• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

CUIABÁ 2014

(2)

REGULAMENTO DO TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA FACULDADE CUIABÁ- FAUC.

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - Este regulamento aprovado pelo Conselho Superior cumpre, conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Turismo da FAUC, regulamentar e instrumentalizar o processo de elaboração, orientação, apresentação e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que é um componente curricular do referido curso.

§1º: A realização de todas as etapas do TCC consiste em atividade obrigatória ou indispensavel para a conclusão do curso e colação de grau, onde o discente apresenta e defende de forma escrita e oral, em sessão pública, perante uma Banca Examinadora; no decorrer do último semestre do curso.

§2º: Considera-se corpo discente o aluno, devidamente matriculado junto à instituição em regime normal ou de dependência no 6º semestre.

Art. 2º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaborado sob a forma de artigo científico ou plano de negócios, relatando uma pesquisa orientada, com tema relacionado ao saber turístico objetiva propiciar aos acadêmicos do curso:

I - a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirida; II - o aprofundamento temático;

III - o estímulo à produção científica e à consulta de bibliografia especializada; IV - o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica científica. V – o estímulo ao espírito empreendedor.

Art. 3º - O Trabalho de Conclusão de Curso: artigo científico ou plano de negócios, consiste em pesquisa individual ou em dupla, orientado por docente disponibilizado pela IES. Quanto à sua estrutura, deverá seguir o estabelecido no Manual de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Turismo da FAUC.

CAPÍTULO II

DAS ATRIBUIÇÕES DOS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

(3)

I - designar os docentes orientadores em conjunto com o(a) professor (a) de TCC; II - analisar, em grau de recurso, as decisões e avaliações dos docentes orientadores;

III - tomar, em primeira instância, todas as demais decisões e medidas necessárias ao efetivo cumprimento deste regulamento.

§ único - Das decisões da coordenação de curso cabe recurso, em última instância, ao Conselho Superior.

Art. 5º - A coordenação de Curso pode convocar, se necessárias, reuniões com os docentes orientadores, buscando cumprir e fazer cumprir este regulamento.

CAPÍTULO III

DOS DOCENTES ORIENTADORES

Art. 6º - O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de docentes da instituição, lotados no curso.

§ único - O TCC é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos docentes à atividade de orientação, na forma prevista no plano de carreira docente.

Art. 7º - O docente orientador é designado pelo coordenador do Curso em conjunto com o(a) professor(a) de TCC, respeitando a sua área de pesquisa.

Art. 8º - Ocorrendo a hipótese do acadêmico não concordar com a indicação do orientador e não encontrar nenhum docente que se disponha a assumir a sua orientação, a indicação do seu orientador será feita pelo coordenador do Curso.

Art. 9º - Cada docente pode orientar, no máximo, 5 (cinco) acadêmicos.

Art. 10º - A troca de docente orientador só é permitida quando outro docente assumir formalmente a orientação, após a anuência expressa do docente substituído e aprovação do coordenador do curso.

§ único - É da competência do coordenador do curso a solução de casos especiais, podendo ele, se entender necessário, encaminhá-los para decisão pelo Conselho Superior. Art. 11º - O docente orientador tem, dentre outros, os seguintes deveres específicos:

(4)

I - freqüentar as reuniões convocadas pelo coordenador do curso;

II - atender, semanalmente ou quinzenalmente, conforme necessário, os acadêmicos orientandos em horário previamente fixado;

III - entregar, mensalmente, os formulários de freqüência e avaliação devidamente preenchidos e assinados;

IV - avaliar os relatórios parciais entregues pelos orientandos, cumprindo o calendário.

V - participar das defesas para as quais estiver designado, em especial as de seus orientandos;

VI - assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas de avaliação dos TCC’s e as atas finais das sessões de defesa;

VII - cumprir e fazer cumprir este regulamento.

Art. 12º - A responsabilidade pela elaboração do TCC é integralmente do acadêmico, o que não exime o docente orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas neste regulamento, as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação.

CAPÍTULO IV

DOS ACADÊMICOS EM FASE DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 13º - É considerado acadêmico em fase de elaboração de TCC, todo aquele regularmente matriculado no último semestre do curso.

