• Nenhum resultado encontrado

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1/6

Informações Fundamentais ao Investidor

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações

e que esteja disposto a aceitá-las

ICAE: NB DUO GLOBAL INVEST – PERFIL MODERADO

Entidade gestora: NOVO BANCO, S.A. com endereço da sede social na Av. Liberdade, nº195, 1250-142 LISBOA.

Advertências específicas ao Investidor

Este produto financeiro complexo (PFC):

Pode implicar a perda de parte do capital investido. Pode proporcionar um rendimento nulo ou negativo.

Está sujeito ao risco de crédito do NOVO BANCO, S.A. e da GNB – Companhia de Seguros de Vida, S.A. Implica que sejam suportados custos, comissões ou encargos.

Após a leitura das advertências supra, por favor manuscreva a seguinte frase: Tomei conhecimento das advertências _________________________________________________________________________ Data: Hora: Assinatura(s):____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

Descrição e Principais Características do Produto

O NB DUO GLOBAL INVEST – PERFIL MODERADO é um produto financeiro complexo que engloba:

- a contratação de um contrato de seguro ligado a fundos de investimento, qualificado como Instrumento de Captação de Aforro Estruturado (ICAE) e Produto Financeiro Complexo (PFC), denominado “Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado”; e

- a subscrição de um depósito a prazo a 92 dias;

a) Quanto, quando e a que título o investidor paga ou pode pagar?

Ao subscrever o NB DUO GLOBAL INVEST – PERFIL MODERADO o investidor realiza o seguinte investimento:

50% do montante investido será aplicado num Depósito a Prazo (DP) a 92 dias, não renovável, à taxa de 1,25% (TANB), e sem possibilidade de reforços, cujo montante mínimo de constituição é de 1.000 EUR.

50% do montante será investido no Fundo Autónomo Global Invest - Perfil Moderado, num montante mínimo inicial de 1.000 EUR.

O investidor pode optar por pagar (investir) posteriormente, em relação ao Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado, um valor dependente da periodicidade das suas entregas, caso deseje optar por esta modalidade:

- Mensal: 25 Euros

- Outra periodicidade (trimestre, semestre ou ano): 250 Euros

- Prémios (montantes investidos) únicos, adicionais/extraordinários: 250 Euros

- O investidor (Tomador do Seguro) pode efetuar transições entre os fundos autónomos, podendo as mesmas ter um custo máximo associado de 50 Euros, tal como definido em Encargos.

Em cada momento, o saldo de cada Apólice corresponderá ao produto do número de Unidades de Conta detidas do Fundo Autónomo afeto à Apólice pela cotação da Unidade de Conta desse mesmo Fundo Autónomo à data.

NÍVEL CRESCENTE DE ALERTA TODOS OS INVESTIMENTOS TÊM RISCO

CONSULTE O IFI/ PROSPETO EM WWW.CMVM.PT

Risco de perder mais do que 10% do capital investido

(2)

Informações Fundamentais ao Investidor NB DUO GLOBAL INVEST - PERFIL MODERADO 2/6

b) Quanto, quando e a que título o investidor recebe ou pode receber?

O Depósito a Prazo tem uma taxa de juro fixa e juros calculados diariamente sobre o capital aplicado e não mobilizado em cada momento, tomando como base um ano de 360 dias. A taxa anual nominal bruta é de 1,25%, aplicável ao prazo total do Depósito a Prazo – 92 dias.

O Beneficiário da apólice Global Invest recebe o saldo desta em caso de reembolso, total ou parcial, o qual é calculado em função da cotação da Unidade de Conta do Fundo Autónomo de Investimento – Perfil Moderado, do dia útil seguinte à data de receção dos documentos que devem instruir o pedido de reembolso.

O reembolso total ou parcial pode ser solicitado pelo Tomador do Seguro em qualquer momento da vigência do Contrato de Seguro.

O valor das Unidades de Conta a reembolsar é determinado em função da cotação do Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado, do dia em que a operação é realizada no mercado financeiro, sendo deduzido àquele valor, a respetiva comissão de reembolso de 1% no 1º ano, conforme definido em Encargos.

