bomba, função das artérias, veias e capilares sanguíneos e linfáticos.

Sistema respiratório: vias aéreas, mecânica respiratória, trocas dos gases e controle da respiração.

Fisiologia da reprodução: ciclo menstrual e eixo hipotálamo-hipófise-gônada SEMIOLOGIA

Iniciação ao Exame Clínico/Método Clínico Anamnese:

Identificação/Queixa principal/História da Doença Atual História Patológica Pregressa/Fisiológica/Social/ISDA Relação Médico Paciente Família/Síndrome de Burnout Avaliação de Risco de doenças do Aparelho Cardiovascular Sinais Vitais/Índices Antropométricos

Sintomas Gerais (Febre/Astenia/Fadiga/Alteração de Peso/sudorese/calafrios/cãibra/prurido) SAÚDE COMUNITÁRIA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: Historia da Saúde Pública no Brasil - Introdução as políticas publicas de saúde - O Sistema Único de Saúde (SUS) - A Unidade Básica de Saúde

ATENÇÃO A SAÚDE DE INDIVÍDUOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE: Organização dos trabalhos em saúde

-Organização comunitária (território, necessidade de saúde, processo saúde-doença) -Micro políticas e produção da subjetividade

-Habilidades de comunicação (vinculo) -Ferramentas de abordagem a família - Sistema de informação

(7)

ANEXO II

Centro Universitário de Maringá

Curso de medicina – Processo Seletivo Preenchimento Vaga remanescente Categoria de acesso:

Transferência externa Reingresso portador de diploma de curso superior Análise curricular Módulos Curso de Medicina do CESUMAR* Carg a Horá ria

Disciplinas cursadas pelo candidato que possam equivaler aos módulos da matriz do curso de medicina do CESUMAR** Carg a Horá ria Média Obtida % frequên cia Uso comissão (não Preenche r) Introdução ao Curso de Medicina 080 Fundamentos Morfológicos do Organismo Humano 120 Funções Biológicas 180 Interação Comunitária I 100 Habilidades Clínicas e Atitudes I 100 Formação Sócio Cultural e Ética 040 Iniciação á Pesquisa Científica 040 Total 660

Obs: *A ementa dos módulos da matriz curricular do curso de medicina do CESUMAR encontra-se no anexo III

(8)

ANEXO III EMENTA DOS MÓDULOS TEMÁTICOS DO CURSO DE MEDICINA DO CESUNMAR

MED 080_ 001 INTRODUÇÃO AO CURSO DE MEDICINA DO CESUMAR Ementa:

Visão geral da instituição, dos recursos disponíveis, do quadro de recursos humanos e do modelo pedagógico do curso, do método da aprendizagem baseada em problemas, e outras metodologias ativas de ensino aprendizagem, buscando o aprender a aprender, a ter responsabilidade e compromisso com a sua educação. Fomento ao espírito crítico na vida acadêmica.

Noções de acesso à informação segura, visando a busca da competência em comunicação e construção do conhecimento. A formação do médico no Brasil e seu papel em uma equipe de saúde, buscando sua capacitação em administração e gerenciamento.Introdução à história da medicina, buscando no conhecimento do passado a base para a construção do futuro.

MED120_001 FUNDAMENTOS MORFOLÓGICOS DO ORGANISMO HUMANO Ementa:

Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Nomenclatura anatômica. Estrutura anatômica macro e microscópica. Desenvolvimento e organização estrutural do corpo humano integrando as dimensões anatômica, histológica e da biologia celular. Generalidades dos sistemas ósteo-muscular e anatomia topográfica. A relação desses conhecimentos com o processo saúde-doença e a prática médica.

MED180_001 FUNÇÕES BIOLÓGICAS Ementa:

Mecanismos de homeostase e suas várias adaptações. Morfofisiologia Sistema nervoso central e periférico e dos aparelhos cardiovascular, respiratório e urinário, envolvidos no mecanismo de homeostase. O organismo Humano e suas relações com o meio ambiente.

MED160_ 005 HABILIDADES CLÍNICAS E ATITUDES I Ementa:

Relação médico-paciente e aspectos éticos da prática clínica; o valor clínico da anamnese; fisiopatologia dos principais sinais, sintomas e síndromes: semiologia da dor, da temperatura corporal e da febre, do edema, das lesões elementares da pele e fâneros, semiologia das grandes síndromes: respiratórias, cardiológicas, digestivas, neurológicas, urogenitais, endócrinas.

Aferição de sinais vitais, Suporte Básico de vida e curativos.

Escuta ativa; relação de empatia; linguagem acessível; desenvolvimento adequado da comunicação não verbal; entrevista: início, manutenção e fechamento; cuidado com a privacidade quando em contato com o paciente.

MED160 _004 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA I Ementa:

Organização e integração com o sistema loco regional de saúde.

Gestão e organização dos serviços; atenção à saúde do indivíduo, família e comunidade; educação em saúde e investigação e aplicação do conhecimento.

NGER040_002 INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

Instrumentalizar os alunos com recursos técnicos e científicos que os capacitem a realizar trabalhos dentro de uma metodologia rigorosa, acompanhada de treinamentos frequentes, para que possam concluir o curso devidamente habilitados para elaboração de pesquisas,

(9)

levantamentos bibliográficos, execução de trabalhos e apresentação de textos dentro das normas científicas exigidas.

NGER_F40_002 FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL E ÉTICA Ementa:

Estudo de acontecimentos sociais, políticos, econômicos, culturais e atualização permanente sobre a realidade brasileira, mundial e outras áreas do conhecimento. Estudo dos valores éticos e culturais que permeiam as relações dos homens na sociedade contemporânea.

Declaro serem verdadeiras as informações aqui prestadas

Data ---/---/2012

Assinatura do candidato Data da análise : ____/___/2012

Análise do coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) _________ pontos Comissão Avaliadora

Assinatura: Assinatura:

Referências

Documentos relacionados

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, contendo as normas do Processo

O REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE – UEZO, em exercício, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, aprovado

O Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, contendo as normas do Processo Seletivo 2015 para o curso de

O Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, contendo as normas do “Processo Seletivo DS 2018” para o curso

Deus, Pai Misericordioso, que no Teu Filho Jesus Cristo nos revelaste o Teu amor e no Espírito Santo Consolador o derramaste sobre nós, entregamos- -Te hoje os destinos do mundo

Este crescente consumo da internet pela terceira idade, entendida por Prensky (2010) como imigrantes digitais, uma vez que integram a geração que adotou a tecnologia em suas

Objetiva-se com essa revisão uma abordagem sobre a influência de coberturas com diferentes tipos de materiais em sua composição no desempenho térmico de

3- Medir a área da chapa de Al que será imersa na solução e introduzir o eletrodo no centro do béquer. Depois colocar o eletrodo colorido em um béquer com água quente e