• Nenhum resultado encontrado

Vidro para a Edificação Normas Europeias de qualidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vidro para a Edificação Normas Europeias de qualidade"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Vidro para a Edificação

(2)

O vidro, como material para a edificação, está regulado pelo Comité Europeu de Normalização (CEN) com uma série de normas europeias de qualidade (EN).

Com este catálogo técnico a Vitrochaves pretende expor os critérios e tolerâncias fixados pelas correspondentes normas EN para cada tipo de vidro.

As normas EN aplicam-se no fabrico de todos os produtos Vitrochaves, sendo efetuados controles de qualidade que verificam o cumprimento dos critérios estabelecidos nas mesmas.

(3)

3 3

Tolerâncias por unidade de vidro isolante ISOLAR

®

(segundo EN 1279)

As unidades de vidro isolante (U.V.I) fabricadas pela Vitrochaves sobre a marca ISOLAR®

GLASestão sujeitas às seguintes tolerâncias.

Dimensionais: ± 2 mm se lado ≤ 3 m ± 3 mm se lado > 3 m

Espessura do conjunto:

A tolerância do conjunto basear-se-á nos componentes:

Painel 1 (vidro exterior) Painel 2 (vidro interior) Tolerância espessura

Vidro recozido Vidro recozido ± 1,0 mm

Vidro recozido Vidro temperado ou endurecido ± 1,5 mm

Vidro recozido (≤ 6 mm) Vidro laminado (≤ 12 mm) ± 1,0 mm

Vidro recozido (> 6 mm) Vidro laminado (> 12 mm) ± 1,5 mm

Vidro recozido Vidro impresso ± 1,5 mm

Vidro temperado ou endurecido Vidro temperado ou endurecido ± 1,5 mm

Vidro temperado ou endurecido Vidro impresso ± 1,5 mm

Vidro laminado folha plástica Vidro temperado ou endurecido ± 1,5 mm

Vidro laminado folha plástica Vidro laminado folha plástica ± 1,5 mm

Vidro laminado folha plástica Vidro impresso ± 1,5 mm

Penetração vedante:

Medir-se-á a partir do canto do vidro até ao bordo interior do perfil separador. A espessura do vedante será igual à medida total menos a espessura do perfil. Para vidros especiais realizar-se-ão estudos específicos de profundidade.

Superficie “S” Profundidade Tolerância

S < 3 m2 4 mm - 1 mm

3 m2 ≤ S ≤ 5 m2 5 mm - 1 mm

S > 5 m2 8 mm - 1 mm

Cantos:

Seguir-se-á a seguinte tabela:

Situação Lascas Agulhas

No sentido da superfície 5 mm 2,5 mm

No sentido da aresta 10 mm*

---No sentido da espessura 1,5 mm 2,5 mm

*Serão aceitáveis lascas entre 10 e 15 mm conforme a sua aparência, avaliando-as em função da estética e da possibili- dade do vidro ficar quebradiço.

(4)

4 4

A qualidade ótica e visual da unidade de vidro isolante:

De acordo com a normativa europeia EN 1279, o vidro deve ser revisto de acor- do com as tolerâncias que indica a norma EN-572-8 e que são as seguintes:

• Distingue entre defeitos lineares e lunares.

• Defeitos lunares: borbulhas, pontos de sujidade. • Defeitos lineares: riscos, arranhões.

Defeitos lunares (pontuais)

Um defeito pontual é um núcleo que é frequentemente acompanhado por um halo de vidro deformado (borbulhas, pedras, inclusões). Estes defeitos são classificados nas seguintes categorias, de acordo com a maior dimensão (diâmetro ou longitude) dos defeitos medidos com um micrómetro graduado em décimas de milímetro.

