• Nenhum resultado encontrado

PROVA COMENTADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA AO CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA COMENTADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA AO CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROVA COMENTADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA AO

CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Olá pessoal da Editora Ferreira. Abraços a todos!

Vamos responder e comentar as questões de informática de uma maneira simples, muitas dessas questões ou conceitos são apresentados no meu blog ou nas aulas no Curso FMB. Abraços a todos e bons estudos!

De seu professor, Rodney Idankas

Email: idankas@hotmail.com

Blog: www.informaticadeconcursos.blogspot.com

1 - O processamento e o controle das instruções executadas em um computador são funções da

a) unidade central de processamento. b) memória secundária.

c) memória principal.

d) unidade lógica e aritmética. e) unidade de controle.

GABARITO: A

Comentário: A CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) é composto de um núcleo de processamento. No núcleo de processamento, encontramos a ULA (Unidade Lógica Aritmética) responsável pelos cálculos lógicos e matemáticos, Registradores, Unidades de Controle e Decodificadores de instrução.

2 - Considere a seguinte configuração de um computador e assinale a opção correta.

(2)

Pentium V 2GHz, 1GB de RAM e 40GB de disco rígido a) A capacidade total do disco rígido é 41GB.

b) A capacidade dos dispositivos de entrada/saída é 40GB. c) A capacidade da memória somente de leitura é 41GB. d) A capacidade do sistema operacional é 1GB.

e) A capacidade da memória principal é 1GB. GABARITO: e

Comentário: A ESAF, assim como o CESPE, usa palavras sinônimas para referenciar os dispositivos do computador. Mais uma vez acertamos nos comentários neste BLOG e em minhas aulas nos cursinhos, pois a memória RAM é conhecida como memória de trabalho ou memória principal.

3 - Em um computador executando o sistema operacional Windows, é possível listar todos os componentes de hardware instalados ao selecionar, no ‘Painel de Controle’, a opção a) Gerenciador de dispositivos.

b) Centro de rede e compartilhamento. c) Gerenciador de programas e recursos. d) Gerenciador de desempenho.

e) Gerenciador de segurança. GABARITO: a

Comentário: O Gerenciador de dispositivos é uma ferramenta administrativa do Windows XP e do Windows Vista que pode ser usada para gerenciar os dispositivos em um computador. Geralmente, administradores ou usuários com direitos administrativos utilizam o Gerenciador de dispositivos para examinar o status do hardware e atualizar drivers de dispositivo. Administradores que tenham um conhecimento abrangente sobre o hardware do computador também podem usar os recursos de diagnóstico do Gerenciador de dispositivos para resolver conflitos de dispositivos e alterar

(3)

configurações de recursos. Em geral, o Gerenciador de dispositivos é usado para: Exibir status dos drivers de dispositivo, Atualizar drivers de dispositivo, Definir configurações de drivers de dispositivo, Remover drivers de dispositivo, Solucionar problemas relacionados aos drivers de dispositivo.

4 - Ao utilizar o BrOffice Writer 2.4.1, para exibir a barra de ferramentas de ‘Desenho’, seleciona-se:

a) Inserir → Objeto → Plug-in b) Exibir → Barra de status c) Inserir → Figura → Digitalizar

d) Exibir → Barras de ferramentas → Desenho e) Editar → Alterações → Mostrar

GABARITO: d

Comentário: É a questão que exigiria, talvez, a maior familiaridade como Writer, mas que pode até ser respondida pela eliminação, graças aos conhecimentos apresentados no blog do professor ou anotando suas aulas presenciais. O acesso ao item desenho, usando o BR Office Writer – editor de texto – dá-se por meio da barra de menu

Æ

Exibir

Æ

Barra de Ferramentas

Æ

Desenho.

5 - Para configurar o endereço (URL) do site inicial do navegador Web Internet Explorer versão 7, seleciona-se a opção Ferramentas, Opções da Internet e depois em

a) Conexões b) Avançadas c) Conteúdo d) Privacidade e) Geral GABARITO: E

(4)

Comentário: Quando usamos o IE7 – Internet Explorer versão 7 – tudo ocorre na barra de menu FERRAMENTAS

Æ

Opções de Internet

Æ

GERAL. Quando estamos ministrando aulas de informática, chamamos atenção dos alunos quanto a este item e sobre a opção CONEXÕES, que costumam sempre aparecer em prova.

6 - Determinado usuário, ao acessar um site WEB utilizando um login e uma senha de autenticação, obtém acesso a mensagens eletrônicas enviadas e recebidas por meio da Internet. Indique o serviço Internet que este usuário está acessando.

a) Correio eletrônico. b) Hipertexto.

c) Sistema operacional de navegação. d) Sistema de navegador Web.

e) Segurança Internet. GABARITO: a

Comentário: Comentário certo nas aulas de protocolos de email, este item não pode ser deixado de sempre ser estudados pelos meus alunos. Os protocolos POP3, SMTP e IMAP estão sempre presentes nas provas. O uso de nome e senha para acessar email na internet é o exemplo de webmail para acesso ao correio eletrônico.

7 - O sistema desenvolvido com o objetivo de auxiliar no controle e acompanhamento de tarefas, tais como controle de estoque e folha de pagamento em empresas, é denominado

a) operacional. b) Windows Word. c) de informação. d) Internet.

(5)

GABARITO: c

Comentário: Os programas de computador podem ser divididos em diversas formas. Sistemas de Informação são uma subdivisão dos programas de computador e permitem como diz a questão da prova “...auxiliar no controle e acompanhamento de tarefas, tais como controle de estoque e folha de pagamento em empresas...”. Poderíamos, também, responder essa questão por eliminação, graças aos conhecimentos apresentados no blog ou em sala de aula.

8 - Para acessar os computadores de uma empresa, os funcionários devem informar a matrícula e uma senha de acesso para a realização das suas atividades. A respeito desse controle, é correto afirmar que:

I. Visa a segurança da informação.

II. Evita o acesso indevido a documentos confidenciais por parte de pessoas externas.

III. Controla o acesso aos sistemas de informação da empresa.

Assinale a opção correta.

a) Apenas as afirmações I e II são corretas. b) As afirmações I, II e III são corretas.

c) Apenas as afirmações II e III são corretas. d) Apenas as afirmações I e III são corretas. e) Nenhuma das afirmações é correta. GABARITO: b

Comentário: Segurança da Informação é procedimento técnico realizado pelos auditores e técnicos de informática para controlar acesso a equipamentos e programas de computador. Uma das técnicas para aumentar a segurança da informação é o uso de senhas (fortes), que serve para autenticar e controlar acesso aos sistemas. Esse conceito está

(6)

no blog do professor e também é apresentado em sala de aula.

9 - Indique a opção que caracteriza uma rede de computadores. a) Windows b) Sistema de informação c) LINUX d) Internet e) Internet Explorer GABARITO: d

Comentário: Internet é a interconexão de diversas redes de computadores menores (LAN e MAN) e computadores individuais. Na Internet agregamos serviços, enquanto que o estudo de uma WAN se dá apenas pelo tamanho da rede, que é distribuída geograficamente.

10- O hardware, cuja função é fornecer o ponto de acesso de um computador a uma rede de computadores, é

a) o sistema operacional. b) a placa-mãe.

c) a unidade central de processamento. d) o barramento de endereços.

e) a placa (ou interface) de rede. GABARITO: e

Comentário: Placa de rede, interface de rede ou NIC – Network Interface Card - é o dispositivo que trabalha com dados digitais – pulsos elétricos rápidos na ordem de 10 / 100 / 1000 Mbps -, recebendo endereçamento IP e que fornece

(7)

acesso a interconexão de um cabo para acesso à rede de computadores ou à Internet.

Referências

Documentos relacionados