• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DAS CRIANÇAS ESCOLARIZADAS DE PRIMEIRO ANO DE ENSINO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SORRISO – MT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DAS CRIANÇAS ESCOLARIZADAS DE PRIMEIRO ANO DE ENSINO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SORRISO – MT"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DAS CRIANÇAS ESCOLARIZADAS DE PRIMEIRO ANO DE ENSINO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SORRISO – MT

Ramielli Bogoni: Pós-graduação em Fisiologia e Prescrição do Exercício Físico pela Faculdade Centro Mato-grossense - FACEM Jailson Alves Bomfim: Pós-graduado em Educação Física Escolar,Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade Centro Mato-grossense - FACEM RESUMO

Visando a importância das aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor das crianças da Educação Infantil, o presente trabalho teve como objetivo avaliar se o nível socioeconômico das crianças estudantes do primeiro ano da Educação Infantil, de um público tanto feminino quanto masculino, de escolas públicas da região central e da periferia do município de Sorriso, interfere em seu desenvolvimento motor. Foi utilizada a pesquisa quantitativa descritiva, classifica-se ainda como uma pesquisa de campo. Participaram deste estudo 40 alunos de 4 escolas, 2 escolas localizadas no centro da cidade e as outras duas na periferia, com idades entre 6 e 7 anos. Para avaliar o desenvolvimento motor, foi utilizada a bateria de teste ktk que compreende quatro provas: equilíbrio à retaguarda, saltos laterais, saltos monopedais e transposição lateral. Os resultados por meio de testes individuais foram apresentados em gráficos que contém os dados obtidos. Para a análise, o presente estudo utilizou a estatística inferencial mediante a aplicação do teste T para comprovar se houve ou não diferença significativa entre sexos e entre as localizações das escolas ao nível de significância de 5%. Com base nos resultados, conclui-se que o gênero masculino obtém vantagem em relação ao desenvolvimento motor e que há relação significativa com o nível socioeconômico. Palavras-chave: Desenvolvimento motor, escolas, testes.

ABSTRACT

Aiming the importance of physical education classes for motor development of children in early childhood education, this study aimed to evaluate the socioeconomic status of the children first-year students of early childhood education both feminine and masculine, public schools in central and periphery of the municipality of Sorriso, interferes with motor development. Descriptive quantitative research was used, still ranks as a field research. Participants were 40 students from four schools, two schools located in the city center, and the other two on the outskirts of the city, aged 6 and 7 years. To evaluate the motor development was used ktk test battery comprising of four trials: balance to the rear, lateral jumps, jumps and side monopedais transposition. The results through individual tests were presented in graphs containing the data for the analysis the present study used inferential statistics by applying the t test to prove whether or not there was significant difference between genders and between the locations of schools to 5% significance level. Based on the results it can be concluded that the male gets advantage over engine development and that there is a significant relationship with socioeconomic status.

(2)

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento motor do ser humano é um assunto muito estudado ao longo da história, muitas pesquisas foram realizadas com a finalidade de avaliar as fases motoras evolutivas correspondentes a sua maturação biológica. Porém, existe uma escassez de estudos longitudinais relacionados com a bateria de testes para avaliação motora.

Gallahue (2005) define desenvolvimento motor como toda mudança contínua em seu comportamento motor durante o ciclo de vida de um indivíduo. O desenvolvimento motor pode ser visto pelo desenvolvimento que avança lentamente, mas contínuo das habilidades.

Sabe-se o quanto é importante trabalhar nas fases iniciais da educação com o desenvolvimento motor e os benefícios que isto proporcionará no futuro, tanto no aprendizado motor, sócio afetivo e cognitivo.

Este estudo tem por objetivo avaliar se o nível socioeconômico das crianças, estudantes do primeiro ano da Educação Infantil, de um público tanto feminino quanto masculino, de escolas públicas da região central e da periferia do município de Sorriso, interfere em seu desenvolvimento motor, para analisar, supervisionar, proporcionar e enriquecer cada vez mais o acervo motor dessas crianças em processo de desenvolvimento, a fim de que elas cresçam e se tornem pessoas adultas capazes e competentes para desempenhar as funções motoras e cognitivas que são fundamentais para a vida.

