• Nenhum resultado encontrado

Programa CAPES/Universidade do Sagrado Coração Seleção de Bolsistas PROSUP para Mestrado e Doutorado EDITAL 01/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa CAPES/Universidade do Sagrado Coração Seleção de Bolsistas PROSUP para Mestrado e Doutorado EDITAL 01/2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8

Programa CAPES/Universidade do Sagrado Coração

Seleção de Bolsistas PROSUP para Mestrado e Doutorado

EDITAL 01/2014

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da USC, instituída como Fundação Pública, no cumprimento das atribuições conferidas pela Lei nº. 8.405, de 09 de janeiro de 1992 e modificada pela Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007, regida pelo seu Estatuto aprovado pelo Decreto nº 7.692, de 02 de março de 2012, inscrita no CNPJ sob nº. 00.889.834/0001-08, com sede no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020, Brasília, DF, torna pública a seleção de processo seletivo de bolsistas para a modalidade de Mestrado e Doutorado no Programa Acadêmico de Biologia Oral.

1. DA APRESENTAÇÃO

1.1. O Programa Acadêmico em Biologia Oral possui uma cota de bolsas e taxas para o mestrado e doutorado.

1.2. Mestrado: 3 bolsas e 6 taxas. Doutorado: 4 bolsas e 8 taxas.

1.3. Os estudantes serão contemplados por meio de processo seletivo realizado pela Instituição, por desempenho satisfatório e se as bolsas estiverem disponíveis, ou seja, não sendo utilizadas por outros estudantes no momento solicitado.

1.4. Os estudantes que já são bolsistas da Instituição deverão prestar processo seletivo para distribuição de bolsas, a fim de qualificar a bolsa e realizar a manutenção. 1.5. Para a solicitação de bolsas/taxas será obrigatória a apresentação do projeto de

pesquisa, acompanhado pelo cronograma de atividades semestral referente à parte prática do projeto de pesquisa e ser desenvolvido.

1.6. O processo de qualificação de bolsistas será feito por meio dos seguintes critérios:

a) Etapa 1 – Avaliação do desempenho acadêmico do estudante:

 ESTUDANTES INGRESSANTES – A avaliação será feita com base na classificação da prova de seleção. A pontuação será feita da seguinte maneira:

(2)

Página 2 de 8  Média geral final entre 7,0 e 7,9 = 3 pontos

 Média geral final entre 6,0 e 6,9 = 2 pontos  Média geral final entre 5,0 e 5,9 = 1 ponto

b) Etapa 2 – Avaliação do envolvimento do estudante com pesquisa durante a graduação:

 Participação em Programa de Iniciação Científica (IC):  Estudantes com IC = 3 pontos

 Publicações

 Resumos em Anais de eventos Internacionais = 0,4 pontos por trabalho.  Resumos em Anais de eventos Nacionais = 0,2 pontos por trabalho.  Capítulos de livros = 5 pontos por capítulo.

 Artigo Científico QUALIS A1 = 5 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS A2 = 4,5 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B1 = 4 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B2 = 3,5 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B3 = 3 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B4 = 2,5 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B5 = 2 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS C = 1,5 pontos por artigo 

 Participação em Eventos:

 Apresentação em Congressos Internacionais = 0,8 pontos, sendo o máximo de 4 pontos

 Apresentação em Congressos Nacionais = 0,5 pontos, sendo o máximo de 2,5 pontos

 ESTUDANTES REGULARES - Será calculado o coeficiente de rendimento médio do acadêmico (CRA), relativo ao último semestre cursado, tomando por

(3)

Página 3 de 8 base os valores: A=4, B=3, C=2, sendo utilizado o número de créditos em cada disciplina como fator de ponderação da média. Serão eliminados do processo seletivo os estudantes que tiverem o conceito R (reprovado) e/ou CRA<3.

c) Etapa 2 – Avaliação do envolvimento do estudante com pesquisa durante o curso:

 Participação em Eventos:

 Apresentação em Congressos Internacionais = 0,8 pontos, sendo o máximo de 4 pontos

 Apresentação em Congressos Nacionais = 0,5 pontos, sendo o máximo de 2,5 pontos

 Publicações

 Resumos em Anais de eventos Internacionais = 0,4 pontos por trabalho.  Resumos em Anais de eventos Nacionais = 0,2 pontos por trabalho.  Capítulos de livros = 5 pontos por capítulo.

