• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE ENSINO: PROTAGONISMO JOVEM 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE ENSINO: PROTAGONISMO JOVEM 2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

2016

Coordenação:

Vinicius Batista da Silva Autoria do Texto: Christiane Camilo Pires

(2)

EQUIPE DE APOIO E REFORMULAÇÃO DA PROPOSTA Valter Cardoso da Silva

Chefe do Departamento de Ensino Vinicius Batista da Silva Coordenador Acadêmico Josimar da Silva Cézar Coordenador de Apoio ao Estudante

Diego Dias Carneiro

Coordenador do Curso Técnico de Alimentos Marcos Sousa Rabelo

Coordenador do Curso Técnico de Química Selton Evaristo de Almeida Chagas Coordenador do Curso Técnico de Secretariado

Christiane Camilo Pires Pedagoga

Daniel Dunck Cintra Assistente Administrativo Helen Santana Mangueira de Souza

Psicóloga

Sônia Maria Moreira da Silva Souza Assistente de Alunos

RONDONÓPOLIS – MT 2015

(3)

Título do Projeto: Protagonismo Jovem 2016 Grande área do conhecimento: Educação

Área do conhecimento: Tópicos Específicos de Educação Subárea do conhecimento: Ensino Profissionalizante

Instituição: IFMT

Duração do Projeto: Novembro de 2015 a Abril de 2016

Público alvo: Estudantes dos cursos técnicos integrados ao nível médio do IFMT – Campus Rondonópolis.

2. IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE

(Preencher na coluna (#): D – Docente; T – Téc. Adm. Educacional; E – Estudante)

(#) Nome Função *

T Vinicius Batista da Silva Coordenador(a)

D Valter Cardoso da Silva Apoio

T Josimar da Silva Cézar Apoio

D Diego Dias Carneiro Apoio

D Marcos Souza Rabelo Apoio

D Selton Evaristo de Almeida Chagas Apoio

T Christiane Camilo Pires Autora/Apoio

T Daniel Dunck Cintra Apoio

T Helen Santana Mangueira de Souza Apoio

T Sônia Maria Moreira da Silva Souza Apoio

3. RESUMO

(de 10 à 15 linhas, espaço simples, sem parágrafos)

Este projeto visa proporcionar situações de interação e aprendizagem, tendo como protagonistas os discentes cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio, divulgando conhecimentos resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFMT Campus Rondonópolis. Além disto, inserir os discentes veteranos na recepção dos discentes calouros do ano letivo 2016. Para tanto, será disponibilizado espaço, entre os dias

(4)

11 e 16 de abril de 2016, para que os discentes apresentem atividades educativas diversas entre seus pares, sob orientação de um servidor docente ou técnico administrativo educacional. Nesse contexto, sendo o protagonismo um termo que refere-se ao processo de protagonizar, ser o personagem principal, portanto assumir a responsabilidade de participação central no processo, este projeto é uma oportunidade para instigar nos discentes o comportamento crítico, criativo e audacioso necessário para atuar ante os desafios da sociedade atual, por isso, denominado de Protagonismo Jovem.

Palavras-Chave: Protagonismo Jovem – Ensino Médio – Ensino Profissionalizante 4. INTRODUÇÃO

Com a criação de Escolas de Aprendizes e Artífices, em 1909, inicia a história da educação profissional e tecnológica no Brasil, que, decorridas mudanças, no decorrer dos anos, resultou na atual Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMT faz parte.

Conforme a Constituição Federal de 1988, a educação é um dos direitos sociais (Art. 6º), direito de todos e dever do Estado e da família, objetivando o desenvolvimento pleno da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho (Art. 205).

Entretanto, não basta admitir a educação como direito fundamental. É necessário concretizar e prover as ações que permitam a garantia desse direito. Nesse sentido, tanto a CF, em seu art. 206, quanto a LDB, em seu art. 3º, indicam os seguintes princípios, com relação direta com o sucesso escolar, para que o processo educacional ocorra de forma efetiva: a igualdade de condição para o acesso e permanência na escola, a garantia do padrão de qualidade, a valorização do profissional da educação escolar e a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. (BRASIL, 2014, pag. 15)

Assim sendo, o Campus Rondonópolis do IFMT trabalha para sua consolidação como centro de referência para a região atendida, focando suas ações em prol da qualidade do

(5)

estudantes no processo educativo, sendo este projeto parte das ações para concretização deste trabalho.

O projeto “Protagonismo Jovem” teve sua primeira edição realizada em 2014, idealizado e implantando pelas professoras de língua portuguesa Rosilene Rodrigues de Carvalho, que exercia a função de Coordenadora Acadêmica do Campus, e Arlete Fonseca de Oliveira, Coordenadora do Curso Técnico em Secretariado a época; as atividades foram desenvolvidas primordialmente pelos discentes sob orientação e supervisão dos docentes, dando ênfase na produção acadêmica do Campus.

No ano seguinte, o projeto foi reformulado, sofrendo modificações, sendo que, a maior parte das atividades foram desenvolvidas por docentes e servidores técnicos administrativos educacionais da instituição.

Este ano, pretendemos resgatar a metodologia original do projeto que justifica o nome “Protagonismo Jovem”, projetando o discente como personagem principal na divulgação de conhecimentos relativos as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFMT Campus Rondonópolis.

5. JUSTIFICATIVA

A visão de um ensino médio focado em formar pessoas para a universidade não atende as necessidades de todos, as transformações políticas, econômicas e sociais no mundo atual pressionam as escolas a buscar novas abordagens educativas para uma formação integral do sujeito. Nesse sentido:

Pode-se dizer então que, dentro do contexto local, regional, nacional e mundial de grandes transformações de paradigmas, o IFMT apresenta-se estratégico para o sistema educacional, comprometido com o equilíbrio na utilização dos recursos naturais, bem como agente da política do desenvolvimento regional do Estado de Mato Grosso.

(6)

atualmente exige-se das pessoas a continuidade da formação ao longo da vida, o que implica no desenvolvimento de competências geradoras da capacidade de percepção e expressão na qual o cidadão/profissional precisa estar não só atualizado em sua área específica como também em relação ao que está acontecendo em seu entorno. Essa concepção de educação inclusiva pressupõe o comportamento crítico e criativo, audacioso, desencadeador de ações voltadas à solução de impasses e problemas do cotidiano. (IFMT, 2014, pag. 22)

Porém, um dos maiores desafios da educação atual é despertar o interesse dos estudantes, em um mundo repleto de estímulos de uma sociedade veloz, para eles a escola parece enfadonha. Assim, tendo o IFMT assumido como missão “educar para a vida e para o trabalho” é necessário focar esforços para que o ensino médio seja interessante, significativo e transformador para os seus estudantes.

Nesse contexto, sendo o protagonismo um termo que refere-se ao processo de protagonizar, ser o personagem principal, portanto assumir a responsabilidade de participação central no processo. Este projeto é uma oportunidade para instigar nos estudantes o comportamento crítico, criativo e audacioso necessário para atuar ante os desafios da sociedade atual.

De acordo com a concepção de Costa (2000), o protagonismo juvenil surge como uma possibilidade concreta do desenvolvimento e exercício da cidadania, ao mesmo tempo em que se volta ao sujeito, em relação à formação da identidade, autoconceito e autoestima, que são componentes importantes para a formação da identidade e autonomia. Isso, contudo, não significa deixá-lo à mercê de seus anseios, sendo imprescindível a mediação de um adulto. Um mediador que dê oportunidade aos jovens de expor suas ideias, posicionamentos, questionamentos, contestações e indagações imprescindíveis para formação da sua identidade. O Protagonismo Jovem constitui uma proposta inovadora que contribui positivamente para a formação dos estudantes, além disto possibilita um relacionamento e interação auspiciosos com os calouros sendo recepcionados pelos veteranos com as atividades deste projeto.