DESENVOLVIMENTO

Fundamentação Teórica

Conhecer o desenvolvimento motor das crianças é de suma importância, pois é nele que se caracterizam as habilidades motoras, que oportunizam um domínio do corpo estático e dinâmico (andar, correr, saltar, arremessar etc.) estas habilidades são vistas como o alicerce para a aquisição de habilidades motoras especializadas.

A bateria de testes utilizada na avaliação de coordenação motora (KTK) surgiu de um trabalho entre duas instituições alemãs: a “Westfalischen Institut fur Jugendpsychiatrie und Heilpadagogik Hamm” e o “Institut fur Arztl. Pad. Jugendhilfe der Philippe-Universitat”, para suprir a necessidade de diagnosticar, de maneira fácil

(3)

e eficiente, as deficiências motoras em crianças com lesões cerebrais e/ou com desvios comportamentais (GORLA et al., 2001).

O KTK é composto por quatro provas que utilizam as mesmas tarefas de coordenação para várias idades, os conteúdos das tarefas devem apresentar dificuldades acrescidas conforme os indivíduos são mais velhos. A diferenciação por idades, por exemplo, é alcançada segundo critérios como:

1. Aumento da altura ou distância; 2. Aumento da velocidade;

3. Maior precisão na execução, medida, por exemplo, em função do maior número de acertos em um determinado número de tentativas (KIPHARD, 1976).

A importância dos testes se torna evidente, pois com os resultados adquiridos os acadêmicos de Educação Física poderão compartilhar conhecimento específico sobre o desenvolvimento motor da criança que possa enriquecer e auxiliar em novas pesquisas, os pais terão a oportunidade de conhecer o nível de desenvolvimento motor de seu filho e a escola poderá adquirir novos dados dos alunos.

Este estudo propõe uma abordagem sobre a avaliação do nível de desenvolvimento motor das crianças escolarizadas de primeiro ano de Ensino Infantil da rede pública, onde será utilizada a pesquisa quantitativa descritiva.

O estudo teve como amostra 10 alunos de cada escola, com idades entre 6 e 7 anos, de ambos os sexos, do 1° ano do Ensino Infantil, devidamente matriculados nas escolas públicas A, B, C e D do município de Sorriso – MT.

Para a realização desta pesquisa, a coleta de dados foi realizada de forma aleatória estratificada. Inicialmente foi apresentado o projeto aos gestores das escolas para que assinassem o documento de aceite. Os responsáveis foram devidamente informados a respeito do projeto através de uma carta de esclarecimento, instrumento no qual se esclarece o objetivo do presente estudo, a explanação dos objetivos propostos, os procedimentos da coleta dos dados, a garantia do anonimato, da liberdade de recusa e confirmação ou retirada do consentimento em qualquer fase da pesquisa, da garantia de qualquer esclarecimento necessário, bem como certifica a ausência de risco à saúde física e à integridade moral dos participantes.

Os dados foram coletados por meio de uma bateria de testes KTK direcionada a todos os alunos que trouxeram o termo de consentimento e

(4)

esclarecimento assinado. Esses testes aplicados possibilitaram o fechamento deste projeto, contribuindo para o alcance dos resultados.

 Trave de equilíbrio: A tarefa consiste em caminhar à retaguarda sobre três traves de madeira com espessuras diferentes. São válidas três tentativas em cada trave. Durante o deslocamento (passos), não é permitido tocar o solo com os pés. Antes das tentativas válidas, o sujeito terá um pré-exercício para se adaptar à trave, no qual realizará um deslocamento à frente e outro à retaguarda.

