• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

ENGENHARIA CIVIL

DIOGO DANILO DE ALMEIDA PEREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão.

Orientador: Prof. Dr. Leandro Waidemam

Autorizo o encaminhamento para avaliação,

Assinatura do prof. Orientador

CAMPO MOURÃO 2013

(2)

acompanhamento de obras de reforma, desenvolvimento de projeto arquitetônico com o auxílio do software AutoCad e de projetos complementares com auxílio programas especifico. Além disso, também foi realizado no presente estágio os serviços de orçamentos e acompanhamento de obra de uma residência em fase de acabamento.

(3)

1INTRODUÇÃO... 4

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) ... 4

1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES ... 4

2DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO ... 6

2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADE DESENVOLVIDAS ... 6

2.2.1Visitas com o engenheiro a obras de reformas e construção ... 6

2.2.2Auxilio a Projetos (arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural) ... 9

2.2.3Serviços diversos utilizando o programa AutoCAD ... 17

2.2.4Orçamentos ... 20

2.2.5Participação em reuniões para prever obras de melhoria na infraestrutura do município; ... 22

2.2.6Acompanhamento de pavimentação feita com cascalho ... 24

2.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS ... 26

2.3 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO ... 27

3CONCLUSÕES... 28

3.1 APRENDIZADO PRÁTICO ... 28

3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL ... 28

(4)

desenvolvidas pelo acadêmico Diogo Danilo de Almeida Pereira no estágio obrigatório para conclusão do curso de engenharia civil. O estágio foi realizado na prefeitura municipal de Mamborê – PR.

O período de estágio foi entre o dia 04 de junho ao dia 08 de novembro ambos no ano de 2013. A prefeitura contribui com a designação do técnico responsável engenheiro civil Jorge Ricciardi. Para representar a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão o Professor Dr. Leandro Waidemam atuou como orientador do aluno.

O objetivo principal do estágio supervisionado relatado é proporcionar ao aluno uma oportunidade de assimilar todo o embasamento teórico adquirido ao longo de seus períodos de estudos dentro da universidade com o mercado de trabalho, a fim de proporcionar ao graduando maior experiência na prática de sua profissão.

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO)

O estágio supervisionado foi realizado no escritório do Departamento de Planejamento e Engenharia (DPE) da Prefeitura Municipal de Mamborê – PR com sede situada na Rua Guadalajara, número 645, CEP 87340-000, centro.

São quatro funcionários responsáveis pelo Departamento de Planejamento e Engenharia (DPE): o Diretor Executivo de Governo Everaldo Freire da Costa, o Chefe do DPE Renato Lima Correia, o Assessor do DPE Jagner Rodrigues Janiski e o Engenheiro Civil Jorge Ricciardi.

O Departamento de Planejamento e Engenharia têm por função elaborar projetos e orçamentos para encaminhar a programas do governo estadual e federal para melhoria da infraestrutura da cidade e outras atividades administrativas.

(5)

prática profissional. Além disso tem fundamental importância para que o desenvolva para a vida cidadã e para o mercado de trabalho.

No estágio realizado foram feitas diversas atividades como:

 Visitas com o engenheiro a obras de reformas e construções;  Auxilio a projetos (arquitetônico, elétrico, hidráulico e estrutural);  Orçamentos;

 Participação em reuniões para prever obras de melhoria na infraestrutura do município;

(6)

2.2.1 Visitas com o engenheiro a obras de reformas e construção

Em virtude de Mamborê – PR ser considerada uma cidade de pequeno porte (população de 14.095 habitantes segundo estudo realizado pelo IBGE em 2013), a cidade depende quase que integralmente de planos do governo estadual e federal para construções de grande porte. Em se tratando de reformas e obras de pequeno porte, a prefeitura utiliza de recursos próprios para as suas viabilidades.

2.1.1.1 Reforma do posto de saúde do posto e construção de uma casa no

patrimônio do guarani

Segundo a prefeitura de Mamborê, o distrito de Guarani possui aproximadamente cerca de 2.000 habitantes. Após algumas visitas feitas pelos responsáveis do DPE foi constatada a necessidade de reforma do posto de saúde como pode ser visto na figura 1.

