• Nenhum resultado encontrado

Provérbios 1 - DAY. Provérbios 2 - ADRIANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Provérbios 1 - DAY. Provérbios 2 - ADRIANA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Provérbios 1 - DAY

Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.

Neste 1º capítulo há uma destaque para os benefícios da leitura deste livro, que seguem: - estes provérbios ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina;

- a comprender as palavras que dão entendimento;

- a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto;

- ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. E no último versículo deste 1º capítulo há a afirmação:

“quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal”. Hoje iniciamos JUNTOS a leitura deste livro tão especial !

Provérbios 2 - ADRIANA

Estas Palavras de Deus esclarecem três pontos importantíssimos para não cairmos em mãos erradas e alcançarmos a glória de Deus em nossa vida:

“Peça a Deus sabedoria e clame por entendimento” (Pv 2: 3).

Se o Senhor Deus derramar sabedoria e entendimento de toda sua Palavra na vida daquele que O busca, NADA deste mundo fará com que essa pessoa desvie do caminho do Senhor Jesus. Pois o entendimento da Palavra não sai da memória e qualquer que seja a tribulação, o desafio ou a perseguição não conseguirá apagá-lo de dentro de você.

O entendimento da Palavra de Deus torna-o sábio, mas se você praticá-lo!!!

O temor a Deus é uma das características marcantes da pessoa que já possui a verdadeira sabedoria, pois sabe discernir o que é certo do que é errado. NÃO SEGUE HOMENS, MAS SEGUE A DEUS!

Por isso, clame a Deus por sabedoria e principalmente entendimento de suas Palavras. Com certeza você receberá!

“Deus protege quem trata o próximo com justiça e guarda quem O obedece” (Pv 2: 8).

Esta parte da Palavra diz que Deus protege dois tipos de pessoas: aquelas que são justas com o próximo e as que O obedecem. Isso explica porque muitas pessoas que são justas, mas ainda não são do Senhor Jesus, conseguem passar por tantas dificuldades nesta vida. Deus quer muito estas pessoas justas para Ele, pois elas sabem que tratar a todos com igualdade é um ato de amor.

(2)

Oh, Senhor Jesus! Que todas as pessoas justas se entreguem a você e dê este bom testemunho em seu nome. Agora, se vc é justo com todos e obedece a Deus, meu amigo, você não precisa ter medo de nada, somente de Deus! Pois o Senhor é contigo! Que benção!

Discernimento de amizades (Pv 2: 11-21).

Sabe aquele ditado popular: “diga-me com quem andas que eu direi quem tu és.” Este trecho do provérbio 2 relata sobre isto. Especificadamente, alguns tipos de pessoas que podem fazer você desviarem do caminho do Senhor e levar vc a cometer pecados contra Deus: pessoas mentirosas; pessoas que vivem na escuridão – uma vida totalmente no pecado; pessoas que amam praticar o mal; pessoas desonestas; pessoas infiéis a seus cônjuges e a Deus – imorais. As pessoas que são desse jeito, não herdarão o reino de Deus (Ap 21:8; Gl 5:19-21).

Tome cuidado com as amizades e com o inimigo da nossa alma, pois ele é astuto e usa pessoas para seduzi-lo para o caminho errado!

A única maneira de se proteger das artimanhas de Satanás e de seus seguidores é buscando a Palavra de Deus e orando todos os dias. Estes atos fortalecem a nossa alma e o nosso espírito, além de acalmar a nossa carne. Deus abençoe a todos!

Provérbios 3 - CELESTE

Provérbios 3:5-8

Este foi o melhor capitulo reservado a mim pois nestes dias eu aprendi realmente o que é confiar em Deus, incondicionalmente. Eu confiava nele para fazer a cirurgia e confiei que tudo daria certo. Mas, e se não fosse ainda o momento ou o hospital certo?