 Saltos Monopedais: Consiste em saltar um ou mais blocos de espuma, colocados uns sobre os outros, com uma das pernas. Para sujeitos de 5 a 6 anos, são solicitados 5 saltos por perna e sem blocos de espuma, já para crianças de 6 a 7 anos, um bloco de espuma de 5 cm.

 Saltos Laterais: A tarefa consiste em saltitar de um lado para o outro, com os dois pés ao mesmo tempo, o mais rápido possível, durante 15 segundos.

 Transferências sobre Plataformas: Consiste em deslocar-se sobre as plataformas que estão colocadas no solo, em paralelo, uma ao lado da outra, com espaço aproximado de 12,5cm entre elas. O tempo de duração será de 20 segundos, o indivíduo terá duas tentativas para a realização da tarefa.

Para a realização das baterias, as crianças permaneceram com sua roupa normal, tirando apenas aquelas vestimentas que poderiam dificultar os movimentos. Para permitir uma correta observação nas provas de coordenação e equilíbrio, foi necessário que tirassem os calçados.

Os resultados serão descritos abaixo.

As informações coletadas através dos testes foram analisadas de forma eletrônica, através do programa Microsoft Excel, mediante os procedimentos de cálculo de estatística descritiva como a determinação da média e do desvio padrão e da estatística inferencial mediante o cálculo do teste T aos 5% de significância para comprovar se há ou não diferença significativa entre os grupos pesquisados por sexo e por localização dos sujeitos participantes.

(5)

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para a análise dos dados obtidos no presente estudo, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. O valor absoluto apresentado é a média dos dados coletados por sexo nas diferentes escolas identificadas pelas letras A, B, C, e D.

Tabela 1

Resultados do quociente motor (QM) e classificação motora da escola municipal A do município de Sorriso – MT no período 2013/2014

Indivíduo Sexo QM1 QM2 QM3 QM4 Soma

Total Classificação 1 Feminino 99 103 55 81 338 Coordenação

Normal 2 Feminino 94 103 55 86 338 Coordenação Normal 3 Feminino 103 108 67 85 363 Coordenação

Normal 4 Feminino 91 103 63 100 357 Coordenação Normal 5 Feminino 103 101 65 71 340 Coordenação Normal 1 Masculino 99 112 87 76 374 Coordenação

Normal 2 Masculino 94 106 72 100 372 Coordenação Normal 3 Masculino 110 117 87 145 459 Muita Boa

Coordenação 4 Masculino 110 117 84 115 426 Boa Coordenação 5 Masculino 92 106 83 110 391 Boa Coordenação Fonte: Dados coletados pelos autores.

De acordo com os dados demonstrados na tabela 1, referente à escola A, escola do centro da cidade, todos os 5 participantes do sexo feminino obtiveram a classificação de coordenação normal e a somatória do quociente motor ficou de 338 a 363. Dos participantes do sexo masculino, 2 indivíduos também obtiveram classificação de coordenação normal, outros 2 obtiveram classificação de boa coordenação e somente 1 obteve classificação de muito boa coordenação com quociente motor de 459.

(6)

Tabela 2

Resultados do quociente motor (QM) e classificação motora da escola municipal B do município de Sorriso – MT no período 2013/2014

Indivíduo Sexo QM1 QM2 QM3 QM4 Soma Total Classificação 1 Feminino 112 120 79 115 426 Boa Coordenação 2 Feminino 95 123 69 80 367 Coordenação Normal 3 Feminino 102 120 70 96 388 Boa Coordenação 4 Feminino 100 117 62 81 360 Coordenação Normal 5 Feminino 128 137 80 94 439 Boa Coordenação 1 Masculino 106 128 70 91 395 Coordenação Normal 2 Masculino 133 148 96 104 481 Muito Boa

Coordenação 3 Masculino 93 128 69 104 394 Boa Coordenação 4 Masculino 107 134 75 81 397 Boa Coordenação 5 Masculino 109 139 72 110 430 Boa Coordenação Fonte: Dados coletados pelos autores.

A tabela 2 demonstra os resultados da escola municipal B, da periferia da cidade, a soma total do quociente motor (QM) variou de 360 a 439, com indivíduos do sexo feminino que obtiveram a classificação de boa coordenação e coordenação normal. Já os participantes do sexo masculino, além da classificação de boa coordenação e coordenação normal, obtiveram a classificação de muito boa coordenação.

Tabela 3

Resultados do quociente motor (QM) e classificação motora da escola municipal C do município de Sorriso – MT no período 2013/2014

Indivíduo Sexo QM1 QM2 QM3 QM4 Soma

Total Classificação 1 Masculino 92 106 63 67 328 Coordenação

Normal 2 Masculino 102 106 74 85 367 Coordenação Normal 3 Masculino 102 101 67 81 351 Coordenação

(7)

4 Masculino 108 106 72 85 371 Coordenação Normal 5 Masculino 92 112 67 86 357 Coordenação

Normal 1 Feminino 111 86 56 86 339 Coordenação Normal 2 Feminino 112 94 68 94 368 Coordenação

Normal 3 Feminino 103 75 68 75 321 Coordenação

Normal 4 Feminino 97 85 59 85 326 Coordenação Normal 5 Feminino 99 75 67 75 316 Coordenação

Normal Fonte: Dados coletados pelos autores.

A tabela 3, acima, representa a escola C, uma escola localizada no centro do município de Sorriso – MT.

Nesta escola, os resultados da classificação do quociente motor foram de 100% na coordenação normal, com a somatória feminina variando de 328 a 371 e a dos indivíduos masculinos de 316 a 368.

Tabela 4

Resultados do quociente motor (QM) e classificação motora da escola municipal D do município de Sorriso – MT no período 2013/2014

Indivíduo Sexo QM1 QM2 QM3 QM4 Soma Total Classificação 1 Feminino 105 110 82 81 378 Coordenação Normal 2 Feminino 119 130 79 90 418 Boa Coordenação 3 Feminino 113 137 80 94 424 Boa Coordenação 4 Feminino 101 129 78 76 384 Boa Coordenação 5 Feminino 124 129 73 86 412 Boa Coordenação 1 Masculino 111 112 87 81 391 Boa Coordenação 2 Masculino 97 106 77 96 376 Coordenação Normal 3 Masculino 95 128 77 94 394 Boa Coordenação 4 Masculino 117 128 64 91 400 Boa Coordenação 5 Masculino 95 139 83 105 422 Boa Coordenação Fonte: Dados coletados pelos autores.

A tabela 4 refere-se à escola municipal D, da periferia da cidade, que obteve uma maior classificação de boa coordenação, um indivíduo masculino e um feminino

(8)

apresentaram a classificação da coordenação normal, atingindo a somatória do quociente motor com variação de 376 a 422.

A comparação entre os sexos foi feita pelo teste “T” de maneira que:

 0,049 como T menor que 0,05 demonstra que há diferença significativa entre meninos e meninas;

 0,024 quando feito um teste unicaldal demonstra que o desenvolvimento motor de meninos é maior que o das meninas.

Com os resultados obtidos nas tabelas acima, através do teste T: 0,0000504 comprovou-se que os indivíduos das escolas da periferia apresentam um melhor desenvolvimento motor que os pertencentes às escolas do centro. Isso se deve ao estilo de vida de cada criança, pois as que moram no centro são de um nível socioeconômico mais alto, participam de brincadeiras da era de jogos em vídeo games e computadores, ao contrário da periferia, onde as crianças brincam mais nas ruas, com bolas e com brincadeiras de rodas.

As meninas são mais sensíveis às condições do meio ambiente e isso repercute em seu comportamento motor, segundo (GOMES, 1996). Para Valdivia et al. (2008), o fato de os meninos serem superiores às meninas nos níveis de desempenho motor se explica, devido às meninas, geralmente, realizarem jogos menos ativos e dedicarem menos tempo a estas práticas em comparação com os meninos. Também para o mesmo autor, os pais dão mais liberdade aos filhos homens, o que se traduz em maior oportunidade de momentos ativos em sua vida diária.

