• Nenhum resultado encontrado

TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. MARQUES DE OLIVEIRA ANO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. MARQUES DE OLIVEIRA ANO 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL “DR. MARQUES DE OLIVEIRA” – ANO 2016

Nome N°.

Turma 6º Data Nota

Disciplina Ciências Valor 30 ptos

Professor Marisa Medeiros Teixeira Supervisora: Dalva Barroso 1) Cite três fatores que influem na evaporação da água. Dê exemplos.

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ 2)Observe o desenho e responda:

a) Em que estado está o gelo? _________________________________________________________________________

b) E a agua no copo? ________________________________________________________________________________ c) E o vapor que desprende da agua fervendo? ___________________________________________________________ d) O gelo derreteu. A agua passou do estado _____________________________ para o estado ____________________ e) Essa mudança de estado chama-se _________________________________________________________

3)Observe este outro desenho e complete:

A agua está fervendo.

a) Ao ser aquecida, a água passou do estado __________________________________ para o estado _______________

b) Essa mudança de estado chama-se _____________________________________

4)Faça a correspondência:

( A ) FUSÂO ( ) liquido para o gasoso

( B ) SOLIDIFICAÇÃO ( ) gasoso para o liquido

( C ) VAPORIZAÇÃO ( ) solido para o liquido

(2)

5)Após a análise da figura abaixo, responda as questões:

ASSOCIE CORRETAMENTE:

( A ) Bombeamento ( ) Depósito de partículas no fundo do tanque

( B ) Floculação ( ) Areia grossa + areia fina + cascalho

( C ) Decantação ( ) Captação da água do rio

( D ) Filtração ( ) Morte de micróbios

( E ) Cloração ( )Sulfato de alumínio e Hidróxido de cálcio

6)Numa estação de tratamento de água ocorrem vários processos. Coloque nos parênteses os números correspondentes à ordem em que os processos se realizam:

( ) decantação ( ) cloração ( ) captação da água do rio- bombeamento ( ) filtração ( ) floculação

7)

Explique as etapas da Estação de Tratamento de água.

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

8) Descreva o ciclo da água que ocorre na natureza.

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ 9) A água foi considerada por muito tempo um recurso renovável, mas essa ideia ultimamente está sendo rediscutida. A dúvida surgiu porque a água de muitos mananciais e rios já está poluída e imprópria para consumo, o que limita seu uso. Para resolver esses problemas, devemos cobrar das autoridades a construção de estações de tratamento de esgoto, fossas e despoluição dos rios, mas também fazer a nossa parte através de ações bem simples. Que ações seriam essas? __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

10) Um filósofo chinês escreveu, há 2400 anos:

“A água é o sangue da terra. Insubstituível!

Nada é mais suave e, no entanto, Nada a ela resiste:

Aquele que conhece seus princípios

pode agir corretamente, tomando-a como chave e exemplo.

Quando a água é pura, O coração do povo é forte. Quando a água é suficiente, O coração do povo é tranquilo”.

(3)

Qual o sentido desses versos?

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

11) A figura a seguir mostra um sistema utilizado em regiões desérticas da Austrália.

Indique na figura quais as etapas do ciclo presente neste sistema:

a)Evaporação, condensação e precipitação. b)Evaporação, precipitação e condensação. c)Precipitação, fusão e condensação. d)Precipitação, condensação e solidificação.

12) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a)a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

b)a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações. c)a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

d)apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos. e)o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

13) Observe a figura abaixo e responda:

O sol aquece a superfície da Terra, e parte da água dos lagos, rios e oceanos passa para a atmosfera na forma de vapor. Ao resfriar-se, o vapor de água origina minúsculas gotículas que formam as nuvens. Por fim, na forma de chuva, a água volta à superfície da terra, caindo sobre o solo, lagos, rios e oceanos. Identifique as mudanças de estado físico que aparecem nesse texto e na gravura ao lado.

1) ...

2) ...

3) ...

14)Roberto, um garoto do 5º ano, ouviu seu irmão, que é do 6º, conversando ao telefone com um colega sobre um trabalho relacionado à poluição dos rios por esgotos. Roberto obviamente só ouviu o que o ouviu o que o irmão dizia. Quando o telefonema acabou, ele quis parecer entendido e falou: “Eu sempre soube que a culpa da poluição dos rios era dos micróbios”. Ao que seu irmão respondeu, com ironia: “É isso que dá ficar ouvindo a conversa dos outros. Você entendeu tudo errado! ”Você saberia explicar ao Roberto por que os micróbios não são os vilões da poluição das águas? Quem seriam então?

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

15) Justifique a seguinte relação: Quanto menor o número de estações de tratamento de água e de esgoto de uma região, maior a mortalidade infantil da população local.

