• Nenhum resultado encontrado

REDUÇÃO OU ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO INFORMAÇÕES COFORME EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REDUÇÃO OU ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO INFORMAÇÕES COFORME EDITAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REDUÇÃO OU ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO INFORMAÇÕES COFORME EDITAL

Poderá ser concedida redução de 50% (cinquenta por cento) do valor da taxa de inscrição aos candidatos cuja situação se enquadre na Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007. Poderá ser concedida isenção total de pagamento, nos termos do artigo 22 da Resolução CoCEx nº 6629/2013, a candidato inicialmente contemplado com redução de 50% do valor da taxa, em quantidade igual a 01(uma) isenção total da taxa de inscrição equivalente a 50% do total das vagas do Programa. Para tanto, serão adotados os seguintes critérios de desempate, pela ordem: a) menor renda; b) maior idade; c) maior número de filhos.

Para os pedidos de redução do valor da taxa de inscrição, apenas nos casos previstos na Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, os interessados deverão consultar previamente o site da CCEX-FMUSP e proceder conforme indicado. O período para solicitações será de 02 de fevereiro a 04 de fevereiro de 2017. A data-limite para envio da documentação comprobatória será 23h59 do dia 04 de fevereiro de 2018, e o resultado da análise será enviado a cada candidato por e-mail até as 17h30 do dia 05 de fevereiro de 2018.

Para solicitação de redução do valor da taxa de inscrição, o interessado deverá, primeiramente, acessar por meio eletrônico (internet) o site http://ccex.fm.usp.br/portal/residencia-multiprofissional/ no período de 02 de fevereiro a 04 de fevereiro de 2018 para verificar as informações, imprimir, preencher e assinar o formulário de solicitação de redução de taxa e enviar anexado para o e-mail ccexfm@usp.br juntamente com cópias digitalizadas em formato PDF de seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e de cada um dos documentos que comprovam a situação declarada, conforme os itens 4.4 a 4.9 do edital.

(2)

Para obter redução de 50% do valor da taxa, fica definido que o requerente deve ter renda individual (no caso de ser responsável pelo próprio sustento e residir sozinho) ou esteja integrado em uma família com renda máxima mensal de R$ 1.908,00 (hum mil novecentos e oito reais) por indivíduo pertencente ao domicílio, ou comprovar desemprego conforme estabelecido no subitem 4.5 deste Edital.

Serão considerados "desempregados" os candidatos sem trabalho em todo o período de 12 meses anteriores à presente solicitação.

Para a avaliação socioeconômica, será realizada inicialmente uma triagem, a fim de verificar se o formulário foi preenchido e assinado adequadamente e se a documentação, exigida para solicitação de redução de taxa, fora enviada, encontram-se legíveis e estão validas com base na legislação vigente. Após essa verificação, as solicitações serão categorizadas e classificadas de acordo com os seguintes critérios: menor renda por pessoa da família, maior idade, maior número de dependentes.

A qualquer momento, a CCEX-FMUSP poderá enviar assistente social para efetuar visita domiciliária ao solicitante, como instrumento adicional de avaliação da situação socioeconômica do requerente e de sua família, se for o caso.

Os candidatos que solicitarem redução de taxa deverão, posteriormente, no período de 05 de fevereiro a 08 de fevereiro de 2018, efetuar a sua inscrição no site http://ccex.fm.usp.br/portal/residencia-multiprofissional/ , qualquer que seja o resultado da análise dos pedidos de redução de pagamento, caso queiram participar do processo seletivo. Aqueles que não efetivarem a inscrição e não cumprirem com o que determinam as cláusulas deste edital não participarão do processo seletivo.

(3)

Para efeito de comprovação dos rendimentos, serão aceitos os seguintes documentos:

- Cópia do contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador, referente aos meses de novembro ou dezembro de 2017.

- Cópia do extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente a aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada, referente aos meses de novembro ou dezembro de 2017. Na falta destes, extrato bancário atual e identificado, com o valor do crédito do benefício.

- Cópia de recibos de comissões, aluguéis, pró-labores e outros referentes aos meses de novembro ou dezembro de 2017.

- Cópia de comprovante de recebimento de pensão alimentícia. Na falta deste extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor, referente aos meses de novembro ou dezembro de 2017.

- Cópia de comprovantes de benefícios concedidos por programas sociais, como, por exemplo, bolsa-escola e cheque-cidadão, referente aos meses de novembro ou dezembro de 2017.

- Declaração assinada pelo próprio interessado, para autônomos e trabalhadores em atividades informais, contendo as seguintes informações: nome, nº do documento de identidade, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais.

(4)

Para efeito de comprovação de desempregado (a), serão aceitas:

- Cópias dos recibos de seguro-desemprego e do FGTS.

- Cópia dos documentos de rescisão do último contrato de trabalho, mesmo que temporário. No caso de cópia do contrato da Carteira de Trabalho, anexar cópias das páginas de contratação e rescisão e seguinte, e ainda cópias das páginas de identificação.

