• Nenhum resultado encontrado

II LIGA MUNICIPAL DE VOLEIBOL 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II LIGA MUNICIPAL DE VOLEIBOL 2009"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

II LIGA MUNICIPAL DE VOLEIBOL

2009

REGULAMENTO

O Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Soledade, no uso de suas atribuições, realiza a II Liga Municipal de Voleibol, regido pelo regulamento a seguir:

PARTICIPANTES

Participarão da Liga todos aqueles que tiverem idade correspondente às categorias Mirim (96/97), Infantil (94/95) e Juvenil (92/93) nos naipes masculino e feminino, constarem na ficha de inscrição da sua respectiva escola e equipe, e estarem devidamente matriculados nas escolas do município de Soledade.

2- Participação em mais de uma categoria:

Será possível a participação de um (a) atleta em mais de uma equipe contanto que suba sua categoria. Ex. Atleta de 96 poderá jogar também nas categorias Infantil e juvenil. Respeitando a sua escola de inscrição

3- Identificação:

Nos dias dos jogos o professor de Educação Física responsável pela equipe deverá ter em mãos uma relação autenticada e assinada pela Direção e Secretaria da escola de TODOS os atletas envolvidos nos jogos. Nessa relação deverá constar o número de matricula e ou certidão de nascimento dos atletas.

LOCAL DOS JOGOS

1-O local dos jogos será no Ginásio Jose Américo Martins (Zecão). Havendo necessidade poderão ocorrer rodadas de jogos em outros pavilhões sendo previamente comunicado aos participantes.

(2)

2- Rodadas. As rodadas de jogos acontecerão em dias úteis da semana sendo o horário de início às 8h: 30 da manhã, nos dias constantes no carnê de jogos.

A COMPETIÇÃO

FORMA DE DISPUTA

As regras usadas para os jogos serão as constantes do livro de regras da Confederação Brasileira de Volley Ball (CBV), salvos algumas modificações específicas para essa competição.

Chave Única

CHAVE ÚNICA: Todos contra todos. As quatro melhores equipes estarão

classificadas para as semifinais com o cruzamento do 1ºX 4º e 2ºX 3º. Os vencedores desses jogos farão a final em mais um jogo.

CHAVE COM DOIS GRUPOS: Todos contra todos dentro da sua respectiva chave. :

Classificam-se as 2 equipes que, dentro da chave obtiveram o maior número de pontos ou tiveram vantagem nos critérios de desempate. (ver critérios de desempate) e passam para as semifinais. Os cruzamentos das semifinais serão os seguintes: 1ºAX 2ºB e o 1ºB X 2ºA. Os vencedores desses jogos farão a final em mais um jogo.

2- Melhor de três: os jogos serão disputados numa melhor de três sets sendo os dois

primeiros até 20 e se necessário o Tié Break até 15.

3 - Pontuação: Vitória; 2 pontos. Derrota; 1 ponto. Derrota por W.0. “0” zero ponto.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Na primeira faze (eliminatória) poderá ocorrer empate na pontuação entre duas ou mais equipes. A forma de desempate seguirá pela seguinte ordem:

Entre duas equipes.

1º - Confronto Direto. Vê-se o resultado de um jogo anterior entre essas duas equipes. A

equipe que venceu o jogo anterior é a classificada para a faze final.

(3)

1º - Menor número de sets jogados. Somam-se todos os sets jogados pela equipe. A equipe

que jogou MAIS sets será desclassificada. Sobrando duas equipes, o próximo critério será:

2º - Menos pontos sofridos em toda a rodada classificatória 3º - Confronto direto.

4º - Sorteio

ASPECTOS TÉCNICOS

1- A Quadra.

Poderão entrar na quadra apenas as equipes participantes quando for o momento de seu jogo. A presença de qualquer outra pessoa junto à equipe, dentro da quadra como fotógrafos, auxiliares e massagistas, deverá ser anunciada anteriormente a equipe de arbitragem.

