• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA RUA GAL MILTON TAVARES DE SOUZA, SN

24210-346 - NITERÓI - RIO DE JANEIRO TEL: (021) 2629-5879/5878 - FAX: 2629-5887

E-MAIL: CPG@ IF.UFF.BR

ADITAMENTO AO EDITAL (2016/2 -2º Exame) REFERENTE À SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE

PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO

1. Alteração do prazo de inscrições:

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Física faz saber aos interessados as inscrições para o segundo processo seletivo aos

CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA para o segundo semestre de 2016, foram prorrogadas até o dia 23/08/2016.

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA RUA GAL MILTON TAVARES DE SOUZA, SN

24210-346 - NITERÓI - RIO DE JANEIRO TEL: (021) 2629-5879/5878 - FAX: 2629-5887

E-MAIL: CPG@ IF.UFF.BR

Niterói, 02/08/2016.

EDITAL

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Física faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o segundo processo seletivo aos CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM

FÍSICA para o segundo semestre de 2016, nas seguintes condições: INSCRIÇÃO:

A inscrição de um candidato é feita por email, que deve ser enviado para o Prof. Rodrigo Sobreiro (sobreiro@if.uff.br) com cópia para a Secretaria da Coordenação do Programa, no endereço cpg@if.uff.br.

No corpo da mensagem, devem ser informados: nome completo do

candidato; data de nascimento; CPF; identidade (com órgão emissor, data e estado); endereço postal completo; nome da instituição onde cursou a graduação, nome do curso e período de realização; nome da instituição onde cursou ou cursa o mestrado (se for o caso), nome do curso e período de realização; nível do curso para o qual se candidata (mestrado ou doutorado); área de pesquisa de interesse; nome do orientador (se tiver).

Anexos à mensagem, devem ser enviados os seguintes

documentos em formato pdf: histórico escolar de graduação e, se tiver, de mestrado; curriculum vitae atualizado. Não serão aceitos anexos em formatos diferentes do pdf.

Para concluir a inscrição, o candidato deve solicitar que dois

professores enviem cartas de recomendação (em formato livre) para o Prof. Rodrigo Sobreiro (sobreiro@if.uff.br).

O período de inscrição vai até 16/08/2016.

A inscrição eletrônica estará completa somente se o candidato receber confirmação por email da Secretaria do Programa. O Programa não se responsabiliza por extravio de mensagens eletrônicas ou atrasos no seu recebimento.

(3)

SELEÇÃO DOS CANDIDATOS E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS:

Em 26/08/2016, das 9:00h às 12:00h, será aplicada uma prova de conhecimentos, escrita, no Instituto de Física da UFF. A prova será constituída de questões de Física Básica e Mecânica Quântica, com mesma bibliografia do exame do Uniposrio (

http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=home.Edital). O candidato ao Doutorado

que tiver sido aprovado em prova escrita para o PPGF-UFF ou em exame do Uniposrio nos dois anos anteriores ao presente exame poderá solicitar que sua nota anterior seja utilizada neste processo seletivo, desde que tenha concluído o Mestrado em Física na UFF no prazo de 24 meses. Não há, entretanto, garantia de que a solicitação seja atendida, sendo a decisão final sobre a utilização da nota de exame anterior de inteiramente da comissão organizadora.

O candidato também será submetido a uma Avaliação Presencial por membros da Comissão Permanente de Seleção, a ser realizada em

31/08/2016, das 10:00h às 12:00h, no Instituto de Física da UFF. Nesta

fase, será avaliada sua trajetória acadêmica e o conteúdo da prova de conhecimentos. A Comissão também avaliará o histórico escolar do candidato e suas cartas de recomendação. Candidatos com vínculo empregatício devem comunicar este fato à Comissão durante a Avaliação Presencial.

A Comissão de Permanente de Seleção é constituída por membros permanentes do Programa de Pós-Graduação em Física da UFF, indicados pelo Colegiado do Programa.

A nota de currículo do candidato será formada pelas notas da Avaliação Presencial (peso 2), do histórico escolar (peso 2) e das cartas de recomendação (peso 1).

A nota final do processo seletivo será a média entre a nota da prova de conhecimentos e a nota de currículo. A nota final mínima para aprovação é 6,0, mas a Comissão poderá reduzir esta nota.

Até 02/09/2016, será divulgada a lista de candidatos selecionados

no sítio do Programa (http://www.if.uff.br/pt/ingresso-na-pedital-pradua-53). Na medida do possível, os candidatos selecionados serão informados pelos endereços eletrônicos que usaram na inscrição.

