• Nenhum resultado encontrado

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado

Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

2º ciclo – 6º ano Planificação Anual 2014-2015 MATEMÁTICA METAS CURRICULARES DOMÍNIO OBJETIVOS/DESCRITORES

NÚMEROS E

OPERAÇÕES

- Números Racionais Não Negativos - Números inteiros . Comparação de números inteiros

Objectivo geral 1: Efetuar operações com números racionais não negativos Descritor 1: Multiplicar e dividir números racionais não negativos representado em diferentes formas (fracções, decimais e numerais mistos).

Descritor 2: Compreender o efeito de multiplicar (dividir) um número racional não negativo por um número menor que 1.

Descritor 3: Compreender a noção de inverso de um número.

Descritor 4: Calcular a potência de expoente natural de um número racional não negativo, representado nas suas diferentes formas.

Objectivo geral 2: Reconhecer um número inteiro e sua representação na recta numérica

Descritor 1: Identificar grandezas utilizadas no dia a dia cuja medida se exprime em números positivos e negativos, conhecendo o significado do zero em cada um dos contextos.

Descritor 2: Identificar grandezas que variam em sentidos opostos e utilizar números inteiros para representar as suas medidas.

Descritor 3: Localizar e posicionar números inteiros positivos e negativos na recta numérica.

Descritor 4: Compreender as noções de valor absoluto e de simétrico de um número.

Descritor 5: Reconhecer, dado um número positivo a, que existem na reta numérica exatamente dois pontos cuja distância à origem é igual a a unidades: um pertencente à semirreta dos números inteiros positivos (o ponto que representa a) e o outro à semirreta oposta, e associar ao segundo o número designado por «número inteiro negativo – a ».

Descritor 6: Identificar, dado um número inteiro positivo a, os números a e - a como «simétricos» um do outro e 0 como simétrico de si próprio.

Descritor 7: Identificar, dado um número inteiro positivo a, «+ a » como o próprio número a e utilizar corretamente os termos «sinal de um número», «sinal positivo» e «sinal negativo».

Descritor 8: Identificar a «semirreta de sentido positivo» associada a um dado ponto da reta numérica como a semirreta de origem nesse ponto com o mesmo sentido da semirreta dos números positivos.

Objectivo geral 3: Comparar números positivos e negativos

Descritor 1: Identificar um número racional como maior do que outro se o ponto a ele associado pertencer à semirreta de sentido positivo associada ao segundo.

Descritor 2: Reconhecer que 0 é maior do que qualquer número negativo e menor do que qualquer número positivo.

(2)

. Adição de números inteiros

. Subtração de números inteiros

Descritor 3: Identificar o «valor absoluto» (ou «módulo») de um número a como a distância à origem do ponto que o representa na reta numérica e utilizar corretamente a expressão «|a|».

Descritor 4: Reconhecer, dados dois números positivos, que é maior o de maior valor absoluto e, dados dois números negativos, que é maior o de menor valor absoluto.

Descritor 5: Reconhecer que dois números racionais não nulos são simétricos quando tiverem o mesmo valor absoluto e sinais contrários.

Descritor 6: Identificar o conjunto dos «números inteiros relativos» (ou simplesmente «números inteiros») como o conjunto formado pelo 0, os números naturais e os respetivos simétricos, representá-lo por N e o conjunto dos números naturais por N.

Objectivo geral 4: Adicionar números inteiros

Descritor 1: Reconhecer, dados números inteiros com o mesmo sinal, que a respetiva soma é igual ao número inteiro com o mesmo sinal e de valor absoluto igual à soma dos valores absolutos das parcelas.

Descritor 2: Reconhecer, dados dois números inteiros de sinal contrário não simétricos, que a respetiva soma é igual ao número inteiro de sinal igual ao da parcela com maior valor absoluto e de valor absoluto igual à diferença entre o maior e o menor dos valores absolutos das parcelas.

Descritor 3: Reconhecer que a soma de qualquer número com 0 é o próprio número e que a soma de dois números simétricos é nula.

Objectivo geral 5: Subtrair números racionais

Descritor 1: Interpretar a subtracção como a operação inversa da adição, compreendendo que ela é sempre possível no conjunto dos números inteiros Descritor 2: Reconhecer, dados dois números inteiros a e b, que a - b é igual à soma de a com o simétrico de b e designar, de forma genérica, a soma e a diferença de dois números inteiros por «soma algébrica».

