• Nenhum resultado encontrado

Comunicação: Turismo de Natureza e o Município de Aljezur

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunicação: Turismo de Natureza e o Município de Aljezur"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Comunicação: Turismo de Natureza e o Município de Aljezur

Exmos. Membros da mesa,

Exmo. Sr. Professor Adão Flores, Exmo. Sr. Eng. João Ministro, Srenhores empresários,

Minhas senhoras, Meus Senhores,

Se me permitem meus amigos,

Bem vindos a Aljezur! Um concelho com cerca de 90% do seu território, inserido em áreas naturais classificadas, como Rede Natura 2000, Reserva Ecológica Nacional ou Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Único concelho do País com 5 pré-finalistas às 7 Maravilhas Naturais de Portugal (PONTAL CARRAPATEIRA foi finalista), o concelho do País com mais pré-finalistas (6) nas 7 Maravilhas – Praias de Portugal e um dos dois únicos com duas finalistas (2), o que nos confere, desde já, o direito de dizer, que:

- 2 das mais belas praias do País, se localizam no nosso concelho; - e que 2 das 3 mais belas Praias de Arribas de Portugal são em Aljezur – Arrifana e Odeceixe.

Somos, orgulhosamente, Algarve, mas um Algarve diferente, autêntico, genuíno, gozando de uma unicidade autêntica, onde a natureza é rainha...

Reconhecemos nestes valores, os nossos principais “value drivers” de desenvolvimento. Um desenvolvimento que queremos sustentável, autêntico e estruturante para este território, para aqueles que aqui vivem e para aqueles que elegeram Aljezur para aqui concretizarem os seus investimentos.

Tempos houve em que esta realidade era entendida com uma “handicap” ao nosso desenvolvimento e crescimento!

(2)

O atual Projecto camarário, escrutinado em 2009 sempre pugnou pela máxima de que, RESIDIR OU TRABALHAR NUM MUNICÍPIO COMO ALJEZUR, QUE INTEGRA UM PARQUE NATURAL, TEM DE SER MOTIVO DE ORGULHO, NOTORIEDADE E HONRA MAS TAMBÉM DE OPORTUNIDADE!

Sabemos que o Turismo de Natureza representa uma oportunidade única para este território, mas, não é menos verdade, que este território, constitui um recurso inigualável para o turismo de natureza. E este, meus senhores, é um dos nossos principais objetivos – elevar Aljezur ao estatuto de destino de excelência do Turismo de Natureza, no Coração da Costa Vicentina, patente que registámos, porque é isso que somos - O CORAÇÃO DA COSTA VICENTINA!

Pena foi que o atual regulamento do PNSACV não tivesse tido este entendimento, em matéria de Turismo da Natureza, entenda-se Turismo em Espaço Rural! Relembramos que o anterior Plano permitia em 5 ou 30 ha, construção, reconstrução ou ampliação até 600m2 e o atual não permite qualquer tipo de construção, permitindo apenas ampliação até 150m2 ou 500m2 conforme a classe de espaço.

Relembre-se ainda que o PROT Algarve permite 2000m2, e quanto a mim era isso que deveria estar plasmado para as áreas parciais tipo 2 e complementares tipo 1 e 2, onde os valores ambientais e a biodiversidade em presença, o permitem.

Mais teria sido também importante que o atual Plano possibilitasse a captação de investimentos turísticos e de equipamentos de alta qualidade do ponto de vista hoteleiro, em extensão, de baixa densidade, sempre de baixa densidade, mas sempre ligados ao ambiente e biodiversidade!

Nunca, em circunstância alguma, defendemos ou defenderemos a massificação! Não é esse o nosso destino! Seria repetir os mesmos erros! Diria mesmo que seria “estúpido”!

(3)

Preservámo-nos até agora e temos este importante legado para deixar às gerações futuras!

Temos vindo a acompanhar e estudar estes mercados à algum tempo, (só para vos dar uma ideia, não exaustiva naturalmente, porque atendendo ao temas das intervenções seguintes, me parece que o tema será bem desenvolvido), permitam-me destacar:

Ø Um mercado de 22 milhões de viagens internacionais por ano na Europa

A procura principal de viagens internacionais de Turismo de Natureza na Europa, aquela para a qual este é o principal motivo da viagem, é composta por cerca de 22 milhões de viagens, de uma ou mais noites de duração. Este volume representa, aproximadamente, 9% do total das viagens de lazer realizadas pelos europeus.

Ø Que cresce a um ritmo anual acumulado de 7%

De acordo com estimativas realizadas, com base nos dados disponíveis, as viagens de Turismo de Natureza têm registado um crescimento situado à volta dos 7% ano.

Ø Alemanha e Holanda são os principais mercados emissores de viagens de Turismo de Natureza

A Holanda é o país que regista maior taxa de consumidores de Turismo de Natureza, com 25,4% do total das viagens realizadas pelos cidadãos desse país ao estrangeiro.

Contudo, em termos absolutos, é a Alemanha o principal mercado emissor, com mais de 5 milhões de viagens em 2004.

Ø 85% das viagens de Turismo de Natureza são de mais de 4 noites

Na Europa, a maioria das viagens de Turismo de

Natureza têm uma duração superior a 4 noites (84,8%). Ø Uma importante procura secundária

(4)

A procura secundária de Turismo de Natureza é o conjunto das viagens que obedecem a outras motivações principais (sol e praia, touring, etc.) mas nas quais os viajantes realizam, com maior ou menor intensidade, atividades relacionadas com a Natureza quando se encontram no destino.

Facilmente se percebe que este é um mercado extremamente atrativo, para o qual temos recursos de excelência, por isso posso-vos adiantar que o Município de Aljezur, tem já em curso uma intervenção estruturada a vários níveis, visando a consolidação da afirmação deste território neste importante nicho de mercado.

Consubstanciada não num grande projeto, o que aliás seria impensável no atual contexto socioeconómico, mas num conjunto de iniciativas, que se complementam e confluem num único sentido: afirmar este território como um destino de excelência para o Turismo de natureza.

Falo-vos da:

- Marcação, Sinalização e interpretação de Percursos de Natureza…

Ø a título exemplificativo: A Rota Vicentina, cuja primeira parte do troço será amanhã inaugurada e que integrará uma grande Rota Europeia;

Ø A Via Algarviana – Que atravessa o Algarve, pelo interior e que chegará a Aljezur nos próximos meses, interceptando a Rota Vicentina, exatamente em Aljezur;

Ø O Circuito histórico-cultural de Aljezur.

- BTT; Desporto Aventura; Tracking; Birdwatching, etc.

- Ecovias – a desenvolver no âmbito do programa Polis Sudoeste, que visa a criação de percursos pedestres e clicáveis ao

(5)

longo de todo o Parque Natural, com ligação dos principais núcleos urbanos a algumas das praias.

- Instalação de pequenas estruturas de apoio ao Birdwatching.

Todas estas iniciativas (e outras que estão, neste momento, em análise) serão integradas através de um centro de valorização de recursos endógenos, que terá, entre outras, as funções de:

- centro de acolhimento de turistas;

- divulgação da oferta existente no território; - oficinas interativas de conhecimento e tradição; - sensibilização ambiental;

- preservação de património genético autóctone.

- A valorização dos produtos locais – recordo-vos o trabalho desenvolvido na certificação da Batata Doce de Aljezur, a que se seguirão outros produtos (amendoim);

Estamos neste momento a trabalhar, para em 2013 recebermos em Aljezur a 1ª Bienal Internacional de Turismo de Natureza, uma feira especializada e direcionada para este mercado.

Como se compreenderá, de nada servirá o Município investir nesta estratégia (sejam recursos humanos, técnicos, financeiros ou logísticos), se não funcionarmos todos em rede, a Câmara, os empresários, a Universidade, e demais entidades públicas e privadas com responsabilidade e interesse neste território. Diria mesmo que todos, ainda somos poucos.

(6)

Não adianta desenvolver ações, visando atrair a este território turistas de qualidade, amantes da natureza, se o território não estiver dotado da oferta capaz de satisfazer as suas necessidades, quer sejam empresas de animação turística, restaurantes, unidades de alojamento, guias, etc. e é precisamente por isso que desde a primeira hora apoiamos esta iniciativa que visa a criação informal de uma Rede de Turismo de Natureza.

Agradeço por isso ao Sr. Professor Adão Flores pela sua iniciativa, bem como a todos vós, que, com a vossa presença e contributos, certamente não deixarão de nos transmitir a certeza que esta é já uma aposta ganha por este Município e que, em conjunto e só em conjunto, seremos capazes, como se diz em Aljezur, “levar a água ao nosso moinho”.

Nada do que referi é fácil!

Se o fosse não teria provavelmente “piada” e já estaria feito!

Finalmente, dar os parabéns e agradecer a todos quantos já integram a importante rede municipal de turismo em espaço rural/turismo da natureza, bem como a todos os que lhe estão associados.

Sr. Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Dr. José Amarelinho

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de