 Artigo Científico QUALIS A1 = 5 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS A2 = 4,5 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B1 = 4 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B2 = 3,5 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B3 = 3 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B4 = 2,5 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS B5 = 2 pontos por artigo  Artigo Científico QUALIS C = 1,5 pontos por artigo

 Co-orientações

 Trabalho de conclusão de curso de graduação ou especialização, ou iniciação científica = 3 pontos/orientação

(4)

Página 4 de 8 A classificação geral será feita no total de pontos conquistados nas Etapas 1 e 2 descritas acima. Os estudantes serão listados no sentido do maior para o menor número de pontos e a concessão de bolsas será feita respeitando-se esta classificação até que se esgotem as bolsas disponíveis. Após o término das bolsas, será iniciada a distribuição de taxas, respeitando-se a mesma classificação.

O desempate será realizado por meio do desempenho na produção científica.

2. DA MODALIDADE E DURAÇÃO

2.1. Art. 11. A bolsa será concedida pelo prazo de 12 (doze) meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite de 48 (quarenta e oito) meses para o doutorado, e de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, se atendidas as seguintes condições:

I - recomendação da Comissão de Bolsa da USC sustentada na avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando, desde que preencham todos os critérios preconizados pela Capes (Portaria no. 76 de 19 de abril de 2010);

II - persistência das condições pessoais do bolsista, que ensejaram a concessão anterior.

§1º Na apuração do limite de duração das bolsas, considerar-se-ão também as parcelas recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro programa de bolsas da CAPES e demais agências para o mesmo nível de curso, assim como o período do estágio no exterior subsidiado por qualquer agência ou organismo nacional ou estrangeiro.

§ 2º O bolsista de mestrado que obtiver recomendação para ingresso no doutorado, sendo contemplado com bolsa deste nível, não poderá ter a duração de bolsa superior a 60 (sessenta) meses, considerados ambos os níveis.

§ 3º Os limites fixados neste artigo são improrrogáveis. Sua extrapolação será causa para a redução das quotas de bolsas do programa, na proporção das infrações apuradas pela CAPES, sem prejuízo da repetição do indébito e demais medidas cabíveis.

§ 4º Quando da entrega da dissertação/tese, não ter mais de 24 (vinte e quatro) meses de curso no mestrado e 48 (quarenta e oito) meses para do doutorado, contados da data da matrícula;

§ 5º No caso de mudança de nível, não ter mais de 60 (sessenta) meses, contados da matrícula no mestrado;

§ 6º Os pós-graduandos contemplados com taxa, receberão do PROSUP/CAPES o valor de $800,00 (oitocentos reais), que serão repassados para a USC, não havendo complementação de mensalidade, durante a vigência da taxa, independente do valor do curso.

(5)

Página 5 de 8 § 7º Os bolsistas em nível de mestrado receberão do PROSUP/CAPES o valor de $1500,00 (Um mil e quinhentos reais) e serão isentos de mensalidade, durante a vigência da bolsa.

§ 8º Os bolsistas em nível de doutorado receberão do PROSUP/CAPES o valor de $2200,00 (Dois mil e duzentos reais) e serão isentos de mensalidade, durante a vigência da bolsa.

ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO

No processo de acompanhamento de bolsistas será considerado como “desempenho insuficiente”, resultando em cancelamento da bolsa, os seguintes motivos:

a) Parecer detalhado apresentado pelo orientador, por escrito, e aprovado pela coordenação do programa de pós-graduação, sobre a improdutividade do aluno e/ou não cumprimento de cronograma por dedicação insuficiente.

b) Avaliação de relatório semestral obrigatório demonstrando insuficiência das atividades do bolsista, desenvolvidas com ou sem ciência do orientador.

c) Ausência ou baixa produção científica do estudante considerando o Qualis periódico na área de concentração do programa/fator de impacto do mesmo, obedecendo-se a regra de tempo cursado/produção; trabalhos publicados em periódicos e revistas, apresentações de trabalho em Congressos e Jornadas, etc. d) Baixo Coeficiente de Rendimento Médio, obtido pela média ponderada dos

conceitos obtidos nas disciplinas cursadas nos semestres anteriores. CANCELAMENTO DE BOLSAS E TAXAS

O cancelamento poderá ocorrer nas seguintes condições:

a) desempenho e/ou dedicação insuficientes (baseado no acompanhamento de desempenho do candidato citado acima pelo não cumprimento das etapas do cronograma de execução do projeto);

b) prazo de bolsa esgotado, de acordo com o período cadastrado;

c) no depósito da dissertação ou tese (prorrogável até o mês da defesa, em função de justificativa apresentada pelo orientador, considerando o desempenho do bolsista, tempo de titulação, demanda de bolsas e comprometimento da cota do Programa, e aprovação da Comissão de bolsas e taxas da USC).

A concessão de bolsas obedece os Regulamentos e as Normas das Instituições financiadoras, como: CAPES, CNPq e outras, e será feita de acordo com a disponibilidade de cotas anuais.

O período a ser cadastrado é de até 12 meses para bolsas de mestrado e doutorado, prorrogáveis mediante novo processo de avaliação.

