• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO CANDIDATO AO 3º PROCESSO SELETIVO 2014, PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CURSO DE MEDICINA, DA FACULDADE SÃO LUCAS, CONFORME ATO EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO CANDIDATO AO 3º PROCESSO SELETIVO 2014, PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CURSO DE MEDICINA, DA FACULDADE SÃO LUCAS, CONFORME ATO EDITAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO CANDIDATO AO 3º PROCESSO SELETIVO 2014, PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CURSO

DE MEDICINA, DA FACULDADE SÃO LUCAS, CONFORME ATO EDITAL N° 04/2014

1 - DAS INSCRIÇÕES

A Faculdade São Lucas torna público que se encontram abertas as inscrições para o 3º Processo Seletivo 2014, para o preenchimento de vagas no curso de bacharelado em Medicina, em decorrência do Despacho nº 67/2014/SERES/MEC, publicado no DOU em 25/03/2014.

1.1 - Período: 12/05/2014 até 05/06/2014

1.2 – Local das inscrições: As inscrições realizar-se-ão na sede da Faculdade São Lucas e pelo site www.saolucas.edu.br. Outros locais de inscrição poderão ser autorizados.

1.3 - Procedimentos:

A - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: O candidato deve preencher corretamente o formulário disponibilizado pelo site WWW.saolucas.edu.br ou na Faculdade São Lucas e, em seguida, imprimir o boleto bancário ou dirigir-se ao financeiro, a fim de pagar a taxa de inscrição.

B - PAGAMENTO DE TAXA: A taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) pode ser paga no setor financeiro da Faculdade São Lucas (débito ou em espécie), das 8h às 17h30 ou em qualquer agência bancária, até a data de vencimento constante no documento. A taxa de inscrição destina-se a cobrir custos operacionais e não será restituída em hipótese alguma.

C – MANUAL DO CANDIDATO: De posse do manual, o candidato deverá ler, atentamente, as instruções.

D - INSCRIÇÃO POR TERCEIROS: A inscrição poderá ser realizada por terceiros, desde que o procurador apresente documento de identificação original e cópia ou cópia autenticada em cartório.

E – COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO: Na finalização do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato imprime ou recebe o COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO, que lhe dará o direito de participar do Processo Seletivo. Nesse momento, deverá conferir novamente os dados, principalmente a opção de curso e língua estrangeira. A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas no Edital e Manual do Candidato, ambos disponíveis para consulta no site www.saolucas.edu.br

F – ALTERAÇÕES DE DADOS NO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: Solicitações para alterações de dados de inscrição só serão aceitas até o dia 05/06/2014, pelo e-mail: copeve@saolucas.edu.br ou diretamente na Copeve, Comissão Permanente de Vestibular.

(2)

1.4 –

Portadores de necessidades especiais

:

Os candidatos com problemas de visão, audição, locomoção e com deficiências que necessitem de condições especiais para realizar as provas devem preencher o requerimento (disponível no site www.saolucas.edu.br) e entregar até o dia 02/06/2014, solicitando os recursos necessários para a realização das provas. O requerimento pode ser entregue diretamente na Copeve, Comissão Permanente de Vestibular, na Faculdade São Lucas ou pelo e-mail copeve@saolucas.edu.br

2- DAS VAGAS

2.1. São oferecidas vagas para o Curso de Medicina da FSL, nas seguintes condições:

Curso Node

vagas

do Processo Seletivo Situação do curso - Portaria Duração mínima Período Funcionamento

Medicina (bacharelado)

09 (nove)

01(uma)

Para o qual se destina este Edital

Para o Programa Prefeitura para Todos

Em decorrência do Despacho Nº 67/2014/SERES/MEC, publicado no DOU em 25/03/2014.

6 anos (12 semestres) Integral

2.2 O Processo Seletivo objeto deste manual é válido somente para o preenchimento das vagas no curso de Medicina oferecidas para o 2º semestre de 2014.

3- DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

3.1 - O 3º Processo Seletivo 201,4 para o preenchimento de vagas no curso de Medicina da Faculdade São Lucas, será realizado em um único dia.

