• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 07/2020 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO STRICTO SENSU DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA TURMA 2020/2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 07/2020 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO STRICTO SENSU DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA TURMA 2020/2"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 07/2020 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO STRICTO SENSU DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA TURMA 2020/2

O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Fisiologia da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando:

- a Resolução 32/17-CEPE, a qual estabelece normas gerais únicas para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Paraná;

- a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; - a Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal;

- o Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná;

- as normas internas do Programa de Pós-graduação em Fisiologia da Universidade Federal do Paraná; e

- a Recomendação n° 09/2016 da Procuradoria da República no Estado do Paraná;

RESOLVE:

Estabelecer datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão aos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Fisiologia, na forma deste Edital.

DA ABRANGÊNCIA

Art. 1º Aplica-se este edital ao processo de seleção para o ingresso nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Fisiologia da Universidade Federal do Paraná, daqui para frente denominado Programa, para o ingresso no ano de 2021.

DAS VAGAS

Art. 2º Serão ofertadas 4 vagas no Mestrado, dentro das áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa específicas por professor orientador do corpo docente do Programa, conforme Anexo I deste Edital.

§ 1º A lista dos aprovados e classificados obedecerá ao limite máximo de vagas previstas neste edital e à capacidade de orientação de cada professor integrante do corpo docente, conforme as normativas da CAPES.

§ 2º Havendo vagas remanescentes ao final do processo de seleção, em decorrência de uma diferença entre o número de vagas ofertadas e o número de candidatos aprovados, o Colegiado do Programa poderá, segundo a conveniência do Programa, optar por autorizar novo processo seletivo a ser divulgado em edital próprio e específico ou optar pelo aproveitamento de candidato aprovado e não classificado dentro de uma linha de pesquisa do programa.

(2)

§ 3º O limite máximo de vagas não será alterado1 para o processo seletivo de que trata este Edital.

§ 4º Há reserva de 5% de vagas a servidores da UFPR que se submeterão as mesmas etapas e critérios avaliativos dos demais candidatos, sendo a reserva condicionada ao comum acordo entre as unidades sobre a necessidade de capacitação especifica na área de Fisiologia para atuação do servidor na unidade de lotação em questão.

Art. 3º Somente ingressarão diretamente no Programa os candidatos aprovados e classificados.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 4º No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma vaga de um único orientador dentro de uma das linhas de pesquisa escolhida.

Art. 5º As inscrições para o processo de seleção de que trata este Edital serão realizadas no período constante ao item Cronograma deste Edital.

§ 1º As inscrições de mestrado deverão ser realizadas através do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação (SIGA), disponível no endereço eletrônico https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=2237. § 2º Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento estabelecido no caput deste artigo. O Programa não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e/ou congestionamentos das linhas de comunicação.

Art. 6º Para efetivação da inscrição, o candidato deverá inserir no Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação (SIGA, disponível no endereço eletrônico https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=2237 os seguintes documentos:

a. Requerimento de inscrição devidamente preenchido com indicação da área d a linha de pesquisa, professor orientador (do corpo docente do Programa, conforme Anexo I deste Edital);

b. Cópia do diploma ou documento comprobatório de conclusão de graduação; c. Histórico escolar de graduação para inscrição no mestrado;

d. Cópia do currículo Lattes (Plataforma CNPq, disponível em http://lattes.cnpq.br), cuja documentação comprobatória será exigida caso o candidato alcance a terceira etapa de seleção (avaliação de currículo vitae);

1 Em caso de empate entre os candidatos, exceção feita ao previsto no item “Critérios de Desempate”, o PPG poderá optar pela absorção dos candidatos, respeitada a capacidade de orientação e o interesse do programa.

(3)

e. Fotocópia simples dos documentos pessoais: cópia da carteira de ide ntidade civil e do CPF e, se for estrangeiro, cópia da folha de identificação do passaporte. Serão aceitos també m como documentos oficiais de identidade: Carteiras ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade emitidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por lei federal valham como documento de identidade (como, por exemplo, as do CREA, OAB, CRC); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia e data de validade vigente), na forma da Lei nº 9.053/97;

f. Candidatos ao mestrado deverão realizar a prova de Inglês conforme descrita no artigo 13; g. No momento da inscrição online o candidato poderá optar pela opção de solicitar bolsa de estudos (que será contemplada aos alunos do programa segundo edital específico, salientando que o pagamento se dará através de conta pessoal no Banco do Brasil de responsabilidade do candidato).