(6)

Página 6 de 8 3. DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA

3.1 O candidato à bolsa/taxa de Mestrado e Doutorado CAPES/PROSUP/USC deverá atender aos seguintes requisitos:

I – comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante as normas definidas pela instituição promotora do curso;

II – não possuir qualquer relação de trabalho com a instituição promotora do programa de Pós-Graduação;

III - realizar estágio de docência de acordo com o Art. 19 deste Edital (para bolsistas);

IV - não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, ou de outra agência de fomento pública nacional;

V - não ser aluno em programa de residência médica;

VI - não se encontrar aposentado ou em situação equiparada;

VII - carecer, quando da concessão da bolsa, do exercício labora por tempo não inferior a 10(dez) anos para obter aposentadoria compulsória;

VIII - ser classificado no processo seletivo especialmente instaurado pela Instituição de Ensino Superior em que se realiza o curso;

IX – estar em dia com a parte financeira da Instituição.

§ 1º Para a concessão da bolsa, exigir-se-á também:

a) dedicação integral às atividades do programa de Pós-Graduação; b) quando possuir vínculo empregatício, estar liberado oficialmente das atividades profissionais, sem percepção de vencimentos.

§ 2º A inobservância pela Instituição dos requisitos deste artigo acarretará a imediata interrupção dos repasses e a restituição a CAPES dos recursos aplicados irregularmente, bem como a retirada da quota de bolsa utilizada irregularmente.

Parágrafo único: o candidato deve estar ciente da sua obrigação em apresentar relatório semestral regular ou em qualquer momento desde que seja solicitado pela comissão de bolsas.

Estágio de Docência

Art. 19. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, a qualificação do ensino de graduação e será obrigatório para todos os bolsistas do PROSUP.

(7)

Página 7 de 8 I - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e 2 (dois) semestres para o doutorado;

II - compete à Comissão de Bolsa da USC, registrar e avaliar o estágio de docência do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;

III - o docente de ensino superior que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;

IV - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de Pós-Graduação realizado pelo pós-graduando;

V - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes, e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública do ensino médio.

4. DAS OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA

4.1 A concessão da bolsa de estudo inicial estará condicionada à assinatura de Termo de Compromisso (encontrado no site http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/prosup) , por meio do qual o bolsista se comprometerá com a CAPES a atender todas as obrigações nele contidas.

5. INSCRIÇÃO

Os estudantes deverão preencher ficha própria disponibilizada no site da USC (www.usc.br) para participar do processo seletivo pela bolsa. Todos os itens relativos à produção acadêmica/intelectual deverão ser acompanhados de comprovantes.

5.1 Datas e prazos para o processo de seleção:

O período de inscrição ocorrerá de 20/08 a 19/09/2014. Os resultados serão divulgados em 07/10/2014.

6. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO PROSUP

Art. 20. A CAPES adotará como instrumentos para avaliação das ações do PROSUP:

I - análise dos relatórios de efetivação do PROSUP; II - acompanhamento do tempo de titulação dos bolsistas; III - verificação, in loco, por equipes de técnicos e consultores;

IV- promoção de reuniões periódicas com representantes das instituições para o levantamento e discussão de aspectos referentes à sua condução.

(8)

Página 8 de 8 Art. 21. Cada instituição deve estabelecer seu sistema de acompanhamento e avaliação das ações relacionadas com a sua participação no PROSUP.

Art. 22. Os casos omissos serão resolvidos pela CAPES.

Bauru, 30 de junho de 2014.

Prof.ª Dr.ª Sandra de Oliveira Saes

Referências

Documentos relacionados

II- Se o empregado aderir ao PLANO ODONTOLOGICO de maior cobertura ao ROL DA ANS apresentada pelo Sindicato dos Empregados em postos de combustíveis e derivados de petróleo

A Comissão do Processo Seletivo, Edital 01/2014, nível Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, no uso de suas atribuições, divulga

dem que os profissionais que atuam em ciên- cias forenses devem ser objetivos, demostrando como chegam às conclusões apresentadas em seus laudos. Neste

O resultado obtido é uma imagem onde o eixo horizontal representa a posição das antenas (distância) e o eixo vertical é o tempo duplo do sinal de GPR (tempo de ida e

A validação da autodeclaração de Indígena será feita pela Comissão de Validação de Autodeclaração de Indígenas, especificamente constituída para esse fim, nomeada pela

6.2 Será permitida ao candidato a utilização de um dicionário inglês/português físico (impresso) para consulta durante a realização da prova. 6.3 Não será

[r]

Outros 6% dos participantes consideraram notas inferiores a três (não me ajudou nada com o curso) e 41% dos participantes optaram pela nota três, nota média, intermediária