• Nenhum resultado encontrado

1º PERÍODO. Disciplina: Introdução ao Estudo do Carga Horária: 80 h/a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º PERÍODO. Disciplina: Introdução ao Estudo do Carga Horária: 80 h/a"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

1º PERÍODO

Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito

Carga Horária: 80 h/a

Concepções do Direito. Ciência do Direito: Classificação e Formulações. Relações da Ciência Jurídica com outras Ciências. Teoria Tridimensional do Direito. Direito e Moral. Direito e Justiça. Equidade. Direito Consuetudinário. Direito Positivo. Direito Objetivo. Direito Subjetivo. As Fontes do Direito. A Norma Jurídica: estrutura, validade e classificação. Norma Jurídica e Lei. Sanção e Coação. Os ramos do Direito.

Disciplina: Língua Portuguesa Carga Horária: 80 h/a

Técnicas de leitura e de redação dissertativa. Interpretação de texto. Estudo de ortografia. Verbos, concordância verbal e nominal. Conceitos linguísticos: língua falada e língua escrita, níveis de linguagem. Ambiguidade no discurso. Recursos expressivos. Colocação pronominal. Linguagem no discurso jurídico.

Disciplina: Teoria Econômica e Direito Carga Horária: 80 h/a

Introdução à Economia Política (Conceito, histórico, generalidades sobre a Economia). As grandes divisões da Ciência Econômica. Princípios aplicáveis a Economia. Os sistemas econômicos: do mercantilismo à globalização. Microeconomia. Macroeconomia. Direito Econômico: conceito, autonomia, métodos, fontes e fundamentos. A ordem Jurídica e Econômica. Estado e Empresa. Institutos da produção e circulação. Intervenção do Estado na Economia: histórico e preceitos constitucionais.

Disciplina: Filosofia Geral e Jurídica Carga Horária: 80 h/a

A Organização do Estado: a forma federativa de Estado; os entes federados; a divisão de competências em matéria político-administrativa. Intervenção. O Poder Legislativo: organização; forma de escolha; procedimentos legislativos; espécies normativas; estatuto dos congressistas. O Poder Executivo: composição; forma de escolha; substituição e sucessão; as competências do Presidente da República; A responsabilidade do Presidente da República. O Poder Judiciário: a estrutura do Judiciário. Os órgãos auxiliares da justiça: O Ministério Público, a Advocacia Pública e a Defensoria Pública.

(2)

Disciplina: Teoria Geral do Estado e e Ciência Política

Carga Horária: 80 h/a

Política Clássica, Política Moderna, Clássicos da Política, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau e Montesquieu. A Sociedade e o Estado. Evolução do Estado. Estado moderno. Elementos do Estado. Formas de Estado. Formas de governo. Sistemas de governo. Mudanças do Estado por Reforma e Revolução. O Estado contemporâneo. A função social do Estado contemporâneo. Ideia atual de Estado Democrático. Democracia direta, semidireta e representativa. Representação Política. Partidos Políticos. Opinião Pública.

(3)

2º PERÍODO

Disciplina: Direito Constitucional I Carga Horária: 80 h/a

A Constituição e o seu Fundamento. Poder constituinte. Classificação das Constituições. As normas constitucionais e o seu conflito. Hermenêutica constitucional. Os princípios fundamentais na Constituição de 1988. Os direitos fundamentais. A organização do Estado.

Disciplina: Antropologia e Sociologia Geral e Jurídica

Carga Horária: 80 h/a

Conceito de Antropologia. Objeto de estudo e objetivo da Antropologia. Divisões e campo da Antropologia. Métodos da Antropologia. Técnicas de pesquisa da Antropologia. Evolução humana. Conceito e evolução histórica da Sociologia. Métodos da Sociologia. Os Clássicos da Sociologia. Conceito, evolução histórica, objeto de estudo e métodos da sociologia jurídica. Correntes contemporâneas da sociologia jurídica. Normatividade social e direito: mudança, conflito, controle social e Direito. Pluralismo jurídico e Direito não-estatal. Efetividade do Direito e acesso à justiça. Sociologia das profissões jurídicas.

