• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 19/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CESJF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 19/2018 SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CESJF"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 19/2018

SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CESJF

A Magnífica Reitora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF, no uso das atribuições que lhe foram conferidas e da competência que lhe foi delegada pelo Regimento do CES/JF, faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de Projetos de Extensão do CES/JF para 2019.

1 DO OBJETIVO

Estimular e apoiar a produção de saberes no CES/JF, nas áreas de conhecimento dos cursos de forma articulada com o ensino e a pesquisa, por meio das ações de extensão que viabilizam a relação entre o CES/JF e a sociedade. Buscar estender e divulgar este conhecimento à comunidade externa. Proporcionar ao estudante a oportunidade de se integrar em projetos de extensão, visando à formação integral pautada no desenvolvimento da sensibilidade social, da solidariedade e da integração com a comunidade.

2 DOS PROJETOS

2.1 O apoio aos projetos de extensão ocorrerá através de seleção interna. 2.2 O prazo de execução de cada proposta contratada é de 08 meses, contados de março de 2019 a novembro de 2019, excetuando o mês de julho de 2019.

2.3 O número de bolsas destinadas a cada uma das modalidades deste edital dependerá da quantidade de cotas liberadas pelo CES/JF. As bolsas serão concedidas de acordo com a ordem de classificação, considerando a nota final dos projetos dentro de cada curso de graduação, com o objetivo de aprovar projetos nos diferentes cursos existentes. A alocação de bolsa será destinada ao projeto com maior pontuação geral, considerando os cursos com menor quantidade de bolsas alocadas, sucessivamente, até esgotarem-se as cotas. 2.4 Um mesmo proponente (aluno ou professor) só poderá ser contemplado financeiramente em apenas um projeto neste edital.

2.5 Alocar no máximo uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), por 08 meses, durante o projeto, para um aluno de graduação em forma de desconto nas mensalidades (não podendo ser acumulativa). As oito parcelas das bolsas serão liberadas a partir de março de 2019. A bolsa não incidirá no mês de julho.

(2)

de termo de voluntariado.

2.7 Alocar uma bolsa correspondente ao valor R$ 1.120,00 (mil cento e vinte reais) para o professor orientador do projeto. Os pagamentos de orientadores serão liberados semestralmente à entrega e aprovação de relatório parcial (01 de julho 2019), e à entrega e aprovação do relatório final (02 de dezembro de 2019) ao Centro de Extensão e Pesquisa. Caso não haja a observância desse critério, o apoio será interrompido.

2.8 Todos os projetos aprovados terão certificação e não contarão com nenhum outro tipo de apoio além do descrito nesse edital.

2.9 Toda produção acadêmica resultante dos projetos apoiados por este edital deverão apresentar afiliação ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e indicar o apoio financeiro recebido.

2.10 O projeto e a bolsa para o professor orientador são pessoais e intransferíveis. É permitida a substituição de aluno bolsista e alunos voluntários no decorrer do projeto.

3 DAS PROPOSTAS ELEGÍVEIS

3.1 São consideradas elegíveis as propostas que sejam oriundas do corpo docente do CES/JF e que atendam às exigências definidas nesse Edital e ao perfil da equipe de extensão definida a seguir.

3.2 Professor Orientador

3.2.1 Deve pertencer ao corpo docente do CES/JF alocado a um dos cursos de graduação, não podendo estar afastado.

3.2.2 Será responsável em selecionar seus orientados, orientar e supervisionar as atividades da equipe, desde a elaboração do projeto até a entrega do relatório final. O não cumprimento de qualquer disposição é de inteira responsabilidade do professor orientador. A existência de pendências do professor orientador no Centro de Extensão e Pesquisa relativas aos editais de 2018 impedirá a participação do mesmo neste edital, até que as mesmas sejam resolvidas.

3.2.3 Cada Professor Orientador poderá apresentar ao Centro de Extensão e Pesquisa do CES/JF um único projeto para este Edital.

3.3 Bolsista

3.3.1 Para ser elegível à seleção de Bolsa, o aluno deverá estar regularmente matriculado em um curso de graduação do CES/JF no período de inscrição e

(3)

desenvolvimento do projeto.

3.3.2 Estar cursando ou já ter concluído o 2º período do curso de graduação antes da data de encerramento do Edital.

3.3.3 Não colar grau no primeiro semestre de execução do projeto, ou seja, antes de agosto de 2019.

3.3.4 Não ter pendências ou inadimplências de qualquer natureza com o CES/JF.

3.3.5 Se tiver algum tipo de Apoio Institucional, como PROUNI e Bolsa Institucional (Monitoria, Estágio, dentre outras), não poderá pleitear bolsa. 3.3.6 Ter disponibilidade de 10 (dez) horas semanais para dedicação ao projeto.

4 DA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

4.1 O encaminhamento da proposta ao Centro de Extensão e Pesquisa do CES/JF dar-se-á através de correspondência assinada pelo professor orientador, proponente do projeto, que participará da Seleção de Projetos de Extensão.

4.2 As propostas deverão conter a “DOCUMENTAÇÃO” e o “PROJETO DE EXTENSÃO” propriamente dito, acondicionados em um mesmo envelope, identificado com:

EDITAL 19/2018

SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO TÍTULO DO PROJETO:

NOME DO PROFESSOR ORIENTADOR: CURSO DE GRADUAÇÃO:

4.3 O envelope deverá conter os seguintes documentos:

4.3.1 Projeto de Extensão, conforme modelo no site do CES (em www.cesjf.br/).

4.3.2 Currículo Lattes do Professor Orientador, atualizado a partir da Plataforma Lattes/CNPq (disponível em http://lattes.cnpq.br/) com data de atualização no segundo semestre do ano de 2018. Será considerada a produção a partir de 2014, inclusive.

4.3.3 Os projetos que envolvam qualquer modalidade de pesquisa com seres humanos (trabalhos de campo, observações participantes, entrevistas, aplicação de questionários, entre outros) deverão ser submetidos na

(4)

Plataforma Brasil (www.saude.gov.br/plataformabrasil) para ser julgado conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde. A coleta de dados somente poderá ser iniciada após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa Humana. Para maiores informações, deve-se consultar o link do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do site do CES/JF (disponível em www.cesjf.br/pesquisa-comite-de-etica-e-pesquisa.html). O comprovante da submissão à Plataforma Brasil deve acompanhar a documentação do projeto de extensão em sua inscrição, quando for o caso.

4.3.4 Para projetos que demandarem atividades com animais será necessário preencher os formulários específicos, anexar os documentos solicitados e encaminhá-lo a Comissão de Ética no Uso de Animais da UFJF (disponível em www.ufjf.br/ceua/). Os formulários estão disponíveis na página do CEUA (www.ufjf.br/ceua/protocolos/como-submeter-um-projeto/). A coleta de dados somente poderá ser iniciada após parecer favorável da CEUA. O comprovante da submissão ao CEUA deve acompanhar a documentação do projeto de extensão em sua inscrição, quando for o caso.

4.3.5 Outras permissões de caráter ético ou legal na área ambiental ou em relação à captura e ao transporte de animais silvestres e coleta de espécimes vegetais, deverá ser encaminhado ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) (disponível em http://ibama.gov.br/sisbio/sistema/). A coleta de dados ou captura e transporte de animais e vegetais somente poderá ser iniciado após parecer favorável do IBAMA. O comprovante da submissão ao IBAMA deverá acompanhar a documentação do projeto de extensão em sua inscrição, quando for o caso. 4.3.6 O projeto de extensão, currículo Lattes e protocolos (quando for o caso) também deverão ser enviados para o e-mail extensao@cesjf.br até a data estipulada no edital para submissão.