Descritor 3: Reconhecer, dado um número inteiro q, que 0 - q é igual ao simétrico de q e representá-lo por «- q ».

Descritor 4: Reconhecer, dado um número inteiro q, que – (- q) = q.

Descritor 5: Reconhecer que o módulo de um número inteiro q é igual a q se q for positivo e a - q se q for negativo.

Objectivo geral 5: Resolver problemas

Descritor 1: Abordar as operações com números inteiros em contexto, por exemplo, recta numérica, temperaturas, cartas geográficas e saldos bancários. GEOMETRIA E MEDIDA - Figuras no Plano e no Espaço . Ângulos - Amplitude e medição

Objectivo geral 1: Reconhecer propriedades envolvendo ângulos, paralelismo e perpendicularidade

Descritor 1: Designar por «bissetriz» de um dado ângulo a semirreta nele contida, de origem no vértice e que forma com cada um dos lados ângulos iguais, e construi-la utilizando régua e compasso

Descritor 2: Na medição de amplitudes aproximar ao grau.

Descritor 3: Estabelecer relações entre ângulos e classificar ângulos.

Descritor 4: Identificar dois ângulos como «suplementares» quando a respetiva soma for igual a um ângulo raso.

Descritor 5: Identificar dois ângulos como «complementares» quando a respetiva soma for igual a um ângulo reto.

Descritor 6: Reconhecer que ângulos verticalmente opostos são iguais.

Descritor 7: Identificar, dadas duas retas r e s intersetadas por uma secante, «ângulos internos» e «ângulos externos» e pares de ângulos «alternos internos»

(3)

. Propriedades de triângulos - Isometrias do plano - Reflexão, rotação e translação . reflexão central . reflexão axial

e «alternos externos» e reconhecer que os ângulos de cada um destes pares são iguais quando (e apenas quando) r e s são paralelas

.

Descritor 8: Distinguir ângulos complementares e suplementares e identificar ângulos verticalmente opostos e ângulos alternos internos.

Objectivo geral 2: Reconhecer propriedades de triângulos

Descritor 1: Construir triângulos e compreender os casos de possibilidade na construção de triângulos.

Descritor 2: Construir triângulos dados os comprimentos dos três lados.

Descritor 3: Construir triângulos dados os comprimentos de dois lados e a amplitude do ângulo por eles formado.

Descritor 4: Construir triângulos dado o comprimento de um lado e as amplitudes dos ângulos adjacentes a esse lado.

Descritor 5:Na medição de comprimentos aproximar ao milímetro.

Descritor 6: Reconhecer que num triângulo a lados iguais opõem-se ângulos iguais e reciprocamente.

Descritor 7: Reconhecer que em triângulos iguais a lados iguais opõem-se ângulos iguais e reciprocamente.

Descritor 8: Saber que num triângulo ao maior lado opõe-se o maior ângulo e ao menor lado opõe-se o menor ângulo, e vice-versa.

Descritor 9: Saber que num triângulo a medida do comprimento de qualquer lado é menor do que a soma das medidas dos comprimentos dos outros dois e maior do que a respetiva diferença .

Objectivo geral 3: Construir e reconhecer propriedades de isometrias do plano.

Descritor 1: Designar, dados dois pontos O e M, o ponto M’ por «imagem do ponto M pela reflexão central de centro O» quando O for o ponto médio do segmento [MM’] e identificar a imagem de O pela reflexão central de centro O como o próprio ponto O.

Descritor 2: Reconhecer, dado um ponto O e as imagens A’ e B’ de dois pontos A e B pela reflexão central de centro O, que são iguais os comprimentos dos segmentos [AB] e [A’B’] e designar, neste contexto, a reflexão central como uma «isometria».

Descritor 3: Reconhecer, dado um ponto O e as imagens A’, B’ e C’ de três pontos A, B e C pela reflexão central de centro O, que são iguais os ângulos ABC e A’B’C’.

Descritor 4: Designar por «mediatriz» de um dado segmento de reta num dado plano a reta perpendicular a esse segmento no ponto médio.

