• Nenhum resultado encontrado

REITORIA EDITAL Nº 25/2012 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REITORIA EDITAL Nº 25/2012 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REITORIA EDITAL Nº 25/2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS

O Reitor da Universidade Vila Velha faz saber a todos os interessados que, entre os dias 22 de novembro de 2012 e 31 de janeiro de 2013, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ecologia de Ecossistemas (PPEE). A seleção para o curso de Mestrado será realizada entre os dias 04 e 06 de fevereiro de 2013, e para o curso de Doutorado, nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2013.

1. DAS VAGAS

1.1. Para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas, no primeiro semestre

letivo de 2013, serão ofertadas 15 (quinze) vagas para o curso de Mestrado e 10 (dez) vagas para o curso de Doutorado. Os professores orientadores, as respectivas áreas de atuações e o nível de credenciamento no Programa estão detalhados no quadro abaixo:

Nome do Professor Área de atuação Nível

Adriana R. Chippari Gomes Ecotoxicologia e biomarcadores para análise de qualidade do ambiente aquático. Mestrado e Doutorado Ary Gomes da Silva Anatomia Vegetal, Biologia e Taxonomia de Plantas Vasculares, Ecologia de Comunidades e Populações Vegetais Mestrado e Doutorado Alessandro Coutinho Ramos Aspectos ecofisiológicos, bioquímicos e moleculares da interação micorrízica; Remediação de ambientes contaminados, inoculação de plantas medicinais com fungos micorrízicos. Mestrado e Doutorado Charles G. Duca Soares Desenvolvimento de estratégias para a conservação e manejo da vida silvestre com ênfase na conservação de vertebrados e especialmente de aves Mestrado e Doutorado Levy de Carvalho Gomes Ecologia de peixes de riacho, Ecotoxicologia com foque na fisiologia do estresse, e impacto ambiental da Piscicultura Mestrado e Doutorado Leonardo Barros Dobbss Ecologia, caracterização e bioatividade da matéria orgânica do ecossistema manguezal; biondicadores de qualidade do solo, recuperação áreas degradadas. Mestrado e Doutorado Paulo Dias Ferreira Júnior Ecologia e conservação de tartarugas marinhas e de água doce com ênfase na influência que as características do local da desova exercem na reprodução destes quelônios. Mestrado e Doutorado João Luiz Rossi Jr. Cativeiro, vida livre, ecologia e manejo de animais silvestres, conservação biológica e animais em extinção Mestrado e Doutorado James Roper Estudo de ecologia, evolução e dinâmica populacional de vertebrados terrestres, atuando nos temas como predação em ninhos, frugivoria, conservação, aves, sucesso reprodução. Mestrado e Doutorado José Martins da Silva Júnior Ecologia de Mamíferos Aquáticos, Oceanografia Biológica e Manejo de fauna In situ dos golfinhos rotadores Mestrado Marcelo da Silva Moretti Ecologia de macroinvertebrados bentônicos; Comportamento de invertebrados fragmentadores de detritos foliares; Decomposição de matéria orgânica em ecossistemas aquáticos. Mestrado e Doutorado Rosana Moreira da Rocha Zoologia, com ênfase em Taxonomia de Ascidiacea, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, sistemática molecular, ecologia e bioinvasão. Tem experiência na área de

Ecologia com ênfase em ecologia de costões rochosos e ecologia de bioinvasão marinha

Mestrado e Doutorado Marco A. Oliva Cano Fisiologia do estresse em plantas, estresse oxidativo, fotossíntese, economia hídrica, competição, estresse salino, fitoindicação para poluentes atmosféricos, ecotoxicologia. Mestrado e Doutorado Elke Jurandy Bran N.

Cardoso

Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiota, Micorriza, Microrganismos Fixadores de Nitrogênio e Resíduos.

Mestrado e Doutorado Werther Krohling Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, Ecologia de substrato consolidado natural e artificial, bioincrustação, ambientes recifais, ecologia pesqueira Mestrado

(2)

2. DAS INSCRIÇÕES E DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

2.1. As inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação

em Ecologia de Ecossistemas serão feitas pela Internet, no endereço eletrônico www.uvv.br, e os documentos descritos no subitem 2.3 deverão ser entregues no Núcleo de Atendimento ao Aluno, no Campus Boa Vista, Prédio de Inovação Tecnológica – Térreo (anexo ao ginásio de esportes), no seguinte endereço: Rua Comissário José Dantas de Melo, 21, Bairro Boa Vista, Vila Velha–ES, CEP 29.102–770, nos seguintes horários de atendimento: 8h às 19h (excluídos sábados, domingos e feriados). Para mais informações, telefone: (27) 3421-2137.

