• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I. REGIMENTO INTERNO DA RESIDENCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu) CAPÍTULO I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I. REGIMENTO INTERNO DA RESIDENCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu) CAPÍTULO I"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

REGIMENTO INTERNO DA RESIDENCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu)

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. - O presente regimento interno contém dispositivos complementares ao Anexo da Resolução 1/2007 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Viçosa (CEPE/UFV), que trata do Regimento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Instituição, e aos fundamentos legais que regem e dão suporte à Residência em Área Profissional da Saúde (Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005; Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009, dos Ministérios da Educação e da Saúde; Resoluções de números 3 e 4 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS, respectivamente, de 04 de maio de 2010 e de 15 de dezembro de 2011; e Despacho orientador para a Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU sobre elaboração de edital de seleção de residente em Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, de autoria da CNRMS e datado de abril de 2011).

CAPÍTULO II

DOS OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO GERAL

Art. 2º. – A Residência em Medicina Veterinária da UFV (RMV/UFV) é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, sob a forma de curso de especialização, dirigido exclusivamente a Médicos Veterinários recém-formados e que se caracteriza por oferecer um programa intensivo de treinamento supervisionado em exercício profissional. Seu objetivo é oferecer aos ingressantes uma oportunidade de aprimoramento de conhecimentos envolvendo diagnóstico, tratamento e controle de afecções diversas que acometem animais domésticos visando à posterior inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

Art. 3º. – As atividades da RMV/UFV contemplarão duas subáreas de conhecimento, a saber: Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos e Clínica e Cirurgia de Ruminantes e Equídeos. Elas serão organizadas em disciplinas distintas, de conteúdos programáticos afetos à clínica médica, patologia, patologia clínica, diagnóstico por

(2)

imagem, terapêutica, anestesiologia, cirurgia, obstetrícia, sanidade e reprodução animal. Além da programação específica voltada às subáreas de conhecimento referidas, temas relacionados à bioética, à ética profissional, à metodologia científica, à estatística, às políticas públicas de saúde e ao Sistema Único de Saúde serão abordados em uma disciplina a ser cursadas pelos residentes de ambas as subáreas.

Art. 4º. – A RMV/UFV terá duração de dois anos e carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, das quais 80 % corresponderão a atividades práticas e o restante a teóricas e, ou, teórico-práticas. Será estruturada em quatro módulos de 24 semanas e dois períodos de 30 (trinta) dias consecutivos de férias, distribuídos conforme se segue:

Primeiro ano

Segundo ano

MÓDULO I MÓDULO II (1ª. Parte) FÉRIAS (primeiro ano) MÓDULO II (2ª. Parte) MÓDULO III MÓDULO IV (1ª. Parte) FÉRIAS (segundo ano) MÓDULO IV (2ª. Parte) 1º/mar a 15/ago 16/ago a 31/dez 2/jan a 31 jan 1º/fev a 28/fev 1º/mar a 15/ago 16/ago a 31/dez 2/jan a 31 jan 1º/fev a 28/fev

Art. 5º. - As atividades da RMV/UFV, independentemente da subárea de conhecimento, serão iniciadas no primeiro dia útil do mês de março de cada ano e serão desenvolvidas das segundas às sextas-feiras de 7 às 19 horas.

Parágrafo único – A complementação da carga horária referida no caput deste artigo será feita, nos dias úteis, a partirdas 19 horas e aos sábados, de 8 às 17 horas.

CAPÍTULO III DA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

Art. 6º - Para inscrição é exigido que os candidatos sejam portadores do diploma de médico veterinário obtido há no máximo três anos em Instituição de Ensino Superior mantenedoras de cursos devidamente reconhecidos na forma da lei ou que, pelo menos, atendam ao inciso II do Art. 30 da resolução 1/2007 - CEPE/UFV.

Art. 7º. – Os candidatos à RMV/UFV deverão, no ato da inscrição, manifestar sua opção para uma das subáreas de conhecimento oferecidas, bem assim atender às exigências do edital de seleção.

Art. 8º. - O número de vagas ofertado a cada ano, o prazo de inscrição, o cronograma do processo seletivo, os instrumentos de avaliação a serem utilizados, os

(3)

critérios de classificação e outras deliberações pertinentes serão publicados em edital com pelo menos trinta dias de antecedência em relação à data de realização das provas.

Parágrafo único – O edital de seleção supracitado será elaborado em obediência às orientações emanadas da CNRMS.