Categoria Dimensões do núcleo de defeitos

lunares (mm) A >0,2 e ≤0,5

B >0,5 e ≤1,0 C >1,0 e ≤3,0 D >3,0

Área de superfície do painel (S) [m2]

Categoria do defeito S≤5 5<S≤10 10<S≤20

A 3 4 5

B 2 3 4

C Não permitido Não permitido 1

D Não permitido Não permitido Não permitido

NOTA: A distância mínima entre defeitos de categoria A não deve ser menor que 500 mm; o mesmo se determina para a categoria B.

Defeitos lineares ou prolongados

São defeitos que podem encontrar-se dentro do vidro ou da sua superfície, com a forma de depósitos, marcas ou arranhões que se estendem linearmente ou que ocupam uma zona. O número de defeitos admissíveis é uma média de 0,05 defeitos por cada 20 m2

de vidro. Coloca-se o ponto de observação a 2m do vidro, mantendo a direção de observação normal em relação à superfície do vidro.

(5)

5 5

Características óticas da unidade de vidro isolante (UVI):

(Fonte: Anexo D: EN 1279-1)

1. Coloração de interferência (Faixas de Brewster, anéis de Newton)

Quando o paralelismo do painel de vidro é quase perfeito e quando a superfície de visão é de qualidade superior, aparece uma coloração de interferência na unidade d e vidro isolante. São linhas de cor cambiante que resultam da decomposição do espectro l u m i n o s o . Quando a fonte l u mi n o sa é o Sol, as cores variam do vermelho ao azul. Este fenómeno não é um defeito, é algo intrínseco à unidade de vidro isolante.

Alguns vidros fabricados mostram tamb é m uma coloração intrínseca do produto, por exemplo, o vidro temperado. Referir a norma europeia EN 12150. 2. Deformação do v i dr o d e v i do a variações de t e mp e r a t u r a e à pressão barométrica

As variações de temperatura em câmara cheia de ar ou gás e as variações da pressão barométrica da atmosfera e com a altitude provocam a contração e a dilatação do ar e/ou do gás na câmara e, consequentemente, deformações dos painéis de vidro, o que provoca uma distorção d a s imagens r ef l eti d as. Estas deformações, que não podem s e r evitadas, variam com o tempo. A extensão depende em parte da rigidez e da dimensão dos painéis de vidro assim como da largura da câmara. Dimensões reduzidas, vidros grossos e/ou câmaras de peque- na dimensão reduzem estas deformações de forma significativa.

3. Condensação exterior

Uma condensação exterior pode ocorrer nas unidades de vidro isolante, tanto no lado interior como no exterior do edifício. Quando ocorre no interior do edifício, deve-se principalmente a uma humidade elevada na divisão, associada a uma baixa temperatura exterior. As cozinhas, os quartos d e banho e outras z o n a s muito húmidas estão particularmente expostas a este fenómeno. Quando a condensação ocorre no exterior do edifício, deve-se principalmente à perda térmica noturna da superfície exterior da unidade de vidro isolante por radiação infravermelha para um céu limpo, associada a uma humidade elevada da atmosfera exterior mas não à chuva.

Estes fenómenos não constituem um defeito da unidade de vidro isolante mas são devidos às condições atmosféricas.

4. Cor natural do vidro incolor

O vidro incolor possui uma coloração verde muito ténue, p a r t i c u l a r m e n t e nos bordos. É mais visível quando o vidro é mais grosso.

(6)

6 6

Espessura nominal (mm) D

Tolerâncias de espessura para vidro tipo (mm) Estirado Impresso Flutuado

Tolerâncias de vidro TEMPREX

®

(segundo EN 12150)

Espessura nominal e tolerância de espessura:

3 ± 0,2 ± 0,5 ± 0,2 4 ± 0,2 ± 0,5 ± 0,2 5 ± 0,3 ± 0,5 ± 0,2 6 ± 0,3 ± 0,5 ± 0,2 8 ± 0,4 ± 0,8 ± 0,3 10 ± 0,5 ± 1,0 ± 0,3 12 ± 0,6 No fabricado ± 0,3 15 No fabricado No fabricado ± 0,5 19 No fabricado No fabricado ± 1,0 25 No fabricado No fabricado ± 1,0 Dimensão e esquadria:

