• Nenhum resultado encontrado

Melhorando a Saúde e Segurança nos Locais de Trabalho do Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Melhorando a Saúde e Segurança nos Locais de Trabalho do Brasil"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Melhorando a Saúde e Segurança nos

Locais de Trabalho do Brasil

Construindo o sistema de gestão de desempenho social

(2)

Durante a última década, tornou-se claro que, para melhorar o seu local de

trabalho, precisa-se de um sistema de gestão e de formas eficazes para

envolver as equipes na resolução de problemas específicos.

Milhões de acidentes ocorrem todos os anos em locais de trabalho, tendo um preço maior sobre os trabalhadores, suas famílias e comunidade. Assuntos de saúde e segurança ocupacional podem ser devastadores para o negócio, no entanto são uma das questões mais fáceis para se prevenir. É fundamental que os locais de trabalho estejam em conformidade em seu desempenho social, de forma que a empresa avance como um competidor global em se setor de indústria e responde a expectativas dos consumidores.

A Social Accountability International (SAI) tem o prazer de lançar este programa de nível mundial para melhorar a saúde e segurança nos locais de trabalho das empresas da região de São Paulo. Este programa foi desenhado para ajudar a melhorar o sistema de saúde e segurança no seu local de trabalho afim de melhor atender aos padrões internacionais de trabalho.

O programa vai trabalhar com grupos de empresas para definir metas de 100 dias para melhorar uma questão específica de saúde segurança. Ele irá utilizar a metodologia

O programa também irá alavancar tecnologia de comunicação móvel de ponta para facilitar as comunicações internas durante o processo. Entregue em parceria com o Rapid Results Institute, o programa irá:

1. Endereçar as causas raízes das questões de saúde e segurança

2. Expandir os comitês existentes de saúde e segurança para formar Equipes de

Desempenho Social de trabalhadores e gerentes

3. Fazer melhorias mensuráveis em uma questão específica de saúde e segurança no projeto de 100 dias do Rapid Results - uma metodologia que pode ser utilizada para futuras conquistas em outras áreas

Graças ao apoio generoso da Walt Disney Company, a SAI e seu parceiro, o Rapid Results Institute, irá oferecer treinamento de nível mundial e tecnologia de ponta, sem nenhum custo. Serviços adicionais serão oferecidos pela Labor Link e The Cahn Group, ambos com expertise global na colaboração com indústrias.

(3)

3

Cronograma

O projeto será organizado em três grupos de empresas, começando em abril de 2013. Abaixo está o cronograma preliminar com atividades sumárias.

Atividades de projeto dos grupos Datas para grupo 1 Datas para grupo 2 Datas para grupo 3

Fase 1 – Inscrição dos

fornecedores Abril 2013 Maio 2013 Junho 2013

Fase 2 – Formação das equipes de Desempenho

Social

Abril 2013 Maio 2013 Junho 2013

Fase 3 – Workshop de

treinamento Abril 2013 Maio 2013 Junho 2013

Fase 4 – Lançamento do projeto de 100 dias Rapid Results Maio 2013 – Julho 2013 Junho 2013 – Agosto2013 Julho 2013 – Setembro 2013 Fase 5 – Workshop de Sustentabilidade e Reunião plenária Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013

(4)

• Melhorias mensuráveis - Realizar um projeto de 100 dias para melhorar um desafio específico de saúde e segurança em sua empresa.

• Aumentar habilidades e conhecimento - adquirir habilidades e conhecimentos de nível mundial relacionados aos sistemas de gestão, formação de equipes e gestão de projetos.

• Construir equipes de melhoria - uma equipe interna de Desempenho Social formado de trabalhadores e gerentes ajuda a criar canais eficientes de comunicação e confiança entre gerência e trabalhadores, que podem ser usados para resolver problemas adicionais de uma forma sistemática e sustentável.

• Aumentar Conformidade Social - fábricas que são fornecedoras de empresas multinacionais irão se beneficiar por ser mais capazes de cumprir os códigos internacionais de trabalho.

• Melhorar a comunicação trabalhadores –gerência - estabelecer um sistema de gestão de reclamações confiável como uma medida preventiva e um sistema de alerta.

Seu Compromisso

Como este programa é oferecido sem nenhum custo, pedimos o seu compromisso com os seguintes termos:

• Anunciar o apoio da alta gerência no projeto para todos os trabalhadores e colaboradores da sua empresa.

• Estabelecer uma Equipe interna de Desempenho Social (tamanho da equipe estimado é de 5-9 pessoas), que inclui representantes da gerência e trabalhadores, e permite a seleção entre pares para os representantes dos trabalhadores.

