• Nenhum resultado encontrado

AUTOR(ES): GRAZIELLI HELENO SANTANA, FABRICIO CUNHA DA SILVA, SUELLEN SANCHO SERRANO GUARDIOLA, THOMAS PAIXÃO ANDOZIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUTOR(ES): GRAZIELLI HELENO SANTANA, FABRICIO CUNHA DA SILVA, SUELLEN SANCHO SERRANO GUARDIOLA, THOMAS PAIXÃO ANDOZIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: " A EDUCAÇÃO COMO PORTA PARA OS DIREITOS" TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: DIREITO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE PERUIBE INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): GRAZIELLI HELENO SANTANA, FABRICIO CUNHA DA SILVA, SUELLEN SANCHO SERRANO GUARDIOLA, THOMAS PAIXÃO ANDOZIA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): MARIA CRISTINA GONTIJO PERES VALDEZ SILV ORIENTADOR(ES):

(2)

Título: “A educação como porta para os direitos. ” 1. RESUMO

Este trabalho pretende apresentar a importância da educação na sociedade como forma de promoção do acesso para os direitos dos cidadãos. Em situações em que a ausência de instrumentos de informação é utilizada como forma de oprimir os que não possuem acesso ao conhecimento, parte-se da premissa que, a educação derruba ou constrói um Estado, pois é um instrumento que liberta seus cidadãos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Direito; Sociedade.

2. INTRODUÇÃO

O acesso à educação está previsto no artigo 6º. da Constituição Federal de 1988 como um direito social de todo o cidadão. Por outro lado, o tema é complexo. Constata-se, através de estatísticas e estudos do editorial “ Acesso à educação” por Portal Brasil1, que parte dos cidadãos brasileiros desconheça a

educação como um campo que abrange umas das portas para o acesso aos direitos individuais. Educação é sinônimo de liberdade e de igualdade, direitos previstos no artigo 5º. do mesmo Diploma Constitucional.

3. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é demonstrar que a educação é uma ferramenta efetiva para garantir ao indivíduo o verdadeiro exercício da cidadania, pois, tendo ciência dos seus direitos e deveres, o cidadão pode reivindicá-los com propriedade perante o Estado.

Durante muito tempo a educação foi um privilégio para poucos, pois somente aqueles que tinham poder (aqueles que detinham o capital) eram os que possuíam acesso à informação. Consequentemente, os que não tinham acesso à educação se caracterizavam como oprimidos, e, de certa forma, também consideradas pessoas ignorantes e desprovidas de senso crítico e social.

(3)

Symonides (2003), destaca:

... E quanto mais avançar a educação para os direitos humanos, também avançarão as possibilidades de construirmos alternativas de desenvolvimento que valorizem a vida e a justiça. Certamente a luta por um ideal comum, que começa pelo reconhecimento do direito de todas as pessoas ao patrimônio comum de conhecimento historicamente produzidos pela humanidade, e que deve possibilitar a todos padrões mínimos que qualificam a existência, configura-se como uma luta incessante em que cada um, cotidianamente, deverá dar sua contribuição. Daí a importância de um processo permanente de educação que acompanhe toda a vida (p. 17)

Com a criação do Estado Social, a educação recebeu o status de “direito” para todos, de forma que, até as pessoas mais pobres poderiam ter acesso a ela. Posto isso, as pessoas que detém os poderes em estados autoritários ou menos desenvolvidos temem a influência positiva que o conhecimento pode proporcionar aos cidadãos. Uma população esclarecida e informada desenvolve a concepção de que pode lutar pelos seus direitos que estão assegurados em lei, ou mesmo, reivindicar mudanças legislativas em prol da sociedade.

Assim como determina o artigo 205 da CF de 1988:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

4. METODOLOGIA

Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e científicas, que abordam o tema da “Educação e Direitos Humanos”. E com isso, foi possível contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do assunto abordado.

(4)

5. DESENVOLVIMENTO

O direito, a educação e a sociedade estão envoltos em uma correlação intrínseca e dinâmica. Em face do difícil contexto histórico de desenvolvimento dos direitos humanos e com suas repercussões políticas e sociais, o conceito de educação ligada ao exercício de direitos políticos, mostrou-se defasado. Para que o indivíduo seja ciente de seus direitos é necessária uma base de conhecimento eficiente aplicada pelo Estado, para que assim se desenvolva um cidadão consciente da efetivação de seus direitos na sociedade.

6. REFERENCIAL TEÓRICO 6.1 CONCEITO DE EDUCAÇÃO Paulo Freire (2002):

Paulo Freire acredita que a educação é um processo humanizante, social, político, ético, histórico, cultural e afirma: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. 2

6.2 CONCEITO DE DIREITO Immanuel Kant (2003):

O direito é o conjunto de condições por meio das quais o arbítrio de um pode estar em acordo com o arbítrio de um outro, segundo um a lei universal da liberdade.3

6.3 CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS

2 Disponível em:

<http://unifacs-escola-ensino-aprendizagem.blogspot.com.br/2013/05/grupo-i-paulo-freire.html>

3 Disponível em:

(5)

A Organização das Nações Unidas – ONU define os direitos humanos como: Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.4 A Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 consagra o

direito à educação como um direito humano fundamental.

6.4 A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL

Partindo da análise dos conceitos de educação e de direito, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e da Constituição Federal, a pesquisa em andamento reforça a necessidade de que os Estados signatários se obriguem a promover políticas de educação em seus países. A educação é responsável, portanto, pela transmissão de valores que dignificam o homem, dando-lhe a capacidade de pensar, raciocinar e julgar sobre o que dando-lhe é apresentado, além de proporcionar o acesso a outros direitos fundamentais mencionados pela Declaração. (FERREIRA; DOS SANTOS, 2016).

7. RESULTADOS

A partir das pesquisas realizadas acerca dos temas voltados para a educação e para a efetivação dos direitos, constata-se que a educação deve ser uma prioridade para o Estado democrático de direito, assim sendo, a melhor forma de uma sociedade se tornar mais justa e solidária. O conhecimento auxilia na interação social dos cidadãos de sociedades mais avançadas e torna os indivíduos não manipuláveis e atentos ao cumprimento de seus deveres, e conscientes de seus direitos.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa cientifica “A educação como porta para os direitos. ”, buscou ressaltar a importância da efetivação do direito e da educação pelos Estados signatários da Declaração Universal dos Direitos Humanos como um direito

(6)

fundamental. Constata-se que a educação contribui para o processo de transformação dos indivíduos, e que sua efetivação como política púbica por parte dos Estados promove uma base sólida para o conhecimento e a realização de dos direitos individuais e sociais.

9. FONTES CONSULTADAS

BRASIL Portal. Acesso à educação. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2009/11/acesso-a-educacao. Acesso em: 06/05/2017

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <https://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_205 _.asp>. Acesso em: 07/05/2017.

FERREIRA, Moisés Eugênio. DOS SANTOS, Renato Augusto. A Educação como Direito Humano Fundamental. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa em Direito – CONPEDI. Curitiba, 2016. Disponível em: https://www.conpedi.org.br/publicacoes/02q8agmu/56tv1cja/11av5BshvIpFmeYn.pdf. Acesso em 06/06/2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em: <http://unifacs-escola-ensino-aprendizagem.blogspot.com.br/2013/05/grupo-i-paulo-freire.html>. Acesso: 12/05/2017.

KANT, Immanuel. A Metafísica dos Costumes. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro,

2003. Disponível em:

<http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7434>. Acesso em: 06/06/2017.

ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf. Acesso em: 06/06/2017. ONUBR. Organização das Nações Unidas no Brasil. O que são os direitos humanos. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/>. Acesso em: 06/06/2017.

(7)

SYMONIDES, J. Novas dimensões, obstáculos e desafios para os direitos humanos: observações iniciais. In. SYMONIDES (Org.) Direitos Humanos: novas dimensões e desafios. Brasília: UNESCO Brasil, Secretária Especial dos Direitos Humanos, 2003.

p.17. Disponível em:

<http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Direito/Direitos_humanos.pdf>. Acesso em: 09/05/2017.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Como consequência da baixa ou ausente fitointoxicação visual verificada com as aplicações no solo franco-argilo-arenoso Tabela 5, assim como ocorreu para o arenoso, não foi

Sobre o mecanismo causal, foi verificado que atle- tas de nível nacional/internacional apresentaram maior frequência de lesão em exercícios aeróbicos (10,29%) do que os de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o