DA BANCA DO PROCESSO SELETIVO

Art. 7º A seleção será coordenada por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa, conforme determinado pelo Art. 36 da Resolução 65/09-CEPE, composta pelos professores:

Dr. Fernando Mazzilli Louzada Dr. Rosalvo Tadeu H. Fogaça Dra. Luana Fischer

Art. 8º Quando necessário, a Comissão de Seleção designará os professores do programa que comporão as bancas nas diferentes etapas do processo seletivo.

Art. 9º A correção das questões discursivas será feita por, ao menos, 2 (dois) examinadores e será adotado o sistema de revisão cega.

Art. 10 As bancas examinadoras não poderão ser formadas por servidor ou terceiro que, em relação ao candidato: i – seja cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau; ii – esteja litigando judicial ou administrativamente com candidato ou respectivo cônjuge ou companheiro; iii – tenha amizade ou inimizade notória com algum dos candidatos ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau; iv - tenha tido alguma relação de orientação ou coautoria de trabalhos acadêmicos com algum dos candidatos, neste caso, quando a avaliação não for do tipo revisão cega.

Parágrafo único. O servidor ou terceiro nomeado para integrar a banca examinadora deverá comunicar, por escrito, eventual impedimento ou suspeição à Comissão de Seleção.

(4)

DO PROCESSO SELETIVO

Art. 11 O processo de seleção para ingresso no Curso de Mestrado do programa consistirá em três etapas:

Primeira etapa:

a. Prova escrita de conhecimento da Língua Inglesa, de caráter eliminatório.

A prova terá valor de 100 pontos, sendo que o seu tempo de duração será de 2 horas, sem prorrogação. Os candidatos receberão, até 24 h antes, um link de acesso a sala virtual de provas (será utilizado o recurso Microsoft Teams) onde deverão realizá-la de maneira síncrona. Os candidatos deverão permanecer com suas câmeras ligadas e microfones desligados, se ndo que será realizada a gravação de todo o período de realização da prova pelos membros da banca. A nota mínima para aprovação será de 60 (sessenta) pontos.

b. Prova escrita de conhecimentos gerais em Fisiologia, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova terá valor de 100 pontos, sendo que o seu tempo de duração será de 3 horas, sem prorrogação. Os candidatos receberão, até 24 h antes, um link de acesso a sala virtual de provas (será utilizado o recurso Microsoft Teams) onde deverão realizá-la de maneira síncrona. Os candidatos deverão permanecer com suas câmeras ligadas e microfones desligados, se ndo que será realizada a gravação de todo o período de realização da prova pelos membros da banca. A nota mínima para aprovação será de 60 (sessenta) pontos.

c. Arguição de conhecimentos gerais em Fisiologia.

Os candidatos não eliminados serão convocados para a arguição da prova escrita de conhecimentos gerais em Fisiologia. Para isso, a banca constituída fará perguntas ao candidato sobre suas respostas na prova escrita. Essa arguição será feita através do aplicativo Microsoft Teams, em data e horário previamente divulgados em edital, e não excedendo 30 minutos por candidato.

§ 1º A nota final desta etapa será composta pelas notas da prova escrita de conhecimentos gerais em Fisiologia (peso 1) e da arguição da prova escrita de conhecimentos gerais em Fisiologia (peso 1);

§ 2º Os Tópicos Abordados na Prova Escrita de Fisiologia e na arguição serão discriminados no Anexo III deste edital;

Segunda etapa:

a. Análise do projeto de pesquisa de mestrado pelo professor orientador indicado.

§ 3º O modelo do projeto de pesquisa a ser apresentado pelo candidato encontra-se no Anexo II deste edital. Os critérios a serem avaliados e suas respectivas pontuações estão discriminados no Anexo IV deste Edital.