Porto Velho/RO 08/06/2014 – domingo, com início às 13 horas (horário local), na sede da Faculdade São Lucas

3.2 – O candidato deve comparecer ao local de provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora, portanto às 12h, horário local.

3.3 – Para acesso às salas de provas, os portões ficarão abertos até 13h.

3.4 – Não será permitido o ingresso de candidatos nos seus locais de provas após às 13h, quando os portões da instituição serão fechados, em estrita observância ao horário local, não sendo admitidos quaisquer candidatos retardatários.

(3)

3.5 - Informações podem ser obtidas, através do site na internet, no endereço eletrônico www.saolucas.edu.br, ou pelo e-mail copeve@saolucas.edu.br, junto ao setor da Copeve, Comissão Permanente de Vestibular, da Faculdade São Lucas, ou ainda pelos telefones (69) 3211-8009 e (69) 3211-8075.

3.6 – Endereço da Faculdade São Lucas: Rua Alexandre Guimarães, nº 1.927, Bairro Areal, Porto Velho – RO, CEP 76804-373.

3.7 – A prova é constituída de Redação e Prova Objetiva, com questões de múltipla escolha, conforme discriminado no quadro a seguir:

3.7.1 - O Processo Seletivo tem duração de 5 (cinco) horas. As questões objetivas são compostas pelas matérias da Base Nacional Comum do Ensino Médio.

3.7.2 – Por motivo de força maior, os dias, horários e locais de realização das provas do 3º Processo Seletivo 2014, para o preenchimento de vagas no curso de Medicina, poderão ser eventualmente alterados, sendo comunicado previamente através de edital disponibilizado no site

www.saolucas.edu.br, o qual também será afixado nas dependências da Faculdade São Lucas.

4- DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1- Para a realização da prova, o candidato deve apresentar-se munido dos seguintes documentos, sem os quais não pode adentrar na sala de provas: Documento de identidade original com fotografia recente.

4.2 - São considerados documentos de identidade: Carteira e/ou Cédula de Identidade expedidas pelos Comandos Militares; pelas Secretarias de Segurança Pública; Forças Armadas; Polícia Militar; Ministério das Relações Exteriores; pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares;

Provas a serem realizadas Total de questões objetivas Total de pontos

Redação - 100

Português 10 10

Língua Estrangeira 10 10

Matemática 10 10

Conhecimentos Gerais (História e Geografia) 10 10

Biologia 10 30

Física 10 10

Química 10 20

(4)

Cédula de Identidade para estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens ou conselhos de classe), que por força de lei federal valem como documento de identidade, a exemplo de carteiras da OAB, do CREA, do CRM, do CRC, etc.; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteiras funcionais do Ministério Público, bem como Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, publicada no Diário Oficial da União de 24 de setembro de 1997, com fotografia). 4.3 - Não são aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motoristas (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, que definitivamente não identifiquem o portador do documento.

4.4- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deve ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias.

4.5- Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, bem como protocolo do documento.

4.6- O documento oficial de identidade emitido com prazo de validade, quando apresentado pelo candidato, não pode estar com data de validade vencida, como, por exemplo, passaporte e carteira de identidade/RG emitida para menor de idade.

5- DAS INFORMAÇÕES GERAIS

— Os candidatos deverão trazer para as provas somente

► Caneta esferográfica, de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

— Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite e borracha. — O candidato será identificado, à entrada da sala de provas.

— Não será permitida, ao ingressar na sala de provas, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta. O candidato deverá colocar seus pertences (boné, óculos de sol, relógio digital, calculadoras, protetor auricular, aparelhos sonoros, fone de ouvido, pager, telefones celulares desligados, MP3 ou MP4 players, discman, transceptores de qualquer natureza ou alcance ou outro aparelho eletro-eletrônico), na embalagem de recolhimento. A referida embalagem de recolhimento deverá ser colocada embaixo da carteira do candidato.

— No caso do candidato, durante a realização das provas, ser surpreendido portando os aparelhos eletrônicos citados, será automaticamente lavrado no Termo de Ocorrências o fato ocorrido e ELIMINADO automaticamente do 3º Processo Seletivo 2014, para o preenchimento de vagas no curso de Medicina da Faculdade São Lucas. Para evitar qualquer situação neste sentido, o candidato deve evitar portar no ingresso ao local de provas quaisquer equipamentos relacionados acima.

