• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN campus IPANGUAÇU REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO: (RE)DESCOBRINDO O MEU LUGAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN campus IPANGUAÇU REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO: (RE)DESCOBRINDO O MEU LUGAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN campus IPANGUAÇU

REGULAMENTO

CONCURSO FOTOGRÁFICO: “(RE)DESCOBRINDO O MEU LUGAR” CAPÍTULO I - DO CONCURSO E DO PRÊMIO:

Art. 1º. O Concurso Fotográfico “(Re)descobrindo o meu lugar” faz parte das atividades da EXPOTEC – Exposição Científica, Tecnológica e Cultural, a realizar-se de 09 a 12/09/2014, no Campus do IFRN de Ipanguaçu-RN, tendo como objetivo preservar a memória, valorizar o registro e a divulgação do Patrimônio Histórico-Cultural Material e Imaterial dos municípios de abrangência do campus de Ipanguaçu (Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Assú, Carnaubais, Fernando Pedrosa, Ipanguaçu, Itajá, Lages, Pedro Avelino, Pendências, Santana dos Matos, São Rafael).

Art. 2º. O presente concurso tem como tema “(Re) descobrindo o meu lugar” se referindo ao Patrimônio Histórico-Cultural Material e Imaterial dos municípios do entorno do IFRN campus Ipanguaçu, compreendido por obras arquitetônicas, monumentos, edifícios, sítios e paisagens naturais, alimentação, personalidades, locais de convivência, lendas e expressões artísticas, que simbolizem a diversidade cultural da região, sejam de cunho histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Art. 3º. Os autores das fotografias consideradas vencedoras do concurso receberão como prêmio a publicação das fotografias premiadas. Serão escolhidas vinte fotografias, podendo esse número variar a critério da comissão julgadora, para serem publicadas em livro eletrônico com o Título “(Re)descobrindo o meu lugar”. As fotografias impressas entregues pelos autores no ato da inscrição serão apresentadas em exposição aberta ao público durante a EXPOTEC 2014, no campus Ipanguaçu, durante o evento uma premiação simbólica poderá ser atribuída aos finalistas a ser definida pela Comissão Organizadora.

.

CAPÍTULO II - DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DAS FOTOGRAFIAS

Art. 4º. A inscrição, de caráter individual, compreende necessariamente a entrega das fotografias impressas e do envio através do e-mail concursofotografiaevideo@gmail.com:

a) a ficha de inscrição preenchida (ANEXO A ESSE REGULAMENTO),

b) a(s) cópia(s) virtual(is) da(s) fotografia(s) concorrente(s), sendo que cada fotografia inscrita, deve ter resolução mínima de 800x600 e tamanho máximo de 1,5Mb nos formatos JPG, JPEG, PNG.

Art. 5º. As fotografias deverão ser entregues até 05 de setembro de 2014, às 21h, na sala de Apoio Acadêmico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Ipanguaçu, RN 118, S/N, Povoado Base Física, Zona Rural, Ipanguaçu-RN, CEP: 59508-000.

§ 1º. Formato: uma cópia em papel fotográfico fosco ou brilhante no formato 15 X 21 cm por foto inscrita.

(2)

§ 2º. Acondicionamento e identificação: entregue(s) em um mesmo envelope (branco, amarelo ou pardo), de tamanho maior que a fotografia para não dobrá-la, contendo a ficha de identificação da fotografia.

§ 3º. No ato da entrega da(s) fotografia(s) impressa(s), o participante entregará um Termo de Cessão de Direitos de Imagem e Autoria.

Art. 6º. As inscrições não preenchidas nos termos do edital e dos formulários eletrônicos serão indeferidas.

Art. 7º. Poderão participar do concurso alunos, servidores e público externo ao IFRN campus Ipanguaçu, com até 02 (duas) fotografias cada.

CAPÍTULO III - DA COMISSÃO JULGADORA

Art. 8º. A escolha das fotografias premiadas será realizada por uma comissão julgadora, composta por 3 (três) pessoas designadas pela Comissão Cultural da EXPOTEC deste campus.

Parágrafo único – A Comissão Cultural da EXPOTEC deste campus, realizará a pré-seleção das fotografias inscritas antes da realização da reunião da comissão julgadora.

Art. 9o. As decisões da comissão julgadora não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

Art. 10. Durante a exposição das fotografias impressas, haverá espaço para votação popular. Para os três trabalhos mais votados serão atribuídas premiações simbólicas de participação.

CAPÍTULO IV - DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Art. 11. As fotografias serão avaliadas considerando os seguintes critérios:

Critérios Pontuação

a) Originalidade e Ineditismo* 20

b) Inovação e Impacto visual 20

c) Contexto da fotografia no tema 20

d) Contribuição para a preservação da memória patrimonial 20

e) Qualidade estética 20

* com exceção das fotografias inscritas e já de posse da comissão por motivo de sua inscrição ter ocorrido no último edital, o qual foi adiando para o presente.