Art. 14º - O acadêmico em fase de realização do TCC tem, dentre outros, os seguintes deveres específicos:

I - freqüentar as reuniões convocadas pelo coordenador do Curso, professor de TCC ou pelo seu orientador;

II - manter contatos, no mínimo, quinzenais, com o docente orientador, para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas; III - cumprir o calendário divulgado pela coordenação do curso para a entrega dos relatórios parciais da elaboração do artigo ou plano de negócios;

(5)

IV - entregar ao orientador, ao término da primeira etapa de pesquisa do TCC, a fundamentação teórica do artigo ou plano de negócios, para que o mesmo efetue a correção do conteúdo, atribua a nota (peso 6,0) e libere a entrega à professora da disciplina de TCC que irá avaliar a correta utilização das normas da ABNT (peso 4,0); V - elaborar a versão final do seu trabalho, de acordo com o presente regulamento, as instruções do seu orientador e do professor da disciplina de TCC;

VI - entregar ao coordenador do curso, ao término da segunda etapa do TCC, uma cópia do trabalho em CD-ROOM identificado conforme modelo.

Ficará sob a responsabilidade do professor(a) da disciplina de TCC compilar todos os trabalhos em um único CD-ROOM para arquivo da coordenação do curso;

VII - comparecer em dia, hora e local determinado para apresentação e defesa da versão final de seu TCC;

VIII - cumprir e fazer cumprir este regulamento. CAPÍTULO V

DAS ETAPAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 15º - A elaboração do TCC compreende duas etapas, a serem realizadas em dois semestres subsequentes, a saber:

I – Elaboração do projeto de pesquisa no 5º semestre letivo do curso, orientado pelo professor da disciplina Projeto de Pesquisa em Turismo encerrando-se com a entrega do projeto definitivo;

II – Execução da pesquisa no 6º semestre sob a orientação de um professor da IES, incluindo as fases de conclusão da pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, redação do artigo científico ou plano de negócios, defesa perante a banca examinadora e entrega definitiva do trabalho.

CAPÍTULO VI

DO PROJETO DE PESQUISA

Art. 16º - O acadêmico deve elaborar o seu projeto de acordo com este regulamento e com as orientações do(a) professor(a) da disciplina de Projeto de Pesquisa em Turismo.

(6)

§ único - A estrutura formal do projeto deve seguir os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT, que tem como auxílio Manual de Trabalhos Acadêmicos, com o intuito de orientá-los na utilização das normas no que forem aplicadas.

Art. 17º - A estrutura do projeto de monografia compõe-se de: I - Apresentação;

II – Objetivos: geral e específicos; IV - Justificativa;

V – Fundamentação Teórica; VI - Metodologia;

VII - Cronograma;

VIII – Referências Bibliográficas

Art. 18º - O projeto de TCC deve ser entregue ao(à) professor(a) da disciplina de Projeto de Pesquisa em Turismo, até o final do penúltimo semestre do curso, conforme data prevista no Calendário Escolar/semana de prova do 2º bimestre.

§ 1º - Caso o acadêmico nao conclua o projeto de TCC no 5º semestre não será possível a sua matrícula na disciplina de TCC no 6º semestre. O projeto reprovado deve ser devolvido ao acadêmico no prazo de, até cinco dias, para que seja reformulado ou refeito e possa ser entregue novamente ao professor da disciplina e/ou coordenador de curso antes do término do período letivo.

§ 2º - Aprovado o projeto, um exemplar em meio eletrônico deverá ser entregue ao professor da disciplina de TCC, para que o mesmo providencie a sua entrega à Coordenação do Curso para que fique arquivado. Uma outra cópia, impressa, será assinada pelo acadêmico, professor de TCC e coordenador de curso e entregue ao professor orientador.

Art. 19º - Aprovado o projeto, a mudança de tema só é permitida mediante a elaboração de um novo projeto e preenchimento dos seguintes requisitos:

I - ocorrer a mudança dentro de um prazo não superior a trinta dias, contados da data de início do período letivo;

(7)

II - com aprovação do docente orientador;

III - existir a concordância do docente orientador em continuar com a orientação, ou a concordância expressa de outro docente em substituí-lo;

IV - com a aprovação do professor da disciplina de TCC e do coordenador do curso. § único - Pequenas mudanças que não comprometam as linhas básicas do projeto são permitidas a qualquer tempo, desde que com autorização do orientador.

CAPÍTULO VII

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 20º - O acadêmico deverá entregar antes da sua defesa, uma cópia impressa e encadernada em espiral para cada membro da banca examinadora com, no mínimo, uma semana de antecedência da data da defesa, todas acompanhadas do parecer do Orientador, para que o mesmo possa fazer a leitura, análise e atribuir a sua nota na avaliação da parte escrita do trabalho.

CAPÍTULO VIII DA BANCA EXAMINADORA

Art. 21º - A versão final do TCC é defendida pelo acadêmico perante Banca Examinadora, composta pelo docente orientador, que a preside, e por outros dois membros, sugeridos pelo professor orientador, professor da disciplina de TCC e coordenador de curso compatibilizando com os dias em que os professores estejam presentes na IES.

§ único - Quando da designação da banca examinadora, deve, também, ser indicado um membro suplente, encarregado de substituir qualquer dos titulares, em caso de impedimento.

Art. 22º - A Comissão Examinadora somente pode dar início aos trabalhos com os três membros presentes.

§ único - Não havendo comparecimento dos três membros da banca examinadora, deve ser marcada nova data para defesa, sem prejuízo para o acadêmico.

(8)

Art. 23º - Todos os docentes do Curso de Turismo podem ser convocados para participarem das bancas examinadoras, em suas respectivas áreas de atuação, mediante indicação do coordenador do curso, desde que seja em seu dia de trabalho na IES.

§ 1º - Deve, sempre que possível ser mantida a equidade no número de indicações de cada professor, para compor as bancas examinadoras, procurando, ainda, evitar-se a designação de qualquer docente para um número superior a dez comissões examinadoras.

§ 2º - Também pode ser convidado para ser membro da banca examinadora professor de outro curso da Instituição ou professor visitante desde que seja da área ou área relacionada.

CAPÍTULO IX

DA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 24º - As sessões de defesa dos TCC’s:

§ 1º - Para o acadêmico se habilitar à defesa pública, deve estar matriculado no 6.º semestre do Curso de Turismo e ter sido contemplado e aprovado na primeira etapa.

§ 2º - A defesa deve ser pública, nas dependências da Instituição e registrada em ata. § 3º - A defesa oral do TCC é obrigatória e deve ser realizada perante a banca examinadora.

§ 4º - Não é permitido, aos membros das bancas examinadoras tornar público o conteúdo dos TCC’s, antes de sua defesa.

Art. 25º - O coordenador do curso em conjunto com o professor da disciplina de TCC deve elaborar calendário fixando prazos para a entrega dos TCC’s, designação das bancas examinadoras e realização das defesas constando data, local e horário.

§ 1º - Quando o TCC for entregue com atraso, a relevância do motivo deve ser avaliada pelo coordenador do curso.

§ 2º - O discente deve entregar solicitação por meio de requerimento devidamente fundamentado, interposto ao coordenador de curso.

(9)

§ 2º - Não é permitido um segundo atraso, significando esse a reprovação na respectiva disciplina.

Art. 26º - Após a data limite para entrega das cópias finais dos TCC’s, coordenador do curso em conjunto com o professor da disciplina de TCC, divulga a composição das bancas examinadoras e realização das defesas constando data, local e horário.

Art. 27º - Os membros das bancas examinadoras, a contar da data de sua designação, têm o prazo de até 07 (sete) dias para proceder à leitura dos TCC’s.

Art. 28º - Na defesa, o acadêmico tem até 30 minutos para apresentar seu trabalho e cada componente da banca examinadora até dez minutos para fazer sua argüição, dispondo o discente, ainda, de outros dez minutos para responder a cada um dos examinadores.

Art. 29º - A atribuição das notas da avaliação oral dar-se-á após o encerramento da etapa de argüição, obedecendo ao sistema de notas individuais por examinador, levando em consideração os critérios estabelecidos na Ficha de Avaliação.

§ 1º - Utiliza-se, para atribuição das notas, fichas de avaliação individuais, onde o membro da banca atribui sua nota para cada item a ser considerado. A avaliação escrita do TCC (Nota 1) deverá ser feita quando da leitura do trabalho pelo professor avaliador. Após a apresentação perante a banca será atribuída apenas a nota da avaliação oral (Nota 2), conforme especificado na Ficha de Avaliação.

§ 2º - A nota final do acadêmico é o resultado da média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Comissão Examinadora, cabendo ao professor da disciplina de TCC efetuar o registro no diário e entregar na secretaria da IES de acordo com a data prevista na Calendário Acadêmico, após a aprovação da Coordenação do Curso.

§ 3º - A nota final só será divulgada ao acadêmico após a entrega definitiva do trabalho para a professora de TCC ou Coordenadora de Curso.

(10)

§ 4º - Para aprovação, o acadêmicodeve obter nota igual ou superior a seis inteiros na média aritmética das notas individuais atribuídas pelos membros das bancas examinadoras e não receber nota inferior a cinco inteiros de qualquer um dos membros da banca examinadora. Ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina TCC e nas orientações.

Art. 30º - A Banca Examinadora, por maioria, pode sugerir ao acadêmico que reformule aspectos de seu TCC.

§ 1º - Quando sugerida a reformulação de aspectos do TCC e o mesmo for aceito pelo acadêmico, será atribuído conceito “i” na respectiva disciplina.

§ 2º - O prazo para apresentar as alterações sugeridas é de, no máximo, trinta dias, a contar da data da aceitação da reformulação pelo acadêmico.

§ 3º - Entregues as novas cópias do TCC com as alterações realizadas, reune-se novamente a banca examinadora, devendo, então, proceder à avaliação, na forma prevista no artigo anterior, inexistindo, nova defesa oral.

Art. 31º - A Comissão Examinadora pode se reunir antes da sessão de defesa pública e, se aprovado por maioria, devolver o TCC para reformulações.

§ único - Nessa situação atribui-se conceito “i” na respectiva disciplina, ficando a defesa marcada para até trinta dias após, contado da devolução do TCC ao acadêmico, feita essa mediante protocolo.

Art. 32º - A avaliação final, assinada por todos os membros da banca examinadora, deve ser registrada em ata.

Art. 33º - O acadêmicoque não entregar o TCC, ou que não se apresentar para defesa oral, sem motivos justificados, está automaticamente reprovado na respectiva disciplina.

(11)

Art. 34º - Não há recuperação de nota atribuída ao TCC, sendo a reprovação, nos casos em que houver definitiva.

§ 1º - Se reprovado, fica a critério do acadêmico continuar ou não com o mesmo tema do TCC e com o mesmo orientador.

§ 2º - Optando por mudança de tema, deve o acadêmico reiniciar todo o processo para elaboração do TCC, desde a primeira etapa.

Art. 35º - Ao acadêmico, cujo TCC for reprovado, é vedada a defesa do mesmo ou de novo TCC, qualquer que seja a alegação, no mesmo semestre da reprovação.

Paragrafo Unico: Sendo reprovado o discente deverá se matricular no proximo semestre na disciplina de TCC.

CAPÍTULO X DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 36º - Este regulamento só pode ser alterado por decisão dos membros do Colegiado de Curso do Turismo e Conselho Superior da Faculdade, competindo a estes dirimir dúvidas referentes à interpretação deste regulamento, bem como suprir as suas lacunas, expedindo os atos complementares que se fizerem necessários.

CAPÍTULO XI

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 37º - Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Colegiado de Curso e Conselho Superior da IES.

(12)

(13)

DECLARAÇÃO

Declaro que tomei ciência dos prazos e exigências do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Turismo – Bacharelado.

Cuiabá, _____ de _________________ de _______ ____________________________________________ Aluno ____________________________________________ Orientador ____________________________________________ Co-Orientador

Aprovado pelo Coordenador do Curso de Graduação em Turismo-Bacharelado ____/____/______

__________________________________________________ Coordenador do Curso

(14)

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E DEPOIMENTOS

Eu _________________________________________________________________ RG ____________________, depois de conhecer e entender os objetivos, procedimentos

metodológicos e benefícios da pesquisa, bem como de estar ciente da contribuição que a cessão da minha imagem e do meu depoimento trarão, AUTORIZO, através do presente termo, o(a)(s)

pesquisador(a) (es):

___________________________________________________________________ e __________________________________________________________________ do projeto de pesquisa intitulado _________________________________________

_________________________________________________________________________________ _____________________________________________________ a realizar as fotos que se façam necessárias e/ou a colher meu depoimento sem quaisquer ônus financeiros a nenhuma das partes. Ao mesmo tempo, libero a utilização destas fotos e/ou depoimentos para fins científicos e de estudos em favor dos pesquisadores da pesquisa, acima especificados, obedecendo ao que está previsto nas Leis que resguardam os direitos das crianças e adolescentes (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei N.º 8.069/1990), dos idosos (Estatuto do Idoso, Lei Nº. 10.741/2003) e das pessoas com deficiência (Decreto Nº 3.298/1999, alterado pelo Decreto Nº 5.296/2004).

Cuiabá,____ de _______________ de 20_____.