Disciplina: Métodos e Técnicas de de Pesquisa

Carga Horária: 40 h/a

Introdução. A evolução da ciência. Pesquisa científica e os seus diversos tipos. Etapas da pesquisa. A definição do problema de pesquisa. A definição de hipóteses e de variáveis. A construção do referencial teórico. Os diferentes instrumentos de coleta de dados, bem como sua aplicação, análise e interpretação dos dados. A apresentação do relatório de pesquisa.

Disciplina: Teoria Geral do Processo Carga Horária: 80 h/a

Conceito de Direito processual, fases, fontes, desenvolvimento e história. Da Autotutela ao Acesso a Ordem Jurídica Justa. Norma Processual, interpretação e integração, Eficácia da norma no tempo e no espaço. Princípios Constitucionais e Processuais do Processo. Norma Processual. Jurisdição, Competência, Ação e Processo – Conceitos, Natureza Jurídica, Princípios Inerentes, Classificações, Condições, Elementos, Sujeitos Processuais, Pressupostos Processuais. Procedimentos do processo de conhecimento, estudo sintético (ordinário, sumário e lei 9.099/95).

(4)

Disciplina: Direito Civil I Carga Horária: 80 h/a

O Código Civil de 1916. A lei de introdução ao código civil. Inovações do código civil de 2002. Pessoas naturais: personalidade; capacidade; direitos da personalidade; ausência. Pessoas jurídicas: classificação; associações; fundações. Domicílio. Bens: imóveis; móveis; fungíveis e consumíveis; bens divisíveis; bens singulares e coletivos; bens reciprocamente considerados; bens públicos. Fatos, atos e negócios jurídicos: classificação; validade do negócio jurídico; representação; condição, termo e encargo; defeitos do negócio jurídico; invalidade do negócio jurídico; atos jurídicos lícitos e ilícitos; prescrição e da decadência; prova.

Disciplina: História do Direito Carga Horária:40 h/a

Componentes históricos da formação do direito: As civilizações mais antigas. A civilização grega e a romana. A idade média. A idade moderna e a revolução francesa. Napoleão e sua obra Jurídica. Correntes filosóficas do pensamento jurídico: jusnaturalismo, escola da exegese, escola histórica, positivismo jurídico e correntes filosóficas atuais. A formação e evolução do direito no Brasil: As constituições do Brasil.

(5)

3º PERÍODO

Disciplina: Direito Constitucional II Carga Horária: 80 h/a

Competências. Intervenção. Poder Legislativo. Poder Executivo. Poder Judiciário. As funções essenciais à justiça: Ministério Público; Advocacia e Advocacia pública; Defensoria Pública. O tribunal de contas.

Disciplina: Direito Civil II Carga Horária: 80 h/a

Relação jurídica obrigacional e o novo código civil. Teoria geral das obrigações: principais conceitos. Estrutura do direito obrigacional. Obrigações em espécie: obrigações de dar; obrigações de fazer; obrigações de não fazer; obrigações alternativas; obrigações divisíveis e indivisíveis; obrigações solidárias. Transmissão das obrigações: cessão de crédito; assunção de dívida. Adimplemento e extinção das obrigações: pagamento; pagamento em consignação; pagamento com sub-rogação; imputação do pagamento; dação em pagamento; novação; compensação; confusão; remissão das dívidas. Inadimplemento das obrigações: mora; perdas e danos; juros legais; cláusula penal; arras ou sinal. O pagamento indevido. O enriquecimento sem causa.

Disciplina: Direito Penal I Carga Horária: 80 h/a

Conceito de Direito Penal. Evolução e finalidade do Direito Penal. Os Bens Jurídico-penais. Direito Penal e Ciências Afins. Princípios de Direito penal. Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo. A interpretação da lei penal. Lei penal no tempo e no espaço. Aplicação da lei penal. Teoria geral do crime (tipicidade, antijuridicidade, culpabilidade). Dolo e culpa. Consumação e tentativa. Desistência voluntária e arrependimento eficaz. Arrependimento posterior. Crime impossível. Causas Excludentes. Concurso de pessoas.