Condições de Reembolso: O pagamento total ou parcial do Saldo da Apólice será efetuado por crédito em conta bancária sediada no NOVO BANCO S.A.. Deverão ser entregues à Companhia de Seguros, o pedido de reembolso, a fotocópia do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, ou em alternativa, o respetivo Cartão do Cidadão do Tomador do Seguro e do Segurado, caso sejam pessoas distintas. A Companhia de Seguros dispõe de um prazo máximo de 10 dias úteis após a receção de toda a documentação necessária para se proceder ao reembolso da Apólice, salvo convenção em contrário e que conste das Condições Especiais da Apólice.

Em caso de vida do Segurado no vencimento do Contrato, deverão ser entregues à Companhia de Seguros, o pedido de vencimento, a fotocópia do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte do Beneficiário, ou em alternativa, o respetivo Cartão de Cidadão. Após a receção da documentação, a Companhia de Seguros dispõe de 5 dias úteis para proceder ao respetivo crédito em conta bancária sediada no NOVO BANCO S.A., salvo convenção em contrário e que conste das Condições Especiais da Apólice.

Em caso de morte do Segurado, deverão ser entregues à Companhia de Seguros, o pedido de sinistro, a Certidão do Assento de Óbito do Segurado, e os documentos comprovativos da qualidade de Herdeiro(s) ou Beneficiário(s), nomeadamente, o(s) respetivo(s) Bilhete(s) de Identidade, Cartão(ões) de Contribuinte, ou em alternativa, o(s) respetivo(s) Cartão(ões) de Cidadão. Após a receção da documentação, a Companhia de Seguros dispõe de 20 dias úteis para proceder ao respetivo crédito em conta bancária indicada pelo(s) Herdeiro(s) ou Beneficiário(s) sediada no NOVO BANCO S.A., salvo convenção em contrário e que conste das Condições Especiais da Apólice.

c) Quando, como, em que circunstâncias e com que consequências o investimento cessa ou pode cessar?

O Depósito a Prazo termina no final dos 92 dias, não sendo possível renovar automaticamente. É permitida a mobilização antecipada, parcial ou total, a qualquer momento da vigência do depósito a prazo, com penalização de 100% aplicada aos juros contados sobre o montante mobilizado no respetivo período em curso, não havendo qualquer encargo adicional.

O investimento no Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado pode cessar nas seguintes condições:

Renúncia: O Tomador do Seguro, que não seja pessoa coletiva, dispõe de um prazo de 30 dias após a receção da Apólice para renunciar à efetivação da mesma. Para o efeito deverá dirigir-se a um Balcão do NOVO BANCO S.A. para efetuar o seu Pedido de Renúncia.

A Companhia de Seguros restituirá o prémio (montante investido) pago pelo Tomador do Seguro no prazo de 30 dias após a receção do pedido referido no parágrafo anterior.

O valor do prémio (montante investido) poderá ser deduzido dos custos de desinvestimento que a Companhia de Seguros comprovadamente tiver suportado (custos de alienação/desvalorização dos ativos subjacentes).

Entende-se por custos de desinvestimento a eventual desvalorização das Unidades de Participação dos Fundos Autónomos afetos à Apólice, verificada na data em que se efetiva o desinvestimento.

Reembolso total e parcial: As condições de reembolso encontram-se previstas em “Quanto, quando e a que título o investidor recebe ou pode receber”.

Morte do Segurado: Em caso de morte do Segurado antes do termo do contrato, a Companhia de Seguros paga aos Beneficiários o Saldo da Apólice de acordo com o previsto nas “Condições de Reembolso” em “Quanto, quando e a que título o investidor recebe ou pode receber”. Neste caso não haverá lugar à cobrança de comissão de reembolso acima referida.

Outras Características:

O Fundo Autónomo Global Invest - Perfil Moderado faz parte dos produtos Global Invest (I.C.A.E.) e Global Invest Future Teen (I.C.A.E.). Estes produtos colocam à disposição do Tomador do Seguro 3 Fundos Autónomos adequados a 3 perfis de risco:

O Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Prudente, destina-se a investidores com tolerância média/baixa ao risco; O Fundo Autónomo Global Invest - Perfil Moderado (Ações), para os investidores com tolerância média ao risco; O Fundo Autónomo Global Invest - Perfil Dinâmico (Ações), para os investidores com tolerância elevada ao risco. Estes produtos são adequados aos investidores que assumam uma perspetiva de valorização das suas poupanças a longo prazo e como tal sem necessidade de liquidez nesse período. De acordo com a sua tolerância ao risco, e à sua propensão a assumir eventuais perdas no capital investido, o Tomador do Seguro deverá optar pelo Fundo Autónomo que se revele mais adequado.