(5)

§ 4º O professor orientador, também de maneira cega, emitirá um parecer, favorável ou não, a razoabilidade científica do projeto apresentado, justificando seu parecer de forma escrita na qual constará os argumentos para a aceitação ou a recusa. Esta etapa é eliminatória.

§ 5º Ao analisar os projetos, o professor orientador indicado deverá emitir parecer tomando em conta o número de vagas disponíveis para orientação, conforme divulgado por este edital. Somente será permitido ao professor orientador emitir pareceres favoráveis em um número de projetos correspondente ao número de vagas disponíveis para orientação mais um (nº de projetos aceitos = ou < nº de vagas do orientador + 1).

§ 6º Caso o professor orientador não cumpra o disposto no §5º deste artigo, a Comissão de Seleção escolherá, dentre os projetos aceitos pelo professor orientador, aqueles apresentados pelos candidatos que obtiverem as melhores notas na primeira etapa da seleção, tomando como parâmetro o critério de disponibilidade de vagas.

§ 7º O parecer favorável do professor orientador indicado será considerado como aceitação formal, caso o candidato venha a ser admitido no Programa.

Terceira etapa:

Análise do curriculum vitae.

§ 8º Os critérios a serem avaliados e sua respectiva pontuação serão discriminados no Anexo V deste Edital.

§ 9º Os integrantes da banca examinadora atribuirão, individualmente, nota de 0 (zero) a 100 (cem). A nota mínima desta etapa classificatória será de 60 pontos, referente ao requerimento mínimo de graduação concluída para mestrado e mestrado concluído para doutorado. A nota referente aos outros 40 pontos será feita através de normalização proporcional ao candidato que obteve maior pontuação dentre todos os candidatos de mestrado (para candidatos ao mestrado) ou de doutorado (para candidatos ao doutorado). A nota final do currículo será a soma dos 60 pontos mínimos e da nota proporcional dos 40 pontos normalizados.

§ 10º Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota mínima igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e classificados no máximo até o limite determinado no §5º do Art. 11 deste Edital.

§ 11º Os candidatos que tenham obtido nota mínima igual ou superior a 60 (sessenta) na média e que não alcançaram a classificação até o limite de vagas indicado no Art. 2º deste Edital serão considerados aprovados e não classificados.

§ 12º A banca examinadora poderá considerar classificados um número de candidatos menor do que o número de vagas estabelecido neste Edital.

§ 13º O resultado desta etapa será divulgado em data determinada no item Cronograma deste Edital.

(6)

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 12 A nota final e classificação será calculada pela média ponderada das provas de conhecimentos em Fisiologia (peso 3) e análise de currículo (peso 2).

Art. 13 Os editais, portarias, avisos, comunicados e quaisquer outros expedientes relacionados a este processo seletivo serão veiculados, cumulativamente, no endereço eletrônico do Programa (http://www.pgfisio.ufpr.br/).

Art. 14 Em caso de empate na avaliação dos candidatos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:

a. Maior nota na primeira etapa (prova de conhecimentos em Fisiologia); b. Maior nota na análise de curriculum vitae;

c. Candidato com a menor idade.

Art. 15 É permitida e incentivada a indicação de observador do corpo discente da pós -graduação no processo de seleção, com a possibilidade de participação, sem voto, emissão de parecer ou correção de provas, em todas as suas fases.

Art. 16 Os candidatos selecionados devem realizar a matrícula no curso de Mestrado do Programa na data informada pela Secretaria do Programa, constante ao item Cronograma deste Edital. A não realização da matrícula no prazo implica a perda da vaga. No ato da matrícula os candidatos devem enviar cópias dos documentos requeridos no Art. 6 (apresentação do original para autenticação do diploma de graduação) e uma foto 3X4 recente.

Art. 17 Os candidatos não aprovados ou não classificados em cada etapa do processo de seleção poderão interpor recurso administrativo.

§ 1º O prazo para interposição de recurso contra os resultados preliminares será de 01 (hum) dia e começará a contar a partir da data de divulgação dos resultados da etapa.