Disciplina: Direito Processual Civil I Carga Horária: 80 h/a

Objeto do processo. Questões preliminares e questões de mérito. Sujeitos do processo (partes e procuradores), capacidade, legitimação. Litisconsórcio e intervenção de terceiros. O Ministério Público nas ações cíveis. Competência cível, critérios de determinação, conexão e continência. Atos do juiz e seus auxiliares, Atos de comunicação processuais (Citação e intimações), Cartas rogatórias, precatórias e de ordem. Valor da causa, aspectos econômicos e custas judiciais. Assistência Judiciária. Nulidades processuais, suspensão e extinção do processo. Aspectos éticos do processo. Repressão à má-fé processual.

(6)

Disciplina: Direito Empresarial I Carga Horária: 80 h/a

Formação Histórica do Direito Comercial. Autonomia do Direito Comercial. Fontes do Direito Comercial. Conteúdo e Objeto do Direito Comercial. Teoria dos Atos de Comércio. Teoria da Empresa. Sociedades Empresárias. Ação. Valores Mobiliários. Capital Social. Constituição da S/A. Órgãos Societários. Administração da Companhia. Resultados Sociais.

(7)

4º PERÍODO

Disciplina: Direito Processual Civil II Carga Horária: 80 h/a

Demanda e defesa. Concurso e cumulação de ações e de pedidos. Processo de conhecimento. Estrutura. Procedimento comum e procedimentos especiais. Petição inicial: ajuizamento, distribuição, registro. Despacho liminar. Citação inicial. Resposta do réu. Contestação, exceções, reconvenção. Revelia. Providências preliminares. Julgamento conforme o estado do processo. Da Tutela Antecipada e da liminar.

Disciplina: Direito Empresarial II Carga Horária: 80 h/a

Introdução. Títulos de Crédito em Geral. Criação dos Títulos de Crédito. Declarações Cambiais. Aceite. Endosso. Aval. Protesto. Letra de Câmbio e Nota Promissória. Lei Uniforme de Genebra. Vencimento do T. Crédito. Pagamento do T. Crédito. Ação Cambial. Cheque. Duplicata. Conhecimento de Transporte. Conhecimento de Depósito.

Disciplina: Direito Penal II Carga Horária: 80 h/a

Teoria geral da pena (origem, finalidade, espécies de penas. regimes de cumprimento das penas, causas de acúmulo, diminuição de pena, reincidência, limites das penas). Concurso de crimes. Crimes aberrantes. Suspensão condicional da pena. Livramento condicional. Efeitos da condenação e reabilitação. Medidas de segurança. Extinção da punibilidade. Perdão do ofendido. Prescrição. Perdão Judicial.

Disciplina: Direito Constitucional III Carga Horária: 80 h/a

Controle de Constitucionalidade: controle difuso; controle concentrado. Defesa do Estado e das instituições democráticas: Estado de defesa e estado de sítio; forças armadas; segurança pública. Ordem social: seguridade social; educação, cultura e desporto; família, criança, adolescente e idoso; ciência e tecnologia; meio ambiente; índios.

Disciplina: Direito Civil III Carga Horária: 80 h/a

O contrato. Autonomia privada e ordem pública. Forma, prova e interpretação dos contratos. Classificação dos contratos. Contratos: bilaterais e unilaterais; gratuitos e onerosos; típicos, atípicos e mistos; reais, formais e consensuais; instantâneos e continuativos; solenes e não solenes. Contrato de adesão. Princípios dos contratos. Estipulação em favor de terceiro. Promessa de fato de terceiro. Vícios redibitórios. Evicção. Contratos aleatórios. Contrato preliminar. Contrato com pessoa a declarar. Extinção do contrato: distrato. Cláusula resolutiva. Exceção de contrato não cumprido. Resolução por onerosidade excessiva.