(7)

6.1. Objetivo Geral

Proporcionar situações de interação e aprendizagem, tendo como protagonistas os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio, divulgando conhecimentos resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFMT Campus Rondonópolis.

6.2. Objetivos Específicos

– Estimular a autonomia e a criatividade dos estudantes;

– Inserir os discentes veteranos no processo de acolhida dos calouros; – Incentivar ações de solidariedade;

– Fomentar a participação docente na orientação dos estudantes..

7. METODOLOGIA

O Protagonismo Jovem 2016 visa resgatar a proposta inicial centrada no aluno como protagonista das atividades. Assim, essa proposta deve ser apresentada a comunidade, convidando-os a participar.

Os discentes interessados deverão ser orientados por um docente, também podendo ser um servidor técnico administrativo educacional que assim se dispuser, numa proposta inclusiva incentivando a participação de todos.

Tanto docentes quanto discentes podem propor atividades, cabendo a equipe de apoio e execução direcionar para que seja feito de maneira integrada respeitando a proposta do projeto, ou seja, encaminhando discentes a docentes e docentes a discentes para construção do trabalho em conjunto.

Para cada atividade proposta deverá ser formulado um plano de trabalho para orientar sua execução, podendo ser as atividades: palestras, seminários, mesas redondas,

(8)

oficinas, minicursos, rodas de conversas, dinâmicas, aulas de campo, visitas técnicas, atividades artísticas e esportivas entre outras. Em posse destas informações será organizado o cronograma de execução das atividades que deverão ocorrer no período de 11 a 16 de abril de 2016.

Ao final das atividades será disponibilizado virtualmente questionário semiestruturado para avaliação e sondagem.

8. CRONOGRAMA

ATIVIDADES

PERÍODO

2015 2016

Nov Dez Jan Fev Mar Abr Avaliação do projeto com base nas edições anteriores x x

Fundamentação Teórica x x x x

Reformulação e elaboração da proposta para o ano letivo 2016 x x Divulgação da nova proposta / levantamento de participantes

Organização das oficinas x x

Divulgação do Protagonismo Jovem a comunidade x

Entrega do plano de trabalho dos envolvidos x

Realização das atividades x

Avaliação do trabalho x

9. ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE

NOME ATIVIDADES SEMANAL*C.H.

Vinicius Batista da Silva Coordenação das atividades, participandoativamente de todas as etapas. 4h Christiane Camilo Pires

- Desenvolver as atividades de apoio*; - Escrever a projeto partindo da avaliação e apontamentos levantados para reformulação

pela equipe.

4h Valter Cardoso da Silva

Apoio*:

- Avaliação e Reformulação da Proposta; - Apoio na organização e viabilização do

projeto;

2h

Josimar da Silva Cézar 2h

Diego Dias Carneiro 2h

Marcos Souza Rabelo 2h

Selton Evaristo de Almeida Chagas 2h

Daniel Dunck Cintra 2h

Helen Santana Mangueira de Souza 2h

(9)

10. RESULTADOS ESPERADOS

Com a realização deste projeto espera-se contribuir com a formação dos discentes de forma a desenvolver sua autonomia, senso crítico e criatividade através de situações de interação e aprendizagem; facilitar a inclusão dos discentes calouros na instituição através da interação e recepção pelos discentes veteranos; e levantar dados para subsidiar ações e intervenções pedagógicas futuras.

REFERÊNCIAS

BRASIL. CASA CIVIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 2014. COSTA, A.C.G. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. Organização Didática. Cuiabá, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Cuiabá, 2014.

ASSINATURA:

______________________________________________ Coordenador(a)

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

Então os pais divulgam nosso trabalho, e a escola também ela divulga todos os resultados, então nós temos alguns projetos que desenvolvemos durante o ano letivo, que

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,