Aprendi que eu teria que sair dali confiando da mesma forma, que quando colocamos nossa confiança nele, ainda que as coisas não saiam da forma que esperamos, temos que confiar do mesmo jeito ou ainda mais naquele que continuará sendo Deus, naquele que tem a vontade boa, perfeita e agradável, naquele que tudo pode, tudo sabe. Deus vê além do que podemos, somos limitados e jamais devemos reclamar, murmurar, ou fazer perguntas tipo, por que ou para que?

Ele sabe tudo!

Para confiar em alguém precisamos primeiro conhecê-la, se alguém não conhece a Deus verdadeiramente jamais poderá confiar nele plenamente. E este conhecimento, esse relacionamento de confiança se dá através de oração e leitura da palavra. Deus confiou em nós mesmo quando estávamos perdidos. Ele deu Jesus para morrer em nosso lugar, para que hj tivéssemos vida, fossemos salvos, aleluias!

"CONFIA NO SENHOR DE TODO O TEU CORAÇÃO..." Quando falamos de coração logo pensamos em vida,

sentimentos... é como dizer: confie em Deus com toda tua vida, se a humanidade aprendesse, ou mesmo os crentes praticassem de todo coração este principio, a espera no Senhor não seria tão dolorosa, não seria tão difícil, entenderiam melhor o seu tempo, o seu não, ou seu silencio que nos guia para o seu melhor. Pois como diz os Salmos 125 que inspirou o louvor que muitas vezes já cantamos: " Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, não se abalam, mas permanecem para sempre"

"NÃO SE APOIE EM SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO..." Infeliz daquele que se torna autoconfiante. Todos nós

precisamos de alguém, uns dos outros e acima de tudo de Deus. Quando alguém coloca sua confiança em si, no seu braço ou em bens, e algo não sai como espera a esperança acaba. Deus é nosso refugio, nosso ajudador, nosso socorro, e ele pelejará por nós em qqr circunstancia, CONFIE!

"RECONHEÇA-O EM TODOS OS TEUS CAMINHOS..." Isto é coloque Deus em primeiro sempre. Ainda que as

coisas não saiam como desejamos saberemos como glorifica-lo e dizer que foi por ele e pra ele.

O verso 7 para mim representa dependência em Deus.O temor do Senhor é o principio da sabedoria e com temor a Deus alcançaremos vitória e tenho certeza que se obedecermos princípios como estes viveremos plenamente o verso 8 e anos de vida nos serão acrescentados!

(3)

Provérbios 3 - CÉLIA

"Ouvi filhos a instrução do pai e estais atento para conhecerdes o entendimento"

A Palavra é Ela que nos ensina a lutar contra o mal, contra o pecado e é Ela que nos da autoridade pela Fé obedecendo a Palavra de Deus prosperamos em tudo que colocarmos a mão.

Podemos aprender que aqueles que escolhem em obter sabedoria e seguir a Deus serão abençoados de várias maneiras: Com vida longa, prosperidade, alegria, bondade de Deus...

Mas acima de tudo precisamos guardar nosso coração, pois dele depende toda nossa vida.

Não podemos desviar nosso pé nem pra direita, nem pra esquerda, temos que estar sempre firme em nosso Senhor Jesus!

Deus abençoe a todos!

Provérbios 5 - DIANA

O inicio do capítulo 5 do livro de Provérbios traz um apelo do Senhor para cada um de nós darmos atenção à

sabedoria e inclinarmos os nossos ouvido para perceber o Seu discernimento.

Sabedoria é a capacidade de fazer as escolhas certas, e está diretamente relacionada com o caráter de Deus, pois Ele é dono de toda sabedoria. Discernimento é entendimento/juízo, que é essencial para se tomar decisões sábias. Portanto, é necessário termos discernimento, para entendermos a situação que nos envolve, e sabedoria, para saber que caminho seguir ou que atitude tomar. As duas palavras estão diretamente relacionadas.

A palavra do Senhor nos garante que se buscarmos sabedoria e discernimento da parte de Deus, manteremos o

bom senso e os nossos lábios guardarão o conhecimento. Manter o bom senso significa não entrar em caminhos

que levam à destruição.