(8)

Contratos em espécie: compra e venda; troca ou permuta; contrato estimatório; doação; locação; empréstimo; prestação de serviço; empreitada; depósito; mandato; comissão; agência e distribuição; corretagem; transporte; seguro; constituição de renda; jogo e a aposta; fiança; transação; compromisso. Atos unilaterais: promessa de recompensa; gestão de negócios.

Disciplina: Psicologia Jurídica Carga Horária: 40 h/a

Conceito e objeto de estudo e finalidade da Psicologia. Desenvolvimento e estado atual da psicologia como ciência. A psicologia na sociedade contemporânea. Aspectos Psicológicos Gerais. Principais concepções psicológicas da personalidade humana. Normalidade e Patologia. Alienação Parental. A importância das Emoções em Áreas Jurídicas. O operador do Direito e o Conflito.

(9)

5º PERÍODO

Disciplina: Direito Empresarial III Carga Horária: 80 h/a

EMENTA: Introdução. Teoria Geral do Direito Falimentar. Processo Falimentar. Pessoa e Bens do

Falido. Regime Jurídico dos Atos e Contratos do Falido. Regime Jurídico dos Credores do Falido. Recuperação Judicial. Recuperação Extrajudicial. Liquidação Extrajudicial de Instituições Financeiras.

Disciplina: Direito Constitucional III Carga Horária: 40 h/a

Controle de Constitucionalidade: controle difuso; controle concentrado. Defesa do Estado e das instituições democráticas: Estado de defesa e estado de sítio; forças armadas; segurança pública. Ordem social: seguridade social; educação, cultura e desporto; família, criança, adolescente e idoso; ciência e tecnologia; meio ambiente; índios.

Disciplina: Direito Processual Civil III Carga Horária: 80 h/a

Teoria geral da prova: princípios constitucionais e infraconstitucionais do tema, objeto, destinatário, finalidade, meios, valoração, tipos de prova. Prova em espécie. Audiências de conciliação e instrução e julgamento. Da sentença de da coisa julgada. Do processo nos tribunais e da homologação da sentença estrangeira. Da ação rescisória. Dos recursos: noções gerais. Apelação. Agravo. Embargos infringentes. Embargos de declaração. Recurso ordinário, extraordinário e especial. Embargos no Supremo Tribunal Federal. Recurso Especial. Recursos inominados. Reclamação. Duplo grau obrigatório de jurisdição. Ação rescisória. Homologação de sentença estrangeira. Uniformização da jurisprudência. Declaração de inconstitucionalidade. A ordem dos processos no Tribunal. Avocação de causas pelo Supremo Tribunal Federal. Representação para interpretação de lei ou ato normativo.

Disciplina: Direito Penal III Carga Horária: 80 h/a

Dos crimes contra a Pessoa: crimes contra a vida; lesões corporais; periclitação da vida e da saúde; rixa; crimes contra a honra; crimes contra a liberdade individual. Dos Crimes contra o patrimônio: furto; roubo e extorsão; usurpação; dano; apropriação indébita; estelionato e outras fraudes; receptação.

(10)

Disciplina: Direito Civil IV (Responsabilidade Civil)

Carga Horária: 40 h/a

Responsabilidade civil: origem, função, desenvolvimento e aspectos constitucionais. Elementos. Fundamentos. Responsabilidade subjetiva e objetiva. Responsabilidade contratual e Extracontratual. Dano. Ato ilícito. Excludentes da responsabilidade. Caso fortuito e força maior. Fato de terceiro. Cláusula de não indenizar. Responsabilidade por fato de outrem. Responsabilidade pelo fato da coisa e para guarda ou fato de animais. Responsabilidade civil profissional. Responsabilidade civil nos transportes. Responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor.

Disciplina: Direito do Consumidor Carga Horária: 40 h/a

O conceito econômico de consumo e sua evolução. Política nacional das relações de consumo. Princípios da relação de consumo. Direitos básicos do consumidor. Responsabilidade civil nas relações de consumo. Fato e vícios do Produto e do Serviço. Decadência e prescrição. Desconsideração da personalidade jurídica. Práticas comerciais. Proteção contratual. Crimes contra o consumidor.