(3)

3/6

comissões a suportar pelo Fundo e destina-se a cobrir todas as despesas de gestão.

Entende-se por valor líquido global do Fundo antes de comissões, o total das aplicações, mais os juros a receber, mais outros ativos e menos as provisões para comissões e outros passivos.

Transição entre Fundos Autónomos: O Tomador de Seguro pode em qualquer momento, de entre os Fundos Autónomos disponíveis no produto, alterar o Fundo Autónomo associado à sua Apólice. Em cada momento, é apenas possível ter um Fundo Autónomo associado ao contrato. Por cada alteração a Companhia de Seguros cobrará um valor fixo de 50 Euros, exceto na primeira alteração da anuidade, que não implica qualquer custo. São permitidas 3 alterações por anuidade e o montante mínimo a transferir para outro Fundo Autónomo disponível no produto é de 250 Euros.

Alteração pela Companhia de Seguros entre Fundos Autónomos: Sempre que a Companhia de Seguros considerar desaconselhável a manutenção da alocação das Unidades de Conta a um determinado Fundo Autónomo, informará o Tomador do Seguro que irá efetuar a transferência destas mesmas Unidades de Conta para outro Fundo Autónomo, sem qualquer custo para o Tomador do Seguro, bem como ao Beneficiário, se houver benefício aceite. O Tomador do Seguro pode, no prazo de 30 dias, indicar diferente afetação para as referidas Unidades de Conta.

Política de Investimentos do Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado: carteira que procura uma valorização no médio prazo, através do investimento diversificado em vários tipos de ativos, nomeadamente, instrumentos do mercado monetário, obrigações e fundos de obrigações, ações e fundos de ações e estratégias de retorno absoluto, nomeadamente através de fundos. É feita diariamente uma gestão ativa e flexível da exposição a cada um destes tipos de ativos, em função do contexto de mercado e do perfil de risco da carteira. Geograficamente e ao nível cambial a exposição será tendencialmente Europeia, podendo, no entanto, sempre haver exposição a outros mercados como EUA, Japão e Emergentes e respetivas moedas. A exposição máxima em ações ou fundos de ações é de 50%. A exposição a fundos pode ser feita em fundos harmonizados ou não harmonizados, neste ultimo caso com um limite máximo de 5%.

Limites à política de Investimentos:

Na composição do património global dos Fundos afetos a este ICAE a Companhia de Seguros cumprirá as normas legais e regulamentares que, em cada momento, sejam aplicáveis, incluindo, sem limitar, as normas relativas aos ativos representativos das provisões técnicas e respetivos limites.

Fundo de Garantia de Depósitos: Os depósitos constituídos no NB beneficiam da garantia de reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósitos sempre que ocorra a indisponibilidade dos depósitos por razões diretamente relacionadas com a sua situação financeira. O Fundo de Garantia de Depósitos garante o reembolso até ao valor máximo de 100.000,00 Euros por cada depositante. No cálculo do valor dos depósitos de cada depositante considera-se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a indisponibilidade de pagamento por parte da instituição depositária, incluindo os juros e, para os saldos dos depósitos em moeda estrangeira, convertendo em Euros, ao câmbio da referida data. Para informações complementares o cliente deverá consultar o endereço www.fgd.pt.

Período da Oferta

O “NB DUO GLOBAL INVEST” é um produto financeiro complexo de comercialização contínua, com início a 24 de maio de 2016.

Principais fatores de Risco

Risco de Mercado:

O NB DUO GLOBAL INVEST – PERFIL MODERADO está sujeito ao risco de o valor de mercado de um ativo ou de um conjunto de ativos subjacentes ou de um indexante (nomeadamente, por flutuações em taxas de juro, taxas de câmbio, cotações de ações ou preços de mercadorias) subjacente ao Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado variar e tal ter impacto na sua rentabilidade.

Risco de Capital:

Risco de o montante a receber pelo investidor vir a ser inferior ao capital investido caso haja uma desvalorização dos ativos que compõem o Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado.