De forma a viabilizar o empreedimento, o DPE apresentou um projeto com orçamento e justificativa convincente ao Programa de Aceleração e Crescimento 2 (PAC 2) instituido pelo governo federal que prevê a construção de cerca de 3 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ampliação e reforma de mais de 10 mil unidades já existentes no Brasil. A proposta apresentada foi contemplada e o município recebeu verba no valor de R$ 56.061,61.

O estágio foi iniciado no dia 04 de junho de 2013 e logo no dia 05 começaram as obras de reforma e ampliação do posto de saúde. A ampliação da edificação constou de uma sala para consulta com uma área de 12 m² conforme ilustrado na figura 2.

(7)

Figura 1 – Fachada da UBS antes da reforma.

Figura 2 – Ampliação e reforma da UBS.

A reforma contemplou também a troca das esquadrias da fachada, demolições de paredes previstas em projeto e construção de outras solicitadas pelos funcionários para melhoria no espaço de atendimento aos pacientes.

Realizou-se ainda a troca de todo piso do posto de saúde em virtude da deterioração do anterior. Assim, realizou-se a regularização com uma camada de contrapiso de 5 cm e em seguida o assentamento da cerâmica com argamassa. Na figura 3 pode ser visto o novo piso assentado o rejunte em execução.

(8)

Figura 3 – Assentamento do piso.

Ainda no distrito de Guarani foram realizadas duas visitas à uma obra residencial de 36 m² com dois quartos, banheiro, sala e cozinha (figuras 4 e 5) que estava sendo construída pela prefeitura de Mamborê de forma a beneficiar uma família carente que havia perdido sua casa em um incêndio provocado por um filho portador de necessidades especiais.

(9)

Figura 5 – Segunda visita à obra residencial.

2.2.2 Auxilio a Projetos (arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural)

A prefeitura de Mamborê tem o interesse de construir de 10 a 15 casas de até 35 m² para família de baixa renda que moram em situações precárias no distrito Guarani. Para tal foi solicitado ao DPE os projetos arquitetônico e complementares juntamente com o orçamento da edificação.

Para elaboração do projeto arquitetônico, que contou com a supervisão do supervisor do estágio, foram utilizados os softwares AutoCAD estudantil 2013 e Revit Architecture 2012 estudantil. O projeto arquitetônico em questão pode ser visualizado nas figuras 6, 7, 8, 9, 10 e 11.

(10)
(11)
(12)

Figura 8 – Vistas 3-3 e 1-1.

(13)

Figura 10 – Cortes b-b e a-a

(14)

os projetos complementares de forma a efetuar mais corretamente o levantamento do quantitativo de materiais da estrutura e das instalações elétrica e hidráulica da edificação. Apenas partes desses projetos são ilustradas nas figuras 12, 13, 14 e 15.

(15)

Figura 13 – Detalhe do projeto de esgoto sanitário.

(16)

Figura 15 – Locação das estacas

Para elaboração do projeto hidráulico foi utilizado o programa AltoQi Hydros V4 (Demonstrativo) e para o projeto elétrico foi utilizado o programa AltoQi Lumine V4 (Demonstrativo). Como as versôes demonstrativas não permitem exportar o arquivo em formato DXF ou DWG, os detalhes foram feitos utilizando novamente o software AutoCAD.

Quanto ao projeto estrutural, a experiência em obras do engenheiro supervisor dispensou cálculos mais detalhados. Nesse aspecto vale ressaltar que esse contato contribuiu em muito para a formação profissional do estagiário.

(17)

Foi realizado diversos outros desenhos utilizando o AutoCAD. Na maior parte das vezes o engenheiro supervisor efetuava um croqui manualmente e este era utilizado como base para a elaboração do projeto. Nas figuras 16 e 17 estão ilustrados um croqui para a execução de uma cerca.

(18)

Figura 17 – Detalhe da cerca.

