• Nenhum resultado encontrado

COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

COMPLEMENTAÇÃO DA

APRENDIZAGEM

Anos Finais (6º ao 9ºAno) – EJA (VI a IX Fase)

Unidade de Ensino: E. M. ALICE CANELLAS DA SILVEIRA

Professor(es): Ailton Moraes, Alessandra Soares, Carlos Tadeu, Christian Mello, Felipe Nascimento, Luana Oliveira, Helena Faria, Juliano Da Silva, Leandro Caseiro Luiz Filipe, Rafael Almarão, Rafaela Pereira, Renata Apolinário, Rosana Paiva, Sandra Dias, Sandro Selano, Theresa Christina, Valdinéa Chaves e Wagner.

Aluno(a): Turma: 900/901/902/903 Turno: 1º E 2º TURNO Período de Complementação: De 20/07 a 31/07/2020 Justificativa:

A Educação na Rede de Ensino Municipal de Iguaba Grande segue as orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE, através do parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28/4/2020, homologado e publicado no DOU em 02/06/2020 pelo Ministério da Educação em 30/04/2020, que traça diretrizes para a (re)organização do calendário escolar e a aplicação de atividades não presenciais.

Dessa forma, destaca-se a importância da organização do Material de Complementação da Aprendizagem de forma adequada, a fim de atender o Parecer do CNE, garantindo a qualidade exigida pelo órgão e o cômputo das atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual em razão da Pandemia da Covid -19.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGUABA GRANDE

2020

Querido Aluno! Querida Família!

O Tempo passa devagar e, quando percebemos, março, abril, maio e junho ficaram em um passado distante. Se pensarmos neste passado, lembraremos de momentos, pessoas e de como poderíamos ter mudado comportamentos, atitudes e falado outras palavras.

Com certeza, nosso baú de memórias está cheinho de lembranças positivas e saudades imensas dos nossos amigos e amigas, das brincadeiras, dos nossos parentes e das atividades carregadas de conhecimentos que os queridos professores nos ensinaram e ensinam nas escolas.

Pensando nisso, não podemos deixar de (re)viver um momento tão importante para a Educação do nosso Município: a Feira Literária de Iguaba Grande - FLIG.

A “Feira Literária de Iguaba Grande” – FLIG foi elaborada com base na Lei 1001/2011, de 11 de julho de 2011 que instituiu a Feira do Livro de Iguaba Grande no calendário escolar anual de eventos do da rede de ensino do município de Iguaba Grande. A FLIG tem por objetivo principal contemplar a realização de campanhas de estímulo à leitura, e as demais formas de cultura como a de lançamentos literários, artes plásticas, apresentações teatrais e musicais entre outras. No ano de 2020, com as aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Iguaba Grande suspensas,

a partir do dia 16/03, em virtude da pandemia do Coronavírus que assola o nosso país e o mundo, e considerando as medidas preventivas sociais, de saúde e sanitárias, a fim de conter a disseminação do vírus COVID-19, a nossa FLIG não poderá ser realizada de forma presencial.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, propõe a realização da FLIG à Distância, com o objetivo de ressignificar o estímulo do hábito da leitura, exposições e apresentações dos alunos de forma não presencial.

Convidamos nossos queridos alunos e famílias a participarem conosco desse momento tão emblemático para todos nós.

Desejamos que todos estejam bem e com saúde, cumprindo todas as medidas preventivas de o autocuidado.

Assim, logo, logo estaremos de volta à nossa Escola. Receba o nosso carinho e até breve!!!

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Feira Literária de Iguaba Grande - FLIG

(FLIG À DISTÂNCIA)

“Um Brasil de muitas faces...”

(2)

Professor(es):

Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07/2020 a 31/07/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9º ANO LP I (Gramática) 8 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

AS MUITAS FACES DE UMA OBRA

“Um Brasil de muitas faces...”

Para a “FLIG a distância”, será trabalhada a obra-prima “Auto da Compadecida”, do escritor brasileiro Ariano Suassuna. Escrita em 1955, foi levada ao palco pela primeira vez em 1956, no Teatro Santa Isabel. “Auto da Compadecida” é uma peça dividida em três atos e tem como pano de fundo o sertão nordestino. A obra foi uma das primeiras produções teatrais a carregar forte na tradição popular.

Caracterizada pela marcante presença do humor, a conhecida história ganhou um público ainda mais amplo em 1999, quando foi adaptada para a televisão (uma minissérie) e, no ano seguinte, virou longa metragem.

As aventuras de João Grilo e Chicó fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e retratam com fidelidade o dia a dia daqueles que lutam pela sobrevivência em um meio adverso.

Vamos conhecer um pouco dessa obra, para realizar algumas atividades?

1. Leia o livro “Auto da Compadecida”, do escritor Ariano Suassuna.

Se preferir, acesse o link:

https://www.downloadgratuito.co/livro/o-livro-auto-da-compadecida-pdf

2. Não sendo possível ler o livro, assista ao filme “Auto da Compadecida”, baseado na obra do escritor Ariano Suassuna.

Se preferir, acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=8jr-UGZ4eo0

3. Faça um resumo do livro/filme.

4. Escolha um trecho do livro ou uma cena do filme que mais lhe chamou a atenção, de que você mais gostou.

5. Escolha 1 (uma) das duas propostas apresentadas abaixo. PROPOSTA 1

> Grave um vídeo (no estilo Challenge, por exemplo), apresentando o resumo do livro/filme ou a cena de que você mais gostou.

> A atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo.

> Se a opção for pelo trabalho em grupo, cada aluno deverá filmar sua parte em sua respectiva casa e um membro do grupo deverá ficar responsável pela edição do material.

SANDRA DIAS

(3)

PROPOSTA 2

> Confecção da pizza literária. Verifique as imagens anexas. > Atividade individual.

ETAPAS:

- Dividir uma circunferência, correspondente ao tamanho de uma pizza grande, em pelo menos 4 (quatro) partes.

- Cada fatia da “pizza” deve representar um aspecto: * principais personagens;

* enredo;

* espaço em que a história se desenvolve; * cena de que mais gostou.