Risco de Crédito:

Risco de, designadamente por falência ou insolvência dos emitentes do conjunto de ativos subjacentes, os deveres inerentes a determinado Produto Financeiro Complexo (designadamente o pagamento de juros e o reembolso do capital) não serem atempadamente cumpridos. Se a falência ou insolvência de uma terceira entidade igualmente afetar a rentabilidade do Produto Financeiro Complexo, este também apresenta risco de crédito dessa entidade. Todos os Produtos Financeiros Complexos têm risco de crédito.

Risco de Contraparte:

Risco de uma entidade (que não o emitente) que seja parte num contrato ou operação (por exemplo, num contrato de swap de taxas de juro) não cumprir os compromissos assumidos, nos termos originais desse compromisso, sem que tal envolva risco de crédito do Produto Financeiro Complexo.

Risco de Taxa de Juro:

Risco de impactos negativos na rentabilidade do Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado, devido a movimentos adversos nas taxas de juro;

(4)

Informações Fundamentais ao Investidor NB DUO GLOBAL INVEST - PERFIL MODERADO 4/6

Risco Cambial:

Risco de impactos negativos na rentabilidade do Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado, devido a movimentos adversos nas taxas de câmbio;

Risco de Liquidez:

Risco de ter de esperar ou de incorrer em custos (designadamente por ter de vender a um preço inferior ao valor económico real) para transformar um dado instrumento financeiro em moeda.

Risco de Conflito de Interesses:

Risco de ocorrer um evento cujas consequências não se encontram total e completamente previstas nas cláusulas contratuais ou na legislação que regula o Produto Financeiro Complexo, ou cuja resolução seja cometida à entidade gestora ou a terceiros, e de a sua resolução ser concretizada de forma contrária aos interesses do investidor, privilegiando interesses próprios do decisor ou de terceiros com este relacionados.

Risco Jurídico e Fiscal:

Risco de alteração da legislação, incluindo a fiscal, e das demais normas aplicáveis com consequências sobre a rentabilidade do NB DUO GLOBAL INVEST – PERFIL MODERADO.

Podem existir outros fatores de risco com impacto direto e relevante no capital e rentabilidade do NB DUO GLOBAL INVEST – PERFIL MODERADO.

Cenários e Probabilidades

O Depósito a Prazo proporciona uma remuneração fixa sobre o capital aplicado. Pior Resultado Possível:

No pior resultado possível, o investidor (Tomador do Seguro) perderia a totalidade do capital inicialmente investido no Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado, recebendo apenas o capital aplicado no Depósito a Prazo acrescido dos juros correspondentes. Para que ocorra este cenário é necessária uma desvalorização total em simultâneo de todos os ativos que compõem o fundo autónomo.

Melhor Resultado Possível:

O investidor (Tomador do Seguro) pode ter ganhos ilimitados num cenário de valorização ilimitada do Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado. Os potenciais ganhos são proporcionais ao montante investido, em cada momento, no Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado.

Encargos

Depósito a Prazo: Não há lugar a comissões e despesas. Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado:

Custos (imputáveis diretamente ao

Tomador do Seguro) % da Comissão

Comissão de Subscrição Não tem. Comissão de Transição entre Fundos

Autónomos

Por cada alteração a Companhia de Seguros cobrará um valor fixo de 50 Euros, exceto na primeira alteração da anuidade, que não implica qualquer custo. Comissão de Reembolso A comissão de reembolso a aplicar é de 1% na 1ª anuidade e de 0% a partir do

início da 2ª anuidade.

Taxa de Supervisão Não tem.

Custos (imputáveis diretamente ao

Fundo Autónomo) % da Comissão

Comissão de Gestão

Componente Fixa Sem prejuízo de outros direitos que lhe sejam atribuídos pela lei ou por este IFI, a empresa Seguradora tem direito a cobrar, anual e postecipadamente, uma Comissão de Gestão no máximo de:

0,80% para o Fundo Autónomo Global Invest - Perfil Moderado; Componente Variável Não Aplicável

Comissão de Depósito

Os Fundos Autónomos suportarão as comissões cobradas pelo Banco custodiante quando aplicável, no valor máximo anual de 0,10% do valor dos Fundos Autónomos.

Custos de Auditoria Não aplicável.

Outros Custos

Os Fundos Autónomos suportarão os custos associados ao investimento noutros organismos de investimento coletivo quando aplicável, no valor máximo de 1% do valor dos Fundos Autónomos.

