• Nenhum resultado encontrado

Atividades do dia 19 de Agosto de 2020 {1ª e 2 ª aula }

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades do dia 19 de Agosto de 2020 {1ª e 2 ª aula }"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Atividades do dia 19 de Agosto de 2020

{1ª e 2 ª aula }

Editorial

I - ATIVIDADES:

Leia os textos e depois responda as atividades. Texto 1

De olho no futuro

Quatro meses se passaram desde que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) começou a ser comentada no Brasil. Desde então, medidas preventivas estão sendo tomadas a todo momento, com mudanças constantes entre restrições e liberações, para que a população possa dar continuidade em suas vidas de forma segura, sejam elas pessoais, profissionais ou estudantis.

Em Curitibanos, o comércio e indústrias têm sentido o reflexo deste momento de crise de saúde, que afetou diretamente a situação econômica de todos, com demissões e restrições financeiras que se amontoam dia a dia. Neste momento, a incerteza no futuro é uma frequente, da mesma forma que a confiança do empresário local, que tem abusado da criatividade para manter ativas suas frentes de trabalho.

Esta semana marcou o início do segundo semestre de um ano que a impressão é não estar sendo visto passar. Se os primeiros meses foram de amargar dívidas e problemas em diversos setores, a segunda parte do ano vem com a esperança de dias melhores. Mesmo com retomada lenta e incerta, todos os segmentos de trabalho estão se readequando e reaprendendo a garantir sua continuidade no mercado de trabalho, exigindo esforços e confiança de empregados e empregadores.

Enquanto não há vacina para proteger a população contra este inimigo invisível, a única saída tem sido aprender a conviver com o vírus, com medidas de prevenção contra contágio e de forma que todos possam continuar seguindo em frente, pois a esperança e a proteção da saúde, são as palavras de ordem para esta segunda parte de 2020.

Disponível em <http://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.4749/de-olho-no-futuro-1.2240355> Acesso em 03 de ago. de 2020. 1) Qual a finalidade do texto em estudo?

2) Qual o fato que gerou o editorial?

COLÉGIO MARIA IMACULADA

LÍNGUA PORTUGUESA

Habilidades

(EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse

mesmo fato.

(EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve.

(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos,

como editorial, manifestando concordância ou discordância.

ALUNO:

(2)

3) Os editoriais são gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos? a) ( ) Jurídicos.

b) ( ) Religiosos. c) ( ) Publicitários. d) ( ) Jornalísticos.

4) No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram para construir sua ideia. Indique alguns desses argumentos apresentados no texto.

5) Sabe-se que os textos dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de informações que comprovem esses argumentos. Então, ao analisar as frases seguintes retiradas do texto I, informe se elas correspondem à informação (I) ou à opinião (O).

a) [...[ o comércio e indústrias têm sentido o reflexo deste momento de crise de saúde.( ) b) [...] a incerteza no futuro é uma frequente. ( )

c) [...] um ano que a impressão é não estar sendo visto passar. ( ) d) Enquanto não há vacina para proteger a população [...] ( ) e) [...] com medidas de prevenção contra contágio [...] ( )

f) [...] pois a esperança e a proteção da saúde, são as palavras de ordem [...] ( ) 6) Sobre o gênero textual editorial é correto afirmar:

a) ( ) Pode ser escrito por qualquer cidadão que queira manifestar a sua opinião sobre algum assunto.

b) ( ) Expõe fatos e informações recentes com o objetivo de deixar os leitores informados sobre os últimos acontecimentos.

c) ( ) Representa a opinião da empresa jornalística sobre algum assunto em pauta no momento. d) ( ) Informa a população sobre pesquisas recentes que explicam problemas que estão

afetando a sociedade.

Disponível em < https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/2016/06/atividade-de-compreensao-e.html> Acesso em 03 de ago. de 2020. Texto 2

À espera do sinal verde

A entrevista coletiva dos secretários municipais diretamente envolvidos no combate à pandemia de Covid-19 para detalhar a proposta de retomada de atividades e segmentos pode ser analisada por dois prismas. Para quem se vê há quase cinco meses obrigado a manter as portas fechadas e abrir mão do atendimento presencial, ela se mostrou frustrante, por não trazer a informação mais ansiada: uma data palpável. Por outro lado, trouxe um panorama a ser levado em consideração dentro das sinalizações científicas e do monitoramento de especialistas. Que são exatamente os pontos primordiais para a tomada de qualquer decisão relativa à flexibilização das regras de circulação.