- A pizza literária pode ser de um tamanho maior e pode conter mais fatias, devendo ser apresentados outros aspectos sobre a obra, a critério do(a) aluno(a): características de algum personagem em especial, informações sobre o autor da obra, outra cena interessante, etc.

- Para confecção da pizza literária, devem ser utilizadas a linguagem verbal e a não verbal.

- Se for possível, utilize uma caixa de pizza correspondente ao tamanho grande para finalizar a atividade. Use sua criatividade!

- Grave um vídeo, apresentando a pizza literária criada, comentando o que ela representa.

OBSERVAÇÕES:

1. Os vídeos produzidos devem conter a identificação dos alunos (nome e turma).

2. Os vídeos produzidos devem ser enviados para a escola. Faça contato com a escola, a fim de saber como o envio será realizado.

ANEXOS:

Imagens disponíveis em (Acesso em 07/07/2020):

https://www.facebook.com/groups/212050529305967/?ref=share

REFERÊNCIAS

1. https://www.culturagenial.com/auto-da-compadecida/ (adaptado) (Acesso em 07/07/2020) 2. https://www.downloadgratuito.co/livro/o-livro-auto-da-compadecida-pdf (Acesso em 07/07/2020) 3. https://www.youtube.com/watch?v=8jr-UGZ4eo0 (Acesso em 07/07/2020) 4. https://www.facebook.com/groups/212050529305967/?ref=share (Acesso em 07/07/2020)

(4)

Professor(es): RAFAEL ALMARÃO Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07/2020 a 31/07/2020

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9º ANO M/T LP II (Produção

Textual)

4 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

ASPECTOS SOCIAIS E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA Auto da Compadecida (Resumo)

No sertão, João Grilo e Chicó sobrevivem fazendo bicos e aplicando pequenos golpes. A confusão começa quando eles estão trabalhando para o padeiro e sua esposa, e o cachorro dela morre. Ela quer enterrar o animal com as bênçãos da igreja, e João Grilo se propõe a convencer o padre a fazer o enterro, o que o catolicismo não permite. A narrativa prossegue com muitas peripécias, e eles se metem em mais uma confusão quando Chicó se apaixona por Rosinha, filha do major, o homem mais poderoso do lugar. Nesse momento, estão todos na igreja (o cangaceiro Severino, João Grilo, Chicó, o padre, o bispo, o padeiro e sua esposa), e, ao tentar enganar o cangaceiro, João Grilo morre e vai para o mundo dos mortos, onde encontra todos os outros, exceto Chicó. O julgamento de todos eles são iniciados e João Grilo pede a intercessão da Compadecida, que vê qualidades em todos. Severino vai para o céu. O padre, o bispo e o casal, para o purgatório; a alma de João Grilo volta a seu corpo para ter uma segunda chance. Ao retornar, ele reencontra o grande amigo. Eles buscam Rosinha e seguem juntos pelo sertão. (TEIXEIRA, Lúcia [et al.]. Apoema: português 9. São Paulo: Editora do Brasil, 2018. p. 77.)

Leia o trecho abaixo para responder às questões de 1 a 9.

No trecho que você vai ler, João Grilo e Chicó, que são funcionários do padeiro, tentam convencer o padre e o sacristão da cidade a realizar o enterro do cachorro da mulher do patrão. O enterro de um cachorro feito por um padre é algo comum? Por que será que João Grilo e Chicó queriam convencer o padre a fazer isso?

SACRISTÃO: Mas um cachorro morto no pátio da casa de Deus? PADEIRO: Morto?

MULHER (mais alto): Morto?

SACRISTÃO: Morto, sim. Vou reclamar à Prefeitura.

PADEIRO: (correndo e voltando-se do limiar) É verdade, morreu. MULHER: Ai, meu Deus, meu cachorrinho morreu.

(Correm todos para a direita, menos João Grilo e Chicó. Este vai para a esquerda, olha a cena que se desenrola lá fora, e fala com grande gravidade na voz.)

CHICÓ: É verdade; o cachorro morreu. Cumpriu sua sentença encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre. (...)

SACRISTÃO: (entrando, com o padre e o padeiro) Que é isso, que é isso? Que barulho é esse na porta da casa de Deus?

PADRE: Todos devem se resignar.

MULHER: Se o senhor tivesse benzido o bichinho, a essas horas ele ainda estava vivo.

PADRE: Qual, qual, quem sou eu?

MULHER: Mas tem uma coisa, agora o senhor enterra o cachorro. PADRE: Enterro o cachorro?

MULHER: Enterra e tem que ser em latim. De outro jeito não serve, não é? (...)

PADRE: Vocês estão loucos! Não enterro de jeito nenhum. MULHER: Está cortado o rendimento da irmandade. PADRE: Não enterro.

(5)

PADRE: Não enterro.

MULHER: Meu marido considera-se demitido da presidência! PADRE: Não enterro.

PADEIRO: Considero-me demitido da presidência! PADRE: Não enterro.

MULHER: A vaquinha vai sair daqui imediatamente! PADRE: Oh mulher sem coração!

MULHER: Sem coração, porque não quero ver meu cachorrinho comido pelos urubus? O senhor enterra!

PADRE: Aí meus dias de seminário, minha juventude heroica e firme! MULHER: Pão para casa do vigário só vem agora dormido e com o dinheiro na frente. Enterra ou não enterra?

PADRE: Oh mulher cruel!

MULHER: Decida-se, Padre João.

PADRE: Não me decido coisa nenhuma, não tenho mais idade para isso. Vou é me trancar na igreja e de lá ninguém me tira. (Entra na igreja correndo)

JOÃO GRILO: (chamando o patrão à parte) se me dessem carta branca, eu enterrava o cachorro.

PADEIRO: Tem a carta.

JOÃO GRILO: Posso gastar o que quiser? PADEIRO: Pode.

MULHER: Que é que vocês estão combinando aí?

JOÃO GRILO: Estou dizendo que, se é desse jeito, vai ser difícil cumprir o testamento do cachorro, na parte do dinheiro que ele deixou para o padre e para o sacristão.