Disciplina: Direito Administrativo I Carga Horária: 80 h/a

EMENTA: Origem, Objeto e Conceito; Administração Pública; Regime Jurídico Administrativo; Poder de Polícia; Atos Administrativos; Administração Indireta; Entidades Paraestatais e Terceiro Setor; Órgãos Públicos.

(11)

6º PERÍODO

DISCIPLINA: Direito Administrativo II CARGA HORÁRIA: 80 H/A

EMENTA: Servidores Públicos; Serviços Públicos; Licitação; Contrato Administrativo; Bens Públicos; Intervenção do Estado na Propriedade

Disciplina: Direito Civil V Carga Horária: 80 h/a

Posse e sua classificação. Aquisição da posse. Efeitos da posse. Perda da posse. Direitos reais. Propriedade. Função social da propriedade. Descoberta. Aquisição da propriedade imóvel: usucapião; Aquisição pelo registro do título; aquisição por acessão. Aquisição da propriedade móvel: usucapião; ocupação; Achado do tesouro; tradição; especificação; a confusão, a comissão e a adjunção. Perda da propriedade. Direitos de vizinhança. Condomínio. Propriedade resolúvel. Propriedade fiduciária. Superfície. Usufruto. Uso. Habitação. O direito do promitente comprador. Penhor. Hipoteca. Anticrese.

Disciplina: Direito Penal IV Carga Horária: 80 h/a

Crimes contra a incolumidade pública. Crimes contra a paz pública. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a administração pública. Legislação Especial: Lei de contravenções penais. Lei de crimes de abuso de autoridade. Lei antidrogas. Lei de crimes hediondos. Lei de crimes de tortura. Código de Trânsito Brasileiro. Estatuto do desarmamento. Código de defesa do consumidor. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do idoso.

Disciplina: Direito Processual Civil IV Carga Horária: 80 h/a

Processo de execução: noções gerais. Títulos judiciais e extrajudiciais. A sentença como título executivo. Liquidação. Sujeitos do processo de execução. As partes e o órgão judicial. Competência. Os bens no processo de execução. Responsabilidade patrimonial. Fraude à execução. Espécies de execução. Execução para a entrega de coisa. Execução das obrigações de fazer e de não fazer. Execução por quantia certa contra devedor solvente. Instauração. Penhora. Depósito. Avaliação. Arrematação. Praça e leilão. Pagamento ao credor. Entrega do dinheiro. Adjudicação. Execução contra a Fazenda Pública. Execução de prestação alimentícia. Execução civil de sentença penal. Embargos do devedor. Execução por quantia certa contra devedor insolvente. Remição. Suspensão e extinção do processo de execução.

(12)

Disciplina: Direito Processual Penal I Carga Horária: 80 h/a

Fundamentos constitucionais do Processo Penal. Lei Processual Penal no tempo e no espaço. Inquérito policial. Ação penal. Processo penal cautelar. Prisão e liberdade provisórias.

(13)

7º PERÍODO

Disciplina: Direito Processual Penal II Carga Horária: 80 h/a

Da prova. Teoria geral da prova. Provas em espécie. Do Juiz, promotor, defensor, acusado dos assistentes e auxiliares da justiça. Da prisão e da liberdade provisória. Das comunicações processuais. Da sentença. Dos processos em espécie (dos ritos processuais). Da Lei 9.099/95 e Lei 10.259/02. Do processo de restauração de autos.

Disciplina: Direito Processual Civil V Carga Horária: 80 h/a

Ação cautelar, medida cautelar e processo cautelar - noções gerais. Procedimentos cautelares específicos. Medidas Cautelares nominadas - Arresto e sequestro. Caução. Busca e apreensão. Exibição. Produção antecipada de provas. Medidas cautelares inominadas. Teoria geral dos procedimentos especiais. Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa: Ações de consignação em pagamento, de depósito, de prestação de contas. Ações possessórias. Ação de nunciação de obra nova. Ações de usucapião, de divisão e demarcação. Inventário e partilha. Arrolamento. Ação de despejo. Ação de alimentos. Separação judicial e divórcio. Procedimentos especiais de jurisdição voluntária: disposições gerais. Os principais procedimentos especiais de jurisdição voluntária. Juízo arbitral. Da curatela dos interditos. Ação Civil Pública. Ação Popular. Mandado de Segurança.

