• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ATIVIDADES FÍSICAS ESPORTIVAS EM PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ATIVIDADES FÍSICAS ESPORTIVAS EM PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 02 / 2013

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ATIVIDADES FÍSICAS ESPORTIVAS EM PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

1. JUSTIFICATIVA

Considerando que a Extensão Universitária tem entre as suas funções a responsabilidade de atuar junto à comunidade na qual está inserida, trago como proposta articular o desporto e outras atividades ligadas a prática de exercício como hidroginástica, natação, dança, musculação, avaliação física para que o acadêmico do curso de Educação Física possa vivências várias experiências dentro da própria IES.

Em 2013 o programa de extensão universitária em atividades esportivas em promoção da qualidade de vida se desenvolverá no Parque Esportivo e NIS da FANOR.

O projeto contará com ações para atender alunos e colaboradores da FANOR bem como também a comunidade do Gengibre com foco na responsabilidade social localizada em Fortaleza-Ceará

A comunidade do Gengibre localiza-se na área circunvizinha do campus universitário da FANOR Dunas e caracteriza-se por apresentar sérias e notáveis condições socioeconômicas, dentre as quais se destacam: a dificuldade de acesso aos serviços de saúde, o baixo nível de escolaridade e a baixa empregabilidade no mercado formal de trabalho. É considerada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza como uma área de risco nível 1, uma vez que localiza-se em área de erosão geográfica e ocupação de uma lagoa.

Considerando saúde como 'qualidade de vida' e embasado no conceito da Organização Mundial da Saúde, “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”, o Programa 'Bons Vizinhos' compreende que todas as profissões são atuantes no cuidado em saúde e, nesse sentido, abrange comporta todos os Cursos de graduação da FANOR.

2. OBJETIVOS GERAL:

Disponibilizar ao acadêmico do curso de educação física a possibilidade de intervenção pratica dentro da própria FANOR.

ESPECÍFICOS:

 Desempenhar ação de responsabilidade social junto à comunidade do Gengibre e contribuindo para socialização e melhoria da qualidade de vida e construção da saúde em seu conceito ampliado.

 Provocar reflexões acerca do papel do estudante enquanto agente transformador da realidade.

 Gerar a vivência e a discussão da atuação do profissional nas áreas afins.

 Contribuir para o amadurecimento da prática colaborativa na interação ensino-serviço-comunidade-gestão.

 Desenvolver nos estudantes as competências necessárias para o planejamento em nas atividades afins.

3. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Esta edital visa selecionar alunos para o Programa de Extensão Universitária em Atividades Físicas Esportivas em Promoção da Qualidade de Vidado Curso de graduação em Educação Física na modalidade Bacharelado e Licenciatura.

(2)

Os selecionados atuarão no período de 01 de março de 2013 a 30 de novembro de 2013 (tendo um recesso no período de julho devido as férias estudantis) nasInstalações esportivas e no NIS da FANOR, conforme programação em ANEXO do Programa, a ser pactuado entre os professores e estudantes participantes, sendo respeitada a carga horária estabelecida para cada atividade especifica sendo no mínimo de 3 ( três) horas e no máximo de 8 (oito) horas presenciais semanais

.

3. DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO e DAS VAGAS Somente poderão concorrer estudantes que possuam:

 Disponibilidade para atuação, por um período de 20 de setembro de 2013 a 30 de novembro de 2013, nos dias e horários estabelecidos no ANEXO III.

 Média Global de no mínimo 8,0 (oito).  Entrevista.

 Além dos requisitos acima dispostos, os estudantes devem comprovar, por meio do histórico escolar, os seguintes requisitos:

CURSO E MODALIDADES REQUISITOS VAGAS

Educação Física Bacharelado

 DANÇA;

 HIDROGINÁSTICA;

 NATAÇÃO;

 LUTAS

- Estar cursando a partir do 4º semestre.

- Ter disponibilidade nos horários das atividades segundo ANEXO A

Ter cursado as disciplinas referente ao conhecimento exigido.

6

5 - DO QUADRO DOCENTE

- Participam do Programa docentes com interesse em atuação comunitária e expertise nas áreas específicas de cadaprofissional.

MODALIDADE PRECEPTORES TITULAÇÃO

DANÇA Maria Tatiana Profissional de Educação

Física/Especialista

HIDROGINÁSTICA Elias Junior Profissional de Educação

Física/Especialista

NATAÇÃO Elias Junior Profissional de Educação

Física/Especialista

GINASTICA IDOSO Elias Junior Profissional de Educação

Física/Especialista

LUTAS Elias Junior Profissional de Educação

Física/Especialista

6. DOS COMPROMISSOS DO ESTUDANTE

 Compreender a atuação de um trabalho em equipe;

 Elaborar e implementar as atividades junto dos preceptores no processo de planejamento, incluindo:

 Cumprir com assiduidade e pontualidade as atividades propostas no Plano de Trabalho, não faltando em mais de 3 (três) vezes, incluindo atestados de saúde.

(3)

 Respeitar padrões culturais da comunidade local (relacionamentos, crenças, rituais, horários, vestimentas, entre outros).

 Zelar pela infraestrutura e materiais utilizados.

Entregar relatório de atividades mensal ao professor-coordenador e professor-preceptor até o dia 10 de cada mês (em duas vias: 1 digitalizado e 1 impresso); 05 de dezembro de 2013.

 Desenvolver com metodologia científica, 2 (dois) trabalhos científicos, sendo um deles um Relato de Experiência no Programa. Ambos os trabalhos devem ser apresentados em pelo menos dois eventos científicos (local ou nacional), sob a orientação dos professores envolvidos no Programa.

7. DAS INSCRIÇÕES

 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

A inscrição do candidato será feita na Recepção das Coordenações, a partir das 08h00 do dia 16/09/2013, até às 20h e 59 minutos do dia 20/09/2013.

 O candidato, para requerer sua inscrição, deverá comparecer ao local de inscrição e preencher a ficha disponibilizada no Anexo I deste edital.

 No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:  Cópia do histórico escolar atualizado

 1 foto 3X4 colorida

 Carta de Intenção conforme modelo do Anexo II deste edital.

 Ficha de inscrição preenchida com o campo de atividades de interesse. 8. DO PROCESSO SELETIVO

 O processo seletivo efetivar-se-á em 03 (três) etapas, sendo a 1ª (primeira) etapa composta de Avaliação do Histórico Escolar/FANOR, a 2ª (segunda) composta de Entrevista Coletiva e a 3ª (terceira) Entrevista Individual.

 Todas as etapas serão de caráter classificatório.

 A banca de seleção dos candidatos será composta por no mínimo 2 professores, a citar: Coordenadora do Programa e respectivo prof. preceptor do Curso no programa. Poderá contar, ainda, com professores convidados, com expertise em atuação comunitária.

1ª ETAPA – AVALIAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR

staetapa consistirá na avaliação do histórico escolar do candidato, analisando a aderência da disciplina de monitoria pleiteada com a cursada sendo considerada a nota da MÉDIA GERAL DO HISTÓRICO.

Na média geral do histórico escolar será considerado apenas uma casa decimal após a vírgula.  A pontuação obtida nesta etapa totalizará 10 (dez) pontos e será somada à pontuação das

etapas seguintes.

2ª ETAPA – ENTREVISTA INDIVIDUAL

 Nesta etapa, a banca de seleção realizará entrevista individual com o candidato em que serão considerados os pontos apresentados na Carta de Intenção do candidato.

 A pontuação obtida nesta etapa totalizará 10 (dez) pontos e será somada à pontuação das etapas anteriores.

(4)

Para efeito da classificação final, o grau obtido pelo candidato será calculado a partir do somatório da pontuação das duas etapas. A pontuação máxima a ser obtida totalizará 30 (trinta) pontos.

10. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação final será em ordem decrescente do número de pontos obtidos pelos candidatos.

O candidato que faltar qualquer das etapas será automaticamente eliminado da seleção. 11. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Os critérios de desempate só serão utilizados para a média final dos candidatos.

Os critérios estabelecidos para o desempate são os abaixo discriminados e necessariamente utilizados na ordem em que se encontram apresentados.

I – Maior pontuação obtida na entrevista individual II – Maior média global do histórico.

III – estar próximo a colara grau. 12. DA REALIZAÇÃO DA 2ª ETAPA

O candidato deverá comparecer ao local de cada etapa com antecedência mínima de 20 (vinte) minutos do horário fixado para o início da etapa.

Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para qualquer uma das etapas desta seleção, nem a realização destas fora do horário marcado.

Os locais, horários e datas de cada etapa estão dispostos no item 16 deste edital. 13. DO RESULTADO FINAL

O resultado final da seleção será divulgado no endereço eletrônico www.fanor.edu.br, conforme o cronograma abaixo apresentado.

14. DOS CANDIDATOS CLASSIFICÁVEIS

Ocorrerá a chamada dos classificáveis quando as vagas destinadas não forem preenchidas pelos candidatos classificados.

15. DOS MÉRITOS

 O estudante participante receberá declaração de Extensão Universitária.

 O estudante participante terá 40 (quarenta) de PEX contempladas em virtude da atividade como extensionista.

 O estudante-facilitador receberá ainda o Certificado de Atividade Docente (Monitoria) de Extensão Universitária com carga horária.

16. DO CRONOGRAMA DE SELEÇÃO ATIVIDADE

DATA HORARIO LOCAL

INSCRIÇÕES 16/09/2013 a 20/09/2013 Inicio 8:00 do dia 06/02 termino 20:00 do dia 15/02 RECEPÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

1º ETAPA 23/09/2013 TARDE COORDENAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 2ºETAPA 25/09/2013 MANHA E TARDE COORDENAÇÃO EDUCAÇÃO

(5)

FÍSICA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 27/09/2013 TARDE PORTAL PLANEJAMENTO DAS AÇÕES 28/02/2013 HORARIOS DAS ATIVIDADES COM OS PRECEPTORES DE ACORDO COM SUA ATIVIDADE INICIO DAS ATIVIDADES 01/10/2013 ANEXO III

17. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

- Este edital de seleção de estudantes da graduação da FANOR foi elaborado a fim de propiciar amplo e irrestrito conhecimento sobre as normas que regem esta seleção.

- É imprescindível que o candidato proceda à leitura atenta deste edital, inclusive previamente ao preenchimento do requerimento de inscrição, implicando sua inscrição o conhecimento das presentes instruções e o compromisso de aceitar as condições tais como se acham estabelecidas no presente edital.

- Será excluído da seleção o candidato que:

a) Agir com incorreção ou descortesia com qualquer membro da banca encarregada da realização das etapas;

b) Durante a realização da Entrevista Individual for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio;

c) For apanhado em flagrante portando ou utilizando-se de qualquer meio fraudulento para obter a aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa da seleção.

- Os casos omissos, referentes à integralidade deste edital, itens e todos os seus subitens serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Extensão.

Coordenação Geral do Projeto Profa. Ms. Rosane de Almeida Andrade

(6)

ANEXO 1 – FICHA DE INSCRIÇÃO NOME COMPLETO IDADE RG: CPF: TELEFONE RESIDENCIAL TELEFONE CELULAR ENDEREÇO E-MAIL MODALIDADE

VAGA PRETENDIDA: ASSINALE DUAS OPÇÕES COM NUMERO 1 E 2 DE ACORDO COM A PRIORIDADE DE DISPONIBILIDADE

MODALIDADES HORARIO DIAS DA SEMANA PROFESSOR MARQUE HIDROGINÁSTICA 17:00 às 18:00 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ELYAS NATAÇÃO 17:00 às 18:00 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ELYAS DANÇA 11:30 AS 13:00 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA TATIANA ROCHA LUTAS 13:00 AS 15:00 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ELYAS GINASTICA IDOSO 16:00 AS 16:50 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ELYAS

ANEXO 2 – MODELO CARTA DE INTENÇÃO

Nome: ________________________________________________________________________ Curso: ______________________________________

(7)

Conteúdo da Carta:

- Apresentação (Quem é você?)

- Percurso acadêmico (Ex: monitorias, estágios, pesquisas, intervenções)

- Justificativa do interesse em participar do Programa de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ATIVIDADES FÍSICAS ESPORTIVAS EM PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA(Por que você deseja participar?)

- Relevância do Programa (Qual a importância do Programa para sua formação?) OBSERVAÇÃO: máximo de 2 laudas, fonte 12 – Times New Roman, espaçamento 1,5.

ANEXO 3QUADRO DE HORARIOS DAS MODALIDADES E PROFESSOR RESPONSÁVEL

MODALIDADES HORARIO DIAS DA SEMANA PROFESSOR LOCAL

HIDROGINÁSTICA 17:00 às 18:00 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA

(8)

NATAÇÃO 17:00 às 18:00 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ELYAS PISCINA DANÇA 11:30 AS 13:00 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA TATIANA ROCHA SALA DE DANÇA LUTAS 13:00 AS 15:00 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA ELYAS QUADRA GINASTICA IDOSO 16:00 AS 16:50 TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA

ELYAS SALA DE DANÇA

Referências

Documentos relacionados

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

Neste sentido consideramos importante refletir, no INCTE 2018, sobre o desenvolvimento da lite- racia emocional dos professores e no modo como as emoções interferem na ação educativa

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

O sistema tem como cenários de utilização a gestão de agendamentos de atendimentos da Área de Saúde, a geração automática de relacionamento entre cliente e profissional

Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir

Aquilo que o editor-guardião escolhe deixar passar ou não pelos portões da publicação tem a ver não só por questões mercadológicas, mas também e

Com relação às vogais orais, a autora encontrou na vogal /u/ o maior fluxo total, em valor absoluto, tanto para o sexo masculino como para o feminino e também o menor fluxo nasal