Dadas as dimensões nominais para largura e comprimento, o painel acabado não s er á mais comprido que o retângulo determinado resultante das dimensões nominais aumentadas pelas tolerâncias, t, ou menores que um retângulo reduzido pela tolerância t. Os lados dos retângulos determinados são paralelos um ao outro e estes retângulos terão um centro em comum (ver croquis). Os limites de esquadria serão também os retângulos determinados. As tolerâncias a p a r e cem na tabela seguinte:

H+t H-t B-t B+t Dimensões nominais de lado (B ou H) Tolerância (t)

Espessura nominal do vidro d≤12 Espessura nominal do vidro d> 12

≤ 2000 2000 < B ou H ≤ 3000 > 3000 ± 2,5 (temperado horizontal) ± 3,0 (temperado vertical) ± 3,0 ± 4,0 ± 3,0 (temperado vertical) ± 4,0 ± 5,0

(7)

Valores máximos Processo de

fabrico

Tipo de vidro Curvatura total (mm/mm)

Curvatura local (mm/mm)

Planimetria:

Nas condições de ensaio definidas na norma EN 12150 considerar-se-ão tolerâncias de curvatura definidas no seguinte quadro:

Horizontal Flutuado (Norma Europeia EN 572-2) 0,003 0,5

Outros 0,004 0,5

Vertical Todos 0,005 1,0

Preparação de bordos, orifícios, e n t a l h e s e cortes:

Deve fazer-se uma preparação de bordos antes da têmpera qualquer vidro que venha a ser temperado termicamente. Ver em seguida alguns tipos:

Bordo biselado (Aresta Quina Quebrada – AQQ) Bordo fosco (Aresta R e t a Roçada - ARI) Bordo polido (Aresta Polida - ARP)

Orifícios, entalhes e cortes:

Para realizar qualquer d e s t a s o p e r a ç õ es no vidro deverão t e r - s e em conta a s regras definidas na norma EN 12150.

(8)

Outras características óticas. Distorção ótica.

a. Vidro temperado horizontal

Enquanto o vidro quente está em contacto com os cilindros durante o processo de têmpera, ocorre uma distorção superficial por uma redução na planimetria da superfície, conhecida como onda de cilindro. A onda de cilindro nota-se geralmente em reflexão. O vidro que tem uma espessura superior a 8 mm também pode mostrar sinais de pequenas marcas na superfície (levantamento do cilindro).

b. Anisotropia (Irisação)

O processo de têmpera produz áreas onde as tensões são diferentes na secção transversal do vidro. Estas áreas de tensão produzem um efeito bi-refrigerante no vidro que é visível sob luz polarizada.

Quando o vidro de segurança temperado termicamente é observado sob luz polarizada, as áreas submetidas a tensões aparecem como zonas coloridas, conhecidas, por vezes, como manchas de leopardo.

A luz polarizada ocorre numa luz normal de dia. A quantidade de luz polarizada depende do tempo e do ângulo do sol. O efeito bi-refrigerante é mais evidente sob um certo ângulo de visão ou com lentes polarizadas.

(9)

Todos os painéis de esp. nominal < 10 mm

Pelo menos um painel de esp. nom. ≥ 10 mm

Tolerâncias vidro laminado MULTIPACT

®

(segundo EN 12543)

Espessura: Tolerâncias de medida da espessura

nominal do vidro (EN 572-2)

A tolerância da espessura do vidro lami- Espessura nominal (mm) Tolerâncias (mm)

nado não pode superar a soma das tole-râncias dos componentes vítreos como se especifica nas normas dos produtos bási- cos (EM 572-2 a EM 572-6, EM 1748-1 e EM 1748-2). Não é necessário considerar

2 ± 0,2 3 ± 0,2 4 ± 0,2 5 ± 0,2 6 ± 0,2 8 ± 0,3

a tolerância da espessura do intercalador se a sua espessura é < 2 mm. Caso a espessura do intercalador seja ≥ 2 mm, aplica-se uma tolerância de ± 0,2 mm..