_________________________________________ ASSINATURA

(15)

TERMO DE ACEITE PARA ORIENTAÇÃO DE TCC

Eu,____________________________________________________________________ na condição de professor(a) da Faculdade Cuiabá - FAUC, declaro aceitar orientar o (s) acadêmicos (s) __________________________________________________________________________________ matriculado(s) no 6º Semestre do Curso de Turismo, na elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo tema é: ____________________________________________________________ _________________________________________________________________________________. Declaro, ainda, conhecer o Regulamento de TCC e Manual de Trabalhos Acadêmicos, da FAUC e ter ciência de que a função do orientador é:

- sugerir ao(a) acadêmico(a) uma lista de bibliografias (mínimo três obras) e estimular a leitura, fichamento e construção do texto (fundamentação teórica). Indicar novas bibliografias, se necessário; - assumir a co-autoria do TCC junto ao(a) professor(a) da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”, responsável pela parte metodológica do trabalho;

- contribuir na elaboração da fundamentação teórica e na análise dos resultados encontrados;

- informar mensalmente à professora de TCC e coordenadora do Curso o andamento/desenvolvimento do trabalho, bem como os dias em que foram realizadas as orientações (Ficha de Controle de Orientação)..

Ressalta-se ainda que:

- cabe ao Orientador atribuir 60% da nota do 1º bimestre (peso 6,0 – conteúdo/desenvolvimento da pesquisa) e ao professor da disciplina TCC os demais 40% (peso 4,0 – aspectos metodológicos/normas da ABNT). O orientador deverá encaminhar a nota ao professor de TCC em tempo hábil para a somatória das notas e entrega na Secretaria;

- a defesa ocorrerá durante a realização da Semana Científica, no período de ______________, em dias a serem estabelecidos pela Coordenação do Curso de Turismo;

- os trabalhos deverão ser entregues à professora de TCC para serem repassados aos membros da banca examinadora, impressos, impreterivelmente, até o dia ________________.

Cuiabá-MT, _____ de _______________ de 20__.

________________________________ ____________________________________ Acadêmico(a) Professor(a) Orientador(a)

______________________________ ____________________________________ Luciene Bauermeister Jorgete Barros da Silva Oliveira Professora de TCC Coordenadora do Curso de Turismo

(16)

MODELO DO CD (CAPA)

CURSO DE TURISMO

KATIUSSE DA SILVA GARCIA

INTERCÂMBIO NO EXTERIOR E SUA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL

PROFª. ESP. LAURA DE ARAÚJO E SILVA PEDERSEN (ORIENTADORA)

CUIABÁ 2015

MODELO DO CD (LATERAL)

(originalmente fica na posição vertical, aqui está na horizontal apenas para efeito de demonstração)

(17)

MODELO DO CD (PARTE INTERNA)

CURSO DE TURISMO

KATIUSSE DA SILVA GARCIA

INTERCÂMBIO NO EXTERIOR E SUA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL

PROFª. ESP. LAURA DE ARAÚJO E SILVA PEDERSEN (ORIENTADORA)

CUIABÁ-MT 2014

Referências

Documentos relacionados

As diversas referências teóricas deste trabalho buscam embasar não apenas a representação feminina na obra da autora, mas também questões de gênero e comportamento

O Artigo Científico deverá ser defendido pelo discente, em data prevista pela Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso, perante uma Banca Examinadora composta por seu orientador

podem ser adotadas para a realização de um projeto de iluminação natural e artificial eficiente em edifícios, como, por exemplo: planejamento e execução da

O valor médio da distância entre concavidades correspondeu a 250,085 mm, obtido com base numa amostra com dimensão igual a cinco e cujo desvio padrão experimental foi igual a 0,010

Especificamente, procurou analisar o lançamento da IIRSA, da União das Nações Sul-americanas (UNASUL) e de um de seus principais conselhos, o Conselho Sul-americano de

23 A versão final do TCC será defendida pelo aluno perante banca examinadora, presidida pelo orientador, composta por mais dois professores homologados pelo Colegiado do

O rácio Dívida Financeira Líquida / EBITDA Após Pagamentos de Locações (últimos 4 trimestres), cifra se agora em 1,5x. A NOS tem como alvo um rácio de

A partir disso, realizou-se um levantamento piloto dos Processos Mentais e Verbais na lista de palavras (word list) do WordSmith Tools 6.0 (Cf. Metodologia) a fim de