O Programa dispõe de bolsas do CNPq e da CAPES. O número de bolsas disponíveis ainda não é conhecido, pois depende do número de bolsas liberadas por estudantes concluindo curso, de quantidades incertas de cancelamentos de bolsas até aquele período e de cotas adicionais que possam ser obtidas junto às agências de fomento.

Os candidatos podem ser selecionados com direito a bolsa ou não, dependendo de sua nota e dos critérios de concessão das agências financiadoras. Candidatos com vínculo empregatício só poderão ter bolsas se satisfizerem condições definidas pelo Colegiado do Programa.

(4)

O prazo para candidatos contestarem as notas ou a distribuição

de bolsas é 06/09/2016. Os recursos devem ser entregues assinados,

pessoalmente na secretaria do Curso (Instituto de Física da UFF, sala 404). O resultado do julgamento dos recursos e o resultado final do

processo seletivo serão divulgados até 09/09/2016. PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:

Será aplicada uma prova de língua inglesa para os candidatos selecionados, com data e local a serem definidos após a divulgação do resultado final e a serem divulgados no calendário disponível em http://www.if.uff.br/pt/calendo-semestral-pradua-59. Será dispensado o candidato que comprovar ter realizado este exame durante o Mestrado, na UFF ou em outra instituição.

NÚMERO DE VAGAS:

Mestrado: 10 Doutorado: 10

Poderão concorrer às vagas candidatos portadores de títulos de nível superior em Física ou cursos afins (diploma de graduação ou de mestrado), reconhecidos ou devidamente validados ou revalidados para o caso de títulos obtidos no exterior, de acordo com a Resolução 18/2002, que dispõe sobre a aceitação de títulos obtidos no exterior para fins de continuidade de estudos na UFF.

MATRÍCULA:

A matrícula de candidatos aprovados será realizada entre 12 e

13/09/2016. O candidato deverá se dirigir à secretaria do Curso (Instituto

de Física da UFF, sala 404) e:

1. Apresentar identidade e CPF originais e entregar duas cópias de cada um.

2. Entregar duas fotos 3x4 recentes.

3. Para inscrição no mestrado, apresentar diploma da graduação. Para inscrição no doutorado, apresentar diploma da graduação e de mestrado. Estes diplomas devem ser apresentados no original, devidamente reconhecidos, e devem ser entregues duas cópias (frente e verso).

4. Apresentar Histórico(s) Escolar(es) originais e entregar uma cópia. 5. Entregar ficha de inscrição em disciplinas do primeiro semestre de 2016

(5)

6. No caso de candidato com diploma obtido no exterior, apresentar traduções juramentadas do diploma e do histórico escolar e entregar duas cópias de cada um.

7. No caso de candidato ao doutorado que cursou mestrado em outra instituição, apresentar as ementas das disciplinas cursadas para compatibilização da grade curricular.

Caso o diploma não esteja disponível no ato da inscrição, será aceito, em caráter provisório, uma declaração de conclusão do curso de mais alto nível, no original, emitida pela instituição de origem do candidato. Porém, a formalização da matrícula do candidato aprovado dependerá da apresentação do diploma.

O candidato ao Doutorado deverá entrar em contato com o orientador pretendido antes de sua matrícula, pois a assinatura do orientador é exigida na ficha de inscrição. O orientador deve ser um professor credenciado como membro permanente do corpo docente do Curso. Não é permitida matrícula de um candidato ao Doutorado sem o aval do orientador.

Não será aceita matrícula de candidato com documentação incompleta ou que apresente documentos ilegíveis.

O candidato selecionado que não se matricular na data acima perderá o direito à bolsa e perderá sua vaga no curso pretendido. Neste caso, um candidato da lista de espera por bolsas será imediatamente convocado (através do email que usou para enviar o pedido de inscrição) e um prazo extraordinário para sua matrícula será estabelecido pela coordenação do Programa.

Para implementação de qualquer bolsa de estudos, o candidato deverá ter conta ativa no Banco do Brasil, sendo o bolsista o único titular. Para implementação de bolsa do CNPq, o candidato deverá ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA:

Página na internet: http://www.if.uff.br/pt/posgraduacao

Linhas de Pesquisa

O curso de Pós-graduação em Física da Universidade Federal Fluminense oferece a oportunidade de realização de estudos e atividades

(6)

de pesquisa nas diversas áreas apresentadas a seguir, sob a orientação de professores altamente qualificados, listados no final deste edital.