• Pagar aos membros da Equipe Interna de Desempenho Social seus salários regulares para o tempo gasto em

• Realizar uma pesquisa com os trabalhadores usando a tecnologia móvel Labor Link (incluso no programa, sem custo adicional).

• Pagar as despesas de viagem e acomodação para sua equipe para três Workshops em um local no centro de São Paulo.

o 1° workshop - 3 dias o 2° workshop - 2 dias o 3° workshop – 2 dias

• Realizar uma reunião no final do projeto de 100 dias Rapid Results envolvendo todos gestores e trabalhadores

• Disponibilidade para apoiar a equipe, alocar recursos necessários e acompanhar as melhorias

Processo de Inscrição

Os candidatos serão selecionados dentro de uma gama de setores de indústrias, tamanhos e níveis de desempenho em saúde e segurança. O compromisso da alta gerência será levado em conta na seleção final.

Se você esta interessado em participar, entre no

www.sa-intl.org/brazilregistration e preencha o formulário de inscrição do programa.

Exemplos de áreas de foco para o

projeto de 100 dias:

• Melhorar a prevenção de incêndios e de gestão de emergências

• Eliminar a exposição desprotegida a substâncias perigosas

• Redução de lesões e acidentes no local de trabalho

• Reduzir o risco de incêndios elétricos • Reduzir a fadiga e lesões relacionadas a ergonômico

(5)

5

Social Accountability International

A SAI é uma organização multi-stakeholder sem fins lucrativos, criada em 1997 para promover os direitos humanos dos trabalhadores, condições de trabalho decentes, direitos do trabalho e responsabilidade social corporativa por meio de normas voluntárias e programas de capacitação. A SAI trabalha para proteger a integridade dos trabalhadores ao redor do mundo por meio de capacitação local e desenvolvimento de sistemas de gestão e prestação de contas através padrões de responsabilidade social. SAI estabeleceu uma das mais proeminentes normas sociais do mundo - a SA8000® para trabalho decente, uma ferramenta para implementação das padrões internacionais do trabalho. A SAI também estabeleceu o Social Fingerprint®, um programa de avaliações, treinamento e ferramentas projetado para ajudar as empresas a medir e melhorar o seu desempenho social. O programa é baseado na experiência da SAI em apoiar empresas na implementação de sistemas de gestão de maneira sólida, pragmática e com eficiência em custos.

SAI é uma das organizações líderes mundiais em treinamento para formação de conformidade social, tendo realizado treinamentos para mais de 30.000 pessoas, incluindo gerentes de fábricas e fazendas, trabalhadores, responsáveis pela conformidade de marcas, auditores, inspetores de trabalho, representantes de sindicatos e outros defensores dos direitos do trabalhador.

Para mais informações: www.sa-intl.org

Rapid Results Institute

O Instituto Rapid Results é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que foi incubada em 2007 pela Schaffer Consulting, uma empresa de consultoria em gestão de 50 anos que foi a pioneira no uso da metodologia de resultados rápidos para provocar mudanças importantes nas grandes corporações nos EUA e Europa.

O Instituto trabalha com agências governamentais, organizações sem fins lucrativos e empresas do setor privado nos países em desenvolvimento para ajudá-los a acelerar o seu impacto na saúde, educação e desenvolvimento econômico. Ele também está trabalhando com várias agências governamentais nos EUA para ajudar as comunidades em todo o país a responder ao crescente problema da falta de moradia entre os veteranos de guerra. Como parte de seu trabalho, o Instituto muitas vezes age como um catalisador e facilitador para formação de parcerias público-privadas destinadas a trazer impacto social.

O trabalho do Instituto tem sido destaque no New York Times, no Harvard Business Review, e no

Stanford Social Innovation Review. A revista Foreign Policy destacou a abordagem do Instituto Rapid Results como uma das Melhores Pequenas Ideias em 2012, e nomeou o presidente do Instituto como um dos top 100 pensadores do ano - 100 Top Global Thinkers.

(6)

Social Accountability International

USA

Jane Hwang

Senior Manager, Corporate Programs & Training 15 West 44th Street, 6th Floor

New York, NY 10036 Tel: +1 (212) 684-1414 Email: JHwang@sa-intl.org

Brasil

Beat Grüninger

Sócio-Diretor, BSD Consulting (Representante Autorizado SAI) Rua José Maria Lisboa, 860 - 7º andar

01423-001, São Paulo, Brazil Tel: +55 11 3051 4600

Email: b.grueninger@bsd-net.com

Site do programa: www.sa-intl.org/brazilworkerengagement Inscrição para o programa: www.sa-intl.org/brazilregistration

Referências

Documentos relacionados