• Nenhum resultado encontrado

Interface gráfica. Figura 1: MS DOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Interface gráfica. Figura 1: MS DOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Sistemas Operacionais

Sistema operacional é um programa que gerencia o hardware do computador. Atua como intermediário entre o usuário e hardware e fornece uma base para programas aplicativos, como pode ser visualizado na figura abaixo.

Alguns exemplos de Sistemas Operacionais:

Tipo Sistema Características

Desktop

Windows 8 Último sistema lançado pela Microsoft. Possui uma inicialização mais rápida do que nas versões anteriores. Compatibilidade com o Windows Phone. Ligado à nuvem: A partir do momento em que entra na sua conta Micosoft está imediatamente conectado com as coisas que mais gosta. Sincronia com correio eletrônico, calendário e aplicações entre todos os dispositivos dos utilizadores. Windows Store: A loja Windows possui milhares de aplicações gratuitas e segmentadas por diferentes categorias que pode experimentar antes de comprar.

Linux Anunciado em 1991, é apenas o núcleo do SO. Há diversas distribuições que o usam. Ex.: Ubuntu, Red Hat, Suse, Debian... Existem diversas interfaces: cada uma com características próprias (recursos, efeitos visuais, facilidade de uso, Ex.: Gnome, KDE, OpenBox, etc...).Muito usado em: servidores, instituições de ensino e órgãos de governo.

Mac OS Não pode ser instalado em qualquer computador, funciona apenas nos computadores da Apple. Não depende de drivers de terceiros; não precisa ser compatível com muitos dispositivos diferentes. É um sistema mais robusto e seguro.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe – IFS Campus Glória

Professora: Jamille Madureira Informática Básica

(2)

Dispositivos Móveis

Windows Mobile É a versão Windows para dispositivos móveis. Começou como sistema para palmtops e depois para smartphones sem tela touchscreen. Possui aplicativos comuns, tais como Word, Excel, PowerPoint, etc

Android Baseado no núcleo Linux. Voltado para smartphones, netbooks. Pode ser instalado em hardwares de diversos fabricantes. Algumas empresas envolvidas: Google e Comunidade open source. Possui loja de aplicativos, a Android Market.

IPhone Desenvolvido para executar em três dispositivos da Apple: iPhone, iPad e iPod Touch. Usando a loja virtual, é possível baixar e instalar vários aplicativos que podem ser gratuitos ou pagos.

O sistema operacional funciona como um alocador de recursos: tempo de CPU, espaço de memória, espaço de armazenamento de arquivo, dispositivos de entrada e saída, etc.

Gerenciamento de Processos: Entende-se como processo um programa em execução. Ele necessita de certos recursos ( tempo de CPU, memória, arquivos, dispositivos de E/S...) para ser executado. O sistema operacional é responsável por: criação e exclusão de processos, suspensão e retomada de processos e prover mecanismos de comunicação e sincronização de processos.

Gerenciamento de memória: Para um programa ser executado, ele deve ser mapeado para endereços absolutos e carregados na memória. O sistema operacional é responsável por: controlar que partes da memória estão em uso e por quem, decidir que processos (ou partes deles) e dados devem ser transferidos para dentro e fora da memória e alocar e desalocar espaço na memória.

Gerenciamento de armazenamento: O sistema operacional fornece uma visão uniforme e lógica do armazenamento de informações. A unidade lógica de armazenamento chama-se arquivo. Sub-dividido em: gerenciamento de arquivos, gerenciamento de armazenamento em massa, armazenamento em cache e sistemas de entrada e saída.

Interface gráfica

A forma como os humanos interagem com os computadores sempre foi uma preocupação da indústria da informática. Durante algumas décadas, essa interação passou da linha de comando, em modo texto, para desktops em três dimensões e softwares que aceitam comandos por voz ou gestos com o propósito de facilitar e tornar mais intuitiva a utilização das máquinas. De 1969 até 1980, os sistemas operacionais eram todos muito parecidos, oferecendo algumas funcionalidades em um ambiente todo escuro que mostrava uma série de linha de códigos.

