• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1. OBJETO

1.1 Aquisição de carvão ativado umectado, para ser utilizado no tratamento da água, na Estação de Tratamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé – DAEB, de acordo com as especificações técnicas contidas neste Termo de Referência - Anexo I, do Edital.

2. DA FINALIDADE

2.1 Esta especificação estabelece as condições para o fornecimento de 30 (trinta) toneladas de carvão ativado umectado a ser utilizado nas Estações de Tratamento de Água do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé – DAEB. Quantitativo este estimado por ano.

3. DA JUSTIFICATIVA

3.1 Justifica-se a aquisição do objeto desta licitação, objetivando oferecer condições para manutenção das atividades de tratamento da água para fins de potabilidade desenvolvidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA).

4. DOS DADOS TÉCNICOS

4.1. Carvão Ativado Umectado nas seguintes especificações:

4.1.1. Embalagem: em saco valvulado 25 kg;

4.1.2. Matéria-prima: carvão de madeira 4.1.3. Número de Iodo – 800 mg/g (mínimo) 4.1.4. pH – alcalino

4.1.5. Densidade aparente – 0,20 a 0,75 g/cm³ 4.1.6. Granulometria (% em massa passante): =>99,0% (peneira ABNT N 100) =>95,0% (peneira ABNT N 200) =>90,0% peneira ABNT N 325) Fenol <= 3,50 g/l (máximo) 4.1.7. Umidade (% em massa): 30% +/- 2%

4.1.8. Deverão atender os parâmetros operacionais da Norma ANSI/AWWA B600-90:

4.1.9. Dosagem máxima considerada para toxidade apresentada abaixo: 250 mg/L

(2)

4.1.10. Toxidade – Limite máximo e mg/kg: Arsênio (As) : <= 4,0

Cromo (Cr) : <= 20,0

Chumbo (Pb) : <= 4,0

Prata (Ag) : <= 20,0

Mercúrio (Hg): <= 0,4

4.2. Quantidade a ser fornecida: 30 toneladas

4.3. Embalagens: sacos multifolhados, 25 kg, contendo internamente um saco de polietileno

4.4. Além de atender aos valores de referência acima citados, o produto deverá obedecer às normas técnicas relativas ao mesmo. Deverá ser apresentada, conforme orientações constantes no Edital, a seguinte documentação técnica:

4.4.1 Laudo ou certificado técnico da análise do produto, emitido pelo fabricante a cada remessa, assinado por profissional tecnicamente habilitado e pela proponente, onde constem, no mínimo, os resultados as análises dos parâmetros citados na especificação e a norma técnica utilizada na análise de cada parâmetro.

4.4.2 Preenchimento do termo de comprovação de baixo risco a saúde para uso do produto em tratamento de água para consumo humano, emitido pelo fabricante e endossado pela proponente; (Modelo em anexo)

4.4.3 Preenchimento do termo de garantia de atendimento aos requisitos de saúde, emitido pelo fabricante e endossado pela proponente, contendo a Dosagem Máxima de Uso (DMU) e garantindo que o produto ofertado, quando utilizado nesta dosagem, não introduza a água em tratamento impurezas acima dos limites estabelecidos pela Portaria nº 2914/11 do Ministério a Saúde; (Modelo em anexo).

4.4.4 Documento explicativo do produto contendo todas as informações referentes a ele, incluindo a forma, condições recomendadas de armazenamento e ficha de emergência.

5. FORMA DE ENTREGA

5.1. O produto deverá ser entregue de forma parcelada. As entregas ficam condicionadas à solicitação por parte do DAEB, tendo a empresa fornecedora, após recebida a solicitação, prazo de até 10 (dez) dias para entrega do mesmo.

5.2. O produto entregue deverá obedecer às Especificações Técnicas, e em caso de comprovadas desconformidades, fica a empresa fornecedora responsável pela troca do produto inadequado.

5.3. Deverá acompanhar a carga, respectivo laudo de análise, com os parâmetros analíticos acima elencados.

(3)

5.4. O transporte do produto deverá obedecer à regulamentação para o transporte rodoviário de produtos perigosos, Resolução ANTT nº 3665/11 e alterações, complementado pela Resolução ANTT nº 420/04 e suas alterações, Normas Brasileiras e Regulamentos Técnicos do Inmetro em vigor, sem prejuízo do disposto nas normas específicas relativas ao produto.

5.5 A operação de carga, transporte, descarga e acomodação do material ocorrerão por conta do fornecedor.

6. LOCAL PARA ENTREGA DO PRODUTO:

Estação de Tratamento de Água - ETA

Rua João Teixeira de Oliveira, 150, Bairro Narciso Suñe, Bagé, no período das 08:00h às 17:00h horas de segunda-feira a sexta-feira, quando dias úteis e após prévio agendamento.

Forma de entrega: PARCELADA. As entregas ficam condicionadas à solicitação por parte do DAEB.

7. DA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

7.1 Além dos laudos e demais documentos mencionados neste termo, as empresas deverão apresentar, para fins de habilitação, atestado(s), fornecido(s) por pessoa(s) de direito público ou privado, comprovando fornecimento do produto, com características semelhantes ao do objeto licitado.

7.1.1 O(s) atestado(s) deverá(ão) ser emitido(s) em papel timbrado da emitente, datado e assinado, para que no caso de esclarecimento de eventuais dúvidas, seja realizada diligência.

