• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

1. Objetivo geral:

Apoiar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades do TC 50 - Qualidade do Sistema Único de Saúde - QUALISUS, do(s) produtos/serviços do OPT 4.4.3 Implementation of the regional knowledge management strategy e OPT 6.5.1 Improved communication by PAHO/WHO staff, leading to a better understanding of the Organizations action and

impactrelacionadasà área de abrangência técnica do projeto, bem como:

a. Participar de reuniões, eventos, seminários e atividades similares de sua área de atuação, conforme prioridades definidas pela Representação da OPAS/OMS por período, representando a OPAS/OMS.

b. Disponibilidade para viagens quando tais atividades ocorrerem fora de Brasília, DF. c. Manter atualizados seus objetivos de trabalho e elaborar documentos e relatórios de

avaliação de acordo com a metodologia de avaliação de desempenho utilizada pela OPAS/OMS.

d. Participar ativamente no apoio técnico às autoridades nacionais que participam nas diferentes instâncias dos Órgãos Diretivos da OPAS e da OMS.

2. Objetivos específicos: 2.1 Técnicos:

a. Realizar a manutenção, atualização e monitoramento das estratégias de comunicação interna e externa da OPAS/OMS Brasil, revisando conteúdos e adequação à linha editorial institucional de maneira especial para o Portal Institucional, painéis internos, boletim interno, boletim virtual mensal, portal de eventos e demais, assim como apoio na elaboração de projetos e produção de material multimídia relacionado a ações de Cooperação Técnica da OPAS/OMS no Brasil.

b. Fazer articulação do Comitê Editorial da OPAS/OMS no Brasil.

c. Atualizar o Portal Institucional da OPAS/OMS no Brasil (banners e estrutura de páginas) referente ao conteúdo fixo das Unidades Técnicas e propor espaços inovadores de compartilhamento de informações e comunicação.

d. Acompanhar e apoiar a elaboração e implantação da nova intranet da OPAS/OMS no Brasil, visando otimizar o processo de publicação, divulgação de conteúdo e manutenção evolutiva para novas funcionalidades.

(2)

e. Capacitar, assessorar e acompanhar os pontos focais de gestão do conhecimento e consultores OPAS para ações de Gestão do Conhecimento e Comunicação, relacionadas com os Termos de Cooperação das Unidades Técnicas.

f. Implementar ações de capacitação no uso de ferramentas de comunicação como estratégia de facilitação do uso da comunicação corporativa, assim como técnicas e métodos para a comunicação organizacional.

g. Fazer registro de imagens fotográficas e produzir áudio visuais, incluindo roteirização, de eventos estratégicos e de atividades de boas práticas relacionados à OPAS/OMS no Brasil e à UT Gestão do Conhecimento e Comunicação, assim como tratar, editar e classificar as imagens produzidas.

h. Apoiar a criação de produção gráfica, apresentações e produção de imagens para ações de Gestão do Conhecimento e Comunicação.

i. Gerenciar o Banco de Imagens e multimídia da OPAS/OMS Brasil.

j. Assessorar o coordenador da área de gestão do conhecimento gerindo atividades e projetos, facilitando o desenvolvimento de iniciativas internas e externas em Gestão do Conhecimento e Comunicação.

k. Promover a divulgação e a utilização dos produtos de Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS no Brasil a profissionais da área de saúde com objetivo de fortalecer as ações de cooperação técnica e respectivas ações junto ao público externo.

l. Participar ativamente como ponto focal da OPAS/OMS junto ao UNCG (Grupo de Comunicação das Nações Unidas).

m. Apoiar a contraparte nacional, conforme as demandas apresentadas.

2.2. Planejamento, programação, monitoramento e avaliação:

2.2.1. Acompanhar a execução do Plano de Trabalho Bianual da OPAS/OMS 2014-2015 no que se refere ao OPT 4.4.3 e OPT 6.5.1 para:

a. Programar produtos/serviços, tarefas e subtarefas.

b. Monitorar a execução de produtos/serviços, tarefas e subtarefas de acordo com os recursos planejados nos Planos de Trabalho Geral (PTG) e Semestrais (PTS).

c. Monitorar e avaliar marcos e indicadores.

d. Elaborar Informes de Progressos e outros de interesse, no âmbito da área de atuação.

2.2.2 Planejar, programar, controlar e avaliar os projetos que lhe correspondam (Termos de Cooperação/Ajuste, projetos especiais, projetos interpaíses).

a. Elaborar, conjuntamente com a contraparte, o PTG e os PTS.

b. Elaborar, conjuntamente com a contraparte, os relatórios semestrais e anuais de gestão dos TC/TA.

(3)

c. Manter atualizado o sistema de gestão dos TC/TA.

2.2.3 Atuar junto às equipes técnicas das respectivas contrapartes, monitorando a execução dos projetos (Termos de Cooperação/Ajuste, projetos especiais, projetos interpaíses), apontando fortalezas e debilidades do processo e articulando soluções conjuntas que atendam às normas preconizadas pela OPAS/OMS e pela contraparte. 2.3. Gestão da Participação e Trabalho Interprogramático:

a. Participar ativamente em todos os espaços de interação, entre a sua Unidade Técnica e nos espaços da Organização Funcional disponibilizados na Representação da OPAS/OMS no Brasil e, em outros que forem convocados. b. Apoiar o trabalho interprogramático com as demais áreas técnicas da OPAS/OMS e

com as áreas do Escritório Central da OPAS/OMS atuando ativamente nas atividades e tarefas solicitadas pela Unidade Técnica.

2.4. Gestão do conhecimento, informação e comunicação:

a. Revisar os documentos e apresentações sobre a transversalidade de gestão da informação e conhecimento nas atividades de cooperação técnica da OPAS que deveram estar refletidas nos planos de trabalho dos Termos de Cooperação/Termos de Ajuste, envolvendo as instituições parcerias.

b. Participar ativamente em todos os espaços de interação, entre a sua Unidade Técnica e nos espaços da Organização Funcional disponibilizados na Representação da OPAS/OMS no Brasil e, em outros que forem convocados.

c. Elaborar e monitorar a rede de gestão do conhecimento, de maneira especial com os centros colaboradores de OPS/OMS relacionados com a unidade, responsabilizando-se por coordenar os processos e divulgar os produtos de cooperação técnica, utilizando as diferentes ferramentas disponibilizadas pela Organização, de maneira especial a WEB 2.0. Destaca-se o uso da WEB 2.0 como ferramenta de cooperação técnica.

d. Participar ativamente no uso de todas as ferramentas que permitem um maior intercâmbio de informação dentro e fora da Representação, destacando o plano de comunicação que incluem os painéis informativos, boletim interno, portal de eventos, blogs temáticos, e noticias para a WEB 2.0.

2.5. Acompanhamento e monitoramento de projetos:

Acompanhar a tramitação das demandas geradas pelos projetos (Termos de Cooperação/Ajuste, projetos especiais, projetos interpaíses), zelando pelo cumprimento de prazos e normas, levantando as informações solicitadas pela contraparte e avaliando os processos de execução das demandas a fim de assegurar o bom desempenho técnico previsto no projeto.

3. Requisitos:

(4)

Essencial: graduação em Comunicação Social, Letras ou Tecnologia de Informação. Desejável: pós Graduação em áreas afins.

3.2 Experiência Profissional: mínimo de 5 anos de experiência em implementação, gestão e avaliação de projetos de Comunicação. Experiência com Portais WEB e outros com utilização de preceitos, conforme ao PMBOK será um diferencial.

3.3 Idiomas:

• Domínio do idioma português e conhecimento de trabalho dos idiomas inglês e espanhol.

3.4 TI:

• Conhecimentos técnicos específicos de tecnologia e ferramentas da informação (ferramentas WEB, edição de vídeo, Pacote Office).

3.5 Competências requeridas:

Compromisso Organizacional: Trabalha de forma justa, consistente e correta, demonstrando este comportamento com exemplos. Faz com que a missão e os valores da Organização, assim como o ambiente onde o projeto será realizado, sejam determinantes no trabalho técnico das pessoas. Entende os resultados necessários e age para alcançar este padrão. Sistematicamente age em conformidade com o Código de Ética da Organização.

Comunicação: Verifica que as informações relevantes sejam obtidas, processadas, selecionadas e disseminadas na área de trabalho. Obtém treinamento para usar as tecnologias para processar as informações relativas à área de trabalho, de forma lógica e organizada, o que facilita a disseminação da informação, resultando em informações que sejam consistentes, válidas e exatas. Mantém-se a par das tecnologias mais modernas para processar as informações relevantes para a área de trabalho, e pondera as vantagens e desvantagens.

Trabalho em equipe: Incentiva os membros da equipe, agrega contribuições significativas quando participa de equipes de trabalho internas e externas, e lidera – por exemplos pessoais – as virtudes de uma equipe de sucesso: colaboração, confiança, transparência e compartilhamento de responsabilidades. Constrói e mantém relações interpessoais produtivas, baseadas em confiança, dentro e fora da Organização. Mantém todos os membros da equipe informados, e compartilha informações relevantes e úteis.

Orientação a serviço: Acompanha as dúvidas, solicitações e reclamações dos clientes. Mantém o cliente atualizado sobre o progresso do projeto. Monitora a satisfação do cliente.

Concepção, planejamento e gestão estratégica das intervenções de cooperação técnica: Recomenda ideias prioritárias para executar as intervenções, depois de prever

(5)

seus pontos críticos, eventuais riscos e soluções. Avalia as propostas para intervenção antes de tomar decisões para executá-las. Assenta as bases técnicas para executar as intervenções em cooperação técnica, segundo a estratégia da Organização para gerar os resultados esperados.

Avaliação das intervenções de cooperação técnica: Propõe critérios para avaliar as intervenções em nível de processo, gestão e produto, além dos planos para avaliar a cooperação técnica, segundo as orientações estratégicas da OPAS.

Mobilização de recurso: Estabelece parcerias e alianças com diversas instituições e organizações, assim como parcerias internas para obter recursos financeiros e não financeiros. É capaz de se relacionar com todos os tipos de pessoas e em todos os níveis, visando obter os recursos necessários. É capaz de apresentar e disseminar informações de forma clara. Executa os recursos segundo os acordos previamente estabelecidos com as parcerias.

Ação Interinstitucional e Intersetorial: Identifica, analisa e sugere eficientemente as oportunidades de participação nas esferas de decisão quando as prioridades políticas são estabelecidas. Apoia a avaliação das políticas de saúde em termos de prazo, impacto e eficácia. Recomenda o uso de estratégias e técnicas que são constantemente atualizadas e melhoradas.

Referências

Documentos relacionados

Este equipamento mãos livres BLUETOOTH para barco e o dispositivo electrónico ligado ao referido equipamento funcionam através de sinais de rádio, redes celulares e redes

Buscando responder a essa questão, tentarei mostrar que, sem os corpos, a diferença no grau e na região de distinção das percepções que compõem a natureza de cada

Certidão negativa emitida por distribuidores ou cartórios criminais e Varas de Execução Penal (se houver) das cidades nas quais o candidato tenha residido/domiciliado nos últimos

As professoras relataram que além do governo não proporcionar nenhuma formação específica aos profissionais da educação, não lhes oferecendo apoio pedagógico, nem

Através das análises dos dados propostos e das teorias estudadas para tais análises, a conclusão a que se chega é que a negação em português é, ao mesmo tempo que intrigante,

O problema proposto, no início do trabalho, foi o seguinte: “De que maneira a comunicação formal e informal pode influenciar no dinamismo dos processos de trabalho

Em 1973 foi criado, no Brasil, pelo Ministério da Saúde em parceria com a OMS e a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), o Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR),

EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, LAZER, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, PROMOÇÃO SOCIAL, CIDADANIA ABERTO A PARCERIAS E ALIANÇAS.. COM INSTITUIÇÕES, EMPRESAS, EM SAÚDE,