- Declaração, assinada pelo próprio interessado, contendo as seguintes informações: nº do documento de identidade, qual a última atividade, local em que a executava, por quanto tempo exerceu tal atividade e data do desligamento.

(5)

Resolução CoCEx nº 6629/2013

Artigo 22 – As Unidades, Órgãos de Integração e demais Órgãos que a seu

critério, tendo em vista as características e os objetivos de cada atividade de extensão universitária, optarem pela cobrança de taxas de seleção, de inscrição, de custeio, ou outras, deverão discriminar, no projeto, a forma de isenção contemplando, pelo menos, 10% (dez por cento) das vagas oferecidas, com isenção total.

LEI Nº 12.782, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2007

(Projeto de lei nº 275/2003, do Deputado Vinícius Camarinha - PSB)

Dispõe sobre a redução do valor da taxa de inscrição em concursos públicos e outros processos de seleção, no caso que especifica, e dá providências

correlatas

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - Fica instituído o direito à inscrição em concursos públicos estaduais, com pagamento reduzido da respectiva taxa, aos candidatos que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos:

I - sejam estudantes, assim considerados os que se encontrem regularmente matriculados em:

a) uma das séries do ensino fundamental ou médio;

b) curso pré-vestibular;

c) curso superior, em nível de graduação ou pósgraduação;

II - percebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos, ou estejam desempregados. Parágrafo único - Aplica-se o disposto nesta lei a todos os concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito de qualquer dos Poderes do Estado, abrangendo a administração direta e indireta. Artigo 2º - A redução a que se refere o “caput” do artigo 1º corresponderá, no mínimo, a 50% (cinqüenta por cento) do valor da taxa de inscrição, podendo

(6)

chegar a 100% (cem por cento) dele.

§ 1º - O percentual de redução deverá constar expressamente no edital de abertura do concurso. § 2º - Sendo omisso o edital, a redução corresponderá a 75% (setenta e cinco por cento) do valor da taxa.

Artigo 3º - A concessão da redução de que trata esta lei ficará condicionada à apresentação, pelo candidato, no ato da inscrição:

I - quanto à comprovação da condição de estudante, de um dos seguintes documentos:

a) certidão ou declaração, expedida por instituição de ensino pública ou privada;

b) carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino pública ou privada, ou por entidade de representação discente;

II - quanto às circunstâncias previstas no inciso II do artigo 1º, de comprovante de renda, ou de declaração, por escrito, da condição de desempregado.

Parágrafo único - Se a inscrição no concurso puder ser feita por meio da “internet”, o respectivo edital disporá sobre como o candidato que assim proceder a sua inscrição fará a apresentação ou encaminhamento dos documentos de que trata este artigo. Artigo 4º - Será eliminado do concurso público o candidato que, não atendendo, à época de sua inscrição, aos requisitos previstos no artigo 1º, tenha obtido, com emprego de fraude ou qualquer outro meio que evidencie má fé, a redução de que trata esta lei. Parágrafo único - A eliminação de que trata este artigo:

1. deverá ser precedida de procedimento em que se garanta ao candidato ampla defesa;

2. importará a anulação da inscrição e dos demais atos praticados pelo candidato, sem prejuízo da aplicação de outras sanções cabíveis.

Artigo 5º - Aplica-se o disposto nesta lei aos vestibulares e demais processos de seleção para o ingresso nas universidades públicas estaduais e outras instituições de ensino superior mantidas pelo Estado. Artigo 6º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações

orçamentárias próprias.

Artigo 7º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 20 de dezembro de 2007.

JOSÉ SERRA

(7)

Secretário da Fazenda

Francisco Vidal Luna

Secretário de Economia e Planejamento

Aloysio Nunes Ferreira Filho

Secretário-Chefe da Casa Civil

Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 20 de dezembro de 2007.

Este texto não substitui o publicado no D.O.E. de 21.12.2007.

Referências

Documentos relacionados

fato natural; embora seja próprio da natureza humana viverem os homens uns ao lado dos outros, o fato é que eles transformam e aperfeiçoam a sociedade em que vivem. ‘A sociedade

[r]

série, visto que em boa parte dos casos não há elementos que justifiquem não se identificar como um casal mortal comum, mesmo que a relação do esquema iconográfico com a possível

Assim que esteja criado o logótipo, o responsável da comunicação do projeto deve enviar o mesmo ao Secretariado Conjunto para que seja introduzido na página de Internet e

Esta variável não tem peso previamente estabelecido, uma vez que este poderá variar de Unidade Acadêmica para Unidade Acadêmica, dependendo da ordem de classificação, dos

No  menu  P RANCHAS   quando  definir  um  número  maior  de  linhas  e/ou  colunas  do  que  as  que  estão  disponíveis  na  prancha,  você  está 

[r]

Resultados: Todos dos profissionais consideram importante a atuação fonoaudiológica e encaminham com freqüência seus pacientes para tratamento, sendo que 58,3% relataram que