Na nossa vida, precisamos de bom senso para sermos cristãos de verdade, autênticos, que zelam pela palavra do Senhor, e, por isso, “andam” na palavra. A bíblia diz, por exemplo, que precisamos amar a Deus sobre todas as coisas e ao meu próximo como a nós mesmos. O bom senso, obtido pela sabedoria e discernimento de Deus, nos leva a entender o grau de seriedade que há nestas palavras. Como cristãos autênticos, precisamos andar na palavra. E como andar na palavra, se não conhecermos a palavra? Dai a importância de estudar a palavra do Senhor diariamente. Nós fomos comprados por um alto preço: preço de sangue. Portanto, nossa vida não é mais nossa, não nos pertence mais. Precisamos obedecer ao nosso Senhor que nos comprou, e para obedecer, preciso descobrir quais são as suas ordens. Afinal, quando entregamos nossa vida a Jesus era isso o estávamos declarando: que nossa vida já não é mais nossa, mas dEle.

Os nossos lábios guardam o conhecimento quando buscamos sabedoria e discernimento da parte de Deus. O cristão autêntico precisa aprender a guardar a sua língua das tolices. Muitas vezes nós caímos pelas palavras que falamos. Ainda neste capítulo, o Espírito Santo, através das palavras de Salomão, nos alerta sobre a importância do bom senso por causa da “mulher imoral”, que simboliza o pecado contra o Senhor. Todas as vezes que o povo de Israel pecava contra Deus, adorando outros deuses, essa acusação é relatada na bíblia como adultério. Abandonar o Senhor, esquecer-se dEle, é cometer o pecado de adultério. Desta forma, para evitar cair em adultério contra o Senhor, Ele mesmo nos dá alguns comandos:

1. 1. Ouça-me (v. 7)

Assim como o profeta Samuel, precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Saber discernir quando, de fato, é Ele que está falando, ou é nosso coração, ou ainda a voz do inimigo. Para isso, precisamos confrontar essa voz com o

que está escrito na palavra. Pois a palavra do Senhor é luz para o nossos passos (Salmo 119). 2. 2. Não se desvie das minhas palavras (v. 7)

Sabendo do que nos diz o Senhor em sua Palavra, precisamos decidir não nos desviarmos dEle. Esta decisão é pessoal. Por amor ao Senhor você decido obedecê-lo, pois a prova do seu amor é a sua obediência.

(4)

Assim como José fugiu da mulher de Potifar, precisamos aprender a fugir/correr para longe do pecado. Não confie em você mesmo, mas fuja! Lembre-se que mesmo Salomão com toda a sabedoria que recebeu de Deus, não deixou de cometer o pecado do adultério contra Deus.

Amém, Senhor! Queremos tudo o que o Senhor tem para nós! Deus os abençoe, queridos!!! Beijos e saudades de todos!!!

Provérbios 6 - FRAN

Palavra do Senhor para todos aqueles que tem o temo ao Senhor: Provérbios ensina ao seu leitor a tornar-se sábio. Neste capitulo Salomão pedi para termos cuidado, ser cuidadosos com o que falamos, para que da nossa boca não saia palavras torpes, e sim palavras que nos fortaleçam e nos edifiquem. O seu falar diz o que está dentro do seu coração. Quando estamos em Intimidade com Deus nossas palavras são sempre abençoadoras. Temos de ter cuidado com o nosso falar, medir as nossas palavras, só falar quando for pra abençoar e fortalecer.

Também nos ensino a deixar de lado a preguiça, qualquer tipo de preguiça. O preguiçoso não tem êxito em seus planos. Sirva com alegria aquele a quem você foi designado a servir.

O Senhor alerta sobre o homem perverso que tem o caráter maldoso, que seus propósitos são de enganar e planejar sempre o mal e a discórdia. Pessoas que agem assim cavam as suas próprias sepulturas. E ainda estão indo na contra - mão da palavra do Senhor. Deus nos fez sua imagem e sua semelhança não é certo como servos do Senhor fazer o que não está certo ao olhos Dele. Devemos pensar antes de agir e pedir a Deus, sabedoria para nos livrar de todo e qualquer pensamento mal.

