• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

(FIC)

Operador de Computador

Florestal 2014

(2)

Reitora da Universidade Federal de Viçosa

Nilda de Fátima Ferreira Soares

Pró-Reitor de Ensino

Vicente de Paula Lelis

Diretor Geral do Campus UFV-Florestal

Antônio César Pereira Calil

Diretor Administrativo

Rogério Duarte Torres

Diretora de Ensino

Poliana Flávia Maia

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus UFV-Florestal

Marco Antônio de Oliveira

Diretor de Extensão e Cultura do Campus UFV-Florestal

Fernando de Souza Bastos

Coordenador Geral do Pronatec do Campus UFV-Florestal

Fernando de Souza Bastos

Coordenador Adjunto do Pronatec do Campus UFV-Florestal

José Carlos Baffa Júnior

Supervisão Pedagógica

(3)

1 – Dados da Instituição

CNPJ 25944455000196

Razão Social UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA -

UFV

Endereço Rodovia LMG 818 KM 06

Cidade/UF/CEP Florestal/MG/35690-000

Site da Instituição www.caf.ufv.br/pronatec

2 – Dados gerais do curso

Nome do curso Operador de Computador

Programa PRONATEC

Eixo tecnológico Informação e Comunicação

Características do curso Formação Inicial e Continuada

Número de vagas por turma 40

Frequência da oferta conforme demanda

Carga horária total 160 horas

3 – Justificativa

Atualmente, a computação está presente no cerne das tecnologias inovadoras que vêm promovendo a revolução da informação e o advento da nova economia. Ao considerar o cenário econômico mundial, percebe-se que poucas indústrias demonstraram nos últimos anos um crescimento tão significativo quanto a indústria de Tecnologia da Informação (TI).

A carência de recursos humanos é mais sentida em pólos de TI que experimentaram crescimento acentuado nos últimos anos, mas já pode ser percebida como uma tendência em quase todo o país. Assim, é fundamental que sejam adotadas medidas urgentes para eliminar esta deficiência. Essa carência já pode ser percebida como uma tendência em quase todo o país. Segundo informações da Softex, em 2008, 96% das empresas de TI do Brasil tinham dificuldade em recrutar mão de obra com perfil desejado. Além disso, 86% das empresas possuíam vagas abertas. Ainda segundo a pesquisa da Softex, a demanda por mão de obra na área cresce a uma taxa de 12% ao ano.

(4)

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a indústria de software vem demonstrando características expressivas de desenvolvimento. Tanto as entidades representativas do setor como as entidades a ele ligadas, e também as empresas, acreditam em um crescimento substancial do setor para os próximos anos.

Na região há uma concentração de empresas do setor de informática. A oportunidade de desenvolvimento existe, todavia, se ações concretas não forem tomadas para aproveitá-la, corre-se o risco da defasagem tecnológica das empresas locais além da perda de mercado. Com isso, faz-se necessário a constante formação de recursos humanos qualificados. Analisando esse cenário promissor, e considerando o know-how e experiências em educação acumulada ao longo dos anos, a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - CEDAF, unidade vinculada à Universidade Federal de Viçosa, está contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de recursos humanos para o setor, com o Curso FIC de Operador de Computador do eixo tecnológico Informação e Comunicação, através do PRONATEC.

4 – Objetivos do curso

Formar profissionais com conhecimentos básicos em:  Informática básica;

 Edição de textos;

 Edição de planilhas eletrônicas;  Edição de apresentações.

5 – Público-alvo

I - estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;

II - trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;

III - beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda entre outros que atenderem a critérios especificados no âmbito do Plano Brasil

(5)

sem Miséria;

IV - pessoas com deficiência;

V - povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; VI - adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;

VII - públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação; e

VIII - estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

6 – Perfil profissional e áreas de atuação

O profissional instala, configura e opera sistemas operacionais, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.

O profissional pode atuar em qualquer empresa que possua computadores, sendo responsável tanto pela instalação aplicativos e sistemas operacionais como pela sua utilização.

7 – Pré-requisito e mecanismo de acesso ao curso

Para participar do curso o estudante deverá ter no mínimo o Ensino Fundamental II incompleto e o acesso será realizado através da indicação das demandantes e do cadastro reserva dos alunos no Sistec - Sistema Nacional da Informação da Educação Profissional e Tecnológica.

(6)

8 – Matriz curricular

O curso poderá ter o acréscimo de 50% além da carga horária mínima prevista no Guia Pronatec de Cursos Fic, de acordo com o artigo 44 da Portaria 168, de 7 de março de 2013. Essa carga horária extra, será usada de acordo com a necessidade de cada turma, com a finalidade de suprir conhecimentos prévios e pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do conteúdo programático do curso. A carga horária adicional será um reforço escolar, realizado através de aulas de português e matemática, empreendedorismo ou outra área que e fizer necessária.

9 – Componentes curriculares

EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação

Componentes Curriculares Carga Horária

(horas relógio)

Sequência dos módulos

Informática Básica 16 1º

Sistemas Operacionais e Aplicativos 56 2º

Editor de Texto 32 3º

Planilha Eletrônica 32 4º

Software de Apresentação de Slides 24 5º

TOTAL 160 --- Carga Horária (horas relógio) Sequência dos módulos Métodos e estratégias pedagógicas

Informática Básica: Introdução e Processamento de Dados. Breve histórico dos microcomputadores. Conceitos de Hardware e Software. Composição do micro computador. Periféricos: entrada,

saída, entrada/saída, armazenamento.

Unidade Central de Processamento (CPU). Hardwares típicos de um computador.

16 1º Teoria: Utilização de aulas expositivas e debates sobre os temas propostos com utilização de materiais didáticos como projetor multimídia, textos e exercícios.