(5)

ou pessoalmente, sobre a necessidade do uso.

— Na sala de provas, o candidato deverá colocar sobre a mesa seu documento de identificação para o procedimento de identificação civil mediante verificação do documento de identidade, da coleta da assinatura na Lista de Presenças, entre outros procedimentos, de acordo com orientações do fiscal de sala.

— Eventuais erros referentes a nome, documentos de identidade e opção de língua estrangeira, devem ser comunicados ao fiscal de sala que redige o formulário de ocorrência, que deve ser assinado pelo fiscal e candidato.

— Antes da entrega do caderno de provas, o fiscal responsável pela aplicação da prova requisitará a presença de 2 (dois) candidatos que presenciarão a abertura das embalagens de segurança onde estarão acondicionados os instrumentos de avaliação (envelopes de segurança lacrados com os cadernos de provas, folhas de respostas, entre outros instrumentos), em que será lavrada uma ata desse fato, assinada pelos presentes, testemunhando que o material se encontrava devidamente lacrado e com seu sigilo preservado.

— É obrigatória a coleta da identificação digital e facial, após o término da prova.

— Caso o candidato esteja impedido fisicamente de colher a impressão digital, será registrado um Termo de Ocorrência, que deve ser assinado pelo fiscal e candidato.

— O candidato que por algum motivo se recusar a permitir a coleta de sua impressão digital e facial deve assinar um termo de ocorrência lavrado pelo fiscal e pelo coordenador, onde assume a responsabilidade por essa decisão; que a recusa ao atendimento deste procedimento acarretará na ELIMINAÇÃO do candidato.

— O candidato que por algum motivo não tiver feito a coleta digital e facial e não tiver registro do termo de ocorrência acarretará na ELIMINAÇÃO do candidato.

— Para a Redação, o candidato poderá utilizar a folha em anexo para rascunho; e depois fazer a transcrição, na folha definitiva.

— O cartão de respostas (das provas objetivas) terá que ser preenchido à caneta, sem rasuras e o candidato deverá marcar somente uma alternativa. — As respostas no cartão, que estiverem com rasuras ou com mais de uma alternativa assinaladas, serão anuladas.

— Iniciadas as provas, o candidato só poderá entregar a prova e ausentar-se da sala, após transcorrida 1 (uma) hora do início da mesma.

— Por questões de segurança, os cadernos de prova não serão entregues, podendo ser retirados no período de 09/06/2014 a 16/06/2014, na instituição.

(6)

— O candidato que necessitar sair de sala, por motivo justificado, só poderá fazê-lo acompanhado de um fiscal credenciado.

— A fraude, indisciplina ou desrespeito, serão motivos de afastamento imediato do candidato do recinto da prova e determinantes de sua eliminação do Processo Seletivo.

— Não haverá vistas, revisão ou 2ª chamada das provas.

— A perda do prazo ou horário, devidamente divulgado, em qualquer etapa do Processo Seletivo, será de inteira responsabilidade do candidato. — Todas as informações relacionadas ao 3º Processo Seletivo 2014, para o preenchimento de vagas no curso de Medicina da Faculdade São Lucas, contidas neste Manual ou publicadas pela Faculdade São Lucas, são consideradas complementares ao Edital, passando dele a fazer parte integrante, como se aqui estivessem transcritas.

— Por motivo de força maior, os dias, horários e locais de realização das provas do 3° Processo Seletivo 2014, poderão ser eventualmente alterados, sendo comunicado previamente através de edital disponibilizado no site: www.saolucas.edu.br, o qual também será afixado nos quadros de aviso da Faculdade São Lucas e/ou por outros meios de comunicação.

6 – DA CORREÇÃO DAS PROVAS

A correção das provas do 3º Processo Seletivo 2014, para o preenchimento de vagas no curso de Medicina da Faculdade São Lucas, e a classificação dos candidatos obedecerão ao seguinte critério:

6.1 – Serão eliminados do 3º Processo Seletivo 2014, para o preenchimento de vagas no curso de Medicina, os candidatos que não somarem pelo menos 1 (um) ponto por Disciplina na Prova Objetiva ou não somarem pelo menos 40 pontos na prova de Redação.