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ 16)Explique por que a água é chamada de Solvente Universal?

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

(4)

17) Observe a gravura abaixo e responda:

Considere as seguintes etapas pelas quais a água passa nas estações de tratamento:

I – Floculação II – Decantação III – Filtração IV – Cloração A que etapa cada frase abaixo se refere?

a) A água recebe produtos destinados a matar microrganismos nela contidos:

b) A água recebe uma solução de cal e sulfato de alumínio; certas partículas sólidas em suspensão se juntam, formando partículas maiores.

c) A água passa para um tanque, onde os flocos formados, mais densos que água, depositam-se no fundo.

d) A água passa por um dispositivo formado por varias camadas de cascalho e areia; certas partículas sólidas e alguns microrganismos são retidos.

18) Complete:

a) As águas dos rios, mares e lagos, são exemplos de água no estado ______________________.

b) Denominamos _________________________ a vaporização rápida e provocada, quando colocamos água numa chaleira para ferver.

c) Água que possui poucos sais minerais ___________________________________________. d) Mudança do estado sólido para o gasoso. ________________________________________. e) As geleiras da Antártida são exemplos de água no estado ___________________________.

19)

Imagine que você esteja fazendo uma trilha na mata e que a água d seu cantil tenha acabado. Durante o caminho, você encontra uma fonte de água. Seria prudente você beber essa água? Justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 20) A água que hoje está no rio pode um dia fazer parte de um iceberg? Justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

21) Qual a origem da maior parte da água que chega à atmosfera na forma de vapor?

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ 22) Como são formados os lençóis freáticos?

__________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________

23) Explique a relação entre temperatura e mudanças de estado físico da água.

_____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

(5)

24) O ciclo da água na natureza, relativo à formação de nuvens, seguida de precipitação da água na forma de chuva, pode ser comparado, em termos das mudanças de estado físico que ocorrem e do processo de purificação envolvido, à seguinte operação de laboratório:

a)sublimação b)filtração c)decantação d)dissolução e)destilação

25) Considere a organização das moléculas de água nos estados líquido e sólido. Então, explique: por que podemos “furar” a água líquida com o dedo, mas não conseguimos fazer o mesmo com um cubo de gelo?

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

Observe este esquema:

26) Identifique:

As mudanças de estado físico da água indicadas pelas setas I, II, III e IV:

I- ____________________________ II- ____________________________

III- ____________________________ IV- ____________________________

27) As mudanças de estado físico que ocorrem em cada situação abaixo. Dê a resposta indicando I, II, III ou IV.

a)Água líquida no congelador: b)Gelo num copo de limonada:

c)Água de um lago passando para a atmosfera na forma de vapor:

d)Vapor de água formando nuvens:

28)Imagine uma chapa de fazer sanduíche sobre o fogo alto há 5 minutos. Se jogarmos gotas de água sobre essa chapa, elas evaporam rapidamente, com um chiado característico. A essa vaporização brusca, imediata, chamamos calefação. Dê o nome dos outros tipos de vaporização da água estudados neste capítulo e explique a diferença entre eles.

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

29) “Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, aproximadamente 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2,4% formam geleiras inacessíveis e apenas 0,6% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-á um bem extremamente raro e caro”.

Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria. a) fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.

b) desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação. c) promover a adaptação das populações humanas ao consumo da água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce.

d) reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, melhorar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva.

e) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.

30) Leia os trechos da letra da canção do compositor Guilherme Arantes. Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E abre o profundo grotão(....)

Água sólida Água líquida Água em vapor

I II

III IV

(6)

Água que o Sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva

Tão tristes são lágrimas da inundação(...)

Terra, planeta água... Terra, planeta água...Terra, planeta água...

Assinale a opção que indica a associação CORRETA entre os versos da música e os fatos do ciclo da água no nosso planeta.

VERSOS DA MÚSICA

FATOS DO CICLO DA ÁGUA

a) Água que o Sol evapora EVAPORAÇÃO

b) Virar nuvens de algodão EVAPORAÇÃO

c) Água que o Sol evapora EBULIÇÃO

d) Virar nuvens de algodão SOLIDIFICAÇÃO

31)O tratamento da água e do esgoto de uma cidade é fundamental para a saúde da população. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) a água captada dos lagos, rios, represas ou lençóis subterrâneos são purificados, por meio da decantação, filtração e cloração. Após isso é levada para grandes reservatórios e, daí, distribuída para as casas. Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a água proveniente do banho, da limpeza doméstica e industrial e das descargas em geral, recebe tratamento primário através da retirada de resíduos sólidos, decantação, aeração e secagem do lodo, antes de ser devolvida aos rios, lagos e mares.