(5)

5/6

Tabela de Custos Relevantes para Efeitos da Taxa de Custos – Perfil Moderado Custos Valor Comissão Gestão Componente Fixa 254.007,81 Componente Variável 0,00 Comissão de Depósito 12.717,06 Custos de Auditoria 0,00 Outros Custos 251.541,71 Total 518.266,58

Rentabilidade e Risco Histórico do Fundo Autónomo Global Invest

As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo

líquida depende do regime de tributação de rendimentos e de eventuais benefícios fiscais e de outros encargos diretamente associados.

Baixo Risco Elevado Risco

Remuneração Remuneração

potencialmente inferior potencialmente superior

1 2 3 4 5

Outras Informações

Entidade Comercializadora: NOVO BANCO, S.A., presencialmente nas suas Agências. Entidade Responsável pela Elaboração do IFI:

Diretiva da Poupança: Os contratos do Fundo Autónomo Global Invest

2014 passaram a estar qualificados para fins de “reporte” à Autoridade Tributária no âmbito da Diretiva da Poupança. O primeiro “reporte” será efetuado em caso de vencimento e/ou resgate que ocorra a partir de 01 de

Autoridades de Supervisão:

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) da Companhia de Seguros;

Banco de Portugal (BdP) – Autoridade de supervisão prudencial e com Comissão do Mercado de Valores Mobiliários

Locais de Consulta de outra Documentação Relevante:

Depósito a Prazo: A Ficha de Informação Normalizada (FIN) do Depósito a Prazo encontra qualquer agência do NOVO BANCO S.A..

Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado Condições Gerais e Especiais do Fundo Autónomo

ao Investidor (IFI) do mesmo poderão ser obtidas sem quaisquer encargos junto O IFI do NB DUO GLOBAL INVEST – P

www.cmvm.pt. Em tudo o que não esteja expressamente prescrito nas Condições Gerais e Especiais do Global (I.C.A.E.) são aplicáveis ainda as disposições da Lei em vigor.

Entidades competentes para o recebimento de reclamações Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Consultar

17:00h (chamada gratuita). NOVO BANCO, S.A. com morada em Av. Liberdade 195 1250

Competirá a estas Entidades no âmbito das suas competências, analisar e dar parecer sobre esses pedidos ou reclamações. Em caso de litígio emergente, os consumidores podem recorrer aos tribunais judiciais ou aos organismos de resolução extrajudicial.

Tabela de Custos Relevantes para Efeitos da Taxa de Custos – 2015 relativamente ao Fundo Autónomo

% VLGF

Volume de Transações 254.007,81 € 0,80% Valor Médio da Carteira

0,00 € 0,00% Rotação Média da Carteira (%) 12.717,06 € 0,04%

0,00 € 0,00% 251.541,71 € 0,79%

518.266,58 € 1,63%

do Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado

As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura. A rendibilidade líquida depende do regime de tributação de rendimentos e de eventuais benefícios fiscais e de outros encargos diretamente

Elevado Risco Remuneração

potencialmente superior

FUNDO AUTÓNOMO GLOB MODERADO Ano Rendibilidade Risco

2004 4,67% 2,68% 2005 5,67% 1,86% 2006 2,85% 2,83% 2007 5,28% 2,95% 2008 -3,07% 2,63% 2009 8,07% 3,11% 2010 3,29% 3,08% 2011 -0,73% 3,79% 2012 14,55% 2,04% 2013 9,80% 3,40% 2014 4,03% 4,05% 2015 6,25% 5,02% 6 7

NOVO BANCO, S.A., presencialmente nas suas Agências. Entidade Responsável pela Elaboração do IFI: NOVO BANCO S.A.

do Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado subscritos

a estar qualificados para fins de “reporte” à Autoridade Tributária no âmbito da Diretiva da Poupança. O primeiro “reporte” será efetuado em caso de vencimento e/ou resgate que ocorra a partir de 01 de j

de de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) – Autoridade de supervisão prudencial e comportamental

Autoridade de supervisão prudencial e comportamental do NOVO BANCO, S.A. e Valores Mobiliários (CMVM) – Autoridade de supervisão à comercialização do produto;

Locais de Consulta de outra Documentação Relevante: Recomenda-se a leitura dos seguintes documentos adicionais: A Ficha de Informação Normalizada (FIN) do Depósito a Prazo encontra-se disponível para consulta em

Moderado: A informação pré-contratual nos termos da lei do

Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado bem como as Informações Fundamentais poderão ser obtidas sem quaisquer encargos junto de qualquer agência do

PERFIL MODERADO pode também ser consultado no site da CMVM Em tudo o que não esteja expressamente prescrito nas Condições Gerais e Especiais do Global são aplicáveis ainda as disposições da Lei em vigor.