Disciplina: Direito Civil VI Carga Horária: 80 h/a

Direito de família. Casamento. Das restrições ao casamento. Do processo do casamento. Do casamento religioso com efeito civil. Casamento nuncupativo. Ineficácia do casamento. Casamento putativo. Efeitos jurídicos do casamento. Dissolução da sociedade e do vínculo conjugal. Da proteção das pessoas dos filos. Parentesco. Filiação. Da adoção. Do poder familiar. Do regime de bens entre os cônjuges. Dos alimentos. Da união estável. Da tutela e curatela.

Disciplina: Prática Jurídica I Carga Horária: 80 h/a

Aplicação prática de conceitos e institutos de direito processual analisados no curso de processo civil e disciplinas afins, a partir de casos concretos em que os alunos tenham que definir estratégias processuais, elaborar argumentos e teses jurídicas, redigir peças processuais e cláusulas contratuais, além de realizar escolhas e tomar decisões no ambiente judicial e extrajudicial de solução de conflitos. Peças: Procuração; Contrato de

(14)

honorários; Petição Inicial; Petições de Defesa; Deveres e direitos do advogado. Relatórios de audiência extra-classe.

Disciplina: Direito do Trabalho I Carga Horária: 80 h/a

Formação histórica do Direito do Trabalho. Direito do Trabalho na Constituição de 1988. Direito do Trabalho: denominação, definição, conteúdo, função, autonomia e relações com outros ramos e disciplinas jurídicas. Fontes do Direito do Trabalho. Princípios Trabalhistas. Interpretação, integração e aplicação. Relação de trabalho e relação de emprego. Sujeitos da relação empregatícia: empregado e empregador. O poder na relação de emprego: diretivo, regulamentar, fiscalizativo e disciplinar. Trabalho rural. Contrato de trabalho: caracterização, elementos, classificação, tipos, nulidades e efeitos contratuais; comparações com contratos afins. Contratos a prazo determinado e indeterminado. Interrupção e suspensão contratuais. Formação e alteração do contrato. Extinção contratual e seus institutos. Aviso Prévio. Prescrição e decadência.

(15)

8º PERÍODO

Disciplina: Direito do Trabalho II Carga Horária: 80 h/a

Terceirização Trabalhista. Duração do trabalho: jornada de trabalho, intervalos e repousos. Férias. Remuneração e salário: parcelas não-salariais relevantes no contrato de trabalho. Mecanismos de antidiscriminação salarial. Garantias jurídicas de emprego e indenizações correlatas. O FGTS. Comparações entre o Direito individual e Coletivo do Trabalho: O Direito Coletivo do Trabalho: Noções: denominação, definição, caracterização, autonomia, natureza jurídica e relação com outros ramos jurídicos. Fontes, princípios, interpretação e aplicação do Direito Coletivo do Trabalho. Sujeitos do Direito Coletivo do Trabalho. Negociação coletiva: caracterização, dinâmica, efeitos, figuras específicas. Solução jurisdicional de conflitos coletivos: dissídio coletivo. A greve.

Disciplina: Direito Processual Penal III Carga Horária: 40 h/a

Fundamento Constitucional do Recurso; Conceito; Natureza Jurídica; Características Fundamentais; Efeitos; Recurso de Ofício; Particularidades Gerais e Aspectos Formais dos Recursos; Recurso em Sentido Estrito; Correição Parcial; Reclamação; Agravo em Execução; Apelação; Agravo nos Tribunais; Protesto por Novo Júri; Embargos de Declaração; Carta Testemunhável; Embargos Infringentes e de Nulidade; Recurso Extraordinário e Especial; Recurso Ordinário Constitucional; Embargos de Divergência; Normas Disciplinadoras da Competência Recursal; Revisão Criminal; Mandado de Segurança.