5. DA SELEÇÃO E JULGAMENTO

5.1 As propostas serão analisadas pela Comissão de Avaliação do Centro de Extensão ou por consultores ad-hoc devidamente designados pela própria comissão, cujos resultados serão apresentados através de emissão de parecer fundamentando o atendimento ao pleito ou o seu indeferimento.

5.2 São critérios específicos para o julgamento dos projetos pela Comissão de Avaliação, descritos em formulário de avaliação (disponível em www.cesjf.br/): 5.2.1 Viabilidade, qualidade, exequibilidade técnico-científica, adequação metodológica, interdisciplinaridade ou multidisciplinaridade, adequação do cronograma, plano de trabalho, redação adequada às normas técnicas (ABNT) e quanto ao uso da Língua Portuguesa, referências atualizadas e específicas, relevância e delimitação do tema, objetivo, justificativa e aplicabilidade do projeto.

(5)

5.2.2 Atendimento às normas da ABNT e o “Manual de Normas Técnicas” no site do CES/JF (disponível em www.cesjf.br/images/pdf/Pesquisa/ Manual_2016_maio.pdf).

5.2.3 Competência e experiência prévia do Professor Orientador na área do projeto de extensão. Para tal será levada em consideração a titulação e produção científica (publicações) recente registrada no currículo da Plataforma Lattes (disponível em http://lattes.cnpq.br).

5.2.4 Relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico ou social e contribuição para a formação de recursos humanos.

5.2.5 Consistência entre a infraestrutura disponível e os recursos humanos envolvidos com a natureza da proposta.

5.2.6 Parcerias são importantes de serem realizadas e de responsabilidade do professor proponente, devendo estar devidamente documentadas na submissão do projeto.

5.3 A nota final do projeto de extensão será composta pela soma da nota da avaliação do currículo Lattes e da nota do mérito do projeto de extensão. 5.3.1 A nota da avaliação do currículo Lattes corresponde a 35 pontos e a nota do mérito do projeto de extensão a 65 pontos, totalizando 100 pontos possíveis.

5.3.2 O Projeto de Extensão será considerado RECOMENDADO caso obtenha pelo menos 60% da nota do mérito do projeto, estando apto à contemplação de bolsas e/ou à indicação de estudante(s) voluntário(s).

5.3.3 A avaliação do Currículo Lattes do orientador ficará a cargo da comissão de avaliação, conforme critérios descritos no formulário de avaliação.

5.4 Os critérios de desempate para a classificação dos projetos serão: 1º) Projeto que obtiver maior média da pontuação dos avaliadores; 2º) Projeto que tiver maior nota no item “produção bibliográfica” conforme planilha de avaliação do currículo Lattes.

6 DOS RESULTADOS

6.1 O resultado final da seleção das propostas será divulgado no site do CES/JF, conforme cronograma do edital.

6.2 Após a publicação do resultado edital, o orientador poderá apresentar recurso para contestação do resultado junto ao Centro de Extensão através do email extensao@cesjf.br. O envio do recurso, conforme calendário deste edital, deverá ser até às 18:00 horas.

(6)

6.3 O resultado do recurso, deferimento ou indeferimento, será respondido por e-mail. Desta decisão, não caberá novo recurso.

7 DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS

7.1 Após a aprovação do projeto, a seleção do bolsista ficará a critério do orientador, que deverá selecionar aluno que satisfaça o perfil necessário ao desenvolvimento do projeto.

7.2 O aluno deverá se inscrever na seleção de um determinado projeto de extensão através de formulário próprio (disponível em www.cesjf.br/) entregando histórico escolar atualizado no momento da inscrição.

7.3 Caso o orientador não faça a indicação do bolsista até a data prevista no edital, a bolsa será remanejada para o projeto subsequente, segundo a ordem de classificação.

