• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS - PPGCM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS - PPGCM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS - PPGCM NOVO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO/2015

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de novas inscrições para processo de seleção dos candidatos ao Curso de Doutorado em Ciências Médicas, para o período letivo que terá início em 2015-1.

I – VAGAS

Para o Doutorado serão oferecidas 03 (três) vagas para portadores de diplomas de Mestre, com curso realizado em instituição reconhecida pela CAPES ou que tenham diploma reconhecido/revalidado (com validade para todo o Território Nacional);

Público alvo:

Profissionais da área de Ciências da Saúde (Medicina, Biomedicina, Farmácia-Bioquímica, Enfermagem, Educação Física, Fono-Audiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Saúde Pública) ou Ciências Biológicas (Biologia) que desejem se envolver com a produção de pesquisa clínica e experimental e com o ensino de sua área respectiva.

II – DATAS

2.1. Período e Local das Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de a 25 de março a 30 de março de 2015, de quarta à segunda-feira, das 08:30 às 11:30h e, das 13:30 às 16:30h, na Secretaria do Programa, localizada no Hospital Universitário, Campus Universitário, andar térreo. CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE. CEP: 88040-970. Florianópolis, SC. FONE : 3721-9150. e-mail: ppgcm@contato.ufsc.br

(2)

2.2. Homologação das Inscrições

A inscrição só será homologada mediante a entrega de todos os documentos solicitados no Edital. O resultado da homologação será divulgado na Secretaria do PPGCM, no dia 30 de março de 2015, a partir das 17:00 horas.

2.3. Período de Seleção:

a) Prova de análise crítica de artigo científico e de conhecimento de língua inglesa: 31 de março de 2015 das 8:00 às 12:00 horas. Local: Pós-Graduação em Ciências Médicas - Hospital Universitário.

b) Divulgação dos aprovados na prova de análise crítica de artigo científico e de

conhecimento de língua inglesa: 31 de março de 2015 partir das 17:00 horas na Secretaria do PPGCM.

c) Prova Oral com os classificados na prova escrita: 01 de abril de 2015 a partir das 8:00 horas.

OBS: o candidato deverá apresentar título e a ideia do pré-projeto.

d) Divulgação do aprovados: 02 de abril de 2015 a partir das 8:00h, na Secretaria do PPGCM.

2.4. Período de Matrícula:

Os candidatos selecionados deverão matricular-se no dia 06 de abril de 2015, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30 horas na Secretaria do PPGCM.

III. DOCUMENTOS EXIGIDOS

Os candidatos ao doutorado em Ciências Médicas deverão apresentar os seguintes documentos:

a) Cópia de documentos pessoais (RG ou certidão de nascimento ou de casamento, CPF e título de eleitor);

b) Uma fotografia 3x4 recente;

Requerimento de inscrição, disponível na Secretaria e no site www.ppgcm/ufsc.br do PPGCM devidamente preenchido;

(3)

comprovada não será pontuada);

d) Comprovante de conclusão de curso superior de duração plena, reconhecido pelo CNE;

e) Cópia autenticada do diploma de mestrado de curso reconhecido pela CAPES: f.1) Candidatos cujos diplomas ainda não tenham sido expedidos até o ato da inscrição, deverão apresentar declaração de conclusão ou em processo de conclusão até a data da mátricula, assinado pelo coordenador do respectivo curso;

f.2) Em caso de candidato estrangeiro, o diploma deverá estar revalidado (com validade para todo o Território Nacional);

f) Cópia autenticada do histórico escolar de curso de mestrado (a cópia do histórico escolar do curso de mestrado deve conter os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa no item f.1);

g) Carta de apresentação de um docente do PPGCM (conforme modelo disponível na Secretaria) indicando seu interesse em atuar como orientador do candidato bem como o assunto (tema ou título provisório) do trabalho/dissertação a ser desenvolvida.

Observações:

- A falta de qualquer documento exigido neste edital de seleção, até a data limite de inscrição, implica no indeferimento da inscrição.

- O Curriculum Vitae dos candidatos deve apresentar os comprovantes numerados e organizados na mesma ordem do Curriculum Vitae.

- Para os concluintes de cursos de graduação (no caso de candidatos ao mestrado) a matrícula ficará condicionada à comprovação definitiva das respectivas conclusões. Poderá matricular- se no PPGCM da UFSC o aluno que concluir o curso de curso de mestrado antes da data da matrícula definitiva. No entanto somente será efetuada a matrícula do aluno no

(4)

IV – PROCESSO SELETIVO

O processo de avaliação dos candidatos inscritos será feito por uma banca de seleção e compreenderá as seguintes etapas:

1. Prova de análise crítica de artigo científico e de conhecimento da língua inglesa: A PROVA ESCRITA É DE CARATER ELIMINATÓRIO. A NOTA MÍNIMA DEVERÁ SER O VALOR 6,0 (SEIS) .

1.1. Candidatos ao Doutorado deverão ler o artigo científico em inglês, escolhido pelo comitê de seleção e responder (em português) às seguintes perguntas de forma objetiva, sintética e clara:

1) Qual a base teórica do artigo? 2) Qual a hipótese do estudo? a) Hipótese de nulidade 3) Delineamento do estudo?

4) Discussão da metodologia empregada, apontando os pontos positivos e eventuais pontos negativos (caso existam) apontando:

a) Vícios de aferição b) Vícios de confusão

c) Adequácia da análise estatística utilizada

6) Análise final discutindo se existe ou não validades interna e externa. 7) Discussão das implicações dos resultados do estudo.

1.2. Bibliografia

1. Fletcher RH, Fletcher SW, Wagner EH. Clinical epidemiology: The Essentials. 3 Rd Ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 1996. 276p.

(5)

Farmacologia Clínica. Fuchs FD; Wannmacher L; Ferreira MBC, editores. 3 Edição. Guanabara Koogan. 2004. pg 8 – 21.

3. Ferreira MBC. Fundamentos de Bioestatística. Em: Farmacologia Clínica. Fuchs FD; Wannmacher L; Ferreira MBC, editores. 3 Edição. Guanabara Koogan. 2004. pg 22 -36. 4. Doria Filho U. Introdução à bioestatística para simples mortais. São Paulo: Negócio Editora, Elsevier. 1999. 158p.

2. Análise Curricular

O Curriculum vitae (CV) documentado será pontuado segundo os critérios abaixo. O CV que obtiver a maior pontuação receberá nota 10,0 (dez), recebendo os outros CVs notas

proporcionais à máxima de acordo com a sua pontuação: 1. Título de Mestre 15 pontos

2. Residência Médica em Curso reconhecido pelo MEC: 2 anos 10 pontos; 3 anos 15 pontos.

3. Especialização – 5 pontos.

4. No caso de título de Especialista obtido através de prova de especialidade: 3 pontos, este somente será considerado se não houver comprovante de Residência ou de

curso de especialização.

5. Estágio em laboratórios (não pesquisa): 0.25 pontos por semestre (180 h), com máximo de 1 ponto.

6. Iniciação científica remunerada com bolsa de pesquisa (PIBIC; FAPESC; CNPq ou similar): 0.75 ponto por semestre, sem limite de pontuação;

7. Estágio voluntário ou envolvimento em projeto de pesquisa (sem bolsa de pesquisa): 0.5 ponto por semestre, máximo 2 pontos;

8. Atividade docente em IES (área da saúde): 0.5 pontos por ano, com máximo de 2 pontos.

(6)

9. Participação em congressos até o máximo de 3.0 pontos. 9a) Resumos apresentados em Congresso (por trabalho): - internacional (0.3 ponto);

- nacional (0.2 pontos); - regional (0.1 pontos).

9b) Comunicação Oral em Congresso (por comunicação): - internacional (0.3 pontos);

- nacional (0.2 pontos); - regional (0.1 pontos).

Caso o trabalho seja computado em 9a, não será computado em 9b e vice-versa.

10. Publicação de artigos científicos: sem limite de pontuação - Artigo publicado ou no prelo (com comprovação):

- Revista Qualis A1 -10 pontos por artigo - Revista Qualis A2 - 8 pontos por artigo - Revista Qualis A3 - 5 ponto por artigo - Revista Qualis B1- 2.0 pontos por artigo - Revista Qualis B2 – 1.0 pontos por artigo - Revista B3 ou menos – 0.5 pontos por artigo 11. Capítulos de livro:

11a. Internacional = 6 pontos por capítulo 11b. Nacional = 3 pontos por capítulo

3. Prova Oral

O objetivo da prova oral será esclarecer eventuais dúvidas quanto a prova de análise crítica do artigo científico e de conhecimento da língua inglesa e ao CV bem como conhecer melhor o candidato e suas perspectivas no Programa. O aluno deverá trazer o título e a ideia do projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o curso.

(7)

4. Considerações gerais

- A nota final será a média ponderada das três notas: i) prova de análise crítica de artigo científico e de conhecimento da língua inglesa (peso 3.5), ii) análise do CV (peso 3.5), iii) prova oral (peso 3.0).

- Alunos que não atingirem a nota final mínima de 6.0 não poderão ingressar no curso. - As médias ou notas não serão divulgadas ao público mas poderão ser consultadas pelos interessados.

- Caso haja mais alunos que o número de vagas disponíveis para um determinado professor, serão admitidos os alunos que obtiverem maior média no processo de avaliação. Em caso de empate, será utilizado como critério de desempate a pontuação obtida na somatória dos itens 4, 6, 7e 8 do Curriculum Vitae.

- Casos especiais serão avaliados pelo comitê de seleção, de acordo com critérios estabelecidos e adequados a cada caso em particular.

V – DISPOSIÇÕES GERAIS

1. A qualquer tempo, e a critério do Colegiado do Programa, se constatada a apresentação de documentos/assinaturas não idôneas ou plágios será considerada cancelada a inscrição, matrícula ou diplomação do candidato/aluno, não importando a fase em que ocorra a descoberta, sem prejuízos das ações judiciais cabíveis;

2. Os candidatos não selecionados deverão retirar a documentação apresentada na Secretaria do PPGCM, no período de 13 a 17 de abril de 2015. Não será entregue material por correio. Após esta data, o material será descartado;

3. Os candidatos selecionados deverão matricular-se no mesmo local de inscrição, na data e horário estabelecidos, sob pena de ser considerado desistente, perdendo o direito de ingresso sem um novo processo de seleção;

(8)

4. O PPGCM se reserva o direito de não preencher todas as vagas;

5. A matrícula no PPGCM não assegura o recebimento de bolsa de estudos; 6. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção;

7. A secretaria do PPGCM será a principal fonte de consulta aos candidatos, os quais deverão consultá-la regularmente a fim de tomar conhecimento de eventuais informações complementares para o processo de seleção.

Referências

Documentos relacionados

Galls of Cecidoses eremita Curtis and Eucecidoses minutanus Brèthes (Lepidoptera: Cecidosidae) in Magdalena, Buenos Aires Province: preliminary study and associated fauna..

Abstract: Herein we report the first record of Megalechis picta in the Brazilian Pantanal based in a single specimen captured in a tributary to the rio Miranda, municipality

Abstract: This note is the first report on the infection of Diloboderus abderus Sturm (Coleoptera: Melolonthidae) larvae by the fungus Ophiocordyceps melolonthae

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos