• Nenhum resultado encontrado

ANDEBOL: ESTUDO DO TEMPO DE JOGO E DO TEMPO DE PAUSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANDEBOL: ESTUDO DO TEMPO DE JOGO E DO TEMPO DE PAUSA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

ANDEBOL: ESTUDO DO TEMPO DE JOGO E DO TEMPO DE PAUSA

Análise do Tempo de Jogo e Tempo de Pausa, em função da alteração de uma regra de jogo (reinício de jogo após golo)

Sequeira, P. & Alves, R.

Instituto Superior de Ciências Educativas (Lisboa – Portugal)

RESUMO

O presente artigo consiste em analisar a relação entre o tempo de jogo e o tempo de pausa durante um jogo de Andebol. Foi analisada a influência que a alteração da regra de reinicio do jogo após golo pode ter no aumento do tempo de jogo. Para o efeito foram analisados um total de 5 jogos, dos quais 3 são com a reposição da bola após golo, pelo guarda-redes na linha dos 4 metros e os outros 2 jogos com as regras tradicionais.

Verificou-se que a percentagem de tempo de jogo é superior nos jogos com a reposição da bola após golo nos 4 metros. Esta situação faz reduzir os tempos “mortos”, aumenta a velocidade e o ritmo do jogo.

Com analises deste tipo estamos a contribuir para a obtenção de dados de forma objectiva e com rigor científico, que podem ser úteis para a análise do jogo e para a eventual alteração das regras, tornando-a mais atractiva.

Palavras-Chave: Andebol, Analise da competição, Tempo de Jogo, Tempo de Pausa. Introdução

A observação é o primeiro passo para a compreensão da realidade. Em Desporto, a investigação baseada na observação de aspectos particulares do jogo permite-nos obter dados que podem ser determinantes para a evolução das modalidades desportivas.

Uma das questões que nos parecem importantes refere-se à análise do tempo total de jogo e com a relação Tempo de Jogo/Tempo de Pausa.

Com esta investigação efectuada no Andebol, pretendemos verificar se, com a alteração da regra de reinício do jogo após golo, podemos aumentar o tempo de jogo, diminuir o tempo de pausa e consequentemente contribuir para tornar o andebol uma modalidade mais rápida e emocionante.

Metodologia

Para a realização do presente estudo foram observados um total de 5 jogos de Andebol entre Selecções Regionais do escalão de Iniciados Masculinos. A observação foi efectuada por via indirecta, tendo sido utilizados vídeos de encontros de 2 Torneios realizados na época 2002-2003.

Todos os jogos observados têm uma duração de 4 períodos de 10 minutos, havendo apenas diferença na regra de reposição da bola em jogo após golo. Deste modo, a distribuição dos jogos observados em função das regras foi a seguinte:

• 2 jogos foram disputados com a regra tradicional, isto é, reposição da bola em jogo na linha de meio campo, após golo.

• 3 jogos foram disputados com a regra de reposição da bola pelo guarda-redes na linha dos 4 metros, após golo.

(2)

2

Categorização e definição da variável tempo

Tal como foi efectuado no estudo elaborado por Merat Garrido (2003), é importante diferenciar os seguintes conceitos:

• Tempo Total: corresponde ao somatório de tempo contabilizado desde o apito inicial do árbitro para iniciar a partida, até ao toque de final em cada uma das partes do jogo.

• Tempo de Jogo: corresponde ao somatório de tempo contabilizado enquanto a bola pode ser jogada por qualquer das equipas.

• Tempo de Pausa: Corresponde ao somatório de tempo que decorre enquanto a bola não pode ser jogada pelos elementos das equipas. A bola não está em jogo quando:

9 O árbitro assinala lançamento de canto, lançamento lateral, validação de golo, lançamento livre, incidências que impliquem a paragem do jogo (admoestação aos jogadores, exclusões, assistência e transporte de atletas lesionados, interferências na partida, incidentes, etc.).

9 A bola sai pela linha final e o jogador sem bola dentro da área (guarda-redes) tem que realizar o lançamento de baliza.

Análise e discussão dos resultados

Jogos de Iniciados com a bola de saída aos 4 metros após golo. Bola a sair aos 4 metros após golo

0,00 10,00 20,00 30,00 40,00 50,00 60,00 70,00 80,00

Jogo 1 Jogo 2 Jogo 3

Tempo de pausa Tempo de jogo

Gráfico 1 - Jogos de Iniciados com a bola de saída aos 4 metros

Nos jogos de iniciados com a bola de saída aos 4 metros após golo, o tempo de jogo foi sempre superior a 60%. Por outro lado, o tempo de pausa manteve-se sempre abaixo dos 40%. Parece que a alteração à regra do lançamento de saída, reposição da marca dos 4 metros, aumenta a intensidade e a velocidade do jogo, diminuindo os tempos mortos.

(3)

3

Jogos de Iniciados com a bola a sair ao meio campo.

Bola a sair ao meio campo após golo

0,00 10,00 20,00 30,00 40,00 50,00 60,00 70,00 Jogo 1 Jogo 2 Tempo de pausa Tempo de jogo

Gráfico 2 - Jogos de Iniciados com a bola a sair ao meio campo

O tempo de jogo dos jogos de iniciados com a bola a sair ao meio campo encontra-se entre os 50 e os 60%. Por sua vez, o tempo de pausa destes jogos está entre os 40 e os 50%. Com a regra tradicional do lançamento de saída, os jogos de iniciados têm quebras de tempo sempre que uma equipa marca um golo. Entre a bola entrar na baliza e ser reposta em jogo pela equipa que sofreu o golo, passa tempo que não pode ser utilizado para o jogo propriamente dito.

Comparação entre os Jogos de Iniciados com a bola de saída aos 4 metros e os Jogos de Iniciados com a bola a sair ao meio campo.

Comparação entre jogos com a bola a sair aos 4 metros e jogos com a bola a sair ao meio campo

0,00 20,00 40,00 60,00 80,00 Tempo de

pausa Tempo de

jogo Bola a sair ao meio

campo

Bola a sair aos 4 metros

Gráfico 3 - Comparação entre os Jogos de Iniciados com a bola de saída aos 4 metros e os Jogos de Iniciados com a bola a sair ao meio campo

Quando comparamos os jogos de iniciados com a bola de saída aos 4 metros e os jogos de iniciados com a bola a sair ao meio campo facilmente constatamos que com a regra do lançamento de saída aos 4 metros, o tempo de jogo aumenta, diminuindo o tempo de pausa. O guarda-redes, após sofrer golo tem, com esta alteração da regra, a oportunidade de

(4)

4

colocar a bola rapidamente em jogo, o que vai trazer maior intensidade ao jogo e, consequentemente, menor perca de tempo inútil.

Comparação entre os resultados do nosso estudo com os do estudo de Merat Garrido (2003).

Comparação entre os resultados do nosso estudo com os de Merat Garrido (2003)

0,00 20,00 40,00 60,00 80,00 Bola a sair aos 4 metros

Bola a sair ao meio campo Jogos do Campeonato do Mundo 2003 Jogos do Campeonato de Juvenis de Espanha 2003 Tempo de jogo Tempo de pausa

Gráfico 4 - Comparação entre os resultados do nosso estudo com os do estudo de Garrido (2003).

Merat Garrido (2003), num estudo semelhante ao nosso, comparou os tempos de pausa e de jogo entre os jogos da meia final e final do campeonato de juvenis de Espanha em 2003 e as meias finais e final do campeonato do mundo 2003. Ao compararmos os dados deste estudo com os nossos, reparamos que os nossos jogos com a bola a sair ao meio campo apresentam valores parecidos com os do campeonato de juvenis de Espanha e próximo dos do campeonato do mundo 2003. No entanto, quando comparados com os jogos com a bola a sair aos 4 metros, estes continuam a promover um tempo superior de jogo e um tempo inferior de pausa. Mais uma vez, confirma-se que a alteração da regra do lançamento de saída privilegia o tempo útil de jogo.

Conclusão

Com o nosso estudo podemos concluir que a alteração da regra do lançamento de saída (a partir dos 4 metros em detrimento do meio campo) parece aumentar o tempo útil do jogo e, consequentemente, a sua intensidade.

Temos de ter em conta que o nosso estudo foi feito com jogos do escalão de iniciados, onde o jogo ainda não é muito fluído e onde, normalmente, existem ainda muitas falhas técnicas e remates falhados, o que provoca um maior número de interrupções e consequentemente um aumento do tempo de pausa. Assim sendo, seria interessante verificar se, nos jogos de juvenis de Espanha e do campeonato do mundo 2003, onde devido à idade dos praticantes o jogo é mais evoluído e com menos erros, com esta alteração à regra os jogos teriam ainda mais tempo de jogo e valores muito inferiores de tempo de pausa.

(5)

5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Hernández Moreno, J. (1992). Fundamentos del Deporte. Analisis de las estructuras del juego deportivo. Editorial INDE. Barcelona.

Merat Garrido, S. (2003). Balonmano: Estudio del tiempo de juego y pausa. Granada. Espanha, II Congresso Mundial de Deporte. Faculdade de Ciencias de la Actividade Física y el Deporte.

Referências

Documentos relacionados

Para tratamento de doença inflamatória pélvica: a dose recomendada de azitromicina IV, pó para solução para infusão, para o tratamento de pacientes adultos com

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

Em um único afloramento da bacia de Lima Campos foram encontrados três dentes de tu- barão hibodontídeo identificados como Planohybodus sp., além de grande número de escamas

A incapacidade específica foi avaliada através da Escala Funcional Específica do Paciente 9 , que avalia três atividades em que o paciente sente mais dificuldade de

Objetivando-se correlacionar a incapacidade e a escala qualitativa de dor do questionário Roland-Morris Brasil, e a escala qualitativa de dor e o constructo

[r]

preenchimento das condições exigidas para revalidação do diploma na UFMT, poderá realizar estudos complementares em outra instituição de ensino superior que

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus