• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO ADUFEPE NOVEMBRO - ANO 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO ADUFEPE NOVEMBRO - ANO 2020"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Conheça as chapas

que concorrem à

eleição e as respectivas

propostas para a nova

Diretoria da ADUFEPE

INFORMATIVO

ADUFEPE

| NOVEMBRO - ANO 2020

ELEIÇÃO ADUFEPE

2020

DIA

E

2

DE

DEZEMBRO

(2)

CHAPA 1

EM NOME DA LUTA: FORTALECER

O ANDES, MUDAR A ADUFEPE

Aos Professores e Professoras da UFPE,

Aproxima-se o momento em que tomaremos uma séria decisão sobre os destinos de nossa Associação, a ADUFEPE, por meio das eleições para sua diretoria. Não se trata de uma eleição ordinária, visando apenas a substituição de um grupo dirigente por outro. Há algo mais grave e que precisa ser levado em alta consideração e que diz, inicialmente, respeito à conjuntura política que estamos vivendo, com os ataques sistemáticos que atingem o serviço público em geral e a universidade pública em particular. Trata-se de ataques aos direitos trabalhistas, previdenciários, à autonomia universitária, aos cortes no financiamento público, tudo acompanhado de um projeto de reforma administrativa que terminará por minar a própria ideia republicana de “ser-viço público”.

No momento em que precisamos de uma entidade associativa forte e disposta a enfrentar tais desafios, o que vemos é uma Diretoria que tenta, desrespeitando deci-sões de Assembleia, se desligar da principal associação sindical de docentes do ensi-no superior (ANDES-SN). Sem esse vínculo nacional seremos apenas uma entidade politicamente isolada e sem força agregativa para os combates que se avizinham. A atual gestão parece promover, de fato, uma deliberada e preocupante política de desmobilização da categoria, transformando uma entidade cuja história foi feita de im-portantes conquistas e de combates decisivos para a manutenção de uma certa ideia de universidade (pública, autônoma, democrática), num sindicalismo de prestação de serviços, como se se tratasse de uma simples e despolitizada relação entre presta-dor e cliente. É óbvio que uma associação profissional tem a obrigação de prestar a melhor assistência possível aos seus associados, como categoria profissional ativa ou aposentada, zelando pelas suas condições de trabalho e, sobretudo, por uma vida pessoal digna.

Este quadro, acima rapidamente esboçado, exige não apenas a ampliação e apro-fundamento do debate em torno de propostas, mas uma intervenção mais decisiva a fim de recuperar o espírito que marcou aquela história: recuperar o escopo demo-crático da entidade, respeitando as decisões da soberana Assembleia, introduzindo uma política transparente de controle financeiro, fortalecendo nossa vinculação ao ANDES-SN e convocando a categoria dos professores para os grandes desafios que a conjuntura atual impõe. Propomos, além disso, e no mais estrito respeito ao nosso Regimento, a convocação de eleições presenciais que a atual situação sanitária do país impede, impondo-nos, deliberadamente, um mandato transitório.

(3)

CHAPA 1 – EM NOME DA LUTA: FORTALECER O ANDES, MUDAR A ADUFEPE

No momento em que se aproxima a eleição para a nova diretoria da ADUFEPE, não custa lembrar a todos os associados, os princípios que regem nossa proposta de Associação, esperando que você, professor e professora, possa imaginar que não se trata de uma simples mudança de Direção, mas de afirmar as bases que sus-tentarão nossa entidade numa luta de natureza republicana da qual não podemos nos demitir, como professores de uma universidade pública.

Eis porque, DEFENDEMOS a luta por direitos e a consolidação desses direitos por melhores condições de trabalho, salário e carreira.

Além disso é preciso discutir amplamente com a categoria os efeitos do TRABA-LHO REMOTO pelo qual grande parte dos docentes vem passando ao dividir a di-nâmica dos seus lares e do seu cotidiano familiar com este tipo de ensino.

SUSTENTAMOS um sindicato que, de fato, preze pela democracia interna, e que não se feche na burocracia nem nas decisões de cúpula e tenha uma relação hori-zontal com a categoria e que, de fato, se preste a discutir amplamente as demandas internas da categoria com transparência, apontando claramente a sua viabilidade e sustentabilidade.

CHAPA 1: EM NOME DA LUTA: FORTALECER O ANDES, MUDAR A ADUFEPE

Presidente: Petronildo Bezerra da Silva

1ª Vice-presidente: Elaine Judite de Amorim Carvalho 2ª Vice-presidente: Juliana Teixeira Esteve

1ª Secretária: Larissa Verbisck Alcântara Bonfim 2º Secretário: Marco Antônio Fidalgo Amorim

1º Tesoureiro: Airton Temistocles Gonçalves de Castro 2º Tesoureiro: Atenágoras Oliveira Duarte

Suplente de 2ª Vice-presidente: Flávio Henrique Albert Brayner Suplente de 2º Secretário: Rodrigo Cézar Luna dos Santos Suplente de 2º Tesoureiro: Renato Machado Saldanha

CHAPA 1

CHAPA 1

É em função deste quadro político e institucional, que avaliamos como portador de graves e preocupantes consequências para a vida institucional e de nossa categoria, que apresentamos a Chapa 1 “EM NOME DA LUTA: FORTALECER O ANDES, MU-DAR A ADUFEPE. Contamos com o seu apoio neste projeto de direção da Adufepe.

(4)

CHAPA 1

CHAPA 1

O Fórum Renova ANDES SN conclama a todos/as a comparecerem às urnas dias 01 e 02 próximos e votarem para fortalecer o ANDES-SN. Queremos a ADUFEPE NO ANDES SN.

(Celi Taffarel, FÓRUM RENOVA ANDES-SN)

A chapa 1 representa uma história de resistência, lutas e conquistas do movimento docente que se construiu e se constrói com autonomia e independência. Estamos em um contexto de ataques à educação pública e a categoria docente com a diminuição do orçamento para educação, o desrespeito à autonomia universitária, o projeto de reforma administrativa, etc. Tudo isso exige um enfrentamento corajoso, forte e combativo que precisa ser construído em unidade com os demais servidores públicos e o conjunto da classe trabalhadora. A Chapa 1 tem o compromisso com a luta, com a construção da uni-dade e com o fortalecimento do ANDES-SN.

(Rivânia Moura, Professora da UERN, Presidenta eleita para o ANDES-SN – ges-tão 2020/2022)

“Declaro meu apoio à CHAPA 1. Participei de 6 diretorias da ADUFEPE, duas como presidente. Nossa entidade foi atuante, democrática e autônoma. Tivemos vitórias que consolidaram a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. O momento exige uma grande mobilização de todos e capacidade de diálogo com toda sociedade para enfren-tarmos a implementação do projeto de desmonte das universidades públicas. Para isso, defendemos uma luta intransigente em defesa da categoria Docente, a democratização da gestão da ADUFEPE

(Malu Aléssio, ex-presidente da ADUFEPE, ex-presidente regional do ANDES-SN, Ex-Secretária de Educação do Recife e ex-Diretora de fortalecimento e apoio à ges-tão Educacional da SEB/MEC).

“Apoio a chapa 1 pelos seus compromissos claros e firmes com a defesa da Universi-dade pública e de qualiUniversi-dade”

(Michel Zaidan, Professor do CFCH/UFPE)

Expresso meu apoio irrestrito à chapa 1. Em uma conjuntura onde o Governo Federal desconhece a importância do conhecimento científico, as universidades correm grande risco como as intervenções nas listas tríplices de escolha dos reitores. É preciso defen-der nossas universidades em torno dos princípios e identidade que fundaram nossa his-tória nesses 30 anos: defesa da autonomia universitária, expressa pela manutenção da universidade pública, gratuita de qualidade, compromissada socialmente; financiamento público, formação de qualidade dos nossos estudantes, cooperação internacional solidá-ria, carreira nacional baseada nos concursos públicos, escolha pela comunidade de seus reitores. Esses são os princípios históricos que a chapa 1 sempre defendeu.

(5)

ADUFEPE A SERVIÇO DOS PROFESSORES

CHAPA 2: COMPROMETIDA COM OS DOCENTES DA UFPE

Firmes em nossa consciência do papel deste sindicato, nós docentes que compomos a CHAPA 2 - ADUFEPE A SERVIÇO DOS PROFESSORES permaneceremos, durante

toda a gestão, vigilantes e fortes na defesa da categoria docente, da UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. Faremos a interlocução com os demais seg-mentos da comunidade universitária, de maneira respeitosa e independente à gestão

da universidade e ao governo federal, consolidando o papel de um sindicato autônomo e representativo de seus sindicalizados.

A ADUFEPE é a principal organização em defesa dos interesses da categoria do-cente da UFPE. Sua eficiência nesta tarefa exige uma participação contínua da

catego-ria, para que ela seja, como vem sendo ao longo de seus 41 anos, autônoma, democráti-ca e ativa. Nosso compromisso é ampliar a participação docente na vida da ADUFEPE,

para termos mais força na luta em defesa de nossos direitos, da universidade pública gratuita e de qualidade, da soberania nacional, da democracia e do Estado de direito.

Para atingir estes objetivos iremos aperfeiçoar, mais ainda, o que tem sido feito na última gestão, a comunicação entre os docentes e a ADUFEPE de forma que a maioria dos docentes possam participar dos debates de ideias fundamentais para convivência democrática.

Assumimos os seguintes compromissos:

1– Campanha salarial 2021/2022, tendo como meta a melhoria salarial anual acima da inflação e melhoria da carreira docente nas IFES;

2 – Promover debate sobre o papel do sindicato, em nível nacional e local;

3 – Melhorar os espaços de convivência para fortalecer a participação dos docentes dos campi da UFPE na ADUFEPE;

4 – Dar celeridade aos processos de interesse dos docentes;

5 – Lutar contra a aprovação no Congresso Nacional de Leis que prejudiquem os interes-ses da categoria docente e da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

CHAPA 2 - ADUFEPE A SERVIÇO DOS PROFESSORES

Presidente – José Cristovam Martins Vieira

1º Vice-presidente – Maria Teresa Lopes Ypiranga

2º Vice-presidente – Erlene Roberta Ribeiro dos Santos 1º Secretária – Julianna Ferreira Cavalcanti de Albuquerque 2º Secretária – Zélia Granja Porto

1º Tesoureiro – Gorki Mariano

2º Tesoureiro – Eronivaldo Fernando Dantas Pimentel

Suplente do segundo Vice-presidente – Gilberto Gonçalves Rodrigues Suplente de segunda Secretária – Helena Maria Barros Padilha

(6)

CHAPA 2: COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NA ADUFEPE

Nós, professores que compomos a CHAPA 2 - ADUFEPE A SERVIÇO DOS PROFES-SORES consideramos o sindicato um instrumento de luta de todos os docentes os quais,

por direito, devem participar de todas as atividades sindicais desenvolvidas. Portanto, para concretizar nossos objetivos consideramos essencial a unidade dos docentes,

independentemente de suas posições políticas, partidárias, religiosas, etc.

Temos como compromisso manter a ADUFEPE como um local de permanente fórum de debates de ideias, garantindo a plenitude democrática interna que sempre

deseja-mos e buscadeseja-mos implementar. Iredeseja-mos aperfeiçoar, ainda mais, a comunicação com cada docente, ouvir seus principais interesses e desenvolver mecanismos para atendê-los de forma que cada um sinta-se mais e mais pertencente à ADUFEPE.

Criaremos todos os mecanismos possíveis para que os docentes da UFPE partici-pem do dia a dia da ADUFEPE, de forma presencial (quando da volta a normalidade) ou

por meio da comunicação virtual, como forma de integrá-los na luta, contando com suas contribuições ao debate e deliberações para fortalecer a defesa da autonomia das uni-versidades públicas, da soberania nacional, da democracia e do Estado de Direito,

fundamentais para a convivência humana.

Conheça os nossos Eixos de Ação:

1 – Defender a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade; 2 – Lutar pelo Estado Democrático e de Direito;

3. a - Articular a luta nacional pela melhoria salarial e da carreira docente;

3. b - Lutar por mais verbas para IFES, visando garantir melhores condições de trabalho, espaço físico, equipamentos, verbas para ensino, pesquisa e extensão de maneira equitativa nos campi;

4 – Continuar a articulação nacional em defesa da isonomia entre ativos e aposentados; 5 – Defender os interesses dos professores aposentados, em especial no que se refere a

um seguro saúde mais acessível;

6 – Garantir a plena transparência na gestão, inclusive no que se refere à relação gestão financeira e ao papel do sindicato, com acompanhamento e avaliação pelo Conselho Fiscal e de Representantes, além das Assembleias Gerais;