2- O Material das Equipes:

Cada equipe é responsável por seu material não cabendo ou responsabilizando os organizadores por perda, falta ou estrago de material esportivo, assessórios, bolsas e qualquer outro objeto. Não cabe também aos organizadores fornecer material para aquecimento antes do jogo.

3- Aquecimento:

Serão dadas as equipes 10 minutos para aquecimento. 4 minutos para entrada, 4 para a saída e 2 para saque. Caso as equipes concordem, pode-se excluir o aquecimento. Na ocorrência de fatores ambientais, técnicos ou de qualquer ordem que venham alterar o andamento dos jogos o tempo de aquecimento poderá ser reduzido ou até mesmo excluído pelos organizadores.

3.1 – No período de aquecimento os treinadores ou capitães deverão entregar à mesa

apontadora a ficha de integrantes da equipe com sua numeração devida e a ordem de saída de jogo definitiva. Essas fichas serão distribuídas no dia dos jogos.

4- Acidentes:

Acidentes de qualquer ordem que venham a acontecer em virtude das ações normais do jogo tais como torções, quebraduras, distensões, luxações, boladas etc não serão de responsabilidade dos organizadores do evento. Sendo assim os participantes isentam de qualquer responsabilidade os

(4)

organizadores a esses eventos que venham ocorrer e se responsabilizam por conta própria os riscos que possam surgir.

5- A Rede: Altura da rede: Juvenil Masculino 2,38 Juvenil Feminino 2,20 Infantil Masculino 2,20 Infantil Feminino 2,15 Mirim Masculino 2,15 Mirim Feminino 2,10 6 - A Bola:

A bola utilizada para a competição será Penalty 6.0 PRO.

7 - Substituição:

As substituições a serem feitas durante uma partida obedecerão às regras da CBV.

8 - Uniformes:

Cada equipe deverá ter seu uniforme para jogo. É indispensável camiseta com numeração. Se possível calções numerados bem como meias de cor uniforme.

OBS: Não serão permitidos sapatos, calças não apropriadas para a prática esportiva, chinelo ou descalço.

9 - Início de Jogo.

As equipes deverão entrar em quadra assim que o jogo anterior ao delas terminar e todos os jogadores saírem da área livre de jogo. Da mesma forma, o tempo para a contagem de 10 minutos para o W.0. iniciará da mesma forma. A equipe que atrasar o início de jogo por falta de componentes não terá direito de aquecer.

(5)

10 - Tempo de Descanso.

Cada equipe terá direito a dois tempos por set, nos dois primeiros sets, sendo que: O primeiro tempo é determinado por este regulamento e acontecerá no momento em que qualquer equipe marque seu 10º ponto. (tempo de descanso). O segundo tempo poderá ser solicitado pelo treinador ou capitão de qualquer equipe a qualquer tempo ou pontuação. (tempo técnico). Ambos os tempos (descanso e técnico) terão a duração de 30 segundos.

10.1 Solicitações de tempo irregulares. Não serão aceitas solicitações de tempo contrário à

regra acima. Caso aconteça, a equipe será punida com perda de rala e todos os demais pontos consecutivos a essa falta. Pedidos de tempo no exato momento de reinício de jogo serão rejeitados. Os pedidos de tempo devem ser solicitados pelo treinador ou capitão da equipe para o 2º árbitro.

A EQUIPE DE ARBITRAGEM

1- A equipe de arbitragem será composta por três (3) árbitros que se revezarão nos setores de

1º árbitro, 2º árbitro e anotador.

2- Não haverá fiscais de linha. Em jogos que a equipe de arbitragem julgar necessário

contará com o auxílio de voluntários que poderão ser atletas de outras equipes.

3- A equipe de arbitragem é soberana em todas suas decisões.

NORMAS DISCIPLINARES

1- Responsabilidades: Caberá ao responsável pela equipe ou na falta desse o capitão da

equipe fazer questionamentos, pedir e prestar informações, apresentar documentos e tudo mais que relativo for aos jogos, para os organizadores e árbitros. Não caberá, portanto intervenções de atletas, dirigentes, patrocinadores quanto aos procedimentos da competição.