Art. 9º. – A comissão coordenadora poderá nomear bancas examinadoras constituídas por docentes do Programa para procederem à seleção dos candidatos.

CAPÍTULO IV

DA COMISSÃO COORDENADORA E DOS SUBCOORDENADORES

Art. 10º. – A coordenação didático-científica da RMV/ UFV seguirá o disposto no Capítulo VI do Anexo da Resolução Nº 1/2007 – CEPE/UFV. Entretanto, os três professores integrantes da Comissão Coordenadora de que trata o inciso II, artigo 21 daquela deliberação, deverão representar ambas as subáreas de conhecimento oferecidas pelo Programa.

&1º Dentre os três docentes referidos no caput deste artigo, os dois mais votados pelos seus pares assumirão as funções de Subcoordenador da respectiva subárea de conhecimento.

&2º Na ausência do Subcoordenador, outro professor da mesma subárea de conhecimento deverá substituí-lo enquanto durar seu afastamento.

Art. 11º. – Os Subcoordenadores terão as seguintes atribuições:

I - supervisionar e responder pelo andamento das atividades da respectiva subárea;

II - atuar como interlocutor da subárea junto à comissão coordenadora;

III - acolher sugestões, solicitações e denúncias emanadas dos segmentos docente e discente vinculados à respectiva subárea;

IV - designar seus substitutos temporários, quando necessário.

CAPÍTULO V

(4)

Art. 12º. – Os residentes vinculados à subárea de Clínica e Cirurgia de Ruminantes e Equídeos cursarão as seguintes disciplinas:

CÓDIGO DISCIPLINA DOSAGEM CARGA HORÁRIA

a. Disciplinas do Módulo 1 – primeiro semestre (NÍVEL R1)

VET 574 Clínica e Cirurgia de

Ruminantes e Equídeos I

54(15 – 78) 1395

VET 590 Ética, Saúde Pública,

Experimentação e Bem-estar animal

4(4 – 0) 60

b. Disciplinas do Módulo 2 – segundo semestre (NÍVEL R1)

VET 576 Clínica e Cirurgia de

Ruminantes e Equídeos II

57(19 – 76) 1425

c. Disciplinas do Módulo 3 – terceiro semestre (NÍVEL R2)

VET 578 Clínica e Cirurgia de

Ruminantes e Equídeos III

57(19 – 76) 1425

d. Disciplinas do Módulo 4 – quarto semestre (NÍVEL R2)

VET 570 Clínica e Cirurgia de

Ruminantes e Equídeos IV

54(15 – 78) 1395

VET 599 Monografia 4(4 – 0) 60

CARGA HORÁRIA TOTAL 5760

Art. 13º.- Os residentes vinculados à subárea de Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos deverão cursar as seguintes disciplinas:

(5)

CÓDIGO DISCIPLINA DOSAGEM CARGA HORÁRIA a. Disciplinas do Módulo 1 – primeiro semestre (NÍVEL R1)

VET 575 Clínica e Cirurgia de cães e gatos I 50(11 – 78) 1335

VET 594 Seminário I 4(4 - 0) 60

VET 590 Ética, Saúde Pública, Experimentação

e Bem-estar animal

4(4 – 0) 60

b. Disciplinas do Módulo 2 – segundo semestre (NÍVEL R1)

VET 577 Clínica e Cirurgia de cães e gatos II 53(15 – 76) 1365

VET 596 Seminário II 4(4 - 0) 60

c. Disciplinas do Módulo 3 – terceiro semestre (NÍVEL R2)

VET 579 Clínica e Cirurgia de cães e gatos III 53(15 – 76) 1365

VET 597 Seminário III 4(4 - 0) 60

d. Disciplinas do Módulo 4 – quarto semestre (NÍVEL R2)

VET 592 Clínica e Cirurgia de cães e gatos IV 50(11 – 78) 1335

VET 598 Seminário IV 4(4 - 0) 60

VET 599 Monografia 4(4 – 0) 60

CARGA HORÁRIA TOTAL 5760

CAPÍTULO VI DO REGIME DIDÁTICO

(6)

Art. 14º. - Os conteúdos programáticos das disciplinas que compõem os planos de estudos, independentemente da subárea de conhecimento, privilegiarão as atividades práticas e serão ministrados sob a supervisão docente.

Parágrafo único - As programações teóricas serão ministradas por meio de aulas formais, palestras, seminários, discussões de casos clínicos, estudos dirigidos e reuniões profissionais.

Art. 15º. – As atividades práticas concernentes às disciplinas da subárea de Clínica e Cirurgia de Ruminantes e Equídeos consistirão no atendimento às referidas espécies de tal forma que todos os residentes venham a desenvolver atividades a campo e no hospital veterinário e tanto na clínica médica quanto na cirúrgica.

Art. 16º. - Em relação à subárea de Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos, os médicos veterinários residentes deverão se revezar nas especialidades inerentes ao Hospital Veterinário.

Parágrafo único – No segundo ano, nível R2, os residentes desta subárea poderão cumprir, a critério da Comissão Coordenadora, estas atividades abordando a clínica médica ou a clínica cirúrgica.

Art. 17º. – A nota correspondente à avaliação do rendimento escolar do aluno em cada disciplina, exceto Monografia, será a média aritmética obtida por ele em todas as avaliações que vierem a ser aplicadas durante o semestre letivo.

Parágrafo primeiro – No caso das disciplinas referidas como Clínica e Cirurgia, independentemente da subárea de conhecimento, as avaliações de desempenho terão peso oito para a parte prática e peso dois para a teórica.

Parágrafo segundo – Os resultados de cada avaliação serão disponibilizados aos residentes na secretaria da RMV/UFV ao término de cada módulo.

Art. 18º. – No quarto semestre letivo do curso, o residente deverá elaborar uma monografia sob orientação docente e submetê-la a uma banca examinadora composta pelo orientador e por dois outros membros que tenham, no mínimo, o título de mestre.

Parágrafo primeiro – As normas referentes ao conteúdo e formatação das monografias serão estabelecidas pelo orientador, mas, em linhas gerais, deverão seguir um padrão compatível com o que é adotado em revistas científicas com corpo editorial da área de Medicina Veterinária ou, então, o que é preconizado no “Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos”, disponível no sítio eletrônico da Biblioteca Central da UFV.

Parágrafo segundo – A monografia será considerada aprovada quando o estudante obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) de todos os examinadores. A

(7)

nota final dela corresponderá à média aritmética das notas atribuídas por cada membro da banca.

CAPÍTULO VII

DA PROMOÇÃO DO RESIDENTE AO SEGUNDO ANO E DA EMISSÃO DE CERTIFICADO

Art. 19º. - Além das avaliações de desempenho nas disciplinas tratadas nos Art. 17º deste regimento, os residentes deverão também atender a exigências adicionais para fazerem jus à promoção ao segundo ano da RMV/UFV e à obtenção de certificados de conclusão do Programa.

&1º As exigências para promoção ao segundo ano da RMV/UFV correspondem àquelas explicitadas no Art. 4º. da Resolução no. 3, de 4 de maio de 2010, da CNRMS.

&2º Para fazer jus ao certificado de conclusão do Programa, o residente, no seu segundo ano de curso, deverá também ter atendido ao instrumento legal referido no parágrafo anterior, bem assim às exigências contidas no Capítulo XI do Anexo da Resolução 1/2007 - CEPE/UFV, no que couber.

CAPÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 20º. – A RMV/UFV oferecerá aos estudantes seguro de vida e de acidentes pessoais e alojamento.

Art. 21º. – As questões de natureza disciplinar envolvendo os residentes em geral deverão, em um primeiro momento, ser levadas a conhecimento dos respectivos Subcoordenadores sempre na forma de processo. Estes poderão tomar as medidas saneadoras pertinentes ou levar o caso à Comissão Coordenadora para as providências requeridas.

Parágrafo único – Remete-se ao Regimento Geral da UFV os dispositivos atinentes ao regime disciplinar e às penas aplicáveis aos discentes.

Art. 22º. - Os casos não previstos neste regimento interno serão encaminhados à Coordenação para as devidas deliberações.

Referências

Documentos relacionados

O corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será constituído por professores do quadro de pessoal do CESUPA e por professores de outras Instituições,

O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a função endotelial, utilizando a dilatação fluxo-mediada da artéria braquial (DILA), em mulheres na menopausa sem uso

a) Artigos científicos: no máximo 20 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas;.. b) Comunicações científicas: no máximo 12 páginas, com

d) Residência em Medicina Veterinária – essa modalidade de Pós-graduação lato sensu, caracteriza- da por especialização ou aprimoramento em atividades práticas

Em consonância com o Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, este edital tem por finalidade auxiliar na

Parágrafo Único: Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu, bem como de Formação Continuada da Universidade Federal de Juiz de Fora serão disciplinados

I Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).. Autor

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia (PPG-Fitopatologia), do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estabeleceu