• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DE

ESTÁGIO – EDUCAÇÃO FÍSICA

(2)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Conforme previsto na Resolução no 7 datada do ano de 2004 do CNE/CES, após finalizar

a primeira metade do curso, o acadêmico deverá vivenciar a experiência prática por meio da realização do Estágio Supervisionado. Sendo assim, observada a legislação em vigor, os dispositivos regimentais e esse Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o Estágio Supervisionado, enquanto disciplina, constitui atividade curricular obrigatória para a obtenção do título de Licenciado em Educação Física.

Essa disciplina obrigatória, objetiva também e principalmente, ampliar, potencializar e normatizar a transferência dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados em sala de aula para os demais espaços de atuação do Licenciado em Educação Física.

A transferência dos conhecimentos teóricos obtidos nos bancos universitários para a prática pedagógica oferece ao acadêmico a oportunidade de intervenção na sociedade em todas as suas dimensões. Para que esse preceito se concretize, o espaço de realização do estágio deverá proporcionar ao acadêmico/estagiário a condição da efetiva vivência do campo profissional e da área específica de atuação do Licenciado em Educação Física. O ambiente de estágio deverá ainda propiciar condições de aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos, tornando possível a aplicação dos mesmos nas situações reais de trabalho. Partindo desse princípio, é necessário que haja uma via de mão dupla entre as atividades previstas no cronograma do curso e aquelas a serem contempladas nas etapas do Estágio Supervisionado, sendo elas: observação, participação e regência.

Outra orientação fundamental acerca do Estágio Supervisionado é a obrigatoriedade, como o próprio nome da disciplina indica, da supervisão, no local de realização do estágio, de um profissional de Educação Física devidamente habilitado e registrado junto ao sistema CREF/CONFEF que pertença ao quadro de funcionário da empresa INTERVENIENTE. Observa-se ainda, a necessidade de um docente do curso de Educação Física da FAGAMMON Observa-ser responsável pela orientação do acadêmico/estagiário durante a realização das atividades inerentes ao Estágio Supervisionado.

Caberá ao acadêmico/estagiário acompanhar e registrar em impresso específico disponibilizado pela FAGAMMON todas as atividades relacionadas à realização do Estágio Supervisionado sejam elas de elaboração, planejamento, execução ou de gestão em diferentes segmentos empresariais associados às áreas de atuação do Licenciado em Educação Física.

(3)

No que se refere à distribuição da carga horária do Estágio Supervisionado, a mesma será equacionada a partir do 4o período do referido curso conforme previsto na legislação em vigor.

FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por ser uma disciplina obrigatória o Estágio Supervisionado deverá estar vinculado à legislação específica em vigor (Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008), aos dispositivos regimentais e ao Regulamento de Estágios do IES/FAGAMMON que é parte integrante do Projeto Político-Pedagógico do curso de Educação Física.

O Estágio Supervisionado enquanto disciplina curricular está previsto na Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB 9.364/96) em seu art. 82, onde especifica que:

Os sistemas de ensino estabelecerão normas para a realização de estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição.

Parágrafo Único: O estágio realizado nas condições deste artigo não estabelece vínculo empregatício, podendo o estagiário receber bolsa de estágio, estar segurado contra acidentes e ter cobertura previdenciária prevista na legislação especifica.

A principal finalidade do Estágio Supervisionado está centrada exatamente na criação de possibilidades e situações que possam servir de elo entre os conhecimentos teóricos obtidos e a aplicabilidade dos mesmos na atividade prática específica do Licenciado em Educação Física. No entanto, a essa aplicabilidade prática deve-se somar aspectos do relacionamento humano, que sejam regidos por princípios éticos e morais, culminando com uma intervenção humanizada no que concerne o estagiário/acadêmico e o indivíduo que usufrui dos serviços prestados pelo mesmo.

Para o início das atividades relativas ao Estágio Supervisionado é OBRIGATÓRIO que seja formalizado o TERMO DE CONVÊNIO DE ESTÁGIO, conforme modelo disponibilizado pela FAGAMMON, entre a INTERVENIENTE (FAGAMMON) e a CONCEDENTE (empresa/parceira onde serão desenvolvidas as atividades do acadêmico/estagiário). Esse procedimento formalizará a parceria entre a CONCEDENTE e a INTERVENIENTE, visando fazer valer a legislação em vigor.