2- Condutas Incorretas: Condutas incorretas (rude, ofensiva e agressão) serão tratadas com

rigor. Além das punições constantes nas regras oficiais (regra 21.2 CBV), os (as) atletas, dirigentes e treinadores que forem expulsos não participarão mais de eventos promovidos pelo Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal durante 1 (um) ano a partir da data do ocorrido.

(6)

3- Capitão de Equipe: O elo entre a equipe e a arbitragem será feito somente pelo capitão

da equipe em quadra. Este deve portar uma braçadeira, fita adesiva ou qualquer outro sinal que o diferencie dos demais atletas.

4- Reservas: Jogadores reservas devem ficar sentados nos bancos ou em pé na zona de

aquecimento demarcada no canto da quadra, no mesmo sentido dos bancos de reservas.

4.1 - Não cabe a nenhum atleta reserva fiscalizar o apontamento de súmula, pedir

informações, transitar pela área livre de jogo, ou atrapalhar de qualquer forma apontadores e árbitros

(ver art. 1).

5 – Auxiliares: Os auxiliares técnicos de uma equipe deverão também estar uniformizados e

serem anunciados pelo técnico ou capitão antes do início de cada partida. Deverão obedecer todas as normas de conduta, igualmente como os atletas.

6- Comprovação de Idade: Todos os professores deverão estar com sua relação de nomes

para comprovar a idade de seus atletas.

7- Irregularidades: Quaisquer irregularidades nas inscrições, comprovação de identidade,

ou qualquer outra situação aqui não expressa que venha prejudicar o bom andamento da competição será julgado sumariamente pela arbitragem, podendo acarretar em exclusão do atleta em questão, treinadores e até da própria equipe.

8- W.O: O W.O qualifica com uma derrota a equipe que: a) não comparecer. b) comparecer

incompleta para o jogo. c) não comparecer completa até o 10º minuto do aquecimento para o jogo.

9- Punição do W.O: As equipes terão direito a um W.O se caso ocorra o segundo

automaticamente estará desclassificado.

PROTESTOS

1- Em caso de protesto, a equipe requerente será representada por seu técnico ou capitão. O

mesmo deverá fazer o mesmo, até 5 minutos após o encerramento da partida que tenha ocorrido o evento.

2- Os julgamentos dos protestos serão resolvidos por comissão formada pela organizadora

do evento (Depto. De Esportes da Pref. Municipal) e pelo responsável da equipe de arbitragem. Os julgamentos serão feitos na data e horário determinado por estes e divulgados aos requerentes até 24 horas seguintes.

(7)

3- Casos Omissos. Todo e qualquer caso omisso a esse regulamento será apurado e resolvido

pela equipe de arbitragem mais a organizadora do evento.

_________________________

Milton Dornelles

Referências

Documentos relacionados

No curso de Informática, as disciplinas da formação geral perfazem um subtotal de 2620 horas e compreendem: Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e

Atualmente o estado do Rio de Janeiro está dividido em 15 Diretorias Regionais: Serrana I, Serrana II, Norte Fluminense, Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas,

Resultados Gerais do SPAECE (v.2); Boletim de Resultado da Escola (v.3); Boletim Contextual: Fatores associados ao desempenho 14 (v.4). No volume 4 ‘Boletim Contextual: Fatores

A família, assim como o Estado, tem o dever de responsabilizar-se pela educação e pleno desenvolvimento da pessoa que dela faz parte. Nessa perspectiva, é importante

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

A Escola W conta com uma equipe gestora composta por um diretor, dois vices-diretores e quatro coordenadores. Essa equipe demonstrou apoio e abertura para a

Ao longo deste trabalho, analisamos como os profissionais da Escola Estadual Normandia, localizada na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, promovem seus processos

O Programa Escola Integrada – PEI, implementado em 2006 pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Educação, é uma proposta de ampliação da