Descritor 5: Reconhecer que os pontos da mediatriz de um segmento de reta são equidistantes das respetivas extremidades.

Descritor 6: Identificar, dada uma reta r e um ponto M não pertencente a r, a «imagem de M pela reflexão axial de eixo r » como o ponto M’ tal que r é mediatriz do segmento [MM’] e identificar a imagem de um ponto de r pela reflexão axial de eixo r como o próprio ponto.

Descritor 7: Designar, quando esta simplificação de linguagem não for ambígua, «reflexão axial» por «reflexão».

Descritor 8: Saber, dada uma reta r, dois pontos A e B e as respetivas imagens A’ e B’ pela reflexão de eixo r, que são iguais os comprimentos dos segmentos [AB] e [A’B’] e designar, neste contexto, a reflexão como uma «isometria». Descritor 9: Reconhecer, dada uma reta r, três pontos A,O e B e as respetivas imagens A’,O’ e B’ pela reflexão de eixo r, que são iguais os ângulos AO B e

(4)

. Simetrias rotacional e axial

. Rotação

A’O’B’ .

Descritor 10: Identificar uma reta r como «eixo de simetria» de uma dada figura plana quando as imagens dos pontos da figura pela reflexão de eixo r formam a mesma figura.

Descritor 11: Saber que a reta suporte da bissetriz de um dado ângulo convexo é eixo de simetria do ângulo, reconhecendo que os pontos a igual distância do vértice nos dois lados do ângulo são imagem um do outro pela reflexão de eixo que contém a bissetriz.

Descritor 12: Identificar os eixos de simetria de uma figura, particularmente no caso dos triângulos.

Descritor 13:Construir figuras com mais de um eixo de simetria.

Descritor 14: Designar, dados dois pontos O e M e um ângulo a, um ponto M’ por «imagem do ponto M por uma rotação de centro O e ângulo a» quando os segmentos [OM] e [OM’] têm o mesmo comprimento e os ângulos a e MOM’ a mesma amplitude.

Descritor 15:Na rotação, indicar o centro, o sentido e a amplitude do ângulo de rotação.

Descritor 16: Construir imagens (ou os transformados) de figuras geométricas planas por reflexão central, reflexão axial e rotação utilizando régua e compasso.

Descritor 17: Reconhecer, dados dois pontos O e M e um ângulo a (não nulo, não raso e não giro), que existem exatamente duas imagens do ponto M por rotações de centro O e ângulo a e distingui-las experimentalmente por referência ao sentido do movimento dos ponteiros do relógio, designando uma das rotações por «rotação de sentido positivo» (ou «contrário ao dos ponteiros do relógio») e a outra por «rotação de sentido negativo» (ou «no sentido dos ponteiros do relógio»).

Descritor 18: Reconhecer, dados dois pontos O e M, que existe uma única imagem do ponto M por rotação de centro O e ângulo raso, que coincide com a imagem de M pela reflexão central de centro O e designá-la por imagem de M por «meia volta em torno de O».

Descritor 19: Reconhecer que a (única) imagem de um ponto M por uma rotação de ângulo nulo ou giro é o próprio ponto M.

Descritor 20: Saber, dado um ponto O, um ângulo a e as imagens A’ e B’ de dois pontos A e B por uma rotação de centro O e ângulo a de determinado sentido, que são iguais os comprimentos dos segmentos [AB] e [A’B’] e designar, neste contexto, a rotação como uma «isometria».

Descritor 21: Reconhecer, dado um ponto O, um ângulo a e as imagens A’, B’ e C’ de três pontos A, B e C por uma rotação de centro O e ângulo a de determinado sentido, que são iguais os ângulos ABC e A’BC’.

Descritor 22: Identificar uma figura como tendo «simetria de rotação» quando existe uma rotação de ângulo não nulo e não giro tal que as imagens dos pontos da figura por essa rotação formam a mesma figura.

Descritor 23: Saber que a imagem de um segmento de reta por uma isometria é o segmento de reta cujas extremidades são as imagens das extremidades do segmento de reta inicial.

Descritor 24: Construir imagens (ou os transformados) de figuras geométricas planas por rotação utilizando régua e transferidor.

Descritor 25: Construir o transformado de uma figura, a partir de uma isometria ou de uma composição de isometrias.