Bagé, 26 de fevereiro de 2018.

Maiquel Santos Vieira Matrícula n.º 123555

(4)

COMPROVAÇÃO DE BAIXO RISCO A SAÚDE PELO USO DO

PRODUTO QUÍMICO EM TRATAMENTO DE ÁGUA PARA

CONSUMO HUMANO

CBRS Nº ___/201_/EMPRESA FORNECEDORA DO PRODUTO QUÍMICO

Em atendimento a os critérios nacionalmente estabelecidos para atendimento da alínea b, do inciso III, do artigo 13 e ao § 5º, do artigo 39 da Portaria 2914 de 12 de dezembro de 2011, comprovamos para os devidos fins que o produto químico abaixo relacionado fornecido pela nossa Empresa denominada ___________________________, sediada à ______________________________, CEP: ______________, CNPJ : ________________, Inscrição Estadual: __________, atende os requisitos da Norma Técnica ABNT NBR 15784 e não oferece riscos à saúde humana, quando utilizado no tratamento de água para consumo humano, respeitando-se a Dosagem Máxima de Uso – DMU, conforme discriminado:

Produto Nome usual Descrição/ uso principal Fórmula e/ou número CAS Massa molecular aproximada DMU

Esta comprovação de Baixo Risco a Saúde está fundamentada nos resultados das análises especificadas e nos critérios estabelecidos pela Norma Técnica ABNT NBR 15784, conforme seguintes documentos anexos:

1) Conclusão do Relatório de Estudo de nº ___, emitido em __/__/___, com data de vencimento em __/__/__;

2) Laudo de Atendimento aos Requisitos de Saúde-LARS de nº _____, do Laboratório_____________, que possui Certificado de Reconhecimento da Conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório emitido pelo INMETRO em ____/____/____, com validade até ____/____/____.

________________, ___ de ________ de 201__

______________________________________________________ Responsável Técnico da Empresa Fornecedora do Produto Químico

(5)

LAUDO DE ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE SAÚDE

LARS Nº ______ /_____

PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE

ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO – NBR 15.784

Identificação da substância teste:

Nome químico do ingrediente ativo (IUPAC): Nome comum do ingrediente ativo:

Nº CAS do ingrediente ativo: Estado físico:

Fabricante:(nome)

Unidade de Produção:(nome e endereço) Nº do lote:

Data de Fabricação: Data da coleta:

Responsável pela coleta da amostra: (nome e empresa) Patrocinador (Fornecedor): (nome e endereço)

Identificação do Laboratório: (nome e endereço) Nº da Acreditação BPL:

Validade do Certificado BPL do INMETRO: Nº do Relatório de Estudo (RE):

Data de Término do Estudo:

Validade do Relatório de Estudo (RE):

Dosagem Máxima de Uso (DMU): ____________mg/L

Resultado da Avaliação: Discriminar por grupo de parâmetros com o status “APROVADO” ou “REPROVADO”

PARÂMETRO AVALIAÇÃO (APROVADO ou REPROVADO) (METAIS)

(VOC)

(SCAN BÁSICO E NEUTRO) ...

Declaração de Conformidade

Declaro que este Laudo de Atendimento aos Requisitos de Saúde - LARS reflete os Dados Brutos obtidos no Relatório de Estudos nº ____, o qual foi conduzido de acordo com os Princípios de Boas Práticas de Laboratório, Normas Inmetro DICLA – 035 a 041 (mês e ano), baseados na OECD – Principles on Good Laboratory Practice (ano). Declaro que para a elaboração do Plano de Estudos que fundamentou a RE Nº ___ foram considerados todos os analitos químicos específicos pertinentes que estão relacionados nas Tabelas 1 a 4, bem como outros dependentes da formulação do produto, do processo de fabricação e das matérias primas empregadas, conforme estabelecido na NBR 15.784, em especial no item 5.8.

___________, ___/____/201__ Data

__________________________________________ Diretor do Estudo do Laboratório de Terceira Parte Registro de Classe Nº:___________

Referências

Documentos relacionados

recorrentes (&gt; uma vez por semana, durante, no mínimo, 3 meses) de consumo de uma grande quantidade de alimentos em um curto tempo, em comparação com o que a maioria das

Os valores de condutividade elétrica e concentração de potássio obtidos na solução do solo por meio dos extratores foram corrigidos para a umidade de saturação, a fim de

- aplique no cabo de alimentação “C”, se não a possuir (veja fig. 11), uma ficha normalizada adequada à carga indicada na etiqueta de características. Efectue a ligação

Foram correlacionados os resultados de técnicas de medida de permeabilidade convencional (8) (em temperatura ambiente) e de permeametria de ar quente (9) (que permite

5.2.3.1 Nesta etapa, deverá ser elaborado projeto básico, que constitui um conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a

7.1 A convocação do fornecedor pelo Câmpus São Roque poderá ser por telefone, e-mail ou pelos correios e será informado o endereço, a repartição, o prazo máximo para

Para isso, analisamos a atuação do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade em dois períodos diferentes da história recente do Brasil:

§5º 0 valor do resgate mensal será limitado a até 2% (dois por cento) do valor relativo ao capital social do associado apurado no fim do balanço patrimonial do exercício