Parágrafo único – Para efeitos deste regulamento entende-se:

a) O r i g i n a li d a d e a imagem com tema e objeto de análise em ótica diversa do convencional, inusitado;

b) I ne d iti s m o implica que a imagem não foi usada anteriormente para fins de concurso;

c) I no v açã o é dada pela habilidade de trazer novas perspectivas e acenar a criatividade;

d) I m pa c t o v i s ua l é a capacidade da imagem de afetar e de surpreender o espectador levando em consideração aspectos como cores, contrastes e etc;

e) Con t ex t o d a fotografia no tema é a integração e relevância da imagem para explicar o tema;

(3)

f) Contribuição para a preservação da memória patrimonial é o potencial da imagem como fator de demonstração da preservação do patrimônio histórico cultural vivenciado pelo RN;

g) Qu a li da d e e s t é ti c a é orientada por critérios técnicos como: composição, profundidade de campo, luz e sombra, granulação da imagem, perspectiva entre outros.

Art. 12. O resultado será divulgado no sitio de comunicação do IFRN Ipanguaçu (http://portal.ifrn.edu.br/campus/ipanguacu), bem como em suas páginas nas redes sociais (https://www.facebook.com/expotec.ipanguacu) e no mural do próprio campus.

CAPÍTULO V – DOS DIREITOS AUTORAIS

Art. 13. As fotografias inscritas poderão fazer parte do acervo fotográfico do IFRN mediante autorização na ficha de inscrição. O acervo fotográfico do IFRN tem a finalidade de divulgar a produção científica cultural, onde constarão os dados dos autores das imagens.

Art. 14. Fica estabelecida com os(as) vencedores(as), autores(as) das fotografias premiadas, a assinatura de um Termo de Cessão dos Direitos Autorais para uso pleno da imagem pelo IFRN e o direito de mencionar, sempre que necessário, a autoria da fotografia, para fins de divulgação ou comprovação de capacidade técnica.

Art. 15. As fotografias premiadas serão de propriedade do IFRN que terá o direito de utilizá-las ou não, em sua totalidade ou em parte, face às conveniências institucionais. Fica assegurado ao IFRN o direito de fazer uso das fotografias no caso da necessidade de sua aplicação e/ou utilização para impressão ou outros fins.

Art. 16. Os créditos das imagens seguirão o padrão: nome do autor(a)/IFRN. Art. 17. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora.

CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18. O ato de inscrição implica na concordância e aceitação das condições e disposições deste regulamento.

Art. 19. Os autores das fotografias são os exclusivos responsáveis por eventuais reivindicações de terceiros acerca da autoria das fotografias, bem como pela obtenção de autorização referente às propriedades, objetos, bens, locais e pessoas contidas na imagem.

Ipanguaçu, 22 de agosto de 2014.

_____________________________________________________ Jacicleide Lourenço Bezerra de Medeiros

(4)

ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO NOME COMPLETO: TELEFONE: CELULAR: ENDEREÇO: E-MAIL:

VINCULADO(A) A ALGUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO? SIM NÃO INSTITUIÇÃO DE

ENSINO: FORMAÇÃO: TURMA: MATRÍCULA:

(5)

ANEXO II

FICHA IDENTIFICAÇÃO DA FOTOGRAFIA E

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS DE IMAGEM E AUTORIA

Para cada fotografia é necessário o preenchimento desta ficha que deverá estar anexada ao material fotográfico.

AUTOR: TÍTULO: DATA: LOCAL: TIPO DE APARELHO UTILIZADO: TEXTO EXPLICATIVO sobre o conceito de cada imagem no contexto do tema, de 150 (mínimo) a 600 caracteres (máximo).

De acordo com o Regulamento do Concurso, Eu, ___________________________ ________________________________________, inscrito(a) no CPF sob o nº._____________________ e portadora do RG nº.___________________, cedo os Direitos Autorais da fotografia para uso pleno da imagem pelo IFRN e o direito de mencionar, sempre que necessário, a autoria da fotografia, para fins de divulgação ou comprovação de capacidade técnica. Entendo que, de acordo com o Art. 14 do Regulamento, as fotografias premiadas serão de propriedade do IFRN que terá o direito de utilizá-las ou não, em sua totalidade ou em parte, face às conveniências institucionais. Fica assegurado ao IFRN o direito de fazer uso das fotografias no caso da necessidade de sua aplicação e/ou utilização para impressão ou outros fins.

_______________________________________ Local e data

____________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

[r]

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

III - ser ou ter sido sócio ou diretor de ETC ou CTC. Para fins de cumprimento do requisito de tempo de atividade profissional, poderá ser utilizada qualquer combinação dos

Sem esquecer a Fraude Fiscal, analisemos também um pouco do crime de branqueamento, art. Em crónica publicada no Diário do Minho, em 1 de Dezembro de 2010, Cultura, era