SACRISTÃO: Que é isso? Que é isso? Cachorro com testamento?

JOÃO GRILO: Esse era um cachorro inteligente. Antes de morrer, olhava para a torre da igreja toda vez que o sino batia. Nesses últimos tempos, já doente para morrer, botava uns olhos bem compridos para os lados daqui, latindo na maior tristeza. Até que meu patrão entendeu, com a minha patroa, e é claro que ele queria ser abençoado pelo padre e morrer como cristão. Mas nem assim ele sossegou. Foi preciso que o patrão prometesse que vinha encomendar a bênção e que, no caso dele morrer, teria um enterro em latim. Que em troca do enterro acrescentaria no testamento dele dez contos de réis para o padre e três para o sacristão.

SACRISTÃO: (enxugando uma lágrima) Que animal inteligente! Que sentimento nobre! (Calculista) E o testamento? Onde está?

JOÃO GRILO: Foi passado em cartório, é coisa garantida. Isto é, era coisa garantida, porque agora o padre vai deixar os urubus comerem o cachorrinho e se o testamento for cumprido nessas condições, nem meu patrão nem minha patroa estão livres de serem perseguidos pela alma. (...)

(O sacristão e o padre saem da igreja)

SACRISTÃO: Mas eu não já disse que fica tudo por minha conta? PADRE: Por sua conta como, se o vigário sou eu?

SACRISTÃO: O vigário é o senhor, mas quem sabe quanto vale o testamento sou eu.

PADRE: Hem? O testamento? SACRISTÃO: Sim, o testamento. PADRE: Mas que testamento é esse? SACRISTÃO: O testamento do cachorro. PADRE: E ele deixou testamento?

PADEIRO: Só para o vigário deixou dez contos.

PADRE: Que cachorro inteligente! Que sentimento nobre!

JOÃO GRILO: E um cachorro desse ser comido pelos urubus! É a maior das injustiças.

PADRE: Comido, ele? De jeito nenhum. Um cachorro desse não pode ser comido pelos urubus.

(Todos aplaudem, batendo palmas ritmadas e discretas, e o padre agradece, fazendo mesuras. Mas de repente lembra-se do Bispo.)

PADRE: (aflito) Mas que jeito pode-se dar nisso? Estou com tanto medo do bispo! E tenho medo de cometer um sacrilégio!

SACRISTÃO: Que é isso, que é isso? Não se trata de nenhum sacrilégio. Vamos enterrar uma pessoa altamente estimável, nobre e generosa, satisfazendo, ao mesmo tempo, duas outras pessoas altamente estimáveis (aqui o padeiro e a mulher fazem uma curvatura a que o sacristão responde com outra igual), nobres (nova curvatura) e, sobretudo, generosas (novas curvaturas). Não vejo mal nenhum nisso.

PADRE: É, você não vê mal nenhum, mas quem me garante que o bispo também não vê?

SACRISTÃO: O bispo?

PADRE: Sim, o bispo. É um grande administrador, uma águia a quem nada escapa.

JOÃO GRILO: Ah, é um grande administrador? Então pode deixar tudo por minha conta, que eu garanto.

(6)

JOÃO GRILO: Garanto. (...)

SACRISTÃO: E mesmo, não será preciso que Vossa Reverendíssima intervenha. Eu faço tudo.

PADRE: Você faz tudo? SACRISTÃO: Faço. MULHER: Em latim? SACRISTÃO: Em latim.

(SUASSUNA. Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 2014. p. 43 a 56.)

1) A cena que você leu se desenvolve em torno de um assunto principal. a) Que assunto é esse?

b) Que personagem demonstra uma reação mais forte a esse acontecimento? Por quê?

c) Qual foi a reação do padre ao pedido feito por essa personagem? Identifique uma fala dele que confirme sua resposta.

d) Por que provavelmente, para o padre, o pedido era absurdo?

e) Como a personagem mais exaltada na cena reagiu diante da opinião do padre?

2) Para convencer o padre, João Grilo e Chicó se unem.

a) Que argumento João Grilo usou para tentar convencer o padre?

b) Por que os dois se esforçaram para convencer o padre e o sacristão a enterrar o cachorro?

3) A história sobre o testamento do cachorro, contada por João Grilo, causou uma transformação na narrativa.

a) Que atitudes do sacristão e do padre mostraram a transformação? b) Como eles passaram a se referir ao cachorro?

c) Por que o padre e o sacristão mudaram de ideia?

4) Indique a correspondência entre as personagens e o que representam no texto.

(I) João Grilo e Chicó

(II) O padeiro e a mulher (III) O padre e o sacristão

( ) Autoritários e arrogantes. Simbolizam os endinheirados, que acham que podem conseguir tudo o que desejam.

( ) Interesseiros e gananciosos. Simbolizam os líderes que manipulam as regras em favor próprio.

( ) Espertos e desfavorecidos. Simbolizam as pessoas que têm na esperteza uma saída para sobreviver, para obter seu sustento. 5) Releia os trechos abaixo.

“I.

JOÃO GRILO: (chamando o patrão à parte) se me dessem carta branca, eu enterrava o cachorro.”

“II. PADRE: Sim, o bispo. É um grande administrador, uma águia a quem nada escapa.”

> As expressões destacadas nos trechos acima têm sentido figurado, já cristalizado na língua.

a) Examinando o contexto, explique o sentido da expressão “dar carta branca”.

b) De que maneira o sentido da expressão foi concretizado na cena? c) Que relação é estabelecida entre o bispo e a expressão “uma águia”? Explique-a.

6) Que crítica aos costumes sociais fica evidente na cena lida?

7) A peça foi publicada em 1956. Em sua opinião, ela trata de temas ainda atuais? Por quê?

8) As frases entre parênteses fazem parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?

9) Comparando a estrutura do texto teatral com a estrutura de outros textos narrativos ficcionais, como, por exemplo, o conto, observa-se que o texto teatral se constrói de forma diferente.

(7)

a) Há, no texto teatral, um narrador que conta a história? b) De que maneira, então, tomamos conhecimento dela? Leia o texto abaixo para responder à questão 10.

A variação linguística presente em “Auto da compadecida”, de Ariano Suassuna

A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser, por exemplo, compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances. O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. A obra “Auto da compadecida” de Ariano Suassuna nos traz diversos exemplos dessa variação tão presente na nossa língua, familiar para alguns e causadora de estranhamento para outros.

A obra inicialmente fora feita em formato de peça teatral e relata um drama que ocorre na região Nordeste do país, trazendo traços da literatura de cordel e misturando a cultura popular com tradições religiosas. (...)

É imprescindível a variação existente na Língua Portuguesa, a forma que diferentes palavras podem possuir o mesmo significado é de se admirar, se fôssemos listar todas essas palavras, poderíamos chamar de “Aurélio da Variação Linguística Portuguesa”, de tão grande que seria. (...)

(Disponível em: <https://apsletrasunip.wordpress.com/2019/04/27/a-variacao-linguistica-presente-em-auto-da-compadecida-de-ariano-suassuna/>. Acesso em: 09 jul. 2020.)

10) Considerando o fato de algumas palavras e/ou expressões apresentarem sentidos diferentes dependendo da região do país em que são empregadas, identifique o significado dos termos abaixo, típicos da região Nordeste.

Observação: deve-se considerar o contexto (a região) em que as palavras ou expressões são empregadas. Se for necessário, realize uma pesquisa.

EXPRESSÕES SIGNIFICADOS

Baixa da égua Balaio de gato

Bater a caçuleta Cambito

Cão chupando manga Dar pitaco Encangado Ensacar Fastiado Invocado Jerimum Liso Macaxeira Mangar Nome feio Pastorar Racha Sustança Varapau Zambeta REFERÊNCIAS

1. TEIXEIRA, Lúcia [et al.]. Apoema: português 9. São Paulo: Editora do Brasil, 2018. p. 85 a 89. (Adaptado)

2. https://www.portugues.com.br/gramatica/os-diversos-falares-regionais-um-olhar-curioso.html (Acesso em: 09/07/2020)

(8)

Professor(es): SANDRO SELANO e JULIANO DA SILVA Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9º ANO M/T MATEMÁTICA I e II 8 e 4 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

ATIVIDADE 01

Após visualizar e ler os quadrinhos, você deverá escrever por extenso

a seguinte informação que está exposta na historinha acima:

“Qual é o número de habitantes de Itu?”

(9)

ATIVIDADE 02

Observe os quadrinhos acima, e diga quais dos números existentes

na fala dos personagens são múltiplos de 5.

(10)

a) Qual dos grandes matemáticos citados na tirinha anteriormente

criou um teorema no qual afirma:

“Feixes de retas paralelas cortadas por segmentos transversais

formam segmentos de retas proporcionais”.

b) Na imagem, onde Arquimedes coloca o compasso sobre dois

vértices de um desenho, temos:

I) uma semirreta

II) um segmento de reta

III) uma reta

IV) um círculo

c) Pesquise e descubra qual das frases abaixo NÃO é de autoria de

Tales de Mileto.

I) “A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles

que nada mais têm - ainda a possuem. ...”

II) “A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida

é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é

realizar a vontade de Deus.”

III) “O homem rico nem sempre é sábio, mas o homem sábio é

sempre rico.”

IV) ”Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo...”

ATIVIDADE 04

Leia a tirinha, analise e marque corretamente:

a) Se Cebolinha tirou 10,0 e a prova vale 100, logo ele tirou a nota

máxima? Justifique sua resposta.

b) De acordo com texto, qual o percentual da prova o Maluquinho

acertou?

a) 50%

b) 25% c) 20% d) 10%

(11)

ATIVIDADE 05

De acordo com a informação contida na História, são 7 livros de 127

páginas.

a) Então, quantas páginas há ao todo nos 7 livros?

b) Suponha que em cada página há 4 tirinhas, quantas serão as

tirinhas nos 7 livros?

c) Se os personagens foram criados em 1985, quantos anos tem

esses personagens?

Sudoku

O Sudoku é um jogo de lógica interessante para se treinar o cérebro, pois é necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes numa tabela 9x9. Utilize números de 1 a 9 e preencha os quadrados de forma que não haja repetição de números na mesma linha, coluna ou quadradinho (3x3).

(12)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a

Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

SOUSA, Mauricio de. Saiba mais! Com a Turma da Mônica nº 45.

Editora Panini. Ano 2011.

BULLA, Dídima Mira de Assumpção. Histórias em Quadrinhos no

Ensino da Matemática: As Histórias em Quadrinhos nas Aulas de

Matemática. 8 de maio de 2011.

https://issuu.com/ppgecmufpel/doc/produto_lupi - acesso em julho de

2020.

https://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/matematica/quadri

nhos-matematica/- acesso em julho de 2020.

Professor(es): THERESA CHRISTINA Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07/20 a 31/07/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9º ANO M/T HISTÓRIA 8 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

“Um Brasil de muitas faces...”

ATIVIDADE I

DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade, uma marca que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.

(13)

A diversidade significa pluralidade, variedade e diferenciação, conceito que é considerado o oposto total da homogeneidade. Atualmente, devido ao processo de colonização e miscigenação cultural entre a maioria das nações do planeta, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um pedacinho das tradições e costumes de várias culturas diferentes. A Declaração da UNESCO sobre A Diversidade cultural reconhece as múltiplas culturas como uma herança comum da humanidade.

O Brasil é um país incrivelmente rico em diversidade cultural, devido sua extensão territorial e a pluralidade de colonizações e influências que sofreu ao longo do processo de construção da sociedade brasileira. Na região nordeste, temos a predominância é das tradições indígenas e africanas, sincretizadas com os costumes dos povos europeus, que colonizaram o país.

ATIVIDADE II

FALANDO UM POUCO SOBRE CULTURA

CULTURA: É a forma comum aprendida da vida, que compartilham os

membros de uma sociedade e que consta da totalidade dos instrumentos, das técnicas, instituições, atitudes, crenças que motivam o sistema de valores que o grupo conhece. Esses valores são transmitidos de geração e geração. A cultura se transforma com o tempo, ela é dinâmica.

• Cultura material: Conjuntos de objetos – tecidos, utensílios,

ferramentas, adornos, meios de transportes, moradias, armas e etc., que formam um ambiente concreto de uma determinada sociedade.

• Cultura imaterial: Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para gerações futuras. (Os saberes, os modos de fazer, as formas de

expressões, celebrações as festas, e danças populares, lendas, musicas, costumes e outras tradições).

O AUTO DA COMPADECIDA

Esta obra é a prova de uma cultura vasta e o conhecimento das grandes tradições da arte ocidental, é a melhor base para a criação de uma obra

(14)

essencialmente brasileira com influência na literatura de cordel dedicada as expressões de origem nordestinas integrando-se com as formas eruditas que lhe parecia ser o melhor caminho para conseguir estabelecer uma comunicação plena entre a riqueza regional e o total do Brasil contemporâneo. O Auto da compadecida é um dos raríssimos clássicos da dramaturgia brasileira.

SOBRE O AUTOR

ARIANO SUASSUNA - Escritor nascido em João Pessoa, Paraíba.

Defensor da cultura de sua região, o autor de Auto da compadecida lançou o Movimento Armorial, que se interessava pelo conhecimento e desenvolvimento das formas de expressão populares tradicionais.

IMPORTÂNCIA DO LIVRO:

O Auto da compadecida é uma obra literária em forma de auto (gênero da literatura que trabalha com elementos cômicos e tem a intenção moralizadora). É um drama nordestino apresentados por três atos. Contém elementos da literatura e está inserido no gênero da comédia, se aproximando nos traços do barroco católico brasileiro. Trabalha com a linguagem oral e apresenta também regionalismo através da caracterização do nordeste.

ATIVIDADE III

(continuação sobre o livro)

PERÍODO HISTÓRICO

O Auto da compadecida, a obra foi escrita em 1955, e em 1956 foi encenada pela primeira vez em 1956. Anos mais tarde, foi adaptada para a televisão e para o cinema em 1999 e 2000 respectivamente.

ANÁLISE DA OBRA

Trata-se de um drama com humor vivido pelo povo do nordeste,

acuado pela seca, atormentado pelo medo da fome e, em constante luta contra a miséria. Traça o perfil dos sertanejos nordestinos que estão submetidos a opressão e subjulgados por famílias de poderosos coronéis donos de terras. Nesse contexto, o personagem João Grilo representa o povo oprimido que tenta sobreviver no sertão, utilizando a única arma do pobre, a inteligência.

Fica evidente o cunho da sátira moralizante do livro. Através das características de seus personagens; O padeiro e a mulher são avarentos, deixando passar necessidade o empregado enquanto cuida bem do cachorro. O padre e o bispo gananciosos, utilizam da autoridade religiosa para enriquecerem. Todos esses são condenados ao purgatório com interseção de Nossa Senhora. Já Severino, o cangaceiro, apesar de todos os crimes cometidos em vida, é poupado por ser considerado vítima

(15)

daquelas situações: A seca, a fome, e toda difícil realidade que, o obriga a levar este tipo de vida.

• Sobre essa análise do livro, destacamos algumas características do contexto social nordestino brasileiro.

ATIVIDADE IV

De acordo com o tema: Diversidade cultural, o autor Ariano Suassuna aborda em sua obra O auto da compadecida a Diversidade racial, também muito marcante na região, no período e no local onde passa a história.

Na ilustração abaixo, apresento um meme, onde o personagem João Grilo apresenta uma atitude preconceituosa em relação a Jesus.

1) Descreva sua opinião sobre a atitude de João Grilo, através de uma pequena estrofe apresentada em forma de paródia ou poesia ou cordel.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

XILOGRAFIA: É uma arte milenar que marca a identidade da cultura do nordeste do Brasil e retrata o rico imaginário da cultura popular, a partir de temáticas religiosas, políticas e regional. Sua técnica é talhar em um pedaço de madeira.

(16)

2) Neste vídeo abaixo, apresento uma técnica alternativa de xilografia para que possamos desenvolver o trabalho para a apresentação de nossa Feira Literária. (FLIG)

https://www.youtube.com/watch?v=gehVfWDCHRY

* Segue também um modelo sobre o tema, ficando livres para escolha dos modelos, sugiro buscar modelos de acordo com o tema do livro. Sugestão de pesquisa: Aplicativo Pinterest.

* Após a atividade pronta produza um breve vídeo e encaminhe para a nossa escola que será exposto em nossa FLIG.

Exemplos de modelos: 1. REFERÊNCIAS: * InfoEscola.com.br * MundoEducação.com.br * Educação.globo.com//literatura * Guia do estudante.abril.com.br * Aplicativo Pinterest

* Xilografia: O encontro do tradicional e do contemporâneo * Xilografia alternativa(isografia) youtube

(17)

Professor(es): LUIZ FILIPE Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07/20 a 31/07/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9º ANO M/T GEOGRAFIA 08 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

Análise dos aspectos geográficos do filme “O Auto da Compadecida” através de caça-palavras e mapas.

“Um Brasil de muitas faces...”

“Auto da Compadecida” - Geografia

A obra do autor Ariano Suassuna, “Auto da Compadecida”, se passa no interior do Nordeste, na região conhecida como Polígono das Secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Caracteriza-se por elevadas temperaturas e chuvas escassas, irregulares e mal distribuídas durante o ano.

O município de Taperoá, no estado da Paraíba, está na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O bioma Caatinga é o principal ecossistema existente na Região Nordeste, estendendo-se pelo domínio de clima semiárido. O termo Caatinga é originário do Tupi-Guarani e significa “Mata Branca”. É um bioma único, pois, apesar de estar localizado em área de clima semiárido, apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica. A ocorrência de secas estacionais e

periódicas estabelece regimes de rios intermitentes e deixa a vegetação sem folhas.

Blog Auto da Compadecida. http://2emb04.blogspot.com/p/geografia.html?m=1 Acesso: 10/07/202.

1

-2 -

Observe o mapa da Região Nordeste e faça o que se pede: 1- Pinte os estados do Nordeste (cada um com uma cor). 2- Escreva os nomes dos estados nordestinos dentro do mapa. 3- Assinale, no mapa, o estado mencionado no filme “O Auto da

(18)

REFERÊNCIAS:

- escolaeducaçao.com.br; - onlinecursosgratuitos.com; - nerdprofessor.com.br.

3- Encontre no caça palavras o nome de oito dos nove estados brasileiros que fazem parte da região nordeste do nosso país.

(19)

Professor(es): HELENA FARIA

Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07/20 a 31/07/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9ª ANO M/T CIÊNCIAS 8 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

Auto da Compadecida

“Um Brasil de muitas faces...”

PROJETO FLIG –

ATIVIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO – CIÊNCIAS – 9º ANO. ( 4

aulas.) - ( 20-07 a 24-07-2020)

Ariano Vilar Suassuna (Parahyba do Norte, 16 de

junho de 1927 — Recife, 23 de julho de 2014) foi

um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro.[1]

1ª atividade

. MAPA MENTAL

1-

Pesquise sobre uma planta típica ou um animal da caatinga.

Escreva o seu nome popular e científico, a sua adaptação ao

ambiente e curiosidades.

(20)

2-Leia a frase abaixo.

* De acordo com o verso, o que a autora

quis dizer com a frase: “A Caatinga é uma

bela adormecida”?

R:

2ª atividade.

( 27-07 A 31-07-20200). ( 4 aulas).

1--Faça uma imagem que reproduza o bioma da caatinga no quadro abaixo.

(21)

2-

Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em

três atos, escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna em 1955.

Sua primeira encenação aconteceu em 1956, no Recife,

em Pernambuco. A peça também foi encenada em 1974, com

direção de João Cândido

.

*

Interprete a charge abaixo.

Resposta:

Referências:

Brasil Escola. 07/08/2020

(22)

Professor(es): FELIPE NASCIMENTO. Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9º ANO M//N EDUCAÇÃO FÍSICA 4 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

Danças Folclóricas - Maculelê e dança coco.

“Um Brasil de muitas faces...”

“O filme O auto da compadecida mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.” Agora vamos viajar um pouco pelo Nordeste Brasileiro, e conhecer um Brasil de muitas fáceis e explorar está cultura tão rica, vamos lá?

DANÇAS FOLCLÓRICAS

Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória.

Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil.

Para a organização do inventário que se segue, foi necessária uma seleção, aqui definida pelos critérios de abrangência nacional e por algumas particularidades, regionais e/ou locais.

(23)

MACULELÊ

Bailado guerreiro da Bahia, desenvolvido por homens, dançadores e cantadores, todos comandados por um mestre, denominado “macota”. Os participantes usam um bastão de madeira com cerca de 60 centímetros de comprimento. Os bastões são batidos uns nos outros, em ritmo firme e compassado. Essas pancadas presidem toda a dança, funcionando como marcadoras do pulso musical.

A banda que anima o grupo é composta por atabaques, pandeiros, às vezes violas de doze cordas. As cantigas são puxadas pelo “macota” e respondidas pelo coro.

COCO

Difundido por todo o Nordeste, o Coco é dança de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de par ou de solo individual.

Há uma linha melódica cantada em solo pelo “tirador” ou “conquista”, com refrão respondido pelos dançadores. Um vigoroso sapateado denominado “tropel” ou “tropé” produz um ritmo que se ajusta àquele executado nos instrumentos musicais.

O Coco apresenta variadas modalidades, conforme o texto poético, a coreografia, o local e o instrumento de música. Os “Coco solto”, “Quadras”, “Embolada”, “Coco de entrega”, “Coco de dez pés” são referidos pela métrica literária; os “Coco de ganzá”, “Coco de zambê”, pela música; os “Coco de praias”, “Coco de usina”, “Coco de sertão”, pelos locais; os “Coco de roda”, “Coco de parelhas ligadas”, “Coco solto”, “Coco de fila”, “De parelhas trocadas”, “De tropel repartido”, “Cavalo manco”, “Travessão”, “Sete e meio”, “Coco de visitas”, pela coreografia. A umbigada é presente em muitas variantes. No Rio Grande do Norte o Coco é chamado “Zambelô”, “Coco de zambê” e “Bamdelô”. Possui um instrumental mais complexo, constituído por atabaques, pequenos tambores, ganzá e afoxé ou maracá.

(24)

1) Podemos perceber que o Nordeste é rico em cultura, vamos

pesquisar três culturas locais.

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

2) Maculelê é cultura, Maculelê é capoeira. Vamos falar sobre os instrumentos utilizados durante está roda.

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

3) Sobre a dança de roda Coco, entendemos que ela acontece em toda região. Vamos explicar como está dança acontece?

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

4) Falar sobre o filme é algo gratificante e encantador, todos

perceberam que a dupla vivia de uma conduta que não condiz, foi preciso acontecer o que para então acontecer uma mudança de postura da dupla no filme?

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

1. REFERÊNCIAS: Mais Educação, Nordeste em foco

– Danças

Regionais.

Professor(es): CHRISTIAN MELLO DA SILVA Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07/20 a 31/07/20

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9º ANO M/T ARTE 04 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

FLIG 2020:

“O auto da Compadecida” - Ariano Suassuna

“Um Brasil de muitas faces...”

Ariano Suassuna

Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de

1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão

paraibano. Mudou-se com a família para o

Recife em 1942. Mesmo com os problemas

na saúde, ele permanecia em plena

atividade profissional.

Morreu no Recife,

23

/07/2014.

“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de

romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”.

(25)

Considerado por diversos críticos o principal escritor brasileiro em

atividade, Ariano Suassuna, há décadas, é um nome destacado da

nossa cultura. Dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta, idealizador e

principal teórico do Movimento Armorial, considerado por diversos

críticos o principal escritor brasileiro vivo, Ariano Suassuna tornou-se

íntimo do povo brasileiro devido ao sucesso de sua peça O Auto da

Compadecida, transposta para a televisão e depois para o cinema por

Guel Arraes. Antes disso, houve a adaptação para a TV da peça

teatral Uma Mulher Vestida de Sol. Seguiu-se a adaptação de

Romance d’A Pedra do Reino, ambas de Luiz Fernando Carvalho.

Mas há muito mais tempo, seu pensamento indignado vem

iluminando as reflexões sobre cultura brasileira.

Ariano ocupou a cadeira de nº 32 da Academia Brasileira de Letras.

Membro fundador do Conselho Federal de Cultura (1967); nomeado,

pelo Reitor Murilo Guimarães, diretor do Departamento de Extensão

Cultural da UFPe (1969). Ligado diretamente à cultura, iniciou em

1970, em Recife, o “Movimento Armorial”, interessado no

desenvolvimento e no conhecimento das formas de expressão

populares tradicionais. Convocou nomes expressivos da música para

procurarem uma música erudita nordestina que viesse juntar-se ao

movimento, lançado em Recife, em 18 de outubro de 1970, com o

concerto “Três Séculos de Música Nordestina – do Barroco ao

Armorial” e com uma exposição de gravura, pintura e escultura.

Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no Governo Miguel

Arraes (1994-1998).

Membro da Academia Paraibana de Letras e Doutor Honoris Causa

da Faculdade Federal do Rio Grande do Norte (2000).

GRAVURA ARMORIAL

No Movimento Armorial não existem mestres nem discípulos:

existem companheiros de trabalho que, descobrindo entre si

preocupações semelhantes, passaram a se estimular mutuamente

com seu trabalho criador. Gravura Armorial: O campo da gravura e do

Romanceiro nordestinos é, um Reino maravilhoso, povoado de

coisas, seres humanos, ações e encantamentos, um reino imaginoso,

dotado de estranha beleza...É desse mundo estranho o belo do

Romanceiro e das capas de “folhetos” nordestinos que brota a

gravura de Gilvan Samico. É nesse mundo que ele mergulha,

procurando um reencontro com as raízes de seu sangue, e de onde

regressa com seus “pássaros de fogo”, seus “dragões” que, por entre

folhagens e cachorros, relembram os grifos dos púlpitos da Igreja de

São Francisco, da Paraíba; será talvez por isso, então, que Francisco

(de Assis), essa “fera de Deus”, aqui está, ao lado de seu lobo, assim

como Daniel, imune e profético, olha tranquilamente para seu leão.

APLICATIVOS TRANSFORMAM SUAS FOTOS EM

CARICATURAS

Conheça 6 aplicativos para transformar suas fotos em divertidas

caricaturas. Mas a diversão não para por aí. Também é possível fazer

vídeos com sua caricatura, transformar suas fotos em emoticons ou

colocar expressões de caricatura nas imagens, mas sem o traço de

desenho!

1-MomentCam: MomentCam faz

sua caricatura em cinco segundos.

Mas o app vai além! Com seus traços

já capturados na caricatura, é

possível montar o desenho como

preferir, como um jogador de futebol

ou uma estrela do cinema. Deixe a

imaginação fluir!

O MomentCam está disponível

para Android e iOS.

(26)

2. Clip2Comic & Caricature Maker:

O usuário pode escolher estilos

cartoon, desenho à mão e, claro,

caricatura.

Quer fazer um vídeo que mais parece

uma animação? Aplique o efeito

desejado sobre um vídeo

pré-existente ou grave o vídeo com a

cartoon câmera, que já permite que o

usuário tenha um preview de como

vai ficar o resultado final.

O Clip2Comic & Caricature

Maker está disponível para

iOS

.

3. Cartoons & Caricatures Face

App: Combina filtros de distorção de

imagens com aqueles que simulam

cartoon. Por isso, ele é capaz de

transformar qualquer selfie em uma

caricatura que parece ter sido feita à

mão.

O Cartoons & Caricatures Face App

está disponível para Android.

4. Cartoon Face Animation Creator:

E se você aplicar as expressões

exageradas e engraçadas de

caricaturas em suas fotos, mas sem

os traços de desenhos, fazendo você

parecer uma caricatura viva? Este

aplicativo possibilita isso!

O Cartoon Face Animation

Creator está disponível para iOS.

5. Jellify: Faça o upload da foto que

deseja alterar e tocando na tela,

poderá transformar a imagem em

tempo real. Se quiser, balance a tela

para ver a caricatura "ganhar vida". O

resultado final pode ser salvo como

vídeo ou GIF.

O Jellify está disponível para Android.

6

. Caras Loucos: Transforma

suas fotos em caricaturas com

traços reais. Ou seja, os filtros

aplicados às imagens não

trazem os traços de desenho,

mas mudam o formato de

partes do rosto deixando um

efeito bem curioso.

O Caras Loucos está

disponível para iOS

.

1) Observe algumas fotos dos atores e atrizes que atuaram no Filme

Auto da Compadecida de Ariano Suassuna e realizem caricaturas

ou até vídeos com os aplicativos indicados no texto anterior:

(27)

Personagem: Chicó Personagem: João Grilo Personagem: Nossa Senhora, a Compadecida Mauricio Goncalves Personagem : Jesus Cristo Aramis Trindade Personagem : Cabo Setenta Rogério Cardoso Personagem : Padre João Lima Duarte

Personagem : Bispo Personagem : Dora Denise Fraga Marco Nanini Personagem : Cangaceiro Severino

(28)

Releitura:

Assista aos vídeos:

Filme completo: Auto da Compadecida - Juízo Final

https://www.youtube.com/watch?v=jd26Urvh9ao

Armorialma: https://www.youtube.com/watch?v=h0RgfX_k0yU

Os Causos Engraçados de ARIANO SUASSUNA-para rir:

https://www.youtube.com/watch?v=aw_lZ6uTYtE&feature=emb_rel_

pause

REFERÊNCIAS

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/07/morre-no-recife-aos-87-anos-o-escritor-ariano-suassuna.html

http://www.cultura.df.gov.br/o-mestre-ariano-suassuna-em-aula-espetaculo-exposicao-fotografica-e-ciclo-de-filmes/

http://seguindopassoshistoria.blogspot.com/2016/05/o-movimento-armorial.html

http://origin.guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/materia_

418222.shtml

https://www.upf.br/FAC/noticia/academicos-de-artes-visuais-realizam-trabalhos-inspirados-na-obra-de-ariano-suassuna

https://www.appgeek.com.br/caricatura/

(29)

Professor(es): LEANDRO AMORIM CASEIRO Aluno(a):

Período de Complementação: De 20/07 a 31/07

Ano/Turma: Turno: Disciplina: Carga horária:

9º ANO M/T LÍNGUA INGLESA 4 TEMPOS

PROPOSTA DE TRABALHO:

Atividades relacionadas à obra O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.