2.2. A inscrição poderá ser feita via Sedex, no seguinte endereço: Rua Comissário José Dantas de Melo, 21,

Bairro Boa Vista, Vila Velha/ES, CEP: 29.102-770. Destinatário: Universidade Vila Velha – Campus Boa Vista - SECRETARIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS. Como data de inscrição, será considerado o dia da postagem.

2.3. Os candidatos ao Mestrado e Doutorado deverão apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição:

Os documentos poderão ser apresentados em cópia simples acompanhados do respectivo original para conferência, ou cópias autenticadas.

a) Comprovante de inscrição online (o sistema gera automaticamente quando a inscrição é finalizada); b) Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100,00 (cem reais), feito por meio

de depósito bancário no Banco Santander 033, agência 3346, conta corrente 13000309-0, a favor da Sociedade Educacional do Espírito Santo – CNPJ 27.067.651/0001-55. Não será aceito depósito em

envelope e transferência será aceita somente se for no nome do candidato;

c) Formulário de inscrição para o processo seletivo, disponível na homepage da Pós-Graduação,

devidamente preenchido (legível) e assinado (ANEXO I). Candidatos ao doutorado devem indicar um orientador, oficialmente credenciado, com vaga disponibilizada no Edital e que se responsabilize pelo desenvolvimento do projeto.

d) Carteira de Identidade e CPF;

e) No caso de estrangeiro, xerox da primeira folha do passaporte e do visto de permanência no país; f) Histórico escolar da graduação;

g) Currículo Lattes, impresso e atualizado (cadastro no site: http://lattes.cnpq.br/) – uma cópia com os

documentos de comprovação, organizados seguindo a tabela de pontuação, do ANEXO III;

h) Diploma de graduação, atestado de conclusão do curso superior ou declaração de que está cursando o

último período do curso de graduação reconhecido para o nível mestrado. Diploma de Mestrado ou atestado que esteja cursando o último período do mestrado. O diploma ou o atestado de conclusão de curso oficial

(3)

poderá ser entregue no ato da matrícula se não estiver disponível na data de inscrição ao processo de seletivo,

i) Duas cartas de recomendação. No caso do mestrado, poderão ser elaboradas por professores do curso de

Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu e/ou por profissionais envolvidos com a área de concentração do curso com titulação mínima de mestre (ANEXO II). No caso do doutorado, deverão ser elaboradas por profissionais com a titulação mínima de Doutor (ANEXO II).

j) Para candidatos ao curso de doutorado, exclusivamente, a entrega, no ato da inscrição, de certificado de

proficiência em inglês de escola de idiomas ou declaração de que tenha obtido nota superior a 7,0 na prova de proficiência da seleção do mestrado dispensará a necessidade da prova de proficiência em língua inglesa. Para comprovação de proficiência em inglês, serão aceitos como certificados de escolas de idiomas, sem restrições de validade: TOEFL ITP, “Institutional Testing Program”, mínimo de 500 pontos; TOEFL iBT, “Internet-based Test”, mínimo 82 pontos; TOEFL “Computer-based Test”, mínimo 215 pontos; TOEFL “Paper-based Test”, mínimo 550 pontos; IELTS, “International English Language Testing Service”, com nota mínima 6,0 (seis); ESLAT, “English as a Second Language Achievement Test”, com nota mínima 6,0 (seis); FCE-Cambridge “First Certificate in English”, mínimo de 700 pontos; CPE “Certificate of Proficiency in English”; TOEIC “Test of English for International Communication”, mínimo de 700 pontos; Teste de Proficiência em Inglês da União Cultural Brasil Estados Unidos.

k) Projeto de Pesquisa de Doutorado, seguindo as normas estabelecidas no Anexo IV. Esse projeto deve ser

entregue em 05 vias e assinado pelo orientador com o qual o candidato deve manter contato antecipadamente. Requisito exclusivo para candidato ao curso de Doutorado.