Astrofísica

Ciência de Superfícies e Filmes Finos Espectroscopia Atômica e Molecular Física de Plasmas Teórica e Experimental

Física de Sólidos Experimental e Novos Materiais

Física Nuclear Teórica, Experimental e Aplicada (espectroscopia com aceleradores, radioecologia)

Física Teórica: Teoria Quântica de Campos, Partículas, Gravitação e Cosmologia

Óptica e Informação Quântica Óptica Não Linear e Aplicada

Sistemas Complexos e Física Computacional Sistemas Fortemente Correlacionados

Sistemas Nano-estruturados

Requisitos para a Obtenção dos Títulos

Mestrado: 20 créditos em disciplinas; elaboração e defesa de dissertação de Mestrado.

Doutorado: 40 créditos em disciplinas (incluem os créditos eventualmente obtidos no Mestrado); 10 créditos em seminários (máximo de 5 créditos por semestre); 10 créditos em estágio docente; exame de qualificação composto por um seminário (a ser realizado no prazo de um ano após a matrícula); elaboração e defesa de tese de Doutorado.

Disciplinas obrigatórias para o Mestrado: Mecânica Quântica I, Mecânica Estatística e Teoria Eletromagnética I (todas as disciplinas valendo 5 créditos cada). O total mínimo de horas/aula no Mestrado é de 750 horas, assim distribuídas: 03 disciplinas obrigatórias e 01 disciplina eletiva ou optativa perfazendo o total de 300 horas/aula. A dissertação corresponde a 10 créditos com 45 horas/aulas por crédito, perfazendo o total de 450 horas/aula.

Disciplinas obrigatórias para o Doutorado: Mecânica Quântica I, Mecânica Estatística, Teoria Eletromagnética I e Mecânica Quântica II ou Teoria Eletromagnética II (todas as disciplinas valendo 5 créditos cada). O total mínimo de horas/aula no Doutorado é de 1800 horas, assim distribuídas: 04 disciplinas obrigatórias e 04 disciplinas eletivas ou optativas, perfazendo um total de 600 horas/aula. A tese corresponde a 20 créditos de 45 horas/aula por crédito, perfazendo o total de 900 horas-aula. Os

(7)

seminários correspondem a 10 créditos de 15 horas/aula, perfazendo o total de 150 horas/aula. O Estágio Docente corresponde a 10 créditos de 15 horas/aula, perfazendo o total de 150 horas/aula.

Laboratórios de Pesquisa

Laboratório de Radioecologia (LARA) Laboratório de Filmes Finos

Laboratório de Espectroscopia e Laser Laboratório de Altas Energias

Laboratório de Física de Plasma e Espectroscopia Laboratório de Óptica Quântica

Laboratório de Magnetismo e Baixas Temperaturas (LMBT) Laboratório de Física do Estado Sólido Experimental

Laboratório de Cronologia Nuclear (LACRON)

Laboratório Multi-usuário de Difratometria de Raio X (LDRX-UFF) Laboratório de Óptica Não-Linear e Aplicada

Laboratórios de Computação Científica de diversos grupos de pesquisa Laboratórios de Computação de uso coletivo

Instalações

O Instituto de Física está situado na região litorânea de Niterói, à beira-mar com vista para entrada da baía de Guanabara. Suas instalações foram construídas recentemente, dispõem de gabinetes para estudantes de pós-graduação e contam com áreas comuns como biblioteca, salas de seminários e laboratórios de computação. Na infra-estrutura disponível, destacamos:

Biblioteca especializada em Física, atualmente com cerca de 8.000 livros e 15 assinaturas correntes de periódicos, além do acesso ao portal da CAPES para toda a comunidade do Instituto de Física. Sala de estações de trabalho e cluster com rede Linux

Oficinas Mecânica e Eletrônica.

Antonio Tavares da Costa Jr.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física Universidade Federal Fluminense

Referências

Documentos relacionados

Os objetivos do trabalho são analisar os resultados obtidos através do despacho ótimo de potência reativa baseado na minimização do custo de oportunidade e estudar o

- Para evitar que a umidade chegue até as ferramentas, as tubulações e mangueiras não devem ser nunca ligadas diretamente na linha principal de ar, e sim em tubulações de

Passo 1 – Após estudo em sala, aprofunde sua pesquisa para os tipos de relevo que existem no planeta, leia sobre seus NOMES, suas CARATERISITCAS, REGIÕES onde

No livro que Irmã Neli e Irmã Rossana escreveram, à página 222, no Testamento do Padre Siqueira, encontramos: “Primeiro: Não admitir-se na Escola Doméstica de Nossa

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense faz saber que estarão abertas as inscrições para o exame de seleção para

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense faz saber que a inscrição para o processo de seleção do Programa de Pós-Graduação

De modo que a preparação de alunos para resolverem situações reais da vida contextual deles, adquire real importância fazer uso de métodos e técnicas de ensino que

O sindicato patronal, estipulará para os empregados das empresas integrantes da categoria econômica seguro de vida em grupo, no prazo de até 60 dias após a