• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE DIREITO

EDITAL N. 001 - SELEÇÃO/2013 (Publicado em 19/02/2013)

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AGROAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, DA

FACULDADE DE DIREITO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

A Coordenação do Curso de Especialização em Direito Agroambiental e Sustentabilidade da Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital para abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos para 60 vagas para o Curso de Especialização em Direito Agroaombiental e Sustentabilidade, com conteúdo e disciplinas adaptadas ao Programa de Mestrado em Direito Agroambiental da UFMT. O curso objetiva a formação de recursos humanos em Direito Agroambiental e Sustentabilidade, nas suas principais vertentes: Direito agrário, Direito ambiental e Sustentabilidade, permitindo aprofundamento teórico nas matérias, capacitando os seus participantes para atuação inovadora junto aos Tribunais, organizações não-governamentais, órgãos e meio ambiente. Ademais, o curso visará a criação de grupos de reflexão sobre as áreas acima elencadas, dando oportunidade de produção constante de doutrina jusagrarista e jusambiental.

1. DA CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

1.1 O período de realização será de 12/04/2013 a 30/12/2014, com a apresentação e entrega da monografia.

1.2 A Carga Horária total do curso é de 450 horas.

1.3 O curso será oferecido nos turnos noturno, matutino e vespertino com aulas às sextas-feiras à noite (18h às 22h30) e sábados (manhã – 7h:30 às 12h:30; tarde – 13h às 18h30), com intervalos quinzenais.

(2)

1.4 Serão ofertadas 60 (sessenta) vagas a Profissionais de nível superior com atuação e interesse na área ambiental. Havendo demanda, ocorrerá concessão de bolsas, sendo 5% para a comunidade e 5% para servidores da UFMT, que seguirão os seguintes critérios: 1.4.1 Somente serão aceitas as inscrições para bolsa demanda social do Curso de Especialização em Direito Agroambiental e Sustentabilidade dos candidatos, bacharéis em Direito ou áreas afins, que entregarem requerimento protocolado, contendo o Número de Identificação Social – NIS atribuído pelo CadÚnico, cópia do Cartão do Cidadão, declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do artigo 4º, inciso II, do Decreto no 6.135, de 2007, com documento(s) que comprove(m) que a renda familiar de todos os membros da família, incluindo a renda do candidato, não é superior a 3 salários mínimos mensais.

§ 1º - A Coordenação do curso consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

§ 2º - A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto n. 83.936, de 6 de setembro de 1979.

1.4.1.1 O candidato que não possuir renda alguma deverá indicar a renda do responsável, vigorando o mesmo limite do item anterior.

1.4.1.2 Em caso de existência de mais candidato do que o número de bolsas, a Comissão selecionará segundo os critérios excludentes e sucessivos seguintes:

a) Candidatos portadores do diploma de Bacharel em Direito; b) Candidatos com maiores médias no Curso de Direito. c) Candidatos graduados em cursos afins;

d) Candidatos com maiores médias no Curso de graduação.

1.4.2 As vagas para servidores da UFMT seguirão os seguintes critérios:

1º. Servidores públicos efetivos lotados na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso – FD/UFMT, portadores do diploma de Bacharel em Direito, desde que não portadores de Certificados ou diplomas de pós-graduação ou que não tenham sido liberados para fazer pós-pós-graduação, em andamento ou já concluída.

2º. Se não preenchidas as vagas pela fórmula do item 1.º, serão preenchidas por servidores públicos efetivos, lotados em outras unidades da UFMT - bacharéis em Direito -, desde que não portadores de Certificados ou diplomas de pós-graduação ou não tenham sido liberados para fazer pós-pós-graduação, em andamento ou já concluída.

(3)

3º. Se não preenchidas as vagas pela fórmula dos itens 1.º e 2.º serão preenchidas por servidores públicos efetivos do quadro da FD/UFMT, graduados em cursos afins, desde que não portadores de Certificados ou diplomas de pós-graduação ou não tenham sido liberados para fazer pós-graduação, em andamento ou já concluída.