Foi realizado um serviço de medição das dimensões em planta baixa da EMATER (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) localizada ao lado da prefeitura municipal (figura 18). Esse serviço foi necessário para a elaboração da planta baixa do local, pois essa unidade estava incluída em um plano de reformas do município. Toda a medição foi feita com o auxílio de uma trena de 20 metros e a elaboração da planta baixa em AutoCAD (figura 19).

(19)
(20)

trabalho será apresentado o orçamento feito para a casa de 35 m² já descrita anteriormente. A partir do projeto elaborado, levantou-se os quantitativos de materiais e mão de obra para que em seguida fosse realizado o orçamento com o auxílio de planilhas especificas para orçamento disponíveis no site do governo estadual http://www.infraestrutura.pr.gov.br. Na figura 20 pode-se visualizar o orçamento realizado que contou com o apoio do engenheiro supervisor.

(21)
(22)

Figura 20 – Orçamento casa de 35m².

2.2.5 Participação em reuniões para prever obras de melhoria na infraestrutura do município;

No dia 01 de junho do ano de 2013 reuniram-se na sala de conferência da prefeitura municipal de Mamborê pessoas representantes do segmento do poder executivo municipal, poder legislativo municipal, movimento sociais e populares, sindicatos, entidades profissionais, empresariais, acadêmicas, organizações não governamentais para a etapa preparatória municipal da 5ª (quinta) conferência estadual das cidades que tem como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já”.

Os diversos representantes foram divididos em grupos, por eixo, conforme escolheram no momento do credenciamento. Foram orientados para, após discussões nos respectivos grupos, elaborar as propostas a serem apresentadas entre os grupos

(23)

 EIXO 1 – Participação e controle social no sistema nacional de desenvolvimento urbano;

 EIXO 2 - Fundo nacional de desenvolvimento urbano - FNDU;

 EIXO 3 - Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial;  EIXO 4 - Políticas de Incentivo à implantação de instrumentos de Promoção da função social da propriedade.

Com participação no grupo que discutiu o Eixo 2, foram sugeridas propostas afim de proporcionar melhorias ao município. Ao final das discussões e após diversas sugestões, o grupo elaborou as seguintes propostas:

 Aprovação do fundo nacional do desenvolvimento urbano;  Atingir meta de 100% de saneamento básico no município;

 Gerenciamento de resíduos sólidos, viabilização da terceirização do serviço para o resíduo final;

 Projeto municipal para padronização de calçadas e vias públicas;

 Criação da secretaria municipal do desenvolvimento urbano (acessibilidade e mobilidade).

Após a apresentação de todas as propostas entre os grupos, foram eleitos os delegados e suplentes para representar o município. Como atividade relacionada ao estágio realizou-se a inscrição de todos os eleitos e o encaminhamento de todas as propostas em dois sistemas de cadastro distintos: um estadual e outro nacional.

Em agosto de 2013 foi realizado em Foz do Iguaçu-PR um encontro estadual com todos os delegados eleitos das diversas cidades do Paraná para possível aprovação de recursos. Neste encontro nada foi decidido a respeito dos recursos destinados à prefeitura de Mamborê-PR. O próximo encontro será no período de 20 a 24 de novembro para realização da etapa nacional.

(24)

em frente ao cemitério da cidade que foi pavimentada com cascalho. O procedimento adotado foi bem simples.

Primeiramente foi feita a limpeza da via com uma extensão de 200 metros. Utilizou-se uma motoniveladora para fazer a terraplanagem como pode ser visto na figura 21.

Figura 21 – Terraplanagem do terreno.

Em seguida os caminhões despejavam o cascalho sobre o terreno já nivelado como pode ser visto na figura 22.

(25)

Figura 23 – Mononiveladora espalhando o cascalho.

Após a motoniveladora espalhar o cascalho passava-se um trator com um rolo compactador mostrado na figura 24.

Figura 24 – Compactação com rolo compactador.

Depois de toda a via compactada com o cascalho foi lançado um pó de pedra e feito o espalhamento manual com dois operários como pode ser visto na figura 25.