§ 2º O protocolo deverá ser realizado para a Secretaria do Programa por email (ppgfisioufpr@gmail.com).

§ 3º As datas de divulgação dos resultados preliminares e os prazos para interposição de recursos serão divulgados no Cronograma deste Edital.

Art. 18 Os candidatos não aprovados ou não classificados em cada etapa do processo de seleção poderão solicitar vista das suas próprias folhas de respostas, ficha de avaliação, gravação de entrevista ou arguição oral (ou de qualquer outro meio em que se tenha materializado a performance do candidato) em até 01 (hum) dia após a divulgação do resultado daquela etapa.

(7)

§ 1º O protocolo da solicitação deverá ser realizado na Secretaria do Programa por email (ppgfisioufpr@gmail.com).

Art. 19 Na data estabelecida pelo Cronograma para a publicação do Resultado Final serão divulgados os resultados definitivos, além da listagem com a condição de classificação e aprovação dos candidatos e suas respectivas pontuações.

DO CRONOGRAMA

Art. 20 O Cronograma com os prazos para as etapas de que trata este Edital é apresentado a seguir:

Etapa Data / prazo

Inscrição 14/10/2020 até 13/11/2020

Resultado* das inscrições deferidas e indeferidas (com os motivos)

18/11/2020 / http://www.pgf isio.uf pr.br/

Recurso das inscrições indeferidas Poderá ser solicitado no dia19/11/2020 de das 9:00 às 17:00 para o email: ppgf isioufpr@gmail.com Resultado* das inscrições após recursos 20/11/2020 até às17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Primeira etapa: prova de conhecimentos

específicos e língua Inglesa, conforme art. 11º deste Edital

23/11/2020. Início da prova às 09:00, duração da prova de 2h. Síncrona via Teams.

Resultado* preliminar da 1ª etapa (língua Inglesa) 23/11/2020 até às 18:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Recurso do resultado preliminar da 1ª etapa (língua

Inglesa)

Poderá ser solicitado no dia 24/11/2020 das 9:00 às 18:00 para o email: ppgf isioufpr@gmail.com

Resultado* da 1ª etapa (língua inglesa) após recursos

25/11/2020 até às17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Primeira etapa: prova de conhecimentos em

Fisiologia, conforme art. 11º deste Edital

26/11/2020. Início da prova às 09:00, duração da prova de 3h. Síncrona via Teams.

Divulgação de edital convocação para arguição 26/11/2020 até às 17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Primeira etapa: arguição 27/11/2020. Início da prova às 08:00, conf orme

edital de convocação. Duração da prova de 30 min para cada candidato.

Resultado* preliminar da 1ª etapa (Fisiologia e arguição)

30/11/2020 até às 17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Recurso do resultado preliminar da 1ª etapa

(Fisiologia e arguição)

Poderá ser solicitado no dia 01/12/2020 das 9:00 às 17:00 para o email: ppgf isioufpr@gmail.com

Resultado* 1ª etapa (Fisiologia e arguição) após recursos

02/12/2020 até às 17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Resultado* 2ª etapa (análise do projeto de pesquisa) 03/12/2020 até às 17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Recurso do resultado preliminar da 2ª etapa

(análise do projeto de pesquisa)

Poderá ser solicitado no dia 04/12/2020 das 9:00 às 17:00 para o email: ppgf isioufpr@gmail.com

Resultado* da 2ª etapa (análise do projeto de pesquisa) após recursos

07/12/2020 até às 17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Resultado* preliminar 3ª etapa: análise de currículo 08/12/2020 até às 17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/ Recurso do resultado preliminar da 3ª etapa

(análise de currículo)

Poderá ser solicitado no dia 09/12/2020 das 9:00 às 17:00 para o email: ppgf isioufpr@gmail.com

(8)

recursos

Resultado final* 10/12/2020 até às 17:00 / http://www.pgf isio.ufpr.br/

Matrícula As matrículas ocorrerão entre a primeira

quinzena de janeiro até o dia 31 de agosto de 2021, mediante convocação da Coordenação do PPG Fisiologia.

Início previsto das aulas 22/03/2021, para os convocados na primeira etapa e 23/08/2021, para os convocados em segunda etapa.