Entidades competentes para o recebimento de reclamações:

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Consultar www.cmvm.pt ou ligar 800 205 339 . NOVO BANCO, S.A. com morada em Av. Liberdade 195 1250-142 Lisboa.

Competirá a estas Entidades no âmbito das suas competências, analisar e dar parecer sobre esses pedidos ou reclamações. ergente, os consumidores podem recorrer aos tribunais judiciais ou aos organismos de resolução

Rotação Média da Carteira no Período de Referência 2015

relativamente ao Fundo Autónomo Global Invest

36.229.723,42 € 31.750.278,36 € Rotação Média da Carteira (%) 114,11%

Moderado

garantia de rendibilidade futura. A rendibilidade líquida depende do regime de tributação de rendimentos e de eventuais benefícios fiscais e de outros encargos diretamente

GLOBAL INVEST - PERFIL MODERADO (139) Classe de Risco 2,68% 3 1,86% 2 2,83% 3 2,95% 3 2,63% 3 3,11% 3 3,08% 3 3,79% 3 2,04% 3 3,40% 3 4,05% 3 5,02% 4

subscritos desde 01 de julho de a estar qualificados para fins de “reporte” à Autoridade Tributária no âmbito da Diretiva da Poupança. O

janeiro de 2017.

Autoridade de supervisão prudencial e comportamental

portamental do NOVO BANCO, S.A.; Autoridade de supervisão à comercialização do produto;

se a leitura dos seguintes documentos adicionais: se disponível para consulta em

contratual nos termos da lei do contrato de seguro, as bem como as Informações Fundamentais e qualquer agência do NOVO BANCO S.A.. pode também ser consultado no site da CMVM em Em tudo o que não esteja expressamente prescrito nas Condições Gerais e Especiais do Global Invest

205 339 entre as 9:30h e as 142 Lisboa.

Competirá a estas Entidades no âmbito das suas competências, analisar e dar parecer sobre esses pedidos ou reclamações. ergente, os consumidores podem recorrer aos tribunais judiciais ou aos organismos de resolução Rotação Média da Carteira no Período de Referência -

(6)

Informações Fundamentais ao Investidor NB DUO GLOBAL INVEST - PERFIL MODERADO 6/6

Atual Situação Jurídica do NOVO BANCO S.A.: Por deliberação do Conselho de Administração do Banco de Portugal tomada em reunião extraordinária de 3 de agosto de 2014, nos termos do n.º 5 do artigo 145.º-G do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro, foi constituído o NOVO BANCO S.A., com sede na Av. da Liberdade, n.º 195 em Lisboa, com o capital social de 4.900.000.000.00 Euros com o número único 513 204 016 de pessoa coletiva e de Registo na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, para o qual foram transferidos determinados ativos e passivos, elementos extrapatrimoniais e ativos sob gestão do Banco Espírito Santo S.A.

Regime Fiscal: Enquadramento Fiscal à data de atualização deste IFI. Depósito a Prazo:

Os juros do Depósito a Prazo estão sujeitos à aplicação de impostos sobre o rendimento (IRS/IRC) vigentes em Portugal, à taxa que estiver em vigor no momento em que ocorrer o vencimento/ forem creditados. Poderão também estar sujeitos a impostos no estrangeiro caso os respetivos beneficiários sejam residentes para efeitos fiscais noutros países.

O regime fiscal descrito de seguida é o que está atualmente em vigor em Portugal. Pessoas singulares

Os rendimentos acima referidos estão sujeitos a retenção na fonte de IRS à taxa de 28% (aplicável a pessoas singulares fiscalmente residentes no Continente português e Região Autónoma da Madeira) ou 22,4% (aplicável a pessoas singulares fiscalmente residentes na Região Autónoma dos Açores). No caso das pessoas singulares residentes existe a opção de englobamento, aplicando-se então as taxas finais de IRS entre 14,5% e 48%, acrescidas da sobretaxa extraordinária de 3,5% e de uma taxa adicional de solidariedade, calculada de forma progressiva de 2,5% para rendimentos coletáveis entre 80.000€ e 250.000€ e de 5% para rendimentos coletáveis superiores a 250.000€. O englobamento é obrigatório no caso de rendimentos auferidos no âmbito de atividades empresariais e profissionais (ENI’s).