Os documentos de inscrição dos alunos que não efetivarem a matricula estarão disponíveis para retirada até 60 dias após a divulgação do resultado, findo o qual, a documentação será incinerada.

2.4. As inscrições por Sedex deverão ser acompanhadas de todos os documentos descritos no item 2.3. 2.5. Em hipótese nenhuma, haverá devolução da taxa de inscrição.

2.6 Poderão inscrever-se para a seleção tecnólogos, graduados ou mestres nos cursos das áreas de Ciências

da Terra, Ciências Ambientais, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas e outras a critério do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas (PPEE).

2.7 Inscrições com documentação em falta implicará a exclusão automática do candidato do processo de

avaliação.

(4)

2.8.1 No dia da(s) prova(s), o candidato deverá apresentar o protocolo de inscrição. O candidato que enviar os

documentos via correio, SEDEX, deverá retirar o protocolo no núcleo de atendimento, em até 48h de antecedência à data da(s) prova(s), segundo os horários de atendimento no subitem 2.1.

2.8.2 Ao se inscrever para a seleção, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital. 2.8.3 Os atestados de comparecimento às provas, se necessários, devem ser solicitados no momento da

inscrição.

2.9 O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas organiza-se em uma área de concentração –

Ecologia – e 03 (três) linhas de pesquisa:

a) Biomonitoramento e Recuperação de Ambientes Impactados: Estuda os impactos em populações,

comunidades e ecossistemas, utilizando diferentes métodos de avaliação que envolvem biomonitoramento sistemático, biomarcadores, bioindicadores, dentre os ensaios ecotoxicológicos, que subsidiam o desenvolvimento de estratégias de manutenção e recuperação de ambientes antropizados. Compreendem os processos geradores, mantenedores e impactantes da biodiversidade de forma a desenvolver bases metodológicas e padrões de referência para estudos de impacto ambiental.

b) Biodiversidade: Contempla estudos de caracterização da biodiversidade neotropical, incluindo a ecologia de

populações e comunidades, considerando os diferentes níveis de diversidade biológica e mensuração da biodiversidade nos ecossistemas. Propõe estratégias de conservação e manejo da fauna e flora. Realiza estudos multidisciplinares de sistemática, filogenia, biogeografia, ecologia de organismos, comunidades e ecossistemas responsáveis pela caracterização da Biodiversidade e de planejamento ambiental.

c) Ecologia de Interações e Processos: Estuda os processos estruturais e funcionais como a ciclagem da

matéria e fluxo de energia em ecossistemas terrestres, fluviais e marinhos, abordando aspectos desde a diversidade de organismos à complexidade ecológica das suas interações ao nível da comunidade e ecossistemas. Aborda estudos das respostas ecofisiológicas dos organismos e das suas interações a fatores bióticos e abióticos.

3. DA SELEÇÃO

3.1 Para análise e avaliação dos candidatos ao ingresso no Mestrado e Doutorado, o Colegiado do programa

constituirá uma comissão examinadora composta por, no mínimo, 3 (três) membros e 1 (um) suplente do quadro permanente de professores do programa. Se necessário, a comissão poderá ser composta com um quarto membro externo ao Programa. O coordenador do programa será o presidente do processo seletivo.

3.2 O processo seletivo para o curso de Mestrado constará das seguintes fases:

(5)

3.2.1.1. Constará de um prova de conhecimentos básicos em Ecologia, constituída por questões dissertativas

abrangendo os seguintes tópicos fundamentais: adaptação, nicho ecológico e zonas adaptativas, ciclos de matéria e fluxo de energia, clima e hidrobiologia, produção primária e secundária, população, interações, dinâmica e organização de comunidades ecológicas, fundamentos de biogeografia e ecofisiologia vegetal.

3.2.1.2. Bibliografia básica recomendada:

RICKLEFS, R.E. A Economia da Natureza. 5 ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2003.

TOWNSEND, C.R.; BEGON, M.; HARPER, J.L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4 ed. São Paulo: Ed. Artmed, 2007.

3.2.2 FASE 2 - Prova escrita eliminatória de proficiência em Língua Inglesa (nota mínima 6,0 - peso 1) e prova

escrita e eliminatória de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (nota mínima 7,0 - peso 2).

3.2.2.1 Constará do teste de Língua Inglesa e Portuguesa uma tradução/interpretação de um texto da área de

Ecologia.

3.2.2.2 Os testes de Língua Inglesa e Portuguesa serão elaborados e corrigidos por professores com experiência

nas respectivas áreas e pertencentes ao quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas.

3.2.2.3 Será permitido o uso de dicionário no teste de Língua Inglesa e Portuguesa.

3.2.2.4 Só passarão para a FASE 3 e a FASE 4 os candidatos aprovados nas duas fases anteriores. 3.2.3 FASE 3 - Análise de currículo (peso 2).

3.2.3.1 Constituirão títulos preferenciais na análise do Curriculum Vitae todos os itens especificados na Tabela

de Pontuação do ANEXO III e comprovados por fotocópias ou exemplares.

3.2.3.2 Fará parte da FASE 3 a análise das cartas de recomendação dos candidatos (ANEXO II). 3.2.3.3 A análise do Currículo Lattes e de seus comprovantes será feita pela Comissão Examinadora. 3.2.4 FASE 4 - Entrevista com o candidato (peso 4).

3.2.4.1 A entrevista abordará os seguintes itens: perspectiva do candidato quanto ao seu futuro profissional e

intenções do candidato relativas ao curso e principalmente à proposta de investigação.

3.2.4.2 A avaliação da entrevista considerará os seguintes critérios: capacidade de esclarecer questões

levantadas; capacidade de articulação e consistência na expressão oral; coerência entre perspectivas profissionais e escolha pelo Programa.

3.2.4.3 A avaliação final de cada candidato na entrevista será feita pela média aritmética, calculada a partir das

(6)

3.2.5 Para todas as formas de avaliação, será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

3.2.6 Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem uma média final igual ou superior a 7 (sete).

Serão considerados reprovados aqueles que obtiverem médias inferiores a 7,0 (sete).

3.2.7 Em caso de empate, será observada a vantagem obtida, pela ordem, nas seguintes avaliações: a prova

escrita em Ecologia, Currículo, proficiência em Inglês ou Português e entrevista.

3.2.8 A seleção dos candidatos estrangeiros inscritos será efetuada de forma idêntica à dos candidatos

nacionais, ressalvados casos de convênios e acordos internacionais.

3.2.9 Cronograma do processo seletivo do mestrado contendo o detalhamento das datas, horários, locais e

divulgação dos resultados das provas:

Fases Data Horário Local

Fase 1 - Prova escrita eliminatória de

conhecimento geral em Ecologia (para os candidatos que não forem dispensados da Fase 1, conforme a alínea 3.3.1.1.).

04/02/2013 09h às 12h

Sala 13 – 3º andar - Prédio da Pós-Graduação, anexo ao Ginásio, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21, Boa Vista, Vila Velha-ES

Sala 13 – 3º andar - Prédio da Pós-Graduação, anexo ao Ginásio, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21, Boa Vista, Vila Velha-ES

Fase 2 - Prova escrita eliminatória de

proficiência em Língua Inglesa e prova escrita e eliminatória de proficiência em

Língua Portuguesa para estrangeiros. 04/02/2013 14h às 16h

Divulgação do resultado dos aprovados

na Fase 1 e 2 05/02/2013 A partir das 10h

Resultados serão divulgados na

secretaria do programa, facebook (Ecologia UVV) e no site da UVV www.uvv.br.

Fase 3 - Análise do currículo 05/02/2013 Será realizada apenas pelos membros da comissão examinadora da seleção, com base na documentação apresentada. A presença do candidato é dispensada.

Fase 4 - Entrevista 06/02/2013 08h às 12h e 14h às 18h

Sala 13 – 3º andar - Prédio da Pós-Graduação, anexo ao Ginásio, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21, Boa Vista, Vila Velha-ES

Resultado final da seleção do curso de

mestrado 06/02/2013 A partir das 20h

Resultados serão divulgados na

secretaria do programa, facebook (Ecologia UVV) e homepage do curso.

3.3 O processo seletivo para o curso de Doutorado constará das seguintes fases:

3.3.1. FASE 1 - Prova escrita eliminatória de conhecimento geral em Ecologia (nota mínima 5,0 - peso 2)

para os candidatos que não forem dispensados da Fase 1, conforme a alínea 3.3.1.1.).