Parece mais do que sensato tomar como base os principais indicadores referentes à doença em Belo Horizonte. Não é de hoje que o número médio de transmissão por infectado (Rt) inferior a 1 é a meta no que diz respeito à curva de contágio pelo novo coronavírus. Na prática, sinal de que uma pessoa com a doença, em média, não a transmitiria para múltiplas outras. Ainda assim, há o tempo de incubação para que eventuais novos casos se confirmem e mantenham a pressão sobre

(3)

o sistema de saúde. Exatamente onde entram os percentuais de ocupação de leitos de UTI e enfermaria na rede pública pela Covid.

Desde o primeiro momento da pandemia estava claro que cada cidade ou região teria de lidar com o enfrentamento de acordo com a sua realidade. O que torna estéril qualquer tentativa de comparação com outras regiões do país que, porventura, estejam em fase avançada de reabertura. Há que se lembrar ainda que muitas das que o fizeram de forma precipitada foram obrigadas a recuar, alongando o período de quarentena e incertezas.

Quando for possível trocar os sinais de vermelho, amarelo e verde para verde, verde e amarelo (em que ordem for), aí sim será possível levar o plano adiante, com maior possibilidade de êxito. A quem reclama que nada tem sido feito, ou que o prazo se estende de forma demasiada, vale lembrar que já existem os protocolos a serem adotados, bem como a determinação das fases de reabertura. O prazo exato não depende apenas da Prefeitura ou do sistema de saúde, mas de todos. E quanto mais se fizer para inibir a transmissão do vírus, mais rápido os indicadores permitirão os passos tão esperados.

Disponível em <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/editorial-1.334042/%C3%A0-espera-do-sinal-verde-1.797879> Acesso em 03 de ago. de 2020.

7) O editorial acima tem qual objetivo?

8) O texto apresenta características, principalmente a) ( ) narrativas.

b) ( ) instrucionais. c) ( ) argumentativas. d) ( ) descritivas.

Disponível em <http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/08/leia-o-texto-e-responda-as-proximas-10.html> Acesso em 03 de ago. de 2020. 9) No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram

para construir sua ideia. Indique alguns argumentos apresentados no texto.

10) No editorial em estudo, que fundamento o autor do texto faz para construir a defesa da tese. Indique a alternativa que apresenta as estratégias argumentativas encontradas no texto. a) ( ) Pensamentos filosóficos.

b) ( ) Opiniões de autores e livros.

c) ( ) Resultados de uma pesquisa relevante. d) ( ) Dados informativos.

11) Quais são as principais características do gênero editorial? a) ( ) Texto narrativo em 1ª pessoa, linguagem subjetiva.

b) ( ) Texto informativo, que expressa uma opinião, linguagem formal, clara e objetiva. c) ( ) Texto curto, com gírias, pois está endereçado a um público alvo: adolescentes.. d) ( ) Texto com imagens, linguagem simples, humor e ironia.

12) Para escrever um EDITORIAL o autor precisa

a) ( ) criar fatos e personagens conforme sua imaginação. b) ( ) utilizar-se de um assunto pouco conhecido pelos leitores. c) ( ) falar sobre uma realidade polêmica.

(4)

Disponível em <http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/08/leia-o-texto-e-responda-as-proximas-10.html> Acesso em 03 de ago. de 2020.

{3ª aula }

Após a leitura textual da página 66 do Livro Conquista (livro grosso),

responder as atividades das páginas 67 e 68 e em seguida faremos a correção pelo

Google meet com a participação dos alunos.

{4ª e 5ª aula }

Crônica narrativa

Você estudou que a crônica é um gênero textual narrativo que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações das personagens. O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias.

Leia a notícia abaixo e use a situação apresentada para escrever uma crônica. Seu texto será publicado em um jornal de grande circulação em São Paulo e será lido pelos leitores desse jornal. Sua crônica deve ter como objetivo levar o leitor a refletir sobre a violência no trânsito e para isso você pode, se quiser, explorar o humor.

NOTÍCIA

Carro desgovernado subiu na calçada e acertou em cheio um policial que estava no local. Segundo testemunhas o condutor estava visivelmente embriagado e desceu do carro

cambaleando. O motorista já acumula 70 multas de trânsito nos últimos 5 anos, 14 delas por dirigir embriagado. Fatalidade ou falta de responsabilidade?

(5)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ BOA ESCRITA!!!

(6)

Habilidades

(EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos.

(EF69LP04-A) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, como, outdoor, anúncios e propagandas, entre outros.