7 – DO GABARITO DAS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA OBJETIVA

7.1 – Os gabaritos preliminares das questões de múltipla escolha da Prova Objetiva do 3º Processo Seletivo 2014, para o preenchimento de vagas no curso de Medicina, serão publicados no dia seguinte a sua realização, a partir das 15h, através do site da internet, no endereço eletrônico www.saolucas.edu.br

e nas dependências da Faculdade São Lucas.

7.2 – O recurso quanto a publicação dos gabaritos preliminares poderão ser interpostos em até dois dias úteis após a divulgação do gabarito preliminar, por meio de requerimento disponível no site através do endereço eletrônico www.saolucas.edu.br endereçado à Banca Examinadora do Vestibular de Medicina, pelo e-mail copeve@saolucas.edu.br ou pessoalmente na Copeve, Comissão Permanente de Vestibular, das 8h às 19h30.

7.3 – Recursos interpostos fora do prazo ou das condições previstas no item anterior não serão analisados pela Banca Examinadora, sendo indeferidos de plano.

(7)

7.4 – A decisão da Banca Examinadora é proferida em caráter definitivo de última instância e assim será homologado o gabarito oficial.

8 – DA CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos serão classificados para a matrícula no curso de Medicina da Faculdade São Luca pela ordem decrescente dos pontos obtidos, computados a partir da somatória do número absoluto de pontos auferidos, em todas as provas aplicadas, como indicado no item 6.1.

8.1 - Caso haja empate entre os candidatos, serão adotados os seguintes critérios, sucessivamente, para desempate: A) maior nota na Prova de Redação

B) persistindo o empate, maior nota obtida nas questões de múltipla escolha de Biologia C) persistindo o empate, maior nota obtida nas questões de múltipla escolha de Química, e D) persistindo o empate, terá preferência o candidato com idade mais avançada.

9 – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1 - A divulgação do resultado pertinente ao 3º Processo Seletivo 2014, para o preenchimento de vagas no curso de Medicina, com a relação nominal em ordem de classificação dos 9 (nove) candidatos classificados será divulgado oficialmente pela Faculdade São Lucas no dia 20/06/2014, afixado na sede da Faculdade São Lucas, no site www.saolucas.edu.br ou pelos telefones (69) 3211-8009 e (69) 3211-8075.

9.2 – O desempenho do candidato poderá ser consultado no site, através do endereço eletrônico www.saolucas.edu.br, pelo número do CPF do candidato, na mesma data prevista acima.

10 – DA MATRÍCULA

A matrícula obedecerá as seguintes disposições:

A - Os candidatos serão matriculados até o preenchimento do número total de vagas ofertadas.

B - O candidato classificado, por desistência, ou não efetivação da matrícula nos prazos estabelecidos neste Manual, perde seu direito à matrícula. Remanescendo vagas, a Faculdade poderá: receber portadores de diploma de nível superior ou realizar provas subsequentes para seu preenchimento.

C – O candidato aprovado e não classificado nas vagas ofertadas no 3º Processo Seletivo 2014 para o preenchimento e vagas no curso de Medicina, poderá fazer reopção de curso, desde que tenha vagas no curso pretendido.

D - A Faculdade reserva-se o direito da não obrigatoriedade de informar ao candidato classificado, devendo o mesmo acompanhar as chamadas divulgadas, bem como seu comparecimento no devido prazo para a realização da matrícula.

(8)

11 – DO CALENDÁRIO E DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

A matrícula dos candidatos classificados será realizada na Central de Atendimento, na sede da Faculdade São Lucas, no endereço Rua Alexandre Guimarães, nº 1.927, Bairro Areal, Porto Velho/RO. Informações pelo telefone (69) 3211-8020.

11.1 Prazos: Os candidatos aprovados e classificados devem efetuar suas matrículas: 1ª chamada: de 20/06/2014 a 27/06/2014, das 8h às 19h

2ª chamada: de 30/06/2014 a 07/07/2014, das 8h às 19h

Havendo vagas, as chamadas subsequentes dos candidatos, até o limite de vagas ofertadas, seguirão a ordem de classificação, sendo publicadas no site da instituição www.saolucas.edu.br e afixadas na sede da Faculdade São Lucas.

11.2 Documentação para matrícula

11.2.1 A matrícula só será efetuada com o preenchimento do requerimento inicial e do contrato de prestação dos serviços educacionais, firmado pelo candidato, por seu pai ou responsável legal, quando menor de 18 anos, acompanhado dos seguintes documentos:

— Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada dos originais para conferência dos seguintes documentos:

 Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão (caso não apresente Histórico ou Certificado);  Histórico Escolar do Ensino Médio;

 Cédula de Identidade;  CPF;

 Certidão de Casamento ou Nascimento;  Título de Eleitor;

 Comprovante de votação da última eleição;

 Certificado de Reservista, ou prova de estar em dia com as obrigações militares;  Uma (01) fotografia 3X4, recente;

 CPF e RG, Comprovante de Residência do Acadêmico (água, luz ou telefone) e do Contratante (pessoa responsável pela assinatura do contrato);  Comprovante de pagamento da primeira parcela da semestralidade (débito ou dinheiro).

11.2.2 Não serão aceitos documentos ou cópias rasurados e ilegíveis.

(9)

Estudos, emitidos pela Secretaria de Estado da Educação.

11.2.4 Os documentos em língua estrangeira devem conter o visto da autoridade consular brasileira no país de origem e estar acompanhados da respectiva tradução oficial.

11.2.5 Não será concedido desconto, na primeira mensalidade.

11.2.6 Os candidatos classificados que não procederem a respectiva matrícula, nos dias e horários previstos neste manual, ou deixarem de apresentar todos os documentos, até o último dia do prazo fixado neste manual e determinados no Edital, perderão o direito à vaga, sendo considerados desistentes, e sendo convocados, para suas vagas, por ordem de classificação, os candidatos subsequentes.

11.2.7 A matrícula pode ser realizada através de procuração feita e firmada em cartório, desde que o procurador assine um termo de compromisso que determina a obrigatoriedade de o candidato comparecer à instituição para reconhecer as impressões digitais e faciais até a data de 18/07/2014, data essa que antecede o início das aulas.

11.2.8 O valor total da semestralidade é dividido em 6 (seis) parcelas, sendo a quitação da primeira condição para deferimento da matrícula. A segunda parcela terá vencimento no dia 10 de agosto de 2014. As demais parcelas devem ser pagas até o dia 10 de cada mês.

11.2.9 O valor da semestralidade para o período 2014/2, é de R$ 31.392,00 (trinta e um mil, trezentos e noventa e dois reais) equivalente a R$ 5.232,00 (cinco mil, duzentos e trinta e dois reais) por mês, computado conforme a lei 9.870/99, cujos dados estão disponíveis no setor financeiro da Faculdade São Lucas.

Porto Velho/RO, 6 de maio de 2014.

Maria Eliza de Aguiar e Silva

Referências

Documentos relacionados

12 PROCESSO SELETIVO 2022 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO APARÍCIO CARVALHO - FIMCA.. PERÍODO:

12 PROCESSO SELETIVO 2022 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO APARÍCIO CARVALHO - FIMCA.. PERÍODO:

Depois de determinar o número de grupos através da análise de agrupamento pode- se fazer a análise de K-means clustering que examina a média para cada grupo em cada dimensão

Cada candidato terá direito a uma única inscrição no presente processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Medicina no Campus Bauru; portanto, não é permitido o

Para o Brasil, na avaliação do crescimento a partir dos percentis de peso por altura, peso por idade e idade por altura, consideram-se como padrão de normalidade valores acima

O candidato deverá localizar os “links” correlatos ao processo seletivo para preenchimento das vagas de Residência Médica, em áreas de atuação, da Faculdade de Medicina

Estabelece normas e critérios do processo seletivo para preenchimento de vagas disponíveis de transferência externa para o Curso de Graduação em Medicina da Universidade

1.1 O Processo Seletivo para preenchimento de 30 vagas disponíveis de acordo com o Quadro de Vagas descrito no item 2, no curso de Medicina Campus Aparecida,