3.3.1.1 Poderão solicitar avaliação para ingresso no Curso de Doutorado do PPEE/UVV a partir da

FASE 2, ou seja, sem realização da prova de conhecimentos, os candidatos que:

a) tenham obtido o título de Mestre no próprio Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas (PPEE/UVV) ou em outro Programa da grande área de Ciências Biológicas ou

(7)

Agrárias, avaliado com conceito 4 ou superior, na última avaliação trienal da CAPES; nos últimos seis anos. Casos omissos serão avaliados pela Comissão Avaliadora do processo seletivo.

3.3.1.2. As questões serão elaboradas de acordo com bibliografia abaixo relacionada e os

conteúdos direcionados à linha de pesquisa e tema de trabalho.

RICKLEFS, R.E. A Economia da Natureza. 5 ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2003. BEGON, M; TOWNSEND, C.R.; HARPER, J.L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4 ed. São Paulo: Ed. Artmed, 2007.

MEFFE, G.K. & CARROLL, R. 1997. Principles of conservation biology. Sinauer Ass., Massachusetts. 2nd ed.

GOTELLI, N.J. 2007. Ecologia. Ed. Planta. Londrina.

3.2.1.4 Só passarão para a FASE 2, 3 e 4 os candidatos aprovados ou dispensados na FASE 1. 3.3.2 FASE 2 - Prova escrita classificatória de proficiência em Língua Inglesa (nota mínima 6,0 - peso 0) e

prova escrita classificatória de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (nota mínima 6,0 - peso 2). Dispensável caso já tenha o certificado de proficiência em Inglês, como destacado no item 2.3, letra “0” ou tenha obtido nota superior a 7,0 em processos seletivos para mestrado, desde que comprovado no ato da inscrição. O candidato que for dispensado dessa FASE inicia o proceso seletivo na FASE 3. O aluno fica obrigado a prestar proficiência em uma segunda língua estrangeira, antes da solicitação da qualificação, conforme regimento interno do PPEE.

3.3.2.1 Constará do teste de Língua Inglesa e Portuguesa uma tradução/interpretação de um texto

da área de Ecologia.

3.3.2.2 Os testes de Língua Inglesa e Portuguesa serão elaborados e corrigidos por professores

com experiência nas respectivas áreas e pertencentes ao quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas.

3.3.2.3 Será permitido o uso de dicionário no teste de Língua Inglesa e Portuguesa.

3.3.2.4 Os candidatos com rendimento insatisfatório na FASE 2 e aprovados no processo seletivo

terão que se submeter a uma nova prova, com data a ser marcada pela coordenação do PPEE, antes da solicitação da qualificação e conforme o Regimento Interno do PPEE.

3.3.3 FASE 3 - Análise do currículo (peso 3).

3.3.3.1 Constituirão títulos preferenciais na análise do Curriculum Vitae todos os itens especificados

na Tabela de Pontuação do ANEXO III e comprovados por fotocópias ou exemplares.

(8)

3.3.3.3 A análise do Currículo Lattes e de seus comprovantes será feita pela Comissão

Examinadora.

3.3.4 FASE 4 - Entrevista e defesa do projeto de pesquisa (peso 5).

3.3.4.1 A avaliação final de cada candidato na entrevista será feita pela média aritmética, calculada a

partir das notas parciais de cada examinado.

3.2.4.2 Os candiatos que não fazem a prova de conhecimentos e seu processo seletivo se resume à

entrevista poderão ser convocados pela banca examinadora para apresentações fora do dia de agendamentos, caso haja necessidade.

3.2.4.3 A banca examinadora poderá ou não permitir a realização de entrevistas via comunicação

multimídia ou mesmo skype, caso o candidato esteja impossibilidato de comparecer na foram presencial. Deve ser solicitado via carta formal no ato da inscrição para avaliação pela banca que julgará o pedido deferido ou indeferido.

3.4 Para todas as formas de avaliação, será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

3.5 Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem uma média final igual ou superior a 7 (sete).

Serão considerados reprovados aqueles que obtiverem médias inferiores a 7,0 (sete).