Segundo Malina (1980), na infância, o status socioeconômico é um fator com grande influência na atividade da criança. Em geral, nas classes baixas, as crianças têm mais liberdade de se movimentarem pela zona onde habitam. Esta atmosfera pode conduzir a uma maior liberdade na atividade motora e na oportunidade de prática.

Rodrigues (2010), em seu estudo que comparou o desempenho motor de crianças de duas escolas de diferentes níveis socioeconômicos, também constatou que, no que se refere aos componentes de aptidão física voltados para o desempenho, não foi encontrada uma tendência clara com relação à influência do nível socioeconômico no desempenho motor.

(9)

Conclui-se através da análise dos resultados da pesquisa, que o desenvolvimento motor do sexo feminino apresentou níveis inferiores ao do sexo masculino. Evidenciou-se também que os alunos das escolas da periferia apresentam um melhor desenvolvimento motor que os alunos das escolas do centro. Importante ressaltar, que a grande maioria dos alunos que fizeram a bateria de testes KTK, obtiveram a classificação entre coordenação normal e muito boa coordenação, com o quociente variando de 86 a 145. Nenhum aluno ficou com o quociente motor inferior a 86, sendo assim, sem perturbação e insuficiência na coordenação.

Baseando-se nas evidências do presente estudo, é possível verificar a importância de avaliar o desenvolvimento motor das crianças, pois é nele que se caracterizam as habilidades motoras, que oportunizam um domínio do corpo estático e dinâmico (correr, andar, saltar, arremessar etc.) estas habilidades são vistas como o alicerce para a aquisição de habilidades motoras especializadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GALLAHUE, DL. Conceitos para Maximizar o Desenvolvimento da Habilidade de Movimento Especializado. Rev. da Educação Física / UEM. V.6, n.2, p.197-202, 2005.

GOMES, M. P. B. B.. Coordenação, aptidão física e variáveis do envolvimento. Estudo em crianças do 1o ciclo de ensino de duas freguesias do conselho de Matosinhos. [Tese de doutoramento]. Porto: Universidade do Porto 1996.

GORLA, J.I; ARAÚJO, F.P; RODRIGUES, J.L; PEREIRA, R. V. O Teste de KTK em Estudos da Coordenação Motora. Faculdade de Educação Física, Universidade de Campinas,São Paulo, 2001.

KIPHARD, ERNST J. Insuficiencias de movimento y de coordinación en la edad de laescuela primaria. Bueno Aires: Kapelusz, 1976.

MALINA, R.M. 1980. Correlatos relacionados com o ambiente de desenvolvimento motor e desempenho durante a infância. (212-224); (Fundo Robert Malina - FCDEF-UC, Publicações em ordem cronológica).

RODRIGUES, MICHELE L. Comparação do desempenho motor de crianças de duas escolas com diferentes níveis socioeconômicos. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de educação física, 2010.

(10)

VALDIVIA A.B; CARTAGENA L.C; SARRIA N.E; TAVARA I.S; SEABRA A.F.T; SILVA R.M.G; MAIA J.A.R – Coordenação Motora: Influência da idade,sexo, status sócio-econômico e os níveis de adiposidade em crianças peruanas. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. 2008;10(1):25-34.

Referências

Documentos relacionados

Desta maneira, foi possível perceber que existe uma diferença significativa (P< 0,05) entre o comportamento da cola A relativamente à cola A com 5% e com 10% m/m de

Para responder a estas necessidades, o projeto E-Freguesias prevê a inventariação, desmaterialização e sistematização de um grande volume de informação, a criação de uma

Para atender às duas questões de investigação, elegemos duas Escolas da Rede Municipal de Limeira - um Centro Infantil (Creche), e uma Escola Municipal de Educação Infantil –

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

No percurso da construção deste trabalho foram apresentados e discutidos os fatores geradores dos altos índices de reprovação no 1º ano do Ensino Médio na Escola