Art. 21 Para os casos em que seja necessário alterar quaisquer dos prazos definidos neste cronograma, a comunicação será feita com antecedência mínima de 01 dia útil, através de edital veiculado, cumulativamente, no endereço eletrônico do Programa.

Curitiba, 14 de outubro de 2020.

Colegiado do Programa de Pós-graduação em Fisiologia Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr. Marcelo de Meira Santos Lima

(9)

ANEXO I –VAGAS DISPONÍVEIS POR DOCENTES CREDENCIADOS NO PROGRAMA

Docentes credenciados no PPG Linha de pesquisa Capacidade de orientação

Anita Nishiyama Fisiologia endócrina e

do metabolismo 1 vaga de mestrado Bruno Jacson Martynhak Neurobiologia 1 vaga de mestrado

Carolina Oliveira

Fisiologia Animal Comparativa e dos Animais Domésticos

1 vaga de mestrado

Fabíola Iagher Fisiologia endócrina e

do metabolismo 1 vaga de mestrado

Rosana N. de Morais Fisiologia endócrina e do metabolismo

(10)

ANEXO II –MODELO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

PROJETO DE PESQUISA

1. TÍTULO

2. LINHA DE PESQUISA (marcar 1 opção): ( ) FISIOLOGIA DAS CÉLULAS EXCITÁVEIS ( ) FISIOLOGIA RENAL

( ) FISIOLOGIA ENDÓCRINA E DO METABOLISMO

( ) FISIOLOGIA ANIMAL COMPARATIVA e dos ANIMAIS DOMESTICOS ( ) NEUROBIOLOGIA

3. PALAVRA(S) CHAVE

4. RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

Nome completo do candidato (sem abreviaturas):

Orientador:

5. NÚMERO DO CONDIDATO:

(11)

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO

(PARA AVALIAÇÃO)

1. TÍTULO

Máximo de 50 palavras. Fonte: Arial 11; Espaço: simples.

2. Número do candidato

Para preenchimento da Comissão de Seleção. (Não incluir identificação pessoal do candidato) 3. RESUMODA PROPOSTA

Apresente um resumo da proposta. Máximo de 250 palavras. Fonte: Arial 11; Espaço: simples.

4. Quais os objetivos desta pesquisa?

Máximo 250 palavras. Fonte: Arial 11; Espaço: simples.

5. HIPÓTESES E OBJETIVOS(Qual a importância de realizar o estudo que está propondo?)

Máximo de 250 palavras. Fonte: Arial 11; Espaço: simples.

6. Como pretende desenvolver o estudo? Cite os métodos planejados.

Apresentar descrição clara e objetiva dos métodos utilizados para o desenvolvimento do projeto. Adequar o projeto para que seja compatível com a linha de pesquisa e metodologia adotada pelo grupo de pesquisa do orientador sugerido.

Máximo 500 palavras Fonte: Arial 11; Espaço: simples.

7. Qual seria a contribuição do estudo para a ciência e/ou sociedade?

Descrever as metas e resultados esperados a serem atingidos de acordo com a metodologia sugerida.

Máximo - 250 palavras. Fonte: Arial 11; Espaço: simples.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Listar as principais referências bibliográficas, citadas no texto, de acordo com as normas da UFPR para dissertações e teses ou ABNT.

Máximo: 50 referências.

Declaro que todas as informações contidas no texto são de minha autoria e conclusões e citações contidas adaptadas de outros autores estão devidamente referenciadas.

___________________________________

(12)

ANEXO III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PRIMEIRA ETAPA (CONHECIMENTOS EM FISIOLOGIA E LÍNGUA INGLESA)

1.

HOMEOSTASE E COMPARTIMENTALIZAÇÃO

Homeostase:

manutenção e controle, meio interno e externo do corpo,

compartimentos intra e extracelular, composição (osmolaridade, íons

inorgânicos e moléculas orgânicas), estrutura e função da membrana

plasmática, transporte de água e solutos através da membrana celular e

transporte transepitelial;

2.