3.6 Em caso de empate será observada a vantagem obtida, pela ordem, nas seguintes avaliações: Defesa do

Projeto de Pesquisa e Entrevista, Currículo e prova escrita.

3.7 A seleção dos candidatos estrangeiros inscritos será efetuada de forma idêntica à dos candidatos

nacionais, ressalvados casos de convênios e acordos internacionais.

3.8 Os candidatos que não realizaram a FASE 1, segundo deferimento do pedido pela comissão examinadora,

serão avaliados pela análise curricular (com peso 4) e entrevista e defesa do projeto (com peso 6).

3.9 Cronograma do processo seletivo do doutorado contendo o detalhamento das datas, horários, locais e

divulgação dos resultados das provas:

Fases Data Horário Local

Fase 1 - Prova escrita eliminatória de

conhecimento geral em Ecologia (para os candidatos que não forem dispensados da Fase 1, conforme a alínea 3.3.1.1.).

07/02/2013 09h às 12h

Sala 13 – 3º andar - Prédio da Pós-Graduação, anexo ao Ginásio, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21, Boa Vista, Vila Velha-ES

Fase 2 - Prova escrita eliminatória de

proficiência em Língua Inglesa e prova escrita e eliminatória de proficiência em

Língua Portuguesa para estrangeiros. 07/02/2013 14h às 16h

Sala 13 – 3º andar - Prédio da Pós-Graduação, anexo ao Ginásio, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21, Boa Vista, Vila Velha-ES

Divulgação do resultado dos

aprovados na Fase 1 e 2 07/02/2013 A partir das 18h

Resultados serão divulgados na secretaria do programa, facebook (Ecologia UVV) e no site da UVV www.uvv.br.

(9)

membros da comissão examinadora da seleção. Dispensa-se a presença do candidato.

Fase 4 - Entrevista 08/02/2013 08h às 12h

Sala 13 – 3º andar - Prédio da Pós-Graduação, anexo ao Ginásio, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21, Boa Vista, Vila Velha-ES

Resultado final da seleção do curso

de mestrado 08/02/2013 A partir das 16h.

Resultados serão divulgados na secretaria do programa, facebook (Ecologia UVV) e homepage do curso.

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1 O resultado do processo seletivo será publicado nos quadros de aviso do campus da Universidade Vila

Velha e no respectivo endereço eletrônico na Internet (www.uvv.br), pela Coordenação do Programa de Mestrado e Doutorado em Ecologia de Ecossistemas conforme cronograma dos itens 3.2.9 (mestrado) e 3.9

(doutorado) deste edital.

4.2 Os candidatos habilitados serão relacionados em ordem decrescente de média final, sendo os 15 (quinze)

primeiros considerados aprovados para o Mestrado e os 10 (dez) primeiros para o Doutorado e os demais suplentes.

4.3 A publicação, na forma e no modo estabelecido, constitui instrumento legal de convocação à matrícula,

suficiente ao conhecimento e à notificação dos candidatos não se obrigando, pois, a Instituição a dar ciência pessoal ao candidato nem a se valer de outro meio ou veículo de comunicação ou publicidade.

4.4 Os resultados do exame de seleção são irrecorríveis. 5. DA MATRÍCULA

5.1 Será realizada através de Edital publicado e afixado nos quadros gerais de aviso da Instituição e em

www.uvv.br, contendo: a relação de candidatos classificados, o local, a data e o horário para a prática do referido ato acadêmico-administrativo.

5.2. A matrícula inicial deverá ser formalizada pelo candidato ou seu representante legal perante o Núcleo de

Atendimento ao Aluno da Universidade Vila Velha, no período e horário fixados no Edital, munido dos seguintes documentos:

a) Requerimento de matrícula, em impresso próprio, fornecido pela Instituição; b) Diploma de curso superior registrado;

c) Certidão de nascimento ou de casamento;

d) Prova de cumprimento das obrigações militares, se do sexo masculino, para maiores de 18; e) Título de eleitor, obrigatório para maiores de 18 anos;

f) 01 (uma) foto, tamanho 3x4, recente;

g) Carteira de registro nacional de estrangeiro (RNE), cópia autenticada, e declaração de proficiência em Língua Portuguesa, assinada por professor de língua portuguesa (original), se for o caso;

(10)

h) CPF e carteira de identidade - RG, fornecida pelos órgãos de segurança pública das unidades da Federação, do CONTRATANTE e/ou ALUNO e FIADOR;

i) Comprovante de renda e de residência do CONTRATANTE e/ou ALUNO e FIADOR;

j) Contrato de prestação de serviços educacionais, fornecido pela Instituição, preenchido com letra de forma, sem rasuras e com o reconhecimento das assinaturas do CONTRATANTE e/ou ALUNO e do FIADOR;

k) Comprovante de pagamento da 1ª parcela da semestralidade (original).