(5)

-

Medida – volumes de sólidos e unidades de volume

Descritor 26: Identificar, predizer e descrever a isometria em causa, dada a figura geométrica e o transformado.

Descritor 27: Compreender as noções de simetria axial e rotacional e identificar as simetrias numa figura.

Descritor 28: Identificar simetrias de rotação e de reflexão em figuras dadas. Objectivo geral 4: Ser capaz de analisar padrões geométricos e desenvolver o conceito de isometria.

Descritor 1: Completar, desenhar e explorar padrões geométricos que envolvam Isometrias, recorrendo por exemplo à exploração de obras de arte e artesanato.

Descritor 2: Identificar as isometrias de frisos e rosáceas.

Descritor 3: Construir frisos e rosáceas, por decalque e por dobragem de papel, utilizando, por exemplo, espelhos e papel vegetal.

Objectivo geral 5: Medir volumes de sólidos

Descritor 1: Relacionar as unidades de volume com as unidades de capacidade do sistema SI.

Descritor 2: Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento e dados três números racionais positivos que o volume de um paralelepípedo retângulo com dimensões de medidas q , r e s é igual a q x r x s unidades cúbicas.

Descritor 3: Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento, que a medida do volume de um prisma (em unidades cúbicas) é igual ao produto da medida da área da base (em unidades quadradas) pela medida da altura.

Descritor 4: Reconhecer, fixada uma unidade de comprimento, que a medida do volume de um cilindro (em unidades cúbicas) é igual ao produto da medida da área da base (em unidades quadradas) pela medida da altura.

Objectivo geral 6: Ser capazes de resolver problemas, comunicar e raciocinar matematicamente em situações que envolvam contextos geométricos.

Descritor 1: Compreender relações entre elementos de um triângulo e usá-las na resolução de problemas.

Descritor 2: Compreender o valor da soma das amplitudes dos ângulos internos e externos de um triângulo.

Descritor 3: Identificar as propriedades da circunferência e distinguir circunferência de círculo.

Descritor 4: Resolver problemas envolvendo propriedades dos triângulos e do círculo.

Descritor 5: Resolver problemas envolvendo as propriedades das isometrias utilizando raciocínio dedutivo.

Descritor 6: Resolver problemas envolvendo figuras com simetrias de rotação e de reflexão axial.

Descritor 7: Resolver problemas que envolvam volumes de cubos, paralelepípedos e cilindros.

Descritor 8: Resolver problemas envolvendo o cálculo de volumes de sólidos. ÁLGEBRA

- Potências de expoente natural

Objectivo geral 1: Efectuar operações com potências

Descritor 1: Calcular potências de um número e determinar o produto e o quociente de potências com a mesma base ou com o mesmo expoente.

Descritor 2: Reconhecer que o produto de duas potências com a mesma base é igual a uma potência com a mesma base e cujo expoente é igual à soma dos expoentes dos fatores.

Descritor 3: Representar uma potência de base a e expoente n elevada a um expoente m por (an)m e reconhecer que é igual a uma potência de base a e

(6)

. Multiplicação e divisão de potências . Propriedades das operações e regras operatórias - Sequências e regularidades - Proporcionalidade Directa

expoente igual ao produto dos expoentes e utilizar corretamente a expressão «potência de potência».

Descritor 4: Representar um número racional a elevado a uma potência nm (sendo n e m números naturais) por nm

a

e reconhecer que, em geral,

a

nm

(an)m.

Descritor 5: Reconhecer que o produto de duas potências com o mesmo expoente é igual a uma potência com o mesmo expoente e cuja base é igual ao produto das bases.

Descritor 6: Reconhecer que o quociente de duas potências com a mesma base não nula e expoentes diferentes (sendo o expoente do dividendo superior ao do divisor) é igual a uma potência com a mesma base e cujo expoente é a diferença dos expoentes.

Descritor 7: Reconhecer que o quociente de duas potências com o mesmo expoente (sendo a base do divisor não nula) é igual a uma potência com o mesmo expoente e cuja base é igual ao quociente das bases.

Descritor 8: Conhecer a prioridade da potenciação relativamente às restantes operações aritméticas e simplificar e calcular o valor de expressões numéricas envolvendo as quatro operações aritméticas e potências bem como a utilização de parênteses.