SISTEMAS

DE

CONTROLE

DAS

FUNÇÕES

BIOLÓGICAS

Reflexos para o controle das funções biológicas: componentes e exemplos,

regulação da liberação hormonal, retroalimentação positiva e negativa e

regulação do equilíbrio ácido-básico do meio extracelular;

3.

COMUNICAÇÃO CELULAR

Comunicação endócrina, parácrina e autócrina

– conceitos e exemplos,

receptores celulares: tipos, localização e ligantes e vias de sinalização:

mecanismos de transdução de sinal e exemplos;

4.

POTENCIAIS BIOELÉTRICOS E TRANSMISSÃO SINÁPTICA

Canais iônicos: tipos e fu nções; gradiente químico, gradiente elétrico e

potencial de equilíbrio, potencial de membrana em repouso: estabelecimento e

função; potencial de ação: mecanismos determinantes, propagação e função;

potencial graduado: mecanismos determinantes, características e função;

potencial gerador (receptor), mecanismos de transdução de sinal; sinapses

elétricas e químicas

– características e exemplos e integração da sinalização

sináptica: resposta da célula pós-sináptica, somação espacial, somação

temporal, modulação sináptica.

Sugestão de referências bibliográficas para a prova de conhecimentos em

Fisiologia:

LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos fundamentais de neurociência, Atheneu, 2ed., 2010

MELLO AIRES, M. Fisiologia,4ed.,Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2012. SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana, 5º Ed. Artmed, Porto Alegre, 2010. KANDEL, E.R., SCHWARTZ, J. H., Princípios da Neurociência, Manole, 4ed., 2003 KOEPPEN, B.M. e STANTON, B.A. BERNE & LEVY Fisiologia, Elsevier , 6ed., 2009 GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica, Elsevier, 12ed. ou posterior

PHYSIOQUIZ. Aplicativo para estudo de fisiologia humana.

(13)

ANEXO IV - CRITÉRIOS DE AVALIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Critérios a serem avaliados

1. Abordagem do tema e justificativa do trabalho proposto 2. Adequação da(s) hipótese(s) do estudo

3. Qualidade/mérito da pergunta a ser respondida 4. Coerência entre hipótese, objetivos e metodologia

5. Adequação da metodologia para resposta dos objetivos propostos 6. Coerência do projeto com a linha de pesquisa do orientador 7. Qualidade, clareza e originalidade da escrita

8. Adequação e correta citação das referências bibliográficas

9. Adequação do cronograma e adequação do projeto à estrutura física do programa

Cada critério será avaliado como suficiente ou insuficiente pelo avaliador e o parecer técnico de aceite ou recusa incluído na avaliação. Insuficiência em um dos critérios seguintes: 2,4,5,6 e 9 ou em mais de um dos demais critérios acarretará em recusa do projeto.

Resultado Pontuação / parecer

Aceite ou recusa pelo professor orientador (inserir “Aceito” ou “Recusado”)

(14)

ANEXO V - AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

1.

Títulos universitários

Pontuação Página Pontosconcedidos 1.1* Mestrado defendido e aprovado – comprovado por

ATA de defesa ou diploma

150

1.2* Certificado de especialização (lato sensu) em área correlata (carga horária mínima 360 horas-aula)

50

1.3* Graduação - comprovado por certificado de conclusão ou diploma

30

1.4 Prêmios Acadêmicos - projetos, trabalhos científicos e artísticos em eventos/concursos promovidos por instituições de reconhecida credibilidade

10

* PARA ITENS 1.1 a 1.3: Pontuação não cumulativa, a mais elevada será pontuada

2.

Atividade em ensino superior e extensão

Pontuação Página Pontosconcedidos 2.1 Docência em ensino superior (1 h/sem/semestre) -

limite 60 pontos

2

2.2 Docência em ensino médio (1 h/sem/semestre) - limite 15 pontos

0,5

2.3 Mini-curso ministrado (mínimo de 12 h) – até 5 5 2.4 Palestra ministrada - limite de 5 pontos 1 2.5 Orientação acadêmica de graduação (IC, TCC,

monografia) - até 5

1

2.6 Programa de iniciação à docência – monitoria (por semestre)

2

3.