Os documentos deverão ser apresentados em ORIGINAL, ou somente CÓPIA, desde que autenticadas. 5.3. O candidato classificado que, convocado à matrícula, não a fizer em data e horário estabelecidos, será

considerado desistente.

5.4. Não terá direito à efetivação da matrícula o candidato classificado convocado, que:

a) Não apresentar documento comprobatório de ensino superior (Diploma);

b) Não cumprir os demais requisitos e condições formais para realização do ato acadêmico de matrícula inicial;

c) Tendo sido ex-aluno, apresentar débitos financeiros.

5.5 O (A) candidato (a) que for aprovado (a) no Processo Seletivo será considerado (a) aluno (a) do Programa

somente após ter efetuada a matrícula em conformidade com o estabelecido neste Edital.

5.6 O aluno deverá requerer matrícula semestral e inscrição em disciplinas nos prazos previstos pelo

Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas, após quitar as parcelas do semestre anterior ou apresentar acordo firmado com a Procuradoria.

5.7 Em caso da existência de vagas poderão ser aceitas matrículas de alunos especiais em até 02 (duas)

disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas, desde que sejam portadores de diploma de curso de graduação e Mestrado stricto sensu respectivamente.

5.8 Em caso de aprovação serão cobradas dos alunos especiais taxas de seleção, inscrição e custeio mensal. 5.9 O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas deve ser integralizado

em até em 24 (vinte e quatro) meses. O investimento será dividido em 26 (vinte e seis) parcelas mensais, sujeitas a reajuste anual conforme faculdade previstas na Lei nº 9.870/99, que dispõe sobre mensalidades escolares. No caso da integralização do curso ultrapassar o período de 24 meses, ocorrerão novas parcelas de igual valor correspondentes aos meses subsequentes, obedecendo, no máximo, a um período de 6 meses. O valor mensal da parcela será de R$ 1.440,00 (mil quatrocentos e quarenta reais).

(11)

5.8 O curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas deve ser

integralizado em até em 48 (quarenta e oito) meses. O investimento será dividido em 48 (quarenta e oito) parcelas mensais, sujeitas a reajuste anual conforme faculdade previstas na Lei nº 9.870/99, que dispõe sobre mensalidades escolares. No caso de a integralização do curso ultrapassar o período de 48 meses, ocorrerão novas parcelas de igual valor correspondentes aos meses subsequentes, obedecendo, no máximo, a um período de 6 meses. O valor mensal da parcela será de R$ 1.440,00 (mil quatrocentos e quarenta reais).

5.10 Quando disponíveis, os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de

Ecossistemas poderá oferecer descontos e bolsas de órgãos de fomentos e empresas privadas, e a distribuição dessas bolsas será dada de acordo com o mérito, respeitando assim a classificação final dos candidatos aprovados nessa seleção.

5.11 A integralização do curso de Mestrado e de Doutorado se dará quando da ocorrência da defesa da

dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado, respectivamente, além do cumprimento das demais obrigatoriedades, conforme regimento interno do curso.

Vila Velha - ES, 22 de novembro de 2012.

MANOEL CECILIANO SALLES DE ALMEIDA

Referências

Documentos relacionados

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Diante do exposto, este presente estudo teve como objetivo principal comparar as duas técnicas de aplicação de TB – pré-septal e pré-tarsal – em pacientes

A temperatura é citada como um dos principais fatores para garantir a inocuidade dos alimentos, pois os microorganismos patogênicos não são capazes de desenvolver

Ao analisar o número de gessos confeccionados no grupo 2 (mediana igual a oito), observou-se que foi maior do que no grupo 1 (mediana igual a seis) no qual as trocas ocorreram

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o