Uma vez concretizada a parceria (por meio da assinatura do TERMO DE CONVÊNIO

(4)

caberá ao acadêmico/estagiário providenciar o TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, seguindo o modelo também disponibilizado pela FAGAMMON (conforme normas em vigor), para fins de oficializar o início das atividades de estágio junto à CONCEDENTE. O TERMO DE

COMPROMISSO DE ESTÁGIO deverá ser assinado em 03 (três) vias de igual teor pelas 03

(três) partes envolvidas: CONCEDENTE, INTERVENIENTE e o ESTAGIÁRIO.

PERÍODOS E DURAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado terá carga horária total de 400 horas, distribuídas em 02 (dois) módulos da seguinte maneira:

Módulo I: deverá ser realizado durante o 3o Período do curso com duração de 100 horas que serão destinadas à primeira etapa da realização do Estágio Supervisionado, denominada

“ETAPA DE OBSERVAÇÃO”. Nessa etapa o acadêmico/estagiário deverá realizar a OBSERVAÇÃO e registro em formulário próprio cujo modelo será disponibilizado pela

FAGAMMON das atividades desenvolvidas nos locais onde acontecerá esse módulo do estágio supervisionado. Contido nessa carga horária (100 horas) o acadêmico/estagiário deverá realizar a OBSERVAÇÃO e respectivas anotações das atividades, distribuído da seguinte maneira:

- 25 horas para Educação Física no Ensino Infantil

- 25 horas para Educação Física no Ensino Fundamental I - 25 horas para Educação Física no Ensino Fundamental II - 25 horas para Educação Física no Ensino Médio

Ao final desse módulo, mediante data limite e padrão devidamente estipulados pelo professor responsável na disciplina Estágio Supervisionado, o acadêmico/estagiário deverá apresentar relatório inerente a todas as atividades que foram contempladas nessa “ETAPA DE

OBSERVAÇÃO”.

Módulo II: iniciará no 4o Período do curso e deverá ser concretizado, em sua totalidade, até o final do 6o Período. Esse módulo terá carga horária total de 300 horas que serão destinadas à PARTICIPAÇÃO e REGÊNCIA por parte do acadêmico/estagiário nas atividades a serem desenvolvidas. Também nessa etapa o acadêmico/estagiário deverá realizar o registro em

(5)

formulário próprio, cujo modelo será disponibilizado pela FAGAMMON, das atividades desenvolvidas por ele ou com sua participação direta, nos locais devidamente credenciados junto à Instituição, por meio da assinatura do TERMO DE ACEITE DO ESTAGIÁRIO. Contido nessa carga horária (300 horas) o acadêmico/estagiário deverá realizar atividades de

PARTICIPAÇÃO e REGÊNCIA e respectivas anotações dessas atividades, distribuído da

seguinte maneira:

- 75 horas para Educação Física no Ensino Infantil

- 75 horas para Educação Física no Ensino Fundamental I - 75 horas para Educação Física no Ensino Fundamental II - 75 horas para Educação Física no Ensino Médio

Também ao final desse módulo, mediante data limite e padrão devidamente estipulados pelo professor responsável na disciplina Estágio Supervisionado, o acadêmico/estagiário deverá apresentar relatório inerente a todas as atividades que foram contempladas nessa “ETAPA DE

PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA”.

Como documentação e comprovação da conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado, ao final dos créditos da disciplina, o acadêmico/estagiário deverá montar uma “Pasta de Estágio” onde estarão contidas todas as informações (locais de realização das etapas e módulos do estágio, datas específicas de cada uma, atividades observadas e/ou de participação e regência, cópias dos relatórios e demais comprovantes de realização do Estágio Supervisionado, dentre outros a serem determinados pelo professor responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado). Todos os documentos referentes às conclusões das etapas e módulos do estágio deverão estar com as assinaturas e carimbos dos responsáveis legais pela empresa CONCEDENTE e do professor responsável pelas atividades nas mesmas.

Todos os relatórios, bem como a Pasta de Estágio, deverão ser apresentados em conformidade com a norma específica da ABNT e conter, no mínimo, a seguinte composição e estrutura: capa; contracapa; sumário; introdução; etapas de trabalho realizadas com as devidas fichas de avaliação; relatórios; fichas de análise e reflexão dos aspectos observados na prática; conclusão; referências; anexos.

Os relatórios, demais documentos e a Pasta de Estágio estruturada, devidamente encadernada em sistema espiral, com fundo preto e frente transparente, deverão ser entregues ao professor da disciplina de Estágio Supervisionado com prazo MÍNIMO de 20 (vinte) dias de antecedência, considerando-se, a data determinada para a colação de grau.