Às pessoas singulares fiscalmente não residentes em território português será aplicável uma taxa de retenção na fonte de IRS de 28% ou 35% (aplicável a pessoas fiscalmente residentes em países, territórios ou regiões sujeitas a um regime fiscal claramente mais favorável, constante de lista aprovada pela Portaria nº 150/2004, de 13 de Fevereiro). Podem ser aplicadas taxas reduzidas de retenção na fonte (15%, 12% ou 10%) em caso de aplicação de convenções de dupla tributação celebradas por Portugal e do cumprimento das formalidades previstas na lei para esses efeitos.

As transmissões gratuitas, por morte ou por doação, dos montantes incluídos em depósitos a prazo, a favor de pessoas singulares estão sujeitas a tributação em Imposto do Selo, sem prejuízo das isenções aplicáveis (v.g. cônjuge ou unido de facto, descendente e ascendente).

Fundo Autónomo Global Invest - Perfil Moderado:

I – DEDUÇÕES À COLETA - Este seguro não é dedutível à coleta. II - REEMBOLSO: TRIBUTAÇÃO DOS RENDIMENTOS

Os rendimentos são considerados categoria E (Rendimentos de Capitais).

Se o Tomador do Seguro solicitar o reembolso total do capital acumulado no Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado o contrato será tributado à taxa liberatória de 28% (22,4% nos Açores). No entanto, neste caso, quando o montante dos prémios (montantes entregues) pagos na primeira metade da vigência do contrato representar pelo menos 35% da totalidade daqueles:

- são excluídos da tributação 20% do rendimento, se o reembolso se verificar após o 5º ano e antes do 8º ano de vigência do contrato (regra prática: IRS a reter é de 22,4% sobre os rendimentos / 17,92% nos Açores);

- são excluídos da tributação 60% do rendimento se o reembolso ocorrer após os primeiros 8 anos de vigência do contrato (regra prática: IRS a reter é de 11,2% dos rendimentos / 8,96% nos Açores).

Definição de Rendimento: consideram-se rendimentos de capitais a diferença positiva entre os montantes pagos a título de reembolso, adiantamento ou vencimento de seguros e operações do ramo «Vida» e os respetivos prémios (montantes entregues) pagos ou importâncias investidas.

Por Morte do Segurado: Neste caso o Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado não está sujeito a I.R.S.. III - IMPOSTO DE SELO

O Fundo Autónomo Global Invest – Perfil Moderado não está sujeito a Imposto do Selo [independentemente do(s) Beneficiário(s) designado(s)].

O NOVO BANCO S.A. não assume qualquer responsabilidade por eventuais perdas de rentabilidade decorrentes de alteração do regime fiscal.

Data de Elaboração e última atualização do presente documento: 13 de maio de 2016

Caso confirme o disposto supra, por favor manuscreva a seguinte frase: Recebi um exemplar deste documento a cores previamente à transação inicial

______________________________________________________________________ Data: Hora: Assinatura(s):____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Figura 62 - Gráfico do ataque químico com Nital 3% para a iluminação em campo escuro para uma porcentagem de ferrita⁄austenita retida e de bainita⁄martensita, da fração

Qualquer pessoa envolvida na instalação, operação e/ou cuidados com o equipamento deve ser qualificada para o serviço.. Tenha cuidado com o manuseio da rede elétrica: você pode

Uma explicação para esta observação deve-se ao aumento de cargas que são adicionadas no efluente com o aumento da concentração do tanino, para a região

O CTM, que se figura como instrumento determinante para o desenvolvimento da federação brasileira, em especial dos municípios, contribui para a autonomia destes entes

PISTA DO BOI, PROMAX, AUTO POSTO GUARANI AUTOESCOLA FLAVIO,,HANDS CREATIVE,MANZATTI RACING MULTICICLO REVECAR AUTOMóVEIS MANZATTI RACING/MOTOCENTER Margin of Victory +25.138

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Eleições 2012 Contas de Campanha Arrecadação de recursos Realização de gastos Providências preliminares Prestação de contas... I

b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o

4.1. O processo seletivo compreenderá as seguintes etapas em caráter eliminatório e classificatório. Inscrição: A Etapa Inscrição será informatizada e de caráter