Atividades de capacitação

Pontuação Página Pontosconcedidos 3.1 Estágio de IC com comprovação (cada período de 6

meses)

10

3.2 Curso de extensão (>15 h) - limite 25 pontos 5

(15)

4.1 Artigo científico publicado ou aceito como primeiro autor conforme Estrato*

Pontuação Página Pontosconcedidos

Estrato A1 CAPES/CBII (FI≥5.0) 200 Estrato A2 CAPES/CBII (3.36≤FI<5.0) 170 Estrato B1 CAPES/CBII (2.26≤FI<3.36) 140 Estrato B2 CAPES/CBII (1.34≤FI<2.26) 120 Estrato B3 CAPES/CBII (0.90≤FI<1.34) 100 Estrato B4 CAPES/CBII (0.45≤FI<0.90) 60 Estrato B5 ou C CAPES/CBII (FI<0.45) 20

*Estrato Qualis na área de Ciências Biológicas II da CAPES ou fator de impacto (FI) JCR corrente: considerar o maior.

Periódicos não classificados no Qualis e sem JCR serão pontuados como B5.

4.2 Artigo científico publicado ou aceito como colaborador conforme Estrato*

Pontuação Página Pontosconcedidos

Estrato A1 CAPES/CBII (FI≥5.0)* 100 Estrato A2 CAPES/CBII (3.36≤FI<5.0) 85 Estrato B1 CAPES/CBII (2.26≤FI<3.36) 70 Estrato B2 CAPES/CBII (1.34≤FI<2.26) 60 Estrato B3 CAPES/CBII (0.90≤FI<1.34) 50 Estrato B4 CAPES/CBII (0.45≤FI<0.90) 30 Estrato B5 ou C CAPES/CBII (FI<0.45) 10

*Estrato Qualis na área de Ciências Biológicas II da CAPES ou fator de impacto (FI) JCR corrente: considerar o maior.

Periódicos não classificados no Qualis e sem JCR serão pontuados como B5.

4.4 Resumo em Anais de Congressos Científicos – comprovado por: cópia da página do livro de resumos que contenha logotipo ou informações do evento, principalmente data, ou certificado que conste que houve publicação de resumo, com título e autoria do

(16)

trabalho

Como primeiroautorInternacional 5 Como colaborador (máximo de 3 por evento)

internacional

2

Como primeiroautor Regional 3 Como colaborador (máximo de 3 por evento) Regional 1

4.5 Patentesemáreacorrelata Pontuação Página Pontosconcedidos

Registrada 200

Depositada 70

Registrada (co-autor) 100

Depositada (co-autor) 35

4.6 Livros em área correlata (ciências biológicas, ciências médicas) (com ISBN)

Pontuação Página Pontosconcedidos

Livro publicado – anexar apenas capa + ficha catalográfica

80

Capítulo de livro como primeiro autor (≥4 pag) - limite de 2 capítulos/livro

40

Capítulo de livro como autor-colaborador (≥ 4 pag) - limite de 2 capítulos/livro

20

4.7 Depósito de sequências ou estruturas em banco de dados internacionais

Pontuação Página Pontosconcedidos

Como primeiro autor (por sequência ou estrutura – limite de 20)

1

Como colaborador (por sequência ou estrutura – limite de 10)

1

5.

Funçãoadministrativa

(17)

5.1 Representação discente junto ao colegiado do PPG - por ano

10

5.2 Representação discente junto ao Departamento - por ano

2

5.3 Organização de simpósios, cursos e similares - Como organizador - limite de 3 eventos 6 Como colaborador - limite de 3 eventos 2 5.4 Membro de comissão examinadora de TCC ou IC -

limite 10 pts

2

PONTUAÇÃO TOTAL:

Referências

Documentos relacionados

[r]

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O UNFPA aborda a questão da gestação adolescente por meio de ações para alcançar meninas marginalizadas, aumentar a idade de casamento, manter as meninas na escola, construir

Esta retórica organizacional tem sido ineficaz porque traduz a “inabilidade de os reformadores entrarem na sala de aula”, bem como a secundarização do modo “como os