Descritor 9: Compreender as propriedades e regras das operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) e usá-las no cálculo.

Descritor 10: Utilizar a calculadora no cálculo de potências. Objectivo geral 2: Resolver problemas

Descritor 1: Resolver problemas que envolvam a multiplicação, divisão bem como potenciação, incluindo regularidades com potências, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum.

Descritor 2: Traduzir em linguagem simbólica enunciados expressos em linguagem natural e vice-versa.

Descritor 3: Usar a calculadora na exploração de regularidades numéricas. Objectivo geral 3: Resolver problemas

Descritor 1: Resolver problemas envolvendo a determinação de termos de uma sequência definida por uma expressão geradora ou dada por uma lei de formação que permita obter cada termo a partir dos anteriores, conhecidos os primeiros termos.

Descritor 2: Determinar expressões geradoras de sequências definidas por uma lei de formação que na determinação de um dado elemento recorra aos elementos anteriores.

Descritor 3: Resolver problemas envolvendo a determinação de uma lei de formação compatível com uma sequência parcialmente conhecida e formulá-la em linguagem natural e simbólica.

Objectivo geral 4: Relacionar grandezas diretamente proporcionais

Descritor 1: Compreender os conceitos de razão, proporção e constante de proporcionalidade.

Descritor 2: Utilizar proporções para modelar situações e fazer previsões. Descritor 3: Identificar uma grandeza como «diretamente proporcional» a outra quando dela depende de tal forma que, fixadas unidades, ao multiplicar a medida da segunda por um dado número positivo, a medida da primeira fica também multiplicada por esse número.

(7)

da qual depende quando, fixadas unidades, o quociente entre a medida da primeira e a medida da segunda é constante e utilizar corretamente o termo «constante de proporcionalidade».

Descritor 4: Reconhecer que se uma grandeza é diretamente proporcional a outra então a segunda é diretamente proporcional à primeira e as constantes de proporcionalidade são inversas uma da outra.

Descritor 5: Distinguir situações em que não existe proporcionalidade de situações em que existe, recorrendo, neste caso, à constante de proporcionalidade.

Descritor 6: Identificar uma proporção como uma igualdade entre duas razões não nulas e utilizar corretamente os termos «extremos», «meios» e «termos» de uma proporção.

Descritor 7: Reconhecer que numa proporção o produto dos meios é igual ao produto dos extremos.

Descritor 8: Verificar a propriedade fundamental das proporções.

Descritor 9: Determinar o termo em falta numa dada proporção utilizando a regra de três simples ou outro processo de cálculo.

Descritor 10: Saber que existe proporcionalidade direta entre distâncias reais e distâncias em mapas e utilizar corretamente o termo «escala».

Objectivo geral 5: Resolver problemas

Descritor 1: Identificar pares de grandezas mutuamente dependentes distinguindo aquelas que são diretamente proporcionais.

Descritor 2: Resolver problemas envolvendo a noção de proporcionalidade direta. Utilizando situações que envolvam percentagens e escalas, e a análise de tabelas e gráficos.

Descritor 3: Resolver e formular problemas envolvendo situações de proporcionalidade directa. ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS - Representação e tratamento de dados

Representação e tratamento de dados Objectivo geral 1: Organizar e representar dados

Descritor 1: Identificar «população estatística» ou simplesmente «população» como um conjunto de elementos, designados por «unidades estatísticas», sobre os quais podem ser feitas observações e recolhidos dados relativos a uma característica comum.

Descritor 2: Identificar «variável estatística» como uma característica que admite diferentes valores (um número ou uma modalidade), um por cada unidade estatística.

Descritor 3: Designar uma variável estatística por «quantitativa» ou «numérica» quando está associada a uma característica suscetível de ser medida ou contada e por «qualitativa» no caso contrário.

Descritor 4: Designar por «amostra» o subconjunto de uma população formado pelos elementos relativamente aos quais são recolhidos dados, designados por «unidades estatísticas», e por «dimensão da amostra» o número de unidades estatísticas pertencentes à amostra.

Descritor 5: Representar um conjunto de dados num «gráfico circular» dividindo um círculo em setores circulares sucessivamente adjacentes, associados respetivamente às diferentes categorias/classes de dados, de modo que as amplitudes dos setores sejam diretamente proporcionais às frequências relativas das categorias/classes correspondentes.