Prática: Utilização de computadores com os

Sistemas Operacionais e Aplicativos:

(7)

10 – Metodologia de ensino

A metodologia utilizada para ministrar as aulas e avaliar os alunos será através de aulas expositivas, participativas e dialogadas sobre conceitos, exercícios e vivências, Instalação e configuração do sistema

operacional Windows. Gerenciamento e segurança de arquivos e pastas no sistema operacional Windows. Compactadores de arquivos no sistema operacional Windows. Conceito de Internet. Principais serviços da

Internet. Utilizado sites de buscas.

Conceitos e fundamentos e normas de segurança, saúde e higiene no trabalho. Conceitos e características do Linux. Instalação e configuração do sistema

operacional Linux. Gerenciamento e

segurança de arquivos e pastas no sistema operacional Linux. Compactadores de arquivos no sistema operacional Windows. Aplicativos para Linux.

Navegadores para Linux.

softwares de domínio público para os temas das aulas práticas.

Teoria: Utilização de aulas expositivas e debates sobre os temas propostos com utilização de materiais didáticos como projetor multimídia, textos e exercícios.

Prática: Utilização de computadores com os softwares de domínio público para os temas das aulas práticas.

Editor de Texto: Leitura e interpretação de

texto e termos técnicos. Relações

interpessoais. Conceitos e fundamentos e normas de segurança, saúde e higiene no

trabalho. Operacionalização do

processador de textos Word. Configuração do ambiente de trabalho. Ferramentas de correção, alteração e formatação de texto. Inserção de objetos. Tabelas. Formulários, mala direta.

32 3º

Planilha Eletrônica: Operacionalização

do aplicativo Excel. Configuração do ambiente de trabalho. Ferramentas de edição, correção, alteração e formatação de planilhas. Cálculos simples e de porcentagem. Funções básicas. Gráficos. Configuração e impressão de planilhas.

32 4º

Software de Apresentação de Slides:

Aplicativo PowerPoint. Configuração do ambiente de trabalho. Ferramentas de edição, correção, alteração e formatação de Slides. Efeitos de animação e transição de slides.

Configuração de slides para impressão.

24 5º

(8)

práticas individuais e em grupo, interação com profissionais da área, vídeos demonstrativos, dinâmicas, seminários, simulações, exposição de exemplos práticos e rotineiros, buscando a aprendizagem e interação constante dos educandos.

Cada professor deverá elaborar o plano de ensino de sua respectiva disciplina, com base nos objetivos e na ementa disponibilizada neste PPC.

11 – Avaliação do processo de ensino e aprendizagem

A avaliação do curso será feita de maneira contínua e permanente no ambiente escolar, durante todo o período de aprendizagem. Assim contribuindo para um melhor desempenho, onde podemos resolver problemas e falhas no decorrer do processo ensi-no-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades dos alunos.

Os procedimentos de avaliação do curso serão realizados e definidos de comum acordo

entre a coordenação e a orientação dos cursos de Formação Inicial e Continuada. Todo o material produzido em aula será avaliado, assim como o envolvimento e a participação dos alunos com as atividades propostas. Além disso, para ser considerado aprovado o estudante deve obter pelo menos 75% de frequência sobre o total da carga horária do curso.

12 – Bibliografia

BIBLIOGRÁFIA BÁSICA

RODRIGUES, L. C., ESCOLA, J. P. L. Sistemas Operacionais e Softwares Aplicativos. Fundação Padre Anchieta. 2010.

WEBER, J. H., CARTWRIGHT, J. FAILE JR., R. Guia do Iniciante Libre Office, 2010.

BIBLIOGRÁFIA COMPLEMENTAR

SOUSA, M. J, SOUSA, S. Office 2010 – Para Todos Nós. Editora Lidel – Zamboni. 2011. MANZANO, A. L. Microsoft Office Word 2010 Avançado. Editora Érica. 2012.

(9)

13 – Infraestrutura

A UFV-Florestal oferece os cursos, Técnico em Informática e Bacharelado em Ciência da Computação. Dessa forma, possui os laboratórios de informática e equipamentos necessários ao oferecimento do curso Os principais itens de infraestrutura necessários ao curso são:

Infraestrutura Quantidade Unidade

Biblioteca 01 Unid.

Computadores 20 Unid

Alguns cursos poderão ser ministrados fora do campus, e em outros municípios, desde que cumpram o termo de parceria. Todos foram definidos e vistoriados pelos coordenadores do PRONATEC, e que de acordo com este termo, são limpos, organizados e apropriados, com salas de aula e laboratórios, para a condução das atividades teóricas e práticas das diversas disciplinas, durante o período de realização dos cursos.

14 - Certificação

O Certificado de conclusão será emitido ao término do curso, desde que o estudante esteja aprovado. A Direção de Extensão e Cultura(DXT) do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa emitirá o certificado.

15 - Referências Bibliográficas

BRASIL. Guia PRONATEC de Formação Inicial e Continuada 2012. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/fic/>. Acesso em 01 abr. 2013.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Ainda, estudos mostram a desvalorização do ensino do inglês na escola e da profissão de professor; segundo relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento

2 - Nas suas ausências, faltas ou impedimentos, a suplência do encarregado de Secção da Sala é assegurada pelo cabo da classe da taifa (TFD) da outra bordada da Sala. 3 -

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O estatuto desses invariantes operatórios pode mudar com o tempo, e a natureza dessas mudanças pode indicar quais foram as mudanças conceituais dos sujeitos, ou

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

Os resultados mostraram que a eletroestimulação do nervo tibial foi capaz de reduzir o número de perdas urinárias e seu impacto, além de melhorar a qualidade de vida de