(EF69LP04-B) Relacionar as estratégias de persuasão e apelo ao consumo, em textos publicitários, com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes, formação de consumidores críticos, reflexão sobre consumismo, entre outros.

Atividades do dia 19 de Agosto de 2020

{1ª e 2 ª aula }

Leia os textos e depois responda as atividades.

Texto 1

Disponível em <https://www.memoriadapropaganda.org.br/mulher-marervilha-e-a-nova-peca-da-campanha-hortiflixda-hortifruti/> Acesso em 04 de ago. de 2020.

1) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?

_________________________________________________________________________ 2) A que público-alvo essa propaganda se destina?

_________________________________________________________________________ 3) Justifique sua resposta anterior com elementos da propaganda.

(7)

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

4) Sobre a propaganda é correto afirmar:

a) ( ) apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.

b) ( ) toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou

conscientizar sobre um tema social.

c) ( ) o público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda. d) ( ) o texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.

5) Assinale a alternativa correta com relação aos principais suportes de veiculação dos textos de

propaganda.

a) ( ) São veiculadas apenas em revistas e jornais impressos.

b) ( ) São os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas alertando as pessoas com relação

aos cuidados com a saúde e alimentação.

c) ( ) Circulam apenas na internet, em sites e blogs.

d) ( ) São veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.

Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm> Acesso em 04/08/2020.

Disponível em <https://www.ricardoshimosakai.com.br/a-pressa-passa-as-consequencias-ficam/> Acesso em 05/08/2020. 6) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?

________________________________________________________________________ 7) A que público-alvo essa propaganda se destina?

________________________________________________________________________ 8) Você considera a propaganda convincente ao público alvo? Justifique sua resposta com elementos do gênero apresentado.

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 9) Com relação ao gênero textual propaganda, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.

(8)

a) ( ) A propaganda tem o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.

b) ( ) A propaganda tem o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.

c) ( ) A propaganda tem o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.

d) ( ) A propaganda tem o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.

10) Neste cartaz, o uso da imagem que compõe o texto não-verbal tem a função de

a) ( ) chamar a atenção do público para o combate à violência, ilustrando a mensagem do slogan.

b) ( ) apenas ilustrar o cartaz, demonstrando a criatividade do publicitário que criou a propaganda.

c) ( ) alertar o público com a exposição de uma cena que demonstra as consequências da imprudência e velocidade no trânsito.

e) ( ) convencer o público sobre o fim dos relacionamentos.

11) Ao observar a relação de sentido entre os períodos “A pressa passa. As consequências ficam”, indique a conjunção que poderia ser usada adequadamente para fazer a ligação entre as ideias.

a) ( ) Porque. b) ( ) E.

c) ( ) Quando. d) ( ) Como.

Disponível em <https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/search?updated-max=2Acesso em 05 de ago. de 2020.

{3ª aula }

Após a leitura textual da página 70 do Livro Conquista (livro grosso),

responder as atividades das páginas 71 a 73 e em seguida faremos a correção pelo

Google meet com a participação dos alunos.

{4ª aula }

Agora faremos a correção das atividades anteriores pelo Google meet com a

participação dos alunos.

{5ª aula }

Produção textual

(9)

Leitura e apresentação das produções textuais da semana passada pelo google

meet.

Referências

Documentos relacionados

O v alor de altura total na FLONA foi super i or ao v al or enc ont r ad o na RG F C considerando todas as plantas, pois na FLONA existe grande freqüência de

No entanto, há poucas pesquisas que têm interesse em identificar como os assuntos relativos à FMC estão contemplados em livros didáticos, assim como estudos sobre

Chamados cisgêneros ou somente cis, são “pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi atribuído quando ao nascimento.” (JESUS, 2012, p. Quando acontece da pessoa não

Dado o histórico do DIEESE e sua contribuição para o conjunto da sociedade brasileira - sobretudo para o fortalecimento da atuação da classe trabalhadora nos

Mesmo assim, ainda há divergência entre o Governo Federal, que insiste em manter estrutura de certificação centralizada na ICP Brasil (mas agora não impedindo a

Todos os montantes terão que ser apurados com base em preços constantes do primeiro ano de investimento (ano base) e, de seguida, descontados para o ano base à taxa de 4%.

5 Neste trabalho Torres aponta para uma perspectiva dos Familiares tanto no âmbito da repressão religiosa, como também que a Familiatura venha ser perspectivada no

Os códigos que serão objetos de estudo são conhecidos como Códigos de Verificação de Paridade de Baixa Densidade (Low Density Parity Check - LDPC) e constituem