(3)

A história da informática teve uma verdadeira guinada em 1981, ano em que a Xerox ( a marca que popularizou as fotocópias) lançou o sistema operacional Pilot junto ao computador Xerox Star. Este foi o primeiro sistema operacional a oferecer uma interface gráfica. Com o uso de um mouse (que também foi lançado primeiramente pela Xerox), o usuário podia realizar tarefas com facilidade, navegando por entre janelas e clicando em ícones que habilitavam funções e abriam programas.

Figura 2: Pilot

Em 1983, a Apple lançou o Lisa OS e também disponibilizou seus primeiros ícones. Os itens eram claramente inspirados no sistema da Xerox. A interface era um pouco mais evoluída, mas os elementos ainda eram compostos por duas cores: preta e branca.

Figura 3: Lisa OS

Em 1985, a Amiga lançou seu sistema operacional. O Workbench 1.0 trazia uma série de novos ícones, os quais já tinham quatro cores: azul, laranja, cinza e preto. Além disso, tinha cursor personalizável e ícones interativos que mudavam de coloração quando ativados.

(4)

Figura 4: Workbench

Ainda em 1985, a Microsoft disponibilizou o Windows 1.0. O sistema trazia ícones bem simples e voltava para o velho esquema preto e branco. Apesar de ter muita coisa semelhante com outros sistemas, a Microsoft conseguiu alterar alguns elementos gráficos para se diferenciar da Apple. Um bom avanço no design de ícones aconteceu apenas em 1991, quando surgiu o Macintosh System 7. As representações gráficas ganharam mais pixels e mais cores. Alguns objetos, como a lixeira e a calculadora, não mudaram muito, mas novos ícones apareceram para representar algumas funcionalidades que o sistema trazia.

Finalmente, em 1992, a Microsoft lançou o Windows 3.1 com ícones desenhados por Susan Kare (a designer que trabalhou previamente para a Apple). A artista criou uma série de itens que são muito parecidos com diversos ícones que são usados até hoje. Três anos depois, a Microsoft lança Windows 95 e, para garantir a familiaridade, a empresa oferece ícones muito parecidos com aqueles que foram usados na versão anterior. Mais cores, mais isometria e retoques deixam o visual mais moderno. O sistema ainda trouxe um ícone importantíssimo que dá acesso ao Menu Iniciar. Resultado: o Windows 95 foi um sucesso absoluto.

Figura 5: Windows 95

Microsoft e Apple lançaram uma série de sistemas até o ano 2000, mas foi em 2001 que as duas tiveram a ideia de dar uma repaginada completa no visual. A primeira foi a Apple com seu Mac OS X, o qual trouxe uma interface bem diferente e uma coleção de ícones incríveis. Com o uso de milhares de cores e maior resolução, o design dos elementos gráficos ficou atraente e muito realista.

(5)

Figura 6: Mac OS

Alguns meses depois, a Microsoft lançou o tão aclamado Windows XP.

O sistema vinha com um visual completamente diferente e, claro, os objetos e atalhos foram todos redesenhados. Os ícones ficaram mais coloridos e simpáticos. Apesar de caprichar nas sombras e na paleta, os elementos da Microsoft não eram tão realistas, mas foi o suficiente para deixar o sistema agradável.

Figura 7: Windows XP

Depois de quase seis anos de sucesso do Windows XP, a Microsoft viu que era hora de atualizar seu sistema. O Windows Vista foi criticado, não tanto por seu visual, mas por conta do desempenho. Os ícones ficaram realistas e muitos foram espelhados. Alguns foram reaproveitados no Windows 7.

(6)

Em 2007, a Apple também resolveu dar alguns retoques em seus ícones. A empresa lançou o Mac OS X Leopard, que veio com itens cromados, reflexivos e alguns efeitos que imitam o efeito de vidro. Não se tratava de um design completamente novo, principalmente porque os objetos já eram muito bonitos anteriormente.

Figura 9: Mac OS Leopard

O último SO lançado pela Microsoft foi o Windows 8 e pela Apple o Mavericks.

Figura 10: Windows 8

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

declaram que discutiram, revisaram e concordam com as opiniões expressas no Relatório de Auditoria dos Auditores Independentes relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de

Portanto, é de suma importância um olhar diferenciado sobre o ensino por parte dos professores, de forma que viabilize o desenvolvimento integral do aluno

Tanto o professor quanto o aluno são responsáveis pela correção ou autoavaliação, pois ambos fazem parte do processo. O professor pode ser simplesmente um mediador quando o