Disciplina: Direito Civil VII Carga Horária: 80 h/a

Ideia central e noções introdutórias do direito das sucessões; Abertura da sucessão; Transmissão da herança; Aceitação e renúncia da herança; Inventário; Indivisibilidade da Herança; Herança jacente e vacante; Exclusão por indignidade; Atos praticados pelo herdeiro aparente; Sucessão legítima; Ordem de vocação hereditária; Herdeiros necessários; Inalienabilidade e outras cláusulas restritivas; Direito de Representação; Sucessão testamentária; Testamento; Capacidade para adquirir por testamento; Formas de testamento; Disposições testamentárias; Efeitos dos legados, seu pagamento e caducidade; Direitos de acrescer entre os herdeiros e legatários; Redução das disposições testamentárias; Substituição e fideicomisso; Deserdação; Revogação, caducidade e rompimento dos testamentos; Testamenteiro; Inventário e partilha; Sonegados; Colação; Pagamento das dívidas.

(16)

Disciplina: Prática Jurídica II Carga Horária: 80 h/a

Aplicação prática de conceitos e institutos de direito processual analisados no curso de processo civil e disciplinas afins, a partir de casos concretos em que os alunos tenham que definir estratégias processuais, elaborar argumentos e teses jurídicas, redigir peças processuais e cláusulas contratuais, além de realizar escolhas e tomar decisões no ambiente judicial e extrajudicial de solução de conflitos. Peças: Agravo de Instrumento; Agravo Retido. Embargos Declaratórios Recurso de Apelação; Recurso adesivo; Agravo Regimental; Embargos Infringentes; Recurso Inominado na lei 9099/95; Recurso Especial; Recurso Extraordinário.

Disciplina: Ética Carga Horária: 40 h/a

Da Ética do Advogado. Dos Atos Privativos do Advogado. Dos Direitos e Deveres. Da Inscrição na OAB. Das Incompatibilidades e Impedimentos. Das Infrações Disciplinares. Do Processo na OAB. Da Finalidade e Organização da OAB.

Disciplina: Direito Tributário I Carga Horária: 80 h/a

Conceito e autonomia do Direito Tributário. Fontes do Direito Tributário. Vigência; aplicação; integração e interpretação da legislação tributária. Princípios constitucionais tributários. Espécies tributárias na Constituição Federal. Critérios para a determinação da natureza jurídica do tributo. Imunidades tributárias. Competência tributária.

(17)

9º PERÍODO Disciplina: Direito Processual do do Trabalho e Prática Trabalhista

Carga Horária: 80 h/a

Origem, fontes e princípios do processo do trabalho. Justiça do Trabalho. Organização, jurisdição e competência. Atos, termos e prazos processuais. Partes, representação e procuradores. Dissídios individuais: Fase postulatória. Procedimentos ordinário, sumaríssimo, sumario, especiais e cautelares. Dissídios coletivos. Recursos. Liquidação de sentença. Execução: fase inicial e final. A sistemática da reclamação trabalhista. Petição inicial, resposta do Réu, audiência, recursos e as execuções na prática forense trabalhista.

Disciplina: Direito Tributário II Carga Horária: 80 h/a

Crédito tributário: Conceito. Constituição do crédito tributário. Suspensão do crédito tributário. Extinção do crédito tributário. Exclusão do crédito tributário. Garantias e privilégios do crédito tributário. Impostos Federais, Estaduais, Municipais e Distritais: Competência. Função. Fato Gerador. Alíquotas. Base de cálculo. Contribuinte. Lançamento. Considerações especiais. Administração Tributária: Fiscalização. Dívida Ativa. Certidões negativas. Ilícito Tributário: Ilícito e sanção. Ilícito administrativo e ilícito penal tributário: crimes contra a ordem tributária. Apropriação indébita. Sanção administrativa e sanção penal. Extinção da punibilidade pelo pagamento. Exclusão da punibilidade. Prévio exaurimento da via administrativa. Processo administrativo Tributário.