Podemos afirmar que

a) a cloração funciona como processo de eliminação de microrganismos. b) os dois processos utilizam microrganismos na purificação da água. c) a decantação é produzida através de mecanismo que movimenta a água. d) em ambos os processos há formação de gás que pode ser reaproveitado.

32)A água é um recurso natural extremamente valioso. Apesar de nosso planeta estar coberto, em seus ¾ por água, é preciso responsabilidade em seu uso, pois a quantidade de água potável no planeta é bem menor. Cada um de nós deve colaborar com a manutenção das reservas hídricas, adotando medidas de utilização consciente.

A seguir, estão listadas algumas situações onde há utilização responsável de água. I – Crianças escovando os dentes com as torneiras abertas.

II – Menino fechando o chuveiro na hora de se ensaboar. III – Dona de casa lavando a calçada com mangueira. IV – Pedreiro consertando vazamento na torneira. Podemos afirmar que:

a) Todas as afirmativas estão corretas. b) Apenas II e IV estão corretas. c) Apenas II e III estão corretas. d) Todas as afirmativas estão erradas.

33) Leia o trecho desta canção:

“O orvalho vem caindo, vai molhar o meu chapéu e também vão sumindo, as estrelas lá do céu[...]

Noel Rosa, “O orvalho caindo” – 1934

No inverno, é comum as plantas amanhecerem molhadas, mesmo que não tenha chovido durante a noite. Essa água é chamada de orvalho. Como se forma o orvalho?

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

Os versos a seguir são da música Água, de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. Da nuvem até o chão

Do chão até o bueiro Do filtro até o copo Do copo até a boca

Do bueiro até o cano Do cano até o rio Do rio até a cachoeira

(7)

Da boca até a bexiga Da bexiga até a privada Da privada até o cano Do cano até o rio Do rio até outro rio

Da cachoeira até a represa Da represa até a caixa d’água Da caixa d’água até a torneira Da torneira até o filtro

Do outro rio até o mar Do mar até outra nuvem

34)Identifique os trechos em que a água pelo sistema de abastecimento de uma cidade (ETA):

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

35)Identifique os trechos em que a água pelo corpo humano:

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

36)Identifique os trechos em que a água pelo sistema de esgoto (ETE):

________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________

___________________________________________________

37) Coloque V para as alternativas verdadeiras ou F para as falsas.

a) ( ) Só bebendo água é que podemos repor a água perdida ou consumida em nosso organismo.

b( ) O vapor de água que sobe da Terra para atmosfera, encontrando camadas mais frias, se condensa e forma as nuvens.

c)( ) A água das nuvens precipita-se na superfície terrestre em forma de chuva, neve ou granizo. d)( ) A evaporação da água resseca o ar que respiramos.

e)( ) Pela respiração não perdemos água.

38)O recém-descoberto rio subterrâneo Hamza, localizado a 4 mil metros de profundidade debaixo do rio Amazonas e medindo 6 mil metros de extensão, tem água potável e pode ser consumida caso, um dia, a água doce da bacia amazônica seque. "Eu acho que o rio Amazonas nunca vai secar, mas se isso acontecer algum dia, as populações da Amazônia podem contar com essa reserva", relata a pesquisadora amazonense Elizabeth Tavares Pimentel, referindo-se ao rio subterrâneo descoberto durante pesquisas desenvolvidas durante seu doutorado, no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.

O texto fala sobre a água do rio Hamza que é doce e potável. Qual o significado para esses dois termos: doce e potável. ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 39) Justifique, em termos científicos, a expressão “Terra, planeta água” e “O planeta Terra é azul” dito por Yuri Gagarin, astronauta russo, em 12 de abril de 1962.

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

40)A neve que se forma no topo das montanhas muito altas é:

a)água em estado gasoso b) água em estado sólido c)gelo em estado liquefeito d) gelo semilíquido

Referências

Documentos relacionados

• Dois termômetros - um com bulbo úmido e outro seco, permitindo a estimativa da pressão parcial de vapor... Pressão atual de

Gerais – CEFET-MG vlndias@yahoo.com.br Resumo: O objetivo central do artigo é contribuir para o entendimento de como os movimentos negros se articularam no Brasil e

40 Na perspectiva de uma educação voltada para o fazer e para desenvolvimento da criatividade do aluno, partindo de conhecimentos sólidos aplicáveis às

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

A ÁREA DE AQUISIÇÕES E MATERIAIS da Secretaria Muni- cipal da Fazenda retifica a data do Decreto 11.555 para 21.6.93, publicada erroneamente, na edição 2.578 do Diário Oficial de

It leverages recently released municipality-level information from Brazil’s 2017 Agricultural Census to describe the evolution of three agricultural practices typically connected

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..