“Um Brasil de muitas faces...”

O Auto da compadecida é uma peça teatral em forma de auto

(gênero da literatura que trabalha com elementos cômicos e tem

intenção moralizadora). Contém elementos da literatura de cordel e

está inserido no gênero da comédia, se aproximando, nos traços, do

barroco católico brasileiro.

A conhecida história ganhou um público

ainda mais amplo em 1999, quando foi adaptada para a televisão (uma

minissérie da TV Globo) e, no ano a seguir, virou longa-metragem.

PERSONAGENS

- João Grilo: Um homem pobre e astuto que vive arranjando confusões. Trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de Chicó. Usa de sua inteligência para sobreviver.

- Chicó: É medroso quando se trata das confusões de João Grilo. Gosta de contar histórias. Também trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de João.

- O padeiro: Homem avarento, dono da padaria de Taperoá. Esposo de uma mulher infiel.

- A mulher do padeiro: Mulher adultera que se diz santa. Gosta de animais e é interesseira. Assim como o marido, é muito avarenta.

- Padre João: Padre que chefia a paróquia de Taperoá. Age conforme os interesses dos mais poderosos, é avarento e usa de sua autoridade religiosa para obter lucro material.

- Bispo: Assim como o padre, utiliza do cargo para obter lucro.

- Antônio Morais: é um major ignorante e autoritário, que usa seu poder para amedrontar os mais pobres.

- Severino: é um cangaceiro que encontrou no crime uma forma de sobrevivência, já que seus pais foram mortos pela Polícia.

- Cangaceiro: É um dos capangas de Severino. Vive fazendo de tudo para agradar seu chefe, ao qual idolatra.

- A Compadecida: É a própria Nossa Senhora. Bondosa e cândida, ela intercede por todos no Julgamento.

- Emanuel: É o próprio Jesus Cristo, e também o juiz do povo, julgando sempre com sabedoria e imparcialidade, mas tem o dom da misericórdia. Nesta versão, ele possui a pele negra, o que causa espanto em alguns. - Encourado: é a encarnação do Diabo. Vive tentando imitar Manuel, por isso exige reverências pelos lugares onde passa. É o justo promotor do Julgamento, mas diferentemente de Emanuel e da Compadecida, não possui misericórdia.

(30)

Observe a imagem abaixo.

Raramente é feita uma tradução literal de títulos de filmes. Para as

distribuidoras de filmes, a adaptação dos títulos aproxima o filme do

seu público. Eles concordam que filmes são parte da arte do país

que o produziu, mas adicionam que cada país tem sua própria

cultura e ponto de vista. Baseado nessas informações responda as

perguntas:

a) Na sua opinião, a adaptação feita para o filme sobre O Auto da

Compadecida foi bem feita? Justifique.

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

b) Como você adaptaria o nome O Auto da Compadecida para o

inglês?

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

c) No comentário sobre o filme você provavelmente não entendeu o

que significa “BACK OFF”, mas você entendeu o que significa “te

dana mizera”? Ele estaria elogiando ou criticando a tradução do

título do filme?

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

d) Você sabe o que é uma obra audiovisual? Pesquise e dê

exemplos.

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

(31)

A frase acima é dita pelo personagem Chicó em “O Auto da

Compadecida”. Agora, faça a tradução da definição da frase.

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

A frase acima faz um questionamento sobre a vida e a morte. Qual é

a sua opinião sobre a afirmação do personagem? Justifique a sua

resposta.

R:_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

(32)

REFERÊNCIAS

FUKS, Rebeca. Cultural Genial. Disponível em:

https://www.culturagenial.com/auto-da-compadecida/. Acesso em 03

de julho de 2020.

Educação.Lireratura. Disponível em:

http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/auto-da-compadecida.html. Acesso em 03 de julho de 2020

YOUNG, Deborah. Variety. Disponível em:

https://variety.com/2001/film/reviews/a-dog-s-will-1200468935/.

Acesso em 03 de julho de 2020.

Greengo Dictionary. Disponível em:

https://www.instagram.com/greengodictionary/?hl=pt-br. Acesso em

03 de julho de 2020.

Referências

Documentos relacionados

local no intervalo à direita (incluindo importações e novas “substituições de importação”). Simetricamente, uma valorização reduz não apenas os preços em moeda do Sul

Se a válvula de controle de água for encomendada separadamente, não poderemos garantir um controle adequado da temperatura da válvula condicionadora de vapor. A concepção e

Barriers related to physical factors were cited in the present study by both women affected with breast cancer and women without diagnosis.. However, women with breast cancer cited

Sabendo-se que o entorno do reservatório pode vir a influenciar a qualidade da água deste, este trabalho tem por objetivo fazer a avaliação multitemporal do uso do solo

Colocando a sala de aula no quadro do processo de formação, tanto do professor, quanto do aluno, e sendo o contexto do curso de formação de professores de Matemática

O problema maior e que essa exclusao nao permanece apenas na escola ela atravessa seus muros e chega a sociedade, pois a inclusao na escola leva a exclusao fora dela (GOODSON,

Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal utilizar a cultura de células de linhagem Vero para a detecção de vírus que possam estar presentes em amostras de carrapatos

a) trata de uma pesquisa realizada para ajudar as academias a manterem o interesse dos alunos nas atividades físicas. b) demonstra o envolvimento de pessoas dos cinco