• Nenhum resultado encontrado

Nome da Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. Saúde - Subárea Radiologia Médica. Especialização Profissional de Nível Técnico em

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome da Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. Saúde - Subárea Radiologia Médica. Especialização Profissional de Nível Técnico em"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Nome da Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC - SP

CNPJ: 03.709.814/0001-98 Data: 03 de abril de 2003. Número do Plano: 76

Área do Plano: Saúde - Subárea Radiologia Médica

PLANO DE CURSO PARA:

Nome do curso: Especialização Profissional de Nível Técnico em Medicina Nuclear e Radioterapia

Carga Horária: 240 horas

Este plano de curso é válido para turmas iniciadas a partir de 30/04/2003, autorizado pela Portaria CEE/GP- 177 de 30/04/2003.

(2)

1. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

A especialização profissional em Medicina Nuclear e Radioterapia – área profissional de saúde – subárea de Radiologia Médica é um curso de educação profissional de nível técnico, que atende ao disposto na Lei Federal nº. 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; no Decreto Federal nº. 2.208/97; na Resolução CNE/CEB nº 04/99; no Parecer CNE/CEB nº 16/99; na Indicação CEE/SP nº 08/2000; no Regimento das Unidades SENAC-SP e demais normas do sistema de ensino.

O curso de especialização em Medicina Nuclear e Radioterapia está inserido na área de Saúde, no contexto do Diagnóstico por Imagens e dos Tratamentos Oncológicos. As modalidades de Medicina Nuclear e Radioterapia empregam radiações ionizantes, para aquisição de imagens e de procedimentos terapêuticos. Em ambas as especializações, Medicina Nuclear e Radioterapia, existem competências comuns, tais como: proteção radiológica, manipulação de fontes radioativas e processamento digital de imagens médicas.

A área de Medicina Nuclear foi introduzida no Brasil no início dos anos 60. Porém, esta modalidade somente começou a ser utilizada em larga escala, a partir dos anos 80, onde haviam instalados apenas 20 equipamentos de Medicina Nuclear em todo o território nacional, para a realização de procedimentos cintilográficos do miocárdio, estudos da tireóide, sistema ósseo, pulmonar, renal e digestório.

No início dos anos 90, esta modalidade apresentou um desenvolvimento tecnológico expressivo. Os sistemas convencionais de Medicina Nuclear foram substituídos por equipamentos com a capacidade de realizar cortes tomográficos (SPECT), com tempo de exames reduzidos e associados a computadores de alta performance. A produção de marcadores radioativos no Brasil também cresceu expressivamente, possibilitando a redução de custos operacionais, tornando o país independente da importação desses insumos.

Em decorrência desses fatores, o número de equipamentos instalados ultrapassou 500, sendo que 20% destes estão instalados no Estado de São Paulo. Os atuais avanços de Medicina Nuclear são relativos ao diagnóstico das patologias oncológicas, com emprego de sistemas capazes de detectar pósitrons (PET).

A modalidade de Radioterapia utiliza equipamentos e fontes radioativas emissoras de radiações para o tratamento oncológico, que utilizava inicialmente Bombas de 60Co para os procedimentos radioterapêuticos. Esse tipo de tecnologia apresentava severas limitações, comprometendo os resultados finais do tratamento dos pacientes.

Nos anos 90, os sistemas de radioterapia instalados no Brasil foram sendo substituídos por aceleradores lineares, com possibilidades de emprego de computadores para a simulação, restrição de feixe de colimação, simulação, etc. Em função dos avanços tecnológicos e dos diagnósticos mais precisos, a eficiência do tratamento radioterápico, em combinação com a quimioterapia, aumentou significativamente a porcentagem de cura das doenças oncológicas e a sobrevida dos pacientes.

(3)

(braquiterapia), são de alta complexidade e exigem profissionais com sólidos conhecimentos para operar os equipamentos e aplicar os protocolos de tratamento, sob a supervisão de médicos e físicos.

O SENAC-SP, ao elaborar este plano de curso, tem como objetivo preparar especialistas em Medicina Nuclear e Radioterapia, obedecendo-se às especificidades de cada modalidade. Portanto, torna-se bastante conveniente a implantação deste curso de especialização para Técnicos em Radiologia em Medicina Nuclear e Radioterapia, pois a formação desse Especialista é praticamente inexistente, tendo como conseqüência o emprego de outros profissionais de Saúde, sem as competências específicas para otimização dos recursos tecnológicos disponíveis, aumentando o risco de diagnósticos/procedimentos errôneos e, em diversas situações, levando o médico à execução de procedimentos técnicos.

Em virtude da experiência adquirida na implementação de turmas realizadas, este Plano de Curso substitui o plano de nº 55, aprovado pela portaria SENAC/GDE 35/2002 através da Portaria CEE/GP de 25/06/2002, publicada no D.O.E. em 26/06/2002.

2. REQUISITOS DE ACESSO

Para matrícula neste curso os candidatos deverão ter concluído o Curso Técnico em Radiologia Médica e, excepcionalmente, desde que haja vagas, poderão ser aceitos candidatos interessados em cursar componentes curriculares avulsos, como forma de aperfeiçoamento ou mesmo para capacitação específica.

Documentos:

- Certidão de nascimento ou de casamento (01 cópia); - Cédula de identidade ( 01cópia);

- Diploma de Técnico em Radiologia Médica (1cópia simples e uma autenticada).

- Documento Militar para os candidatos do sexo masculino entre 18 e 45 anos (apresentação para anotações)

- Título de Eleitor com comprovante de voto na última eleição (apresentação para anotações)

3. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O Técnico especialista em Medicina Nuclear e Radioterapia integra equipes que desenvolvem suas atividades sob a supervisão do Médico Nuclear ou Radioterapêuta, respectivamente.

Para a especialização de Nível Técnico em Medicina Nuclear, o perfil profissional de conclusão prevê que o Técnico em Radiologia Médica, após a conclusão do curso, esteja preparado para realizar os procedimentos de aquisição e processamento digital de imagens cintilográficas, assim como o preparo de soluções radioativas e de radioproteção.

Para a especialidade de Nível Técnico em Radioterapia, o perfil profissional de conclusão prevê que o Técnico em Radiologia Médica esteja preparado para executar os

(4)

protocolos de tratamentos com radiação, adotando as medidas de radioproteção para executar os procedimentos de controle de qualidade nos equipamentos de radioterapia. Para atender às exigências educacionais demandadas pelo mundo do trabalho, os profissionais de Medicina Nuclear e Radioterapia deverão receber formação constituída por competências comuns às duas especialidades e competências específicas que lhes permitam atuar e acompanhar as transformações dessas especialidades.

Competências Comuns dos Técnicos em Medicina Nuclear e Radioterapia - Conhecer os princípios físicos e os tipos de radiação ionizante.

- Diferenciar as unidades e grandezas de radioproteção.

- Conhecer as formas de proteção radiológica aplicadas à Medicina Nuclear e à Radioterapia.

- Associar os valores de doses de radiação com os efeitos biológicos deletérios.

- Identificar e aplicar as Normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da Vigilância Sanitária, referentes à radioproteção.

Competências Específicas dos Técnicos em Medicina Nuclear

- Conhecer os princípios físicos empregados na formação das imagens de Medicina Nuclear.

- Conhecer os princípios de funcionamento dos equipamentos de Medicina Nuclear. - Orientar o paciente quanto aos procedimentos de Medicina Nuclear, cuidados e

preparo pré, durante e pós-exames cintilográficos.

- Indicar e aplicar os processos de marcação de radiofármacos utilizados em Medicina Nuclear.

- Aplicar os protocolos de aquisição de Medicina Nuclear para os diversos exames cintilográficos.

- Aplicar o processamento digital das imagens de SPECT e PET. - Aplicar o gerenciamento de rejeitos radioativos.

- Conhecer os principais tratamentos utilizados em Medicina Nuclear. - Aplicar os procedimentos de controle de Qualidade em Medicina Nuclear. Competências Específicas dos Técnicos em Radioterapia

- Conhecer os princípios físicos empregados nos tratamentos de Radioterapia. - Conhecer os princípios de funcionamento dos equipamentos de Radioterapia.

- Orientar o paciente quanto aos procedimentos de Radioterapia, cuidados e preparos pré, durante e pós- tratamentos.

- Conhecer e aplicar os protocolos de tratamentos de radioterapia. - Aplicar o processo de simulação do planejamento em Radioterapia.

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização curricular deste plano de curso prevê a formação do Técnico Especialista em Medicina Nuclear e Radioterapia, em dois módulos. A seqüência de desenvolvimento dos componentes curriculares de cada Módulo ficará a critério da coordenação técnica e pedagógica do curso. A carga horária total é de 240 horas, no mínimo.

(5)

Módulo I– Compõe-se das competências relativas aos processos de trabalho em Medicina Nuclear. Serão estudados os conceitos e princípios de física aplicados à formação da imagem, protocolos de exames, processamento digital de imagens e radioproteção, sendo desenvolvido com uma carga horária de 120 horas.

Módulo II – Compõe-se das competências relativas aos processos de trabalho em Radioterapia. Serão estudados os conceitos e princípios de Física dos equipamentos de Radioterapia, protocolos de tratamento, simulação radioterápica e radioproteção, sendo desenvolvido com carga horária de 120 horas.

Os componentes curriculares relativos aos procedimentos em Medicina Nuclear e Radioterapia dos Módulos I e II podem ser desenvolvidos de forma concomitante ou independente.

ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULOS COMPONENTES CURRICULARES CARGA

HORÁRIA I Conhecimentos Específicos de Medicina Nuclear

- Bases Físicas e Tecnológicas Aplicadas à Medicina Nuclear

- Protocolos de Exames de Medicina Nuclear

- Normas de Radioproteção Aplicadas à Medicina Nuclear

- Atividades Práticas Monitoradas

120

II

Conhecimentos Específicos de

Radioterapia

- Bases Físicas e Tecnológicas Aplicadas à Radioterapia

- Protocolos de tratamentos de Radioterapia

-

Atividades Práticas Monitoradas

120

Total 240

(6)

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS A SEREM DESENVOLVIDAS MÓDULO I

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE MEDICINA NUCLEAR

Bases Físicas e Tecnológicas Aplicadas à Medicina Nuclear (40 horas) - Conhecer os princípios básicos de formação de imagens de Medicina Nuclear.

- Correlacionar o espectro de radiação eletromagnética dos principais radioisótopos empregados na medicina nuclear à formação da imagem cintilográfica.

- Conhecer o funcionamento da gama câmara e os princípios básicos de SPECT.

- Diferenciar características e funções de colimadores, câmara PET, circuitos de coincidência, detetores do estado sólido, detetores Geiger Muller, detetores a gás, detetores líquidos e espectrometria gama.

- Conhecer os fundamentos de equipamentos de PET.

- Conhecer os princípios de funcionamento e implicações operacionais das bases radioquímicas e da produção de radioisótopos.

- Conhecer e aplicar os processos de controle de qualidade em radiofarmácia. - Conhecer noções básicas sobre ciclotrons e aceleradores.

- Conhecer e aplicar conceitos básicos de informática na medicina nuclear.

- Identificar e analisar as implicações operacionais de filtros digitais e de mecanismos de correção para espalhamento e atenuação.

- Conhecer e utilizar as bases para o processamento em SPECT e a quantificação em SPECT.

- Conhecer normas de Radioproteção aplicadas à Medicina Nuclear para aferição da performance de medicina nuclear em aquisições planas e de SPECT.

- Conhecer normas de Radioproteção aplicadas à Medicina Nuclear e aplicar testes de controle de qualidade de resolução, de sensibilidade, de “tempo morto”, de linearidade, de uniformidade, de colimadores, de ECT e em calibradores de dose.

-

Protocolos de Exames de Medicina Nuclear (44 horas) - Correlacionar anatomia humana às imagens de Medicina Nuclear. - Conhecer as formas de pedidos de exames de Medicina Nuclear.

- Aplicar os cuidados específicos de Medicina Nuclear para os pacientes ambulatoriais e internados.

- Conhecer e utilizar os procedimentos para cintilografia óssea, de miocárdio, de pulmão, de vias biliares, renal, gastro-esofágica, da tireóide, das glândulas salivares, de pesquisa de corpo inteiro e com Gálio.

- Conhecer e utilizar o processamento digital para cintilografia óssea, de miocárdio, de pulmão, de vias biliares, renal, gastro-esofágica, da tireóide, das glândulas salivares, de pesquisa de corpo inteiro e com Gálio.

- Identificar a relação entre cintilografia óssea e SPECT. - Identificar a relação entre cintilografia de miocárdio e SPECT.

- Analisar as implicações clínicas e operacionais dos diversos procedimentos cintilográficos.

(7)

Normas de Radioproteção Aplicadas à Medicina Nuclear (12 horas)

- Conhecer os critérios específicos de medicina nuclear para a manipulação de radioisótopos.

- Conhecer os procedimentos para gerenciamento de rejeitos radioativos.

- Aplicar os procedimentos de radioproteção com radioisótopos, em situações de emergência.

- Conhecer os valores de dose de radiação, nos diversos procedimentos de Medicina Nuclear, quanto à exposição em trabalhadores e em pacientes.

- Conhecer os procedimentos de radioproteção, para os procedimentos terapêuticos com radioisótopos.

Atividades Práticas Monitoradas (24 horas) - Identificar os protocolos de medicina nuclear.

- Realizar aquisições de imagens cintilográficas.

- Identificar os radiofármacos utilizados na medicina nuclear.

- Reconhecer e aplicar as formas de radioproteção e gerenciamento de resíduos radioativos.

- Realizar práticas de simulação com Phantons.

- Reconhecer e aplicar os algoritmos de processamento digital de imagens. MÓDULO II

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE RADIOTERAPIA Bases Físicas e Tecnológicas Aplicadas à Radioterapia (40 horas)

- Identificar e analisar o funcionamento, mecanismos de ação e componentes dos equipamentos, tais como: simulador, unidades de megavoltagem (Acelerador Linear; Unidades de Cobalto-60), unidades de kilovoltagem (Terapia de Contato, Terapia Superficial, Ortovoltagem ou Terapia Profunda), equipamentos de braquiterapia (HDR / LDR ).

- Identificar e aplicar o princípio de ação e analisar os objetivos e implicações do uso do Portal Vision.

- Identificar e aplicar o princípio de ação e analisar os objetivos e implicações dos colimadores Multileaf.

- Conhecer os protocolos de controle de qualidade dos equipamentos. - Conhecer e aplicar conceitos básicos de planejamento radioterápico.

- Analisar e aplicar noções de planejamento de trabalho, face aos diversos tipos de tumores.

- Empregar as tabelas para planejamento de RXT e calcular campos simples de tratamento.

- Identificar e analisar a função dos filtros de compensação, das ceras e dos bolus. - Conhecer e aplicar noções sobre os equipamentos de planejamento RXT.

- Identificar e interpretar curvas de isodose (reconhecer pontos “frios” e pontos “quentes”).

(8)

Protocolos de Tratamentos de Radioterapia (60 horas)

- Conhecer as noções sobre neoplasias, formas de disseminação, metástases e marcadores tumorais.

- Aplicar os principais protocolos de tratamento para: cabeça e pescoço, cérebro, osso, pele, esôfago, fígado, pâncreas, pulmão, mama, bexiga, cérvix, vagina, útero, ovário, vulva, testículo, próstata, reto, ânus, leucemias, linfomas, sarcoma.

- Identificar e utilizar conceitos de: epidemiologia; história natural e locais de disseminação; quadro clínico - sintomas e sinais; tipos histopatológicos; diagnóstico; estadiamento / tratamento; doses máximas permissíveis.

- Conhecer o processo de simulação dos protocolos para o tratamento dos tumores de: sistema nervoso central, cabeça e pescoço, mama, pulmão, esôfago, fígado, pâncreas, cérvix, útero, vagina, vulva, ovário, bexiga, próstata, testículo, reto, ânus, linfoma, leucemia, sarcoma, osso, pele.

- Executar simulação e tratamento com diferentes técnicas: isocentro; distância foco - pele (DFP).

- Executar a indicação correta do imobilizador e dos acessórios a serem utilizados. - Posicionar o paciente com imobilizadores e acessórios, de modo a otimizar os

tratamentos.

- Conhecer e aplicar os conceitos relativos aos seguintes procedimentos de Radioterapia: radiocirurgia; intra-operatória; irradiação total da pele; irradiação de corpo inteiro - quanto a indicações, planejamento, doses, seqüelas, prognósticos e confecção de máscara para radioterapia conformada.

Atividades Práticas Monitoradas (20 horas) - Identificar os protocolos de radioterapia.

- Identificar os protocolos de planejamento radioterápico. - Identificar os procedimentos de máscaras e blocos.

- Reconhecer e aplicar os testes de controle de qualidade de imagens. - Realizar práticas de simulação com Phantons.

INDICAÇÕES METODOLÓGICAS

As competências profissionais constantes nos Módulos deste plano de curso serão desenvolvidas através de estudos em sala de aula, atividades em laboratório com simulações com Phantons, atividades práticas monitoradas e incursões a serviços de medicina nuclear e radioterapia, como prática profissional supervisionada.

Os Módulos que compõem o itinerário profissional deste plano de curso serão desenvolvidos por meio de situações diversificadas, similares às encontradas no contexto real do trabalho.

Na medida que se integram conhecimentos, habilidades e valores para a resolução de problemas suscitados, serão desenvolvidas, as competências necessárias para que os Técnicos Especialistas em Medicina Nuclear e Radioterapia possam enfrentar as mudanças decorrentes das inovações tecnológicas destas especialidades.

Através da resolução de problemas relevantes e da criação de oportunidades de interação, discussão e reflexão sobre questões e situações diversificadas, similares àquelas encontradas no contexto real do trabalho, integram-se as competências

(9)

profissionais requeridas pelo perfil profissional de conclusão, o que permitirá que os futuros especialistas possam enfrentar as mudanças decorrentes das inovações técnicas e tecnológicas.

O número mínimo de horas determinadas para cada Módulo será respeitado, porém a carga horária e a seqüência recomendada para desenvolvimento dos componentes curriculares que os integram poderão ser alteradas, face às necessidades de aprendizagem dos alunos, considerando o perfil profissional de conclusão. Esses componentes curriculares serão especificados no plano de trabalho elaborado pelos docentes e serão registrados em documento específico, de forma sintética, na medida e na seqüência em que forem desenvolvidos.

PLANO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS MONITORADAS - Acordo de Cooperação entre a Unidade que oferecer os cursos e a Instituição que

permitir a realização de práticas monitoradas em medicina nuclear e radioterapia. Este documento deverá definir as responsabilidades de ambas as partes e todas as condições necessárias à realização das atividades.

- Termo de Compromisso para as atividades práticas consignando as responsabilidades do aluno e da Instituição concedente do local, firmado pelo representante da Instituição e pelo aluno, intermediado pela Unidade que oferecer os cursos.

- Seguro de Vida em Grupo e Acidentes Pessoais para todos os alunos da especialização, com cobertura para todo o período de duração das práticas monitoradas.

- Ficha de Acompanhamento das práticas monitoradas, com registros diários feitos pelo aluno da especialização e vistados pelo supervisor.

Cada aluno da especialização deverá utilizar um dosímetro individual de radiação, com leituras mensais, sendo que o medidor de radiação será providenciado pela Unidade que oferecer o curso, mediante contrato com empresa credenciada pela CNEN.

5. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

As competências desenvolvidas anteriormente pelos alunos em cursos de nível técnico, desde que relacionadas com o perfil profissional de conclusão do Técnico Especialista em Medicina Nuclear e Radioterapia constantes deste plano de curso, poderão ser avaliadas para efeito de aproveitamento de estudos, no todo ou em parte, nos termos da legislação vigente.

As competências desenvolvidas no exercício profissional poderão ser aproveitadas, desde que integrem o perfil profissional de conclusão do Técnico Especialista em Medicina Nuclear e Radioterapia constante deste plano de curso, com a devida avaliação do aluno por uma comissão de profissionais especialistas, sendo pelo menos dois Técnicos em Radiologia e dois docentes do curso.

O aproveitamento de estudos, em qualquer condição, deverá ser requerido antes do início do Módulo, em tempo hábil para o deferimento pela direção da Unidade e a

(10)

análise e parecer dos docentes, com indicação de eventuais complementações. 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será contínua e cumulativa, sendo priorizados os instrumentos integradores de conteúdos curriculares e estimuladores da autonomia na aprendizagem, que envolvam atividades realizadas individualmente e em grupo e forneçam indicadores da aplicação, no contexto profissional, dos conhecimentos e habilidades desenvolvidos em situações de pesquisas, visitas, estudos de casos, estudo do meio, atividades práticas monitoradas e diagnósticos ou prognósticos de situações de trabalho reais ou hipotéticas.

Na definição das estratégias e dos instrumentos de avaliação, deve-se considerar que parte das competências a serem desenvolvidas diz respeito ao aprendizado de atitudes ou posturas e de conhecimentos e habilidades que freqüentemente se apresentem associados e que requerem uma perspectiva integradora.

Serão definidos critérios especiais para avaliação das atividades práticas monitoradas, consideradas como um momento privilegiado para avaliar o desenvolvimento do conjunto de competências que se requer dos profissionais especialistas em Medicina Nuclear e Radioterapia.

Será incluída a auto-avaliação, dentre as demais estratégias, para que os alunos possam incorporá-la, quando estiverem no mercado de trabalho, como um instrumento de aferição da qualidade de seu próprio desempenho profissional.

O resultado do processo de avaliação será expresso em menções:

ÓTIMO – capaz de desempenhar, com destaque, todas as competências exigidas pelo perfil profissional de conclusão;

BOM – capaz de desempenhar, a contento, todas as competências exigidas pelo perfil profissional de conclusão;

SUFICIENTE – capaz de desempenhar, no mínimo, as competências essenciais exigidas pelo perfil profissional de conclusão;

INSUFICIENTE - não capaz de desempenhar, no mínimo, as competências essenciais exigidas pelo perfil profissional de conclusão.

Será considerado aprovado aquele que obtiver, em cada Módulo, no mínimo a menção suficiente nas avaliações realizadas durante o processo de aprendizagem e a freqüência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional em cada módulo.

Para as atividades práticas monitoradas que compõem os Módulos I e II, as quais refletem situações do exercício profissional do técnico em medicina nuclear e radioterapia é desejável o cumprimento integral da totalidade da carga horária estabelecida.

Poderão ser aplicadas atividades complementares para o aluno que, aprovado na avaliação das competências, ultrapassar o máximo permitido para faltas no respectivo Módulo, desde que devidamente justificadas, conforme critérios estabelecidos pela Unidade.

(11)

A recuperação da aprendizagem será contínua sempre que o aluno apresentar dificuldades de aprendizagem ou menção Insuficiente, realizada concomitante ao desenvolvimento dos componentes curriculares, de acordo com as características de cada um e com as condições materiais e humanas existentes na Unidade. As estratégias utilizadas nesse processo devem adequar-se aos conteúdos e objetivos específicos de cada componente curricular.

Ter-se-á como reprovado aquele que, após o processo de recuperação, apresentar em cada Módulo menção Insuficiente, ou freqüência inferior a 75% da carga horária.

A clientela deverá ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso, bem como sobre as normas regimentais e os critérios de avaliação, recuperação, freqüência e promoção.

7. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

Salas de aulas devidamente mobiliadas, com sistema de projeção de slides, retroprojetor, computador, datashow, negatoscópios, televisão e sistema de vídeo. As simulações com Phantons serão executadas nos locais para as Atividades Práticas Monitoradas e desenvolvidas em parceria com as empresas e serviços de Medicina Nuclear e Radioterapia.

Acervo Bibliográfico

A.A.P.M. Radiation Therapy Committee TG n°24: physical aspects of quality assurance in radiation therapy. American Institute of physics, New York, 1984.

BARBARA CROFT – Single Photon Emission Computed Tomography – 1ª Edição - 1986 BASSETT, JACKSON, JAHAN, FU & GOLD Diagnosis of Diseases of the Breast

BERNIER, CHRISTIAN & LANGAN - Nuclear Medicine Technology and Techniques 4th BOMFORD, KUNKLER & SHERRIFF Walter & Miller's Textbook of Radiotherapy

Radiation Physics, Therapy and Oncology 5th ed.

BRIDIER, A, AND DUTREIX, A method for dose calculation based on the

recommendations of the new dosimetry protocols. Radiother. Oncol., submitted, 1991. CASTRO, A; ROSSI, G; DIMENSTEIN; R – Manual Prático de Medicina Nuclear – 1° Edição 2000.

CHERRY, SORENSON & PHELPS Physics in Nuclear Medicine 3rd ed.

CURTIS, H. J.: IN: EBERT, M. E HOWARD, A.: Current topics in radiation research. Amsterdam, North Holland Publ. Comp, 139.

Normas Da Comissão Nacional De Energia Nuclear e da Vigilância Sanitária para Medicina Nuclear e Radioterapia

DIMENSTEIN, R; HORNOS Y–Radioproteção Aplicada ao Radiodignóstico –1° Edição 2000.

(12)

F. DAVID ROLLO- Nuclear Medicine physics, instrumentation and Agent - 1ª Edição 1977 FOGELMAN, MAISEY & CLARKE Atlas of Clinical Nuclear Medicine 2nd ed.

MARIANA CABREJAS - SPECT una guia prática - 1ª Edição 1992

SCAFF, LUIZ ALBERTO MALAGUTTI. Física das Radiações – 2ª Edicão – 1999 STEVE WEBB – The Physics of Medical Image – 1ª Edição - 1988

WALTER HUDA, RICHARD SLONE – Review of Radiologic Physics – 1ª Edição 1995 8. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO

O corpo docente será constituído por Médicos, Biomédicos, Físicos e Técnicos em Radiologia habilitados, com registro nos respectivos conselhos federais, com experiência profissional comprovada na área médica e especialidades envolvidas.

Os representantes da área técnica deverão ser graduados, com experiência na coordenação de programas e cursos de educação profissional no âmbito organizacional e pedagógico.

9. CERTIFICAÇÃO

Àquele que concluir os Módulos I e II será conferido o certificado de Especialização Profissional de Nível Técnico em Medicina Nuclear e Radioterapia – área profissional de Saúde, subárea Radiologia Médica, registrado com validade nacional.

Referências

Documentos relacionados

Dentre as características que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho dos animais, que são mensuradas no rebanho de modo relativamente simples e têm interesse econômico,

Débitos tributários e condominiais (propter rem) serão sub-rogados no valor da arrematação (art. 908, § 1º, CPC), os quais ficam a cargo dos interessados a pesquisar e

[r]

Os dados do Quadro, e apesar das limitações que os números podem apresentar em virtude da falta de dados oficiais relativamente à estrutura sexual da emigração qualificada

Ao contratar um crediário, verifique as taxas de juros, o custo da emissão do boleto, bem como os prazos, e não analise somente o valor da prestação, pois você poderá pagar

4.4 – Chronic adolescent exposure to HU-210 did not persistently alter adult anxiety-like behavior in the EPM after a 30-day drug washout.. 4.5 – Chronic adolescent exposure to

Desenvolvendo hipóteses •  Criar hipóteses para um estudo quan2ta2vo evidencia que normalmente nós temos uma expecta2va para o resultado de uma pesquisa -> imaginamos ou

Equação do fator de intensidade de tensões escolhida a partir da tela de equações KI típicas ou do banco de dados Tamanho inicial da trinca, limitado pela largura w do