Descritor 6: Representar um mesmo conjunto de dados utilizando várias representações gráficas, selecionando a mais elucidativa de acordo com a

(8)

informação que se pretende transmitir. Objectivo geral 2: Resolver problemas

Descritor 1: Resolver problemas envolvendo a análise de dados representados de diferentes formas.

Descritor 2: Resolver problemas envolvendo a análise de um conjunto de dados a partir da respetiva média, moda e amplitude.

(9)

MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS

CONTEÚDOS PROCEDIMENTOS Nº de Tempos

1º Período

Números e operações

Números naturais - (Capítulo 1)

• Números primos • Crivo de Eratóstenes

• Decomposição em fatores primos • Simplificação de frações

• m.d.c. de dois números • m.m.c. de dois números

- Realização de actividades práticas para superação de dificuldades e consolidação de conhecimentos

- Aplicação da Matemática a situações da vida real

- Resolução de problemas em contextos variados, envolvendo a aplicação a outras ciências

- Observação e análise de gráficos, esquemas e modelos

- Realização de actividades de investigação

- Discussão de temas e situações diversificadas

- Utilização de Calculadora / Computador

- Realização de trabalhos de grupo/ individuais

- Resolução de fichas de trabalho - Utilização de materiais diversificados

- Utilização do manual escolar e caderno de actividades

12

1º Período

Números e operações

Potencia de expoente natural - (Capítulo 4)

• Potências de expoente natural • Quadrado e cubo de um número • Potências

• Multiplicação de potências com a mesma base • Potência de potência

• Número elevado a uma potência

• Multiplicação de potências com o mesmo expoente

• Divisão de potências com a mesma base • Divisão de potências com o mesmo expoente • Expressões com potências

12

1º Período

Álgebra

Sequências e regularidades - (Capítulo 5)

• Sequências e regularidades numéricas • Sequências e regularidades não numéricas • Sequências e leis de formação

• Expressão geradora de uma sequência

14

1º Período

Álgebra

Proporcionalidade - (Capítulo 2) • Proporcionalidade direta • Proporções • Escala

30

1º Período

Geometria

Figuras geométricas planas - (Capítulo 3)

• Ângulo ao centro e setor circular • Polígono inscrito numa circunferência • Reta tangente à circunferência • Polígono circunscrito

• Apótema de um polígono

(10)

CONTEÚDOS PROCEDIMENTOS Nº de Tempos

2º Período

Geometria

Figuras geométricas planas - (Capítulo 3)

• Perímetro do círculo

• Perímetro de um polígono regular • Perímetro do círculo

• Área do polígono regular • Área do círculo

- Realização de actividades práticas para superação de dificuldades e consolidação de conhecimentos

- Aplicação da Matemática a situações da vida real

- Resolução de problemas em contextos variados, envolvendo a aplicação a outras ciências

- Observação e análise de gráficos, esquemas e modelos

- Realização de actividades de investigação

- Discussão de temas e situações diversificadas

- Utilização de Calculadora / Computador

- Realização de trabalhos de grupo/ individuais

- Resolução de fichas de trabalho - Utilização de materiais diversificados

- Utilização do manual escolar e caderno de actividades

10

2º Período

Geometria

Isometrias do plano - (Capítulo 3)

• Reflexão central. Propriedades • Mediatriz de um segmento de reta • Reflexão axial. Propriedades

• Eixos de simetria de uma figura plana • Rotação. Propriedades

• Imagens de figuras planas por isometrias • simetrias de reflexão e rotação

22

2º Período

Geometria

Sólidos geométricos e propriedades. Volumes

- (Capítulo 6)

• Poliedros

• Faces, arestas e vértices

• Prismas retos e oblíquos. Prismas regulares • Pirâmides regulares

• Cilindros / • Cones

• Nº de arestas de um prisma e de uma pirâmide • Nº de vértices de um prisma e de uma pirâmide • Poliedros convexos

• Relação de Euler • Planificações de sólidos

• Volume do paralelepípedo retângulo • Volume do prisma reto

• Volume do cilindro reto

18

2º Período

Org. de tratamento de dados - (Capítulo 9)