4º. Se não preenchidas as vagas pela fórmula dos itens 1.º, 2.º e 3.º serão preenchidas por servidores públicos efetivos, lotados em outras unidades da UFMT – graduados em cursos afins -, desde que não portadores de Certificados ou diplomas de graduação ou não tenham sido liberados para fazer pós-graduação, em andamento ou já concluída.

5º. Nos casos dos itens 1.º, 2.º, 3.º e 4.º, havendo mais candidatos do que vagas, a Comissão selecionará os candidatos, segundo o interesse descrito pelo candidato na sua inscrição, a pertinência dos estudos para as suas atribuições institucionais, sendo que esta última deverá ser devidamente atestada pela chefia imediata do candidato.

2. DOS RECURSOS EM RELAÇÃO À BOLSA

2.1 Caberá recurso em relação ao processo de concessão de bolsas no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Curso de Especialização, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo do Campus de Cuiabá. O requerente deverá justificar o seu pedido de reexame, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação, juntando documentos que julgue necessário. O pedido será analisado pelo Colegiado de Curso de Especialização.

3. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DA INSCRIÇÃO/MATRÍCULA

3.1 O período de inscrição/matrícula será de 21/02 a 11/04/2013. Todavia, considerando que as vagas são limitadas, assim que atingir o número de 54 inscritos, com pagamento da inscrição/matrícula, que equivale à primeira mensalidade do curso, encerra-se o período de inscrições. As inscrições/matrículas deverão ser realizadas direta e exclusivamente no site http:/fundaçãouniselva.org.br/.

3.2 Para manter contato, o candidato poderá utilizar-se do telefone da Coordenação da Pós-Graduação lato sensu em Direito: (65) 3615 8547 e e-mails: posemdireito@ufmt.br e posdireitoufmt@hotmail.com.

(4)

4. DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

4.1 Após pagamento das inscrições/matrícula, conforme item 3.1, o candidato deverá apresentar à Coordenação de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFMT, no horário das 08h às 16h – Campus de Cuiabá os seguintes documentos:

I - cópia do RG e CPF;

II- cópia de certidão de nascimento ou casamento, em caso de alteração de sobrenome; III- cópia do diploma de conclusão de curso de graduação reconhecido no país ou declaração expedida pelo orgão responsável pelo Registro Escolar da Instituição;

IV- histórico escolar;

V - cópia do diploma de conclusão de curso de graduação revalidado por instituição nacional credenciada, quando tratar-se de diploma obtido no exterior;

VI – Currículum Vitae;

VII – Cópia do comprovante do pagamento de inscrição/matrícula;

VIII – Contrato assinado, disponibilizado pela Coordenação de Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade de Direito.

4.2 Nenhuma matrícula poderá ser efetivada no caso da ausência de qualquer documentos a que se referem o item 4.1 e seus subitens.

4.3 O custo total do curso é de R$ 6.480,00 (seis mil quatrocentos e oitenta reais) correspondente à inscrição/matrícula e o restante dividido em 17 (dezessete) parcelas de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) mensais, iguais e sucessivas, com vencimento no dia dez de cada mês.

4.2 O início do curso será no dia 12 de abril de 2013, às 18 horas, nas dependências da Faculdade de Direito da UFMT – Campus Cuiabá.

5. DA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

5.1 A estrutura curricular do curso é composta pelas disciplinas conforme quadro abaixo:

Nome da disciplina Docente Responsável

Teoria Geral do Direito Agroambiental: - Fundamentos do Direito Ambiental - Fundamentos do Direito Agrário

Dr. Patryck de Araújo Ayala Dr. Marcos Prado de Albuquerque Ecologia Aplicada ao Direito:

- Fundamentos de Ecologia e caracterização dos biomas em Mato Grosso

- Mudanaças Climáticas: Mitigação e Adaptação

Dra. Carolina Joana da Silva Dr. Saulo Tarso Rodrigues

Proteção do Meio Ambiente I:

- Tutela Internacional do Meio Ambiente - Políticas Públicas e Meio Ambiente

- Direito ao meio ambiente, sustentabilidade e conflitos ambientais

Dr. Valério de Oliveira Mazzuoli MsC Luiz Alberto Esteves Scalopp Dra. Solange Teles da Silva

(5)

Proteção do Meio Ambiente II: - Direito Ambiental Municipal

- Agrobiodiversidade, florestas e sustentabilidade Socioambiental

- Direito Ambiental Econômico

M.sC.Vanesca Buzelato Prestes Dra. Cristiane Derani

Proteção do Meio Ambiente III: - Direitos Humanos e meio ambiente - Direitos Indígenas e Multiculturalismos - Povos Tradicionais e Mudanças Climáticas

Dr. Fernando Antonio Carvalho Dantas Dr. Saulo Tarso Rodrigues

A Questão Agrária - Recursos hídricos

- Trabalho escravo e meio ambiente - Regularização Fundiária e Ambiental

Dr. Carlos Teodoro J. Hugueney Irigaray Dra. Carla Reita Faria Leal

Dr. José Herder Benatti

Metodologia da Pesquisa Dra. Carla Reita Faria Leal

Instrumentos de Política Ambiental I:

- SISNAMA e competência em matéria ambiental - Licenciamento e Avaliação de Impacto Ambiental

Dr. Talden Queiroz Farias

Instrumentos de Política Ambiental II: - Zoneamento Ambiental

- Áreas protegidas

Dra. Márcia Leuzinger

Bens ambientais:

- Código Florestal e Tutela da Flora - Direito Constitucional Ambiental

Dr. José Herder Benatti

Responsabilidade por danos ambientais: - Tutela Penal do Meio Ambiente

- Responsabilidade Civil por danos ambientais - Tutela Processual do Meio Ambiente - Tutela Administrativa Ambiental

Dr. Marcelo A. Theodoro

Metodologia do Ensino Superior M.Sc. Vera Lúcia Marques Leite

MONOGRAFIA

Elaboração da Monografia 05/08/2014 a 02/12/2014 Entrega da monografia (versão para defesa) 02/12/2014

Período de defesas 09 a 13/12/2014

Entrega da monografia (versão definitiva) 30/12/2014

Cuiabá, 18 de fevereiro de 2013.

Prof. Dr. Carlos Teodoro José H. Irigaray

Referências

Documentos relacionados

1.16 Ficam os participantes cientes, desde já, que não poderão utilizar de meios escusos para adquirir as notas ou cupons fiscais para participar desta promoção e/ou de

As variações no teor de umidade da argamassa, no intervalo de tempo entre demãos e na técnica de acabamento da camada de revestimento podem influenciar negativamente os

Segundo o Kindleberger (1979) estas imperfeições de mercado produzem certas vantagens para as empresas, a nível tecnológico, comercial e outros, permitindo assim

propósito dipl.iiuatico do curtozia inter- nacional, que, a nosso ver, não justillca- ria, por si só, uma manifestação tão so- ieiuiii! o BUlliptllnso, como nma

Geomorfologia que se dedica a estabelecer relações entre os processos de erosão e deposição resultante do escoamento da água em canais fluviais e as formas do relevo

Embora a mudança no volume total da parede torácica ao final do exercício em carga equivalente de trabalho não tenha sido diferente após a RP nos grupos com e sem melhora (Figuras

Here, we provide an example of one of these species, the cnidarian Kishinouyea corbini Larson 1980 (Staurozoa), emblematic because it is extremely rare, poorly studied, and its

 o objeto do contrato precisa estar relacionado ao apoio a projeto específico, devidamente detalhado, nas vertentes do ensino, pesquisa, extensão ou