(26)

Figura 25 – Espalhamento do pó de pedra.

O pó de pedra não foi espalhado em toda a via por falta de recursos para o serviço. Na figura 26 abaixo pode-se visualizar a via rural pavimenta com falta de pó de pedra um uma grande extensão da via.

Figura 26 – Pavimentação concluida com cascalho

2.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS

No que se refere à obra de reforma do posto de saúde, por esta estar localizada no distrito Guarani a 10 km do centro de Mamborê-PR, foi difícil o acesso. Neste sentido não foi possível acompanhar a obra todos os dias como o desejado. Mas mesmo assim pode-se fazer diversas visitas com o engenheiro.

(27)

2.3 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO

 Tecnologia da construção civil 1: análise dos serviços de reforma, identificação de serviços sendo executados corretamente;

 Concreto armado 1: leitura de projetos (detalhamento de vigas), visão de onde se faz necessário uma viga;

 Concreto armado 2: leitura de projetos (detalhamento de pilares), visão de onde se faz necessário um pilar;

 Estrutura de fundações: leitura de projeto da parte de infraestrutura;

 Fundamentos de engenharia de segurança no trabalho: presença e ausência de equipamentos exigidos pelas normas regulamentadoras;

 Gestão ambiental: destinação dos resíduos gerados na construção e distância mínima regulamentada pelos órgãos responsáveis;

(28)

Mesmo existindo diversas dificuldades no estágio, foi possível graças à convivência com pessoas do ramo da construção civil, adquirir conhecimentos práticos que terão fundamental importância para o desenvolvimento das atividades necessárias a serem realizadas na carreira futura.

O contato com o engenheiro supervisor foi de grande valia, uma vez que ele dividiu amplamente as suas experiências profissionais. O acompanhamento das obras permitiu também a visualização de diversas dificuldades que os operários da construção civil enfrentam no dia-a-dia. Por fim, pode-se dizer que também foi possível adquirir conhecimento para elaboração de projetos de pequeno porte e de orçamentos.

3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL

O maior tempo de trabalho realizado foi no escritório do Departamento de Planejamento e Engenharia. Neste sentido, um maior contato profissional se deu com os funcionários do setor. Neste aspecto pode-se dizer que eles contribuíram em muito no que diz respeito à compreensão e desenvolvimento de atividades relacionadas à administração pública.

Em se tratando do relacionamento com o engenheiro supervisor, apesar de ele atuar na maior parte do expediente nas obras, quase todos os dias de estágio era possível encontrá-lo e tirar diversas dúvidas quando necessário. Vale ressaltar que ele sempre foi muito atencioso e solícito.

Quanto aos funcionários dos canteiros de obras que prestam serviço para a prefeitura, pode-se dizer que também houve muita facilidade no relacionamento, o que facilitou em muito nos momentos de questionamento a respeito dos serviços que eles executavam.

(29)

O estágio proporcionou ao estagiário aprimoramento dos conhecimentos teóricos de diversas áreas da engenharia civil e uma ampla visão de um canteiro de obra, projetos, orçamento e convivência em grupo de trabalho. A experiência adquirida será útil para a vida profissional, principalmente no começo de carreira.

Referências

Documentos relacionados

Este adesivo indica alguns cuidados ao utilizar o equipamento: -Não exceder a capacidade máxima de uso de 150kg para RTE; -Não exceder a capacidade máxima de uso de 180kg para

Ao negar a posição sujeito inglesa, nega-se os mitos, os heróis, títulos de nobreza, batalhas, as histórias de si e o próprio passado, isso de alguma forma remete ao “vazio”

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No sentido de formalizar a inserção da variável ambiental nos procedimentos de enquadramento, análise de crédito, contratação e acompanhamento de operações do BNDES, a Diretoria

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Sistema Nervoso Nervoso Centr Central al (SNC) (SNC) Encéfalo Encéfalo Cérebro Cérebro Cerebelo Cerebelo Tronco Encefálico Tronco Encefálico Mesencéfalo Mesencéfalo Ponte Ponte