Um grande apelo deste capítulo está nos versos 24 - 35 que é um apelo contra o adultério e as suas consequências, que são baseadas nos resultados que podem vir depois.

Pobreza, desprezo e retribuição furiosa. O adultério é pior que um ladrão, ignorante e auto destrutivo.

Aceite a palavra do Senhor, guarde Ela dentro do seu coração e ponha em prática. assim teremos uma vida sem pecado, uma vida Santa e que agrada a Deus. E a conseqüência s disso será uma vida de grandes vitórias, conquistas, uma vida e que podemos dizer que o Senhor tem muito mais para nós além do que pedimos ao pensamos.

Que Deus abençoe a todos nós.

Provérbios 7 - JANA

Obedecer os mandamenstos de Deus nos traz vida...

Neste provérbio Deus adverte contra a mulher adúltera e nos ensina a não cair nas palavras e conversas desse mundo perverso... Conversas que "parece" ser boas agradáveis mas só nos leva a perdição só nos leva a derrota e nos leva para o caminho das trevas! Deus diz no provérbio amarre os meus mandamentos nos dedos, escreva na tábua do se coração para assim nunca se esquecer da sua Palavra. Peça que a sabedoria ande lado a lado com você. Deus abençoe te dê muita sabedoria e discernimento para não cair nas ciladas do inimigo de nossas almas.

Provérbios 8 - LILI

O chamado da Sabedoria

Será que temos agido com prudência e bom senso?

Provérbios 8, fala que a sabedoria clama em todos os lugares e a todos para ouvirmos e atendermos ao seu chamado. Hoje mesmo teremos que tomar decisões sobre o que fazer ou o que falar, e não devemos agir inconsequentemente, mas em tudo buscar a Sabedoria. Cada ação, decisão, tem consequências para a nossa vida e a sabedoria é como uma luz que nos guia no caminho certo, nos livrando do engano e do pecado. Ela odeia o mal e nela se encontra a verdade e o caminho da retidão e da justiça.

(5)

Benção sem medidas são garantidas para quem assim procede (honra, riquezas, prosperidade e justiça). Quem a encontra recebe um tesouro, uma riqueza incomparável (Pv 8.17-18, 35).

Aquele que deseja ter sabedoria precisa andar no temor do Senhor (Pv 1.7). A Bíblia cita exemplos de homens que prosperaram e foram bem sucedidos pela sabedoria que tinham, como José, Salomão e Daniel e todos eles também foram conhecidos por serem homens que temiam a Deus.

Quem ouve a sabedoria e atende, viverá, mas aquele que a rejeita, a si mesmo destrói (Pv 8.35 e 36). A palavra do SENHOR nos ensina o caminho da sabedoria e felizes são aqueles que ouvem esta palavra e obedecem, pois receberão o favor de Deus.

Nós mesmos somos responsáveis pelas nossas decisões, se obedecermos a palavra de Deus o pecado não terá domínio sobre nós.

Deus nos abençoe com a sua palavra e nos faça homens e mulheres prudentes e sensatos, cheios de sabedoria. Peça sabedoria ao SENHOR que a todos dá sem medida (Tg 1.5).

Amém!

Provérbios 9 - F

Provérbios 10 - F

Referências

Documentos relacionados

 Os documentos anexados não atenderem aos últimos cinco anos (contados retroativamente a partir da data de publicação deste edital).  Anexar o mesmo documento para pontuar

Conexão Eletrônica – Três Lagoas, MS – Volume 13 – Número 1 – Ano 2016 caso da Avenida Ranulpho Marques Leal, que atualmente é utilizada não só para o trafego de veículos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

Utilizando a metodologia de Painel de Especialistas, foram identificados convidados especialistas a integrar o processo de desenvolvimento da rota setorial, selecionados por

II – pelo estabelecimento industrializador: emitir nota fiscal em nome do estabelecimento encomendante, com a declaração “Remessa Simbólica de Produtos Industrializados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e