Disciplina: Direito Internacional Público e Privado

Carga Horária: 40 h/a

Noções Gerais do Direito Internacional Público e Privado; Evolução Histórica; Pessoas e Sujeitos do Direito Internacional Público de Privado; Fontes do Direito Internacional Público de Privado; Conflitos da Lei no tempo e no Espaço; Direitos e proteção da Pessoa humana; Chefe de Estado; Ministro das Relações Exteriores; Corpo Diplomático; O Estado em Direito Internacional; Nacionalidade; Estatuto do Estrangeiro; Comércio Exterior; Blocos econômicos.

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II

Carga Horária: 40 h/a

O Módulo II, da organização da disciplina, estabelece direta conexão com o andamento da pesquisa proposta no semestre anterior. Observada as evoluções do que foi realizado no

(18)

Módulo I, construiremos elementos para aprofundamento e andamento da pesquisa, desenvolvendo a segunda parte do trabalho – Desenvolvimento – que se propõe, ao final do semestre, apresentá-la concluída, especificando diretrizes para verticalização do assunto e o levantamento das discussões arroladas na investigação. Tal modelo de organização visa aproveitar a escassez de tempo dos alunos sem, contudo, deixar de levar em conta a qualidade e o aprimoramento do propósito da pesquisa.

Disciplina: Direito Processual Penal III Carga Horária: 40 h/a

Fundamento Constitucional do Recurso; Conceito; Natureza Jurídica; Características Fundamentais; Efeitos; Recurso de Ofício; Particularidades Gerais e Aspectos Formais dos Recursos; Recurso em Sentido Estrito; Correição Parcial; Reclamação; Agravo em Execução; Apelação; Agravo nos Tribunais; Protesto por Novo Júri; Embargos de Declaração; Carta Testemunhável; Embargos Infringentes e de Nulidade; Recurso Extraordinário e Especial; Recurso Ordinário Constitucional; Embargos de Divergência; Normas Disciplinadoras da Competência Recursal; Revisão Criminal; Mandado de Segurança.

Disciplina: Direitos Humanos Carga Horária: 40 h/a

Fundamentos e fontes dos direitos humanos. Conceito de direitos humanos. Direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais. Classificação dos direitos humanos. Evolução histórica dos direitos humanos. Os direitos humanos no direito internacional. Os direitos humanos no Brasil. A proteção dos direitos humanos.

Disciplina: Direito Previdenciário Carga Horária: 80 h/a

Seguridade Social. Direito Previdenciário. Segurados. Dependentes. Filiação e Inscrição. Prestações. Custeio. Administração. Estrutura do Ministério da Previdência e Assistência Social. Crimes contra a Seguridade Social. Infrações à Legislação.

Referências

Documentos relacionados

CELEBRAÇÃO DA LITURGIA EUCARÍSTICA  Liturgia da Palavra:  Preces: Esta oração não é facultativa, pois nela o povo exerce sua função sacerdotal elevando a Deus suas preces,

Direito internacional privado: teoria e prática brasileira - 3.ed. Direito internacional privado

A Prefeitura Municipal de Anadia/AL, torna pública a abertura do processo Licitatório, na modalidade Tomada de Preço nº07/2019, na forma presencial Objeto: Contratação

Para o Direito Internacional Público, ao contrário do que ocorre com o ramo privado do Direito Internacional, não há dúvidas que a nacionalidade é parte do objeto da

ÁREA DE ESTUDO: H-04 - DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO, DIREITO COMPARADO E ESTUDOS CULTURAIS E JUSFILOSÓFICOS. NOME

Além desses, existem outros ramos que fazem parte dessas subdivisões existentes dentro do Direito: Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito de Família, Direito

Direito Internacional Público; Direito Internacional Privado; Direito Internacional do Comércio e blocos econômicos; relações internacionais e Direito; Aspectos

VII – Edital: ato que expressa comunicado, aviso ou divulgação oficial de decisão de caráter técnico ou administrativo em matéria de competência da Agência, para