(6)

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O acadêmico/estagiário será atendido, acompanhado, orientado e avaliado na FAGAMMON pelo professor responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado que, reunir-se-á sistematicamente, com o mesmo, para as orientações necessárias ao desempenho e desenvolvimento nas atividades de estágio. Esse atendimento, acompanhamento, orientação e avaliação serão registrados em um prontuário de estágio, conforme modelo aprovado pela Coordenação de Estágios, atualizando o andamento de todas as etapas, bem como as instruções, recomendações, anotações gerais e cumprimento do programa. Além do processo descrito, o acompanhamento e avaliação do acadêmico/estagiário em suas atividades de estágio acontecerá durante todo o processo por meio da avaliação do professor/supervisor (integrante do quadro de funcionários da INTERVENIENTE) e da auto avaliação do acadêmico/estagiário, considerando-se os seguintes aspectos:

I. Aspectos técnicos:

- aplicação e domínio dos meios, métodos e técnicas para desenvolvimento das atividades;

- conhecimento e utilização de equipamentos e acessórios utilizados para o desenvolvimento das atividades;

- utilização e adequação da terminologia técnica considerando-se a especificidade do ambiente de estágio, das atividades desenvolvidas e dos indivíduos submetidos a elas;

- conhecimento, domínio e utilização da teoria que dá sustentação à atividade prática desenvolvida;

II. Aspectos profissionais:

- pontualidade; - disponibilidade; - comprometimento;

- prontidão e iniciativa para auxiliar colegas de trabalho; - tomada de decisões;

- capacidade para resolução de “problemas”;

(7)

III. Aspectos éticos e de relacionamento humano:

- qualidade da relação com demais estagiários e corpo técnico; - qualidade da relação com o cliente/beneficiário do serviço prestado;

- qualidade da relação com equipe de suporte (serviços gerais, secretárias, outros); - sigilo quanto aos assuntos tratados no ambiente de estágio.

AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Como dito anteriormente o acadêmico/estagiário será atendido e orientado na FAGAMMON pelo professor responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado que, reunir-se-á sistematicamente, com o mesmo para as orientações necessárias ao desempenho e desenvolvimento das atividades do estágio.

A avaliação do acadêmico/estagiário em suas atividades de estágio acontecendo durante todo o processo (professor/supervisor, professor da disciplina de Estágio Supervisionado da FAGAMMON e auto-avaliação do acadêmico/estagiário), respeitando-se os aspectos

técnicos, profissionais, éticos e de relacionamento humano acima descritos, torna-se

necessário, no que diz respeito à avaliação para efeitos de aprovação, recuperação ou reprovação do acadêmico/estagiário na disciplina, que o professor responsável crie diversos mecanismos de avaliação, pontuando-os de acordo com critérios por ele definidos. Porém, caberá ao professor da disciplina de Estágio Supervisionado, resguardar o total de 60 (sessenta) pontos que deverão ser atribuídos à “Pasta de Estágio”.

O aluno que não entregar o relatório (Pasta de Estágio) na data estipulada, ou obtiver nota inferior a 60 (sessenta) pontos, deverá repetir o estágio e somente poderá colar grau após a conclusão do mesmo.

Referências

Documentos relacionados

Ex- Integrante do GIA (Grupo de Interferência Ambiental de Salvador), e coordenadora da Mostra Helio Oiticica de Artes Visuais da II Bienal da UNE, artista de

A elaboração de um geodatabase para os coeficientes inerentes à produção de leite do gado Holandês permite a associação introspectiva e analítica territorial

Para estabelecer a influência da concentração de lodo sobre a constante de aeração, foram realizados ensaios respirométricos específicos que possibilitaram determinar K la

O Q-flow 3.02 permite definir como valor por definição de um dado de tipo Data a data atual (a data em que o dado é criado) em lugar de uma data fixa.. Melhoras em zoom out

Na eventualidade de a ATRIUM vir a tratar os dados pessoais para outros fins que não aqueles para os quais os dados pessoais foram recolhidos, e caso o tratamento não seja

Os ficheiros áudio transferidos para a memória flash incorporada, utilizando o software SonicStage, não aparecem no ecrã do MP3 File Manager (Gestor de ficheiros MP3).. Funcionamento

OUTROS: O CONJUNTO DO EQUIPAMENTO, PLACA-MÃE, FONTE, GABINETE, TECLADO, MONITOR E MOUSE DEVERÃO SER DA MESMA MARCA DO FABRICANTE DO EQUIPAMENTO (TODOS OS COMPONENTES DO

Embora haja v´arias sugest˜oes e propostas para a constru¸c˜ao de estimadores do EMQ de suaviza¸c˜ao do vetor de estados levando em conta a incerteza devida `a estima¸c˜ao