8 DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO

8.1 O acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas pelo estudante e respectivo orientador serão realizados pelo Centro de Extensão através do recebimento dos documentos abaixo (disponíveis em www.cesjf.br/): 8.1.1 Atestado Mensal de Frequência dos bolsistas e voluntários em atividade no projeto, assinado pelos mesmos e pelo orientador.

8.1.2 Avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados descritos nos relatórios parcial e final.

8.1.3 Envio, em formato de pôster, de trabalho científico do estudante (como primeiro autor) e do orientador ao Seminário de Extensão e Pesquisa do CES/JF até o dia 21 de outubro de 2019.

8.1.4 Submissão de artigo científico do estudante (como primeiro autor) e do orientador à revista Analecta do CES/JF até o dia 25 de novembro de 2019. 8.2 No caso de publicação de artigo, a qualquer tempo, deverá ser entregue cópia ao Centro de Extensão para registro.

8.3 Caso orientador não realize as devidas prestações de contas, interrompa o projeto antes do término do período de vigência do programa sem a entrega do relatório final (até a data do término) e/ou tiver relatório final reprovado, será considerado inadimplente não podendo submeter novos projetos nos próximos editais de projetos de extensão.

8.3.1 O orientador deixará de ser inadimplente no momento em que realizar a prestação de contas e tiver o relatório final aprovado.

(7)

8.4 Após a entrega do relatório final, o mesmo será analisado pelo Centro de Extensão.

8.4.1 No caso de reprovação da avaliação, será concedido um prazo de até 30 dias para ajustes e reenvio.

9. DO CALENDÁRIO

9.1 O Cronograma das etapas se dará conforme tabela a seguir.

Etapa Data

Lançamento do edital 21/dezembro/2018

Data limite para submissões 18/fevereiro/2019

Resultado das avaliações 25/fevereiro/2019

Publicação do resultado parcial 26/fevereiro/2019

Data limite para recursos 28/fevereiro/2019

Resultado final e início do projeto 11/março/2019 Data limite de inscrição para seleção de bolsistas e

voluntários

20/março/2019 Data limite para indicação de bolsistas e voluntários 27/março/2019 Resultado final da seleção de bolsistas e voluntários 29/março/2019 9.2 As propostas serão recebidas e protocoladas no Centro de Extensão e Pesquisa até às 21h (vinte e uma horas).

9.2 Os resultados deste Edital serão publicados pelo Centro de Extensão e Pesquisa no site do CES/JF.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Em nenhum momento do processo seletivo, após o término do período de entrega dos documentos, poderão ser anexados documentos adicionais comprobatórios à solicitação.

10.2 A documentação e as informações prestadas pelo candidato e seu orientador serão de inteira responsabilidade destes, sendo passível de exclusão do processo seletivo aquele que não fornecer documentação de forma completa, correta e legível e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

10.3 O Centro de Extensão se reserva o direito de, a qualquer tempo, acompanhar o desenvolvimento das atividades e, após a conclusão dos trabalhos, verificar o cumprimento das condições estabelecidas pelos projetos

(8)

de extensão e pesquisa.

10.4 Informações complementares poderão ser obtidas no Centro de Extensão e Pesquisa do CES/JF, de segunda a sexta-feira, de 08:00 às 12h e de 13h às 21h, pessoalmente, na sala 212, Prédio do CES/JF, Campus Academia (Rua Halfeld, 1.179, Centro, Juiz de Fora - MG) ou pelo fone 3250-3807.

10.5 Qualquer situação não prevista neste Edital será decidida pela Coordenação de Extensão e pela Reitoria do CES/JF.

Juiz de Fora, 20 de dezembro de 2018.

Marco Antônio Pereira Araújo

Coordenador de Pesquisa e Extensão

Patrícia Rodrigues Rezende de Souza

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Para finalizar, o terceiro e último capítulo apresenta detalhadamente o Plano de Ação Educacional (PAE), propondo a criação de um curso técnico profissional de uso da biblioteca

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..