• População e unidade estatística • Variáveis quantitativas e qualitativas • Amostra. Dimensões da amostra • Interpretação de gráficos circulares • Construção de gráficos circulares

• Diferentes representações de um conjunto de dados

• Análise de conjuntos de dados

(11)

CONTEÚDOS PROCEDIMENTOS Nº de Tempos

3º Período

Números e operações

Números racionais - (Capítulo 7)

• Grandezas, números positivos e negativos • Números racionais positivos e negativos • Números simétricos

• Semirreta de sentido positivo • Comparação de números racionais

• Comparação. Valor absoluto de um número • Comparação de números racionais

• Conjunto dos números inteiros/ Conjuntos de números racionais • Segmentos de reta orientados • Adição de números racionais • Subtração de números racionais • Soma algébrica

• Distância na reta numérica

- Realização de atividades práticas para superação de dificuldades e consolidação de conhecimentos

- Aplicação da Matemática a situações da vida real

- Resolução de problemas em contextos variados, envolvendo a aplicação a outras ciências

- Observação e análise de gráficos, esquemas e modelos

- Realização de actividades de investigação

- Discussão de temas e situações diversificadas

- Utilização de Calculadora / Computador

- Realização de trabalhos de grupo/ individuais

- Resolução de fichas de trabalho - Utilização de materiais diversificados

- Utilização do manual escolar e caderno de actividades

36

Total

180

(12)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Objeto da avaliação Instrumentos de avaliação Coeficiente de ponderação Conteúdos

 Definidos na planificação Capacidades

- Mostrar capacidade de comunicar

conceitos, raciocínios e ideias, oralmente

e por escrito, quer em linguagem corrente

quer em linguagem matemática.

- Utilizar adequadamente as tecnologias

da informação

- Aperfeiçoar o cálculo

- Resolver problemas em domínios

diversificados

Trabalhos realizados em casa e na aula:

Participação oral na sala de aula

Trabalhos (casa, grupo e/ou

individuais)

20%

Fichas de avaliação 60 %

 Cooperar nas diferentes atividades

pospostas

 Ser pontual;

 Ser assíduo;

 Manifestar

comportamentos

adequados;

 Demonstrar iniciativa e empenho das

tarefas propostas;

 Participar de forma regular e

oportuna;

Assumir uma postura responsável na

realização das tarefas diárias,

manifestando atitudes e hábitos de

trabalho (fichas de trabalho, fichas

formativas, trabalhos de casa)

Grelhas de registo/Observação direta:

Pontualidade /assiduidade

Comportamento

Material escolar

Iniciativa e empenho das tarefas

propostas

Participar de forma regular e

oportuna

Responsabilidade/Organização

2% 5% 2% 5% 3% 3%

Referências

Documentos relacionados

Resultados: Os indivíduos obesos parecem apresentar deficiência de vitamina D decorrente da ingestão inadequada ou captação aumentada dessa vitamina pelo tecido

(D) “A princípio, todo mundo sabe que deve beber muito água, ser otimista, praticar exercícios, seguir a intuição, ter auto-estima, não se exigir demais etc.” 7 - A

TRATA-SE DA COMPLEMENTAÇÃO DA LIGAÇÃO VIÁRIA ENTRE O 3° ° ° ANEL ARTERIAL, PASSANDO PELO PRINCIPAL CANAL ° DE ACESSO REGIONAL DA CIDADE RODOVIA BR-116 AO ESTÁDIO CASTELÃO.

Ao planejar o acesso cirúrgico no tratamento de aneurisma de qualquer parte do polígono de Willis ou longe dele como em ramos distais da artéria pericalosa (aneurismas micóticos) ou

de ataque alto com leme na deflexão máxima; (c) ângulo de ataque alto com leme na posição neutra.. Faculdade de Engenharia Universidade da Beira Interior Estruturas Aeroespaciais

leves hidrotratados Inalação irritação respiratória Existem alguns dados positivos, mas os dados não são suficientes para a classificação NOAEL Não disponível Destilados

Os resultados não mostram diferenças significativas entre os tumores de padrão difuso e intestinal (P>0.05), mas os de padrão intestinal apresentaram índice de mar- cagem

O Processo Seletivo para o 1º semestre do ano de 2019 será realizado em fases independentes, com todas as vagas, mediante inscrição e realização da prova, iniciando em 10 de