10 ± 0,3 12 ± 0,3 15 ± 0,5 19 ± 1,0 25 ± 1,0 Dimensão e esquadria: H+t H-t B-t

B+t Dadas as dimensiones nominais para largura e comprimento, o painel acabado não será mais comprido que o retângulo determinado resultante das dimensões nominais aumentadas pelas tolerâncias, t, ou menores que um retângulo reduzido pela tolerância t. Os lados dos r e t â n g u l o s determinados são p a r a l el o s u m a o outro e estes retângulos terão um centro em comum (ver croquis). Os limites de esquadria serão também os retângulos d e t e r m i n a d o s . As tolerâncias m o s t r a m - s e na tabela adjunta.

Tolerâncias t da largura B ou do comprimento H (mm) Dimensões nominais Espessura nominal Espessura nominal > 8 mm B ou H (mm) ≤ 8 mm < 1.100 < 1.500 < 2.000 < 2.500 > 2.500 +2,0 -2,0 +3,0 -2,0 +3,0 -2,0 +4,5 -2,5 +5,0 -3,0 +2,5 -2,0 +3,5 -2,0 +3,5 -2,0 +5,0 -3,0 +5,5 -3,5 +3,5 -2,5 +4,5 -3,0 +5,0 -3,5 +6,0 -4,0 +6,5 -4,5 9 09

(10)

Deslocamento:

O deslocamento d (ver figura) é um mau alinhamento de um dos bordos das folhas de vidro que formam o vidro laminado. Os valores máximos de deslocamento d devem ser os que se indicam na seguinte tabela. Devem considerar-se separadamente a lar- gura B e o comprimento H. Dimensões nominais B ou H (mm) B, H ≤ 1.000 1.000 < B, H ≤ 2.000 2.000 < B, H ≤ 4.000 B, H > 4.000 Deslocamento máximo admissível d (mm) 2,0 3,0 4,0 6,0

(11)

Defeitos na parte visível:

1. Defeitos pontuais na parte visível

Quando o vidro laminado é examinado de acordo com o método de ensaio pelo qual o observador está a uma distância de 2 m do vidro e o exame é feito perpendicularmente a este (com o ecrã mate do outro lado do vidro), a aceitação dos defeitos pontuais depende dos seguintes critérios:

• a dimensão do defeito • a frequência do defeito • a dimensão do painel

• o número de painéis como componentes do vidro laminado

Isto é clarificado na tabela 1. Os defeitos menores que 0,5 mm não são considerados. Os defeitos maiores que 3 mm não são admissíveis.

NOTA – A aceitação de defeitos pontuais nu m vidro laminado é independente da espessura de cada vidro.

(12)

12

Tabela 1. Defeitos pontuais admissíveis na parte visível Dimensões de

defeitos d em mm 0,5 < d < 1,0 1,0 < d < 3,0 Dimensão do painel

A em m2 Para qualquer tamanho A≤1 1<A≤ 2 2<A≤ 8 A>8

Nº de defeitos admissíveis 2 folhas 3 folhas 4 folhas ≥5 folhas Sem limitação,

não obstante, sem acumu- lação de defeitos 1 2 3 4 2 3 4 5 1/m2 1,5/m2 2/m2 2,5/m2 1,2/m2 1,8/m2 2,4/m2 3/m2

NOTA – Dá-se uma acumulação de defeitos se quatro ou mais defeitos estão a uma distância inferior a 200 mm entre si. Esta distância reduz-se a 180 mm para os vidros laminados compostos por três painéis; a 150 mm para os vidros lamina- dos compostos por quatro painéis e a 100 mm para os vidros laminados compostos por cinco ou mais painéis.

O número de defeitos admissíveis na tabela 1 deve aumentar-se em 1 unidade por cada intercalador de espessura superior a 2 mm.

2. Defeitos lineares na parte visível

Quando o vidro laminado é examinado de acordo com o método de ensaio pelo qual o observador está a uma distância de 2 mt do vidro e o exame é feito perpendicular- mente a este (com o ecrã mate do outro lado do vidro), os defeitos lineares são admissíveis unicamente seguindo os critérios descritos na tabela 2.

Tabela 2. Número de defeitos admissíveis na parte visível

Superfície de painel Número de defeitos lineares admissíveis de comprimento ≥ 30 mm

≤ 5 m2 No admisible

5 a 8 m2 1

> 8 m2 2

São admissíveis os defeitos lineares inferiores a 30 mm de comprimento.

Defeitos na zona dos cantos no caso dos cantos encaixilhados:

Quando se examina o vidro laminado de acordo com o método de ensaio pelo qual o observador está a uma distância de 2 m do vidro e o exame é feito perpendicularmente a este (com o ecrã mate do outro lado do vidro), são permitidos na zona dos can- tos defeitos que não ultrapassem os 5 mm de diâmetro. Para os painéis de dimensões≤5m2

, a largura da zona dos cantos é de 15 mm. Para os painéis de dimensões> 5 m2

, a largura da zona dos cantos aumenta para 20 mm. Se aparecem bolhas, esta zona não deve exceder 5% da zona dos cantos.

(13)

Tolerâncias de vidro estratificado (com capa)

(segundo EN 1096)

Aspeto:

Os defeitos no vidro estratificado detetam-se de forma visual observando o vidro estratificado em transmissão e/ou em reflexão. Permite utilizar-se um céu artificial ou a luz natural como fonte luminosa. (ver pormenores capítulo 7-EN 1096).

As condições de exame são as seguintes: O vidro estratificado examina-se a uma distância mínima de 3 m.

O exame do vidro estratificado e m reflexão realiza-se pelo observador o l h a n d o o lado que será a face exterior do vidro.

O exame do vidro estratificado em transmissão realizar-se-á por um observador olhando o lado que será a face interior do vidro. Durante o exame, o ângulo entre a normal à superfície do vidro estratificado e o feixe luminoso que atingiu aos olhos do observa- dor, após reflexão ou transmissão, não deve superar os 30º (ver figuras).

a) Reflexão 3 m Posição do observador 30º 30º Fonte luminosa Amostra de vidro estratificado b) Transmissão 3 m Amostra de vidro estratificado 30º 30º Fonte luminos Posição do observador 013

(14)

14

No caso de vidros estratificados c o m dimensões a c a b a d a s , devem examinar-se duas áreas: a área principal e uma área de bordo:

5% de H

Área de bordo

Linha de visão do painel H Área principal

5% de L

L

Os critérios de aceitação para defeitos em vidro estratificado, dependendo do tipo de defeito, tamanho e situação indicam-se na seguinte tabela:

TIPO DE DEFEITO CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO

Uniformidade / Mancha Painel / Painel

Admissível desde que não sejam incómodos visualmente

Painel Individual

Admissível desde que não sejam incó- modos visualmente

Área principal Bordo

Pontual Manchas orifícios > 3 mm > 2 mm e ≤ 3 mm Não aplicável Não aplicável

Não admissível Não admissível Admissível se o Admissível se o número é inferior número é inferior

ou igual a 1/m2 ou igual a 1/m2

Agregados Não aplicável Não admissível Não admissível

Riscos > 75 mm

Não aplicável Não admissível Admissíveis desde

que a sua densida- de local não inco- mode a visão

≤ 75 mm Admissíveis desde Admissíveis desde

que a sua densida- que a sua densida- de local não inco- de local não inco- mode a visão mode a visão

(15)
(16)

Vitrochaves - Indústria de vidro, SA Tel:. (+351) 276 340 150

Referências

Documentos relacionados