7.a – Promover debates nos Departamentos sobre a importância da participação do re-presentante de cada Departamento no Conselho de Rere-presentantes, para a que a ADUFEPE realmente defenda os interesses da categoria e construa cada vez mais uma gestão colegiada com vista a fortalecer nosso sindicato;

7.b - Realizar debates com temas de interesse da comunidade acadêmica e daqueles de interesse reivindicados por docentes;

8 - Fortalecer a Frente Pernambucana em Defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade e participar das demais frentes, com este mesmo objetivo, em nível nacional;

9 – Participar de forma ativa do movimento nacional em defesa da ciência, tecnologia e inovação;

10 – Debater a questão dos seguros saúde, visando criar o SEGURO SAÚDE ADUFEPE para reduzir altos gastos que consomem grande parte do salário, considerando os estudos de viabilidade já realizados na gestão que está findando.

(7)

CHAPA 2 - ADUFEPE A SERVIÇO DOS PROFESSORES

Os professores que constituem a CHAPA 2 - ADUFEPE A SERVIÇO DOS PROFES-SORES, com objetivo de concorrer nas eleições para conduzir nosso sindicato ADUFEPE

no biênio 2021-2022, conscientes da conjuntura política nacional profundamente desfa-vorável à universidade pública e ao serviço público em geral firmam compromissos em

respeito à pluralidade de opinião por entender que a democracia é construída através

do debate das diferenças de opiniões. Desta forma, seremos intransigentes na defesa da universidade pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada.

Nos últimos tempos são inúmeros os ataques à autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que se refletem nos cortes lineares de verbas (incluindo bolsas de pesquisa, mestrado e doutorado) e desrespeito às suas deliberações, em especial as relativas à sua democracia interna e autonomia, como por exemplo o direito de escolha pela comunidade universitária de seus dirigentes.

Ainda defendemos que, a luta pela revogação da Emenda Constitucional 95 (PEC 95) torna-se imperiosa tendo em vista que esta impõe o congelamento de investimentos no setor público, cujos reflexos na saúde e educação são graves. Nas universidades se ex-plicita nos cortes de verbas para ensino, pesquisa, extensão, de bolsas para pós gradua-ção e falta de apoio à produgradua-ção científica. Nossa Chapa 2 - ADUFEPE A SERVIÇO DOS PROFESSORES consciente da importância das IFES para soberania nacional firma o compromisso de lutar contra toda e qualquer medida que venha a pôr em risco os direitos dos servidores públicos, a melhoria do salários dos docentes e de nossas

car-reiras, bem como de todas as condições necessárias ao desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Nesta perspectiva nosso eixo principal será a defesa da UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, AUTÔNOMA E DE QUALIDADE. Para atingir este objetivo promoveremos

debates e articulações locais, regionais e nacionais, para atingirmos uma mobilização

forte com o fim de defender a educação nacional, a pesquisa, a extensão, a formação de professores, nossa carreira docente e lutar pela melhoria salarial, de condições

de trabalho e de valorização do professor, associada à defesa dos direitos da classe tra-balhadora, hoje seriamente comprometidos.

CHAPA 2 - ADUFEPE A SERVIÇO DOS PROFESSORES

Presidente – José Cristovam Martins Vieira

1º Vice-presidente – Maria Teresa Lopes Ypiranga

2º Vice-presidente – Erlene Roberta Ribeiro dos Santos 1º Secretária – Julianna Ferreira Cavalcanti de Albuquerque 2º Secretária – Zélia Granja Porto

1º Tesoureiro – Gorki Mariano

2º Tesoureiro – Eronivaldo Fernando Dantas Pimentel

Suplente do segundo Vice-presidente – Gilberto Gonçalves Rodrigues Suplente de segunda Secretária – Helena Maria Barros Padilha

Suplente de segundo Tesoureiro – José Amaro dos Santos Silva

(8)

Veja como votar na

eleição da ADUFEPE

A Adufepe estará à disposição para tirar qualquer dúvida através do Suporte ao Eleitor pelo telefone:

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

“Ao lado das formas diversas de vida consagrada, acrescentam-se as sociedades de vida apostólica, cujos membros, sem os votos religiosos, buscam a finalidade apostólica própria da

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Finally, initial growth index corresponds to individual condition